Pular para o conteúdo principal



Zona de Criação abre neste sábado nova temporada

 Equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Centro Cultural Porto Dragão trilha diversos percursos, envolve diversas linguagens, tornou a Acessibilidade parte do seu processo criativo e investiu em um diálogo constante e aberto com agentes da cultura, inserindo em suas ações a percepção adquirida nessa grande co-criação. 

Nos meses de julho e agosto, 5 programas gratuitos são divulgados ao público como  programação oficial de 2021, começando pela série “Zona de Criação”, que estreia neste sábado (31 de julho) às 18 horas com o grupo de Teatro “Pícaros Incorrigíveis" que apresenta o episódio “Os Pícaros e a Gaivota” no Youtube do Porto Dragão.

- O Centro Cultural Porto Dragão se afirma nesses dois anos de caminhada ao construir sua identidade em diálogo com o setor artístico e cultural, como um centro de força que impulsiona processos de criação e experimentação, formação, produção e difusão de conteúdo, além de reflexões sobre as estratégias para se "viver de arte". Vida longa ao Porto Dragão!", celebra o secretário da Cultura do Ceará, Fabiano Piúba.

SOBRE O ZONA DE CRIAÇÃO - A 2ª temporada da série Zona de Criação chega trazendo em sua curadoria grupos e artistas das diversas expressões da cultura cearense, seguindo sua diversidade de linguagens e, agora, experimentando novos territórios. O primeiro episódio contará com o coletivo Pícaros Incorrigíveis, grupo de teatro que atua desde 2011 com pesquisa sobre a linguagem do teatro de rua vista pelo filtro da Picardia e da figura marginal do Pícaro.

- O Zona de Criação veio de uma vontade nossa de explorar essa relação entre as tecnologias e as artes, buscando gerar conteúdos de diversas linguagens artísticas nessa parceria com o audiovisual, além de gerar portfólios de alta qualidade para os artistas e grupos participantes. Nesta segunda temporada, percebemos ainda mais a importância do roteiro e da troca criativa antes da criação, por isso, trouxemos reforços formativos focados nessa área e uma consultoria de acessibilidade cultural para sensibilizar todos sobre essa demanda necessária e urgente”, compartilha João Wilson Damasceno, Superintendente do Centro Cultural Porto Dragão.

Enquanto a estreia oficial não chega, é possível conferir 25 oportunidades de se inspirar na 1ª temporada do Zona de Criação, que mistura música, teatro, dança e performance, tudo no canal do Youtube.com/PortoDragao.

PRIMEIRO EPISÓDIO - O documentário poético `OS PÍCAROS E A GAIVOTA’ mostra como um grupo de teatro de rua consegue continuar criando durante a uma pandemia e em distanciamento social, que reduziu a circulação e o acesso às ruas, além do fechamento dos espaços e instituições culturais.

Para isso, o retorno às imagens de arquivo do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis confabula um passado que se inscreve no presente-virtual-pandêmico a partir da montagem fílmica com esses espaços atuais vazios. Com dois pontos de vista: uma gaivota que sobrevoa a cidade e uma narração que constrói sentido e abre novos sentidos pelas articulações - narração, olhares sobre a cidade de Fortaleza, música e a personagem Gaivota - fundamentam a obra.

NOVA TEMPORADA 2021/2022 DO PORTO DRAGÃO - Fora ou dentro da caixa, atravessado pela pluralidade de gente, ideias e territórios, o Porto Dragão busca as experimentações, as tecnologias e tantas ferramentas sociais e digitais que podem agregar à Arte. Inspirada nisso, a agenda cultural será composta por 5 programas principais. 

- Durante nossos meses de planejamento, tivemos uma grande atenção em trazer questões das políticas públicas e pautas que são valiosas para nós, como a diversidade,  a pluralidade e a descentralização das nossas ações”, contextualiza a gestora cultural Helena Barbosa, que assumiu a gerência executiva do Centro Cultural Porto Dragão em 2021. São eles:

NÓS NO BATENTE - A 3ª temporada da primeira série documental estreia na primeira quinzena de Agosto com um olhar para os saberes do viver de arte, com personagens que vão da cultura popular nos interiores do Ceará, aos artistas periféricos da capital. Transversais e descentralizados, a série conta a trajetória e perspectivas em cada episódio com interpretação em Libras, audiodescrição e notas proêmias.

Até chegar a nova temporada, o público pode conferir as duas temporadas já existentes com mais de 20 episódios publicados. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIAS E INTERC MBIOS (PRIS) - Inédito na cartela de ações do Porto Dragão, o programa de Residências e Intercâmbios - PRIS tem previsão de lançamento para o final de Agosto e apresenta-se como uma ação que cria soluções de diálogo entre profissionais do campo da arte, a partir da perspectiva de imersão e descentralização. 

ARTE EM REDE - O Porto Dragão integra a rede com 8 equipamentos de difusão da SECULT/CE que exibirá programação selecionada através do Arte em Rede - Convocatória para seleção de projetos artísticos em formato digital a partir de Agosto. Posiciona-se como um dos equipamentos que reforçou a pauta da produção de conteúdo, sendo um dos espaços que receberá primordialmente projetos desta categoria. A previsão é de que 30 conteúdos artísticos se integrem a sua agenda cultural através do Arte em Rede.

CONVERSA SEM ROTEIRO - Série de lives de bate-papo sobre assuntos afins à cultura, o “Conversa Sem Roteiro” deve retornar a partir de Setembro. Em 2020, 20 conversas ao vivo foram transmitidas pelo Youtube do Porto Dragão, com mais de 50 artistas e profissionais da cultura como pessoas convidadas.

SERVIÇO

  • Programa Zona de Criação com os Pícaros Incorrigíveis.
  • Episódio 1: "Os Pícaros e a Gaivota".
  • Estreia - Sábado (31 de julho), às 18 horas.
  • Canal YouTube - Youtube.com/PortoDragao


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...