Pular para o conteúdo principal



Consórcio dos Governadores do Nordeste lança Câmara de Cultura

Numa ação integrada do Consórcio dos Governadores do Nordeste e do Fórum dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura da Região, o presidente do Consórcio, governador Wellington Dias (PI), lançou nesta segunda-feira (13 de setembro), novas Câmaras Temáticas de Ciência e Fomento ao Conhecimento; Saneamento; Infraestrutura e Investimentos; e Cultura. 


A ação objetiva articular pactos entre os Estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação das políticas públicas neste campo, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste no cumprimento de seus objetivos.

Na ocasião, foi lançada a Câmara Temática de Cultura, para a qual competirá as seguintes atribuições:
  • I – Apoiar a institucionalização de um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos da cultura no Nordeste;
  • II – Elaborar e encaminhar um plano de ações integradoras para a cultura dos Estados do Nordeste considerando, principalmente, as noções de cidadania cultural como conceito estruturante e o audiovisual, a economia criativa e os programas de fomento e circulação de bens culturais como centrais para a integração das respectivas políticas na região;
  • III – Acompanhar e manifestar-se sobre políticas e programas na área que sejam desenvolvidas por iniciativa ou no âmbito do Consórcio Nordeste;
  • IV – Propor estratégias para o fortalecimento das políticas públicas de cultura nos Estados do Nordeste;
  • V – Emitir parecer sobre consulta que lhe for encaminhada; e
  • VI – Convidar especialistas para assessorá-la em assuntos de sua competência, quando for o caso.
- A Câmara Temática da Cultura no Consórcio Nordeste é uma conquista muito relevante, porque estamos inserindo o setor na agenda política e social dos governadores, numa perspectiva mais estratégica e estruturante para o desenvolvimento integrado da região. Nosso plano é bem simples e direto”, destaca o presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Esta Câmara será composta pelos seguintes órgãos dos Estados consorciados:
  • I – Alagoas – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • II – Bahia – Secretaria de Cultura;
  • III – Ceará – Secretaria de Cultura; 
  • IV – Maranhão – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • V – Paraíba – Secretaria de Estado da Cultura; 
  • VI – Pernambuco – Secretaria de Cultura; 
  • VII – Piauí – Secretaria de Estado da Cultura;
  • VIII – Rio Grande do Norte – Secretaria de Cultura; e
  • IX – Sergipe – Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura
Neste primeiro momento, a Câmara de Cultura será coordenada pelo Ceará, uma vez que este ocupa a presidência do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste. 

As atividades administrativas, bem como os serviços de apoio técnico, necessários ao desempenho das atribuições da Câmara Temática, serão coordenadas pelo Secretário Técnico, com o apoio das equipes Estados partícipes, sendo responsável por: receber as propostas e sugestões dos seus integrantes; convocar e viabilizar os meios para a realização das reuniões e elaborar e disponibilizar a ata de deliberação.

Um plano estratégico e integrador para o desenvolvimento do Nordeste - Os dois primeiros eixos são comuns a outras Câmaras Temáticas como “Boas Práticas e Ações Integradoras” e “Monitoramento, Gestão do Conhecimento e Suporte à Tomada de Decisões”. O primeiro eixo tem como objetivo realizar o mapeamento das políticas com a criação de um Banco de Boas Práticas da região que poderão servir como parâmetros multiplicadores e o segundo eixo de Monitoramento e Gestão.

- Este eixo consiste em consolidar a plataforma do Mapa Cultural como ferramenta para monitoramento das ações dos planos estaduais de cultura, além da criação de um Observatório das Políticas Culturais na região. Os outros eixos estão voltados mais para políticas setoriais. Dentre eles, a criação de uma estratégia para o desenvolvimento do audiovisual, com a criação do Nordeste Film Comission e a implementação do Fundo Setorial do Audiovisual para a região”, ressalta Fabiano Píúba.

Outro eixo que merece destaque é a preservação e difusão do Patrimônio Cultural. 

- Através de uma linha de captação de recursos para restauro de prédios históricos e outra para o registro nacional de nossas expressões culturais, a exemplo do Forró, Literatura de Cordel e o Reisado. Por fim, um eixo de Economia Criativa voltado para o fomento e circulação das Artes, bem como para a promoção do Turismo Cultural em nossa Região”, pontua Fabiano Piúba.

- Trata-se de um plano estratégico integrado e articulado entre as secretarias estaduais de cultura, por meio de nosso Fórum, com vista ao desenvolvimento e à reinvenção do Nordeste a partir da nossa rica diversidade cultural”, afirma Fabiano Piúba.

Plano de Ação da Câmara Temática da Cultura: 2021-2022 - Ligados a cada um dos cinco eixos temáticos estão os programas Mapeamento da política cultural no Nordeste, que visa Identificar o status das políticas culturais dos estados do Nordeste, e estabelecer parâmetros de boas práticas com ações integradoras, e Cooperação Técnica Plataforma Mapa Cultural, que objetiva Implantar cadastro da cultura do Nordeste em plataforma comum e monitorar os planos estaduais de cultura da região, a partir da plataforma Mapa Cultural.

Outros programas são:
  • Pacto pela restauração do Patrimônio do Nordeste, que pretende construir rede com instituições públicas, academia, organismos multilaterais, organizações da sociedade civil, instituições internacionais e o setor privado, em articulação com os conselhos estaduais de Patrimônio Cultural para constituir o pacto pela restauração do Patrimônio Cultural edificado do Nordeste.
  • Pacto pela salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Nordeste, que visa a construção de rede com instituições públicas, academia, organismos multilaterais, organizações da sociedade civil e o setor privado, em articulação com os conselhos estaduais de Patrimônio Cultural para constituir o pacto pela salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Nordeste.
  • Estruturação de Mecanismos de Fomento, voltada para Financiar programas e projetos artísticos e culturais na região Nordeste.
Cronograma de ações - A Câmara Temática se reunirá para deliberar por votação da maioria simples dos membros presentes, cabendo o voto de qualidade ao seu coordenador, excepcionalmente, em caso de empate, sem necessidade de quórum para a sua realização. 

O secretário executivo do Consórcio Nordeste designará um representante para acompanhamento das reuniões da Câmara Temática, sendo responsável por levar ao conhecimento do Conselho de Administração e à Assembleia dos Governadores as deliberações provenientes.

A coordenação da Câmara Temática, em acordo com os demais integrantes, definirá a periodicidade das reuniões e os meios de sua realização, observando a diretriz de ampla participação. A Câmara Temática deverá ser instalada no prazo de até 15 dias após a publicação desta Portaria, tendo prazo de duração fixado em um ano a contar da sua instalação, podendo ser prorrogado por decisão da Presidência do Consórcio Nordeste.

A participação dos representantes dos Estados na Câmara Temática será considerada prestação de serviço público relevante e não será remunerada. Os custos decorrentes da contratação do Secretário Técnico serão compartilhados entre os partícipes, mediante celebração de Contrato de Rateio.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...