Pular para o conteúdo principal



Fortaleza celebra 4 milhões de viagens do Bicicletar com presentes a usuários assíduos

 Em alusão ao recorde de 4 milhões de viagens proporcionadas pelo Bicicletar, a Prefeitura de Fortaleza doou quatro bicicletas para usuários do Sistema. 

As bikes foram distribuídas para os três usuários (uma criança, um homem e uma mulher) que mais utilizaram as bicicletas do sistema público de compartilhamento e também para a pessoa que realizou a viagem de número quatro milhões. A iniciativa celebra o incentivo ao comportamento cada vez mais sustentável pelo uso de transporte não motorizado na cidade.

O Bicicletar conta com 191 estações e possibilitou, até agora, a realização de 4.095.418 viagens e impediu a emissão de mais de 1.669 toneladas de gás carbônico na atmosfera com a utilização das bicicletas compartilhadas. São 285.540 usuários cadastrados no Sistema, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.

De acordo com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o número de quatro milhões de viagens expressa que o sistema de bicicletas compartilhadas foi abraçado pelos fortalezenses, seja como modal de transporte alternativo, seja como uma prática de lazer para adultos e crianças. 

- Essa importante iniciativa contribuiu para tornar Fortaleza uma referência em políticas de incentivo ao uso de bicicletas, somada ao nosso investimento em expansão da malha cicloviária. Seguiremos ampliando e inovando, para proporcionar deslocamentos cada vez mais seguros aos nossos ciclistas”, garantiu José Sarto.

Bárbara Tolentino, de 29 anos, usa o Bicicletar desde 2014 e foi a mulher que mais registrou viagens no sistema compartilhado. 

- Uso pra tudo, trabalhar, ir pra praia, passear, todo dia. Vou pelo Parque do Cocó, em contato com a natureza. E depois que fizeram a Ciclofaixa ficou incrível pra andar, mais seguro, em geral, os motoristas respeitam", contou a ganhadora Bárbara Tolentino.

Coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da equipe do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), em parceria com a Unimed Fortaleza, o Bicicletar está consolidado como o maior sistema do tipo no Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em número de estações, atrás somente de Rio de Janeiro e São Paulo. A empresa Serttel é responsável por implantar, operar e dar manutenção no Sistema.

O Projeto contempla crianças por meio do Mini Bicicletar, até o momento, com 26.569 viagens registradas na Cidade.

A maior parte delas feita pela Eloísa Ferracioli Gama, de 8 anos. De acordo com os registros da AMC, ela foi a criança que mais andou no Mini Bicicletar, e, por isso, foi contemplada com uma bike infantil.

- Gosto de andar de bicicleta, é divertido. Acho que agora vou fazer novas aventuras com minha mãe", comemorou a pequena Eloísa Gama, que aprendeu a andar sem as rodinhas de apoio nas bicicletas do sistema público.

- Quase todos os dias a gente retirava a bicicleta pra ela usar, a gente mora bem perto de uma praça, então ela usava nesse espaço, e também pra fazer passeios pela cidade", completou a mãe Marcela de Castro, professora de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Além das duas representantes femininas, Nilo Sérgio Carvalho Vieira foi o homem que mais utilizou o sistema, e também ganhou uma bicicleta. Juntamente com a usuária de número quatro milhões, Francisca Zilene de Oliveira.

- Muita sorte, tanta gente em Fortaleza que usa essas bicicletas. Já tô doida pra pedalar, moro perto do Vila do Mar e todo dia desço pro calçadão pra andar de bike", festejou Zilene de Oliveira.

Destaque nacional e internacional - O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, participou da entrega e destacou o incentivo da gestão municipal no Transporte Sustentável. 

- Fortaleza vem se destacando nacionalmente e mundialmente como uma cidade que estimula a população, por meio do uso da bicicleta, a buscar uma vida mais saudável. Quando o cidadão fortalezense utiliza esse modal, além de gerar benefícios físicos e mentais, também cuida do nosso meio ambiente, quando, no momento que faz o seu deslocamento, não gera gás carbônico na atmosfera. Continuaremos seguindo firmes e fortes com a orientação do prefeito Sarto de avançar com as Políticas Cicloviárias em Fortaleza”, afirmou o gestor Ferruccio Feitosa.

Ainda de acordo com Ferruccio Feitosa, este ano, o Bicicletar registrou quatro vezes mais viagens de janeiro a junho, do que em igual período no ano passado.

A superintendente da Autarquia Municipal de Cidadania e Trânsito (AMC), Juliana Coelho, celebrou a adesão da população ao sistema. 

- Hoje é um dia de comemoração, e que assim a gente também possa divulgar esse meio de transporte tão sustentável. Fortaleza tem sido referência em relação à segurança dessas pessoas que andam de bicicleta na Cidade", comentou Juliana Coelho.

Sete anos - Lançado em dezembro de 2014, o Sistema Bicicletar surgiu como uma solução de transporte de pequeno percurso para facilitar o deslocamento das pessoas em Fortaleza, estando as 191 estações distribuídas em pontos estratégicos da Cidade. O Bicicletar já chegou a 61 dos 121 bairros de Fortaleza, modernizando o sistema e trazendo mais conforto, dentre outras melhorias.

Como parte deste processo de ampliação e modernização, desde abril deste ano, uma nova versão do aplicativo do sistema passou a operar, oferecendo interface mais ágil, segura e intuitiva, com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. 

A nova versão do aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) e foto de Thiago Gaspar.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.