Pular para o conteúdo principal



Zona de Criação abre neste sábado nova temporada

 Equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Porto Dragão trilha diversos percursos, envolve diversas linguagens, tornou a Acessibilidade parte do seu processo criativo e investiu em um diálogo constante e aberto com agentes da cultura, inserindo em suas ações a percepção adquirida nessa grande co-criação. 

Nos meses de julho e agosto, 5 programas gratuitos são divulgados ao público como  programação oficial de 2021, começando pela série “Zona de Criação”, que estreia neste sábado (31 de julho) às 18 horas com o grupo de Teatro “Pícaros Incorrigíveis" que apresenta o episódio “Os Pícaros e a Gaivota” no Youtube do Porto Dragão.

- O Centro Cultural Porto Dragão se afirma nesses dois anos de caminhada ao construir sua identidade em diálogo com o setor artístico e cultural, como um centro de força que impulsiona processos de criação e experimentação, formação, produção e difusão de conteúdo, além de reflexões sobre as estratégias para se "viver de arte". Vida longa ao Porto Dragão!", celebra o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

SOBRE O ZONA DE CRIAÇÃO - A 2ª temporada da série Zona de Criação chega trazendo em sua curadoria grupos e artistas das diversas expressões da cultura cearense, seguindo sua diversidade de linguagens e, agora, experimentando novos territórios. O primeiro episódio contará com o coletivo Pícaros Incorrigíveis, grupo de teatro que atua desde 2011 com pesquisa sobre a linguagem do teatro de rua vista pelo filtro da Picardia e da figura marginal do Pícaro.

- O Zona de Criação veio de uma vontade nossa de explorar essa relação entre as tecnologias e as artes, buscando gerar conteúdos de diversas linguagens artísticas nessa parceria com o audiovisual, além de gerar portfólios de alta qualidade para os artistas e grupos participantes. Nesta segunda temporada, percebemos ainda mais a importância do roteiro e da troca criativa antes da criação, por isso, trouxemos reforços formativos focados nessa área e uma consultoria de acessibilidade cultural para sensibilizar todos sobre essa demanda necessária e urgente”, compartilha João Wilson Damasceno, Superintendente do Centro Cultural Porto Dragão.

Enquanto a estreia oficial não chega, é possível conferir 25 oportunidades de se inspirar na 1ª temporada do Zona de Criação, que mistura música, teatro, dança e performance, tudo no canal do Youtube.com/PortoDragao.

PRIMEIRO EPISÓDIO - O documentário poético `OS PÍCAROS E A GAIVOTA’ mostra como um grupo de teatro de rua consegue continuar criando durante a uma pandemia e em distanciamento social, que reduziu a circulação e o acesso às ruas, além do fechamento dos espaços e instituições culturais.

Para isso, o retorno às imagens de arquivo do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis confabula um passado que se inscreve no presente-virtual-pandêmico a partir da montagem fílmica com esses espaços atuais vazios. Com dois pontos de vista: uma gaivota que sobrevoa a cidade e uma narração que constrói sentido e abre novos sentidos pelas articulações - narração, olhares sobre a cidade de Fortaleza, música e a personagem Gaivota - fundamentam a obra.

NOVA TEMPORADA 2021/2022 DO PORTO DRAGÃO - Fora ou dentro da caixa, atravessado pela pluralidade de gente, ideias e territórios, o Porto Dragão busca as experimentações, as tecnologias e tantas ferramentas sociais e digitais que podem agregar à Arte. Inspirada nisso, a agenda cultural será composta por 5 programas principais. 

- Durante nossos meses de planejamento, tivemos uma grande atenção em trazer questões das políticas públicas e pautas que são valiosas para nós, como a diversidade,  a pluralidade e a descentralização das nossas ações”, contextualiza a gestora cultural Helena Barbosa, que assumiu a gerência executiva do Centro Cultural Porto Dragão em 2021. São eles:

NÓS NO BATENTE - A 3ª temporada da primeira série documental estreia na primeira quinzena de Agosto com um olhar para os saberes do viver de arte, com personagens que vão da cultura popular nos interiores do Ceará, aos artistas periféricos da capital. Transversais e descentralizados, a série conta a trajetória e perspectivas em cada episódio com interpretação em Libras, audiodescrição e notas proêmias.

Até chegar a nova temporada, o público pode conferir as duas temporadas já existentes com mais de 20 episódios publicados. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS E INTERC MBIOS (PRIS) - Inédito na cartela de ações do Porto Dragão, o programa de Residências e Intercâmbios - PRIS tem previsão de lançamento para o final de Agosto e apresenta-se como uma ação que cria soluções de diálogo entre profissionais do campo da arte, a partir da perspectiva de imersão e descentralização. 

ARTE EM REDE - O Porto Dragão integra a rede com 8 equipamentos de difusão da SECULT/CE que exibirá programação selecionada através do Arte em Rede - Convocatória para seleção de projetos artísticos em formato digital a partir de Agosto. Posiciona-se como um dos equipamentos que reforçou a pauta da produção de conteúdo, sendo um dos espaços que receberá primordialmente projetos desta categoria. A previsão é de que 30 conteúdos artísticos se integrem a sua agenda cultural através do Arte em Rede.

CONVERSA SEM ROTEIRO - Série de lives de bate-papo sobre assuntos afins à cultura, o “Conversa Sem Roteiro” deve retornar a partir de Setembro. Em 2020, 20 conversas ao vivo foram transmitidas pelo Youtube do Porto Dragão, com mais de 50 artistas e profissionais da cultura como pessoas convidadas.

SERVIÇO

  • Programa Zona de Criação com os Pícaros Incorrigíveis.
  • Episódio 1: "Os Pícaros e a Gaivota".
  • Estreia - Sábado (31 de julho), às 18 horas.
  • Canal YouTube - Youtube.com/PortoDragao


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...