Pular para o conteúdo principal



CeArt Itinerante é lançada em Aracati e Icapuí

 As mãos ágeis, no trançado da Palha de Carnaúba, da jovem artesã Drielle Rodrigues, de 27 anos, são parte da herança passada da avó para a mãe e depois para ela. 

- Desde os oito anos, ajudo a trançar os tapetes de palha que sustentaram minha mãe e meus tios. Todos ajudavam”, conta Drielle Rodrigues (foto) 

Somente nesta sexta-feira (15 de outubro), ela conseguiu solicitar a Identidade Artesanal, por meio da Central de Artesanato do Ceará Luiza Távora (CeArt Itinerante), uma iniciativa que vai levar a diversos municípios os serviços da CeArt, equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Aracati - Aracati foi a primeira cidade a receber a CeArt Itinerante, uma idealização da primeira-dama do Estado, Onelia Santana. 

Onélia Santana - É um momento muito importante para os artesãos, a abertura da CeArt Itinerante. Temos o complexo da CeArt e a Casa do Artesão, em Fortaleza, mas a gente precisa ir até o interior do Estado para tirar as carteiras, fazer a curadoria dos produtos que são belíssimos, extraordinários. Abrimos uma loja no aeroporto de Fortaleza. E isso tem sido muito importante porque estamos dando visibilidade ao artesanato, dando condições para que o artesão lá do interior possa vender mais, então para mim é uma alegria estar em Aracati dando início a CeArt Itinerante”, destaca Onélia Santana.

A CeArt Itinerante acontece neste fim de semana em Aracati e Icapuí. A secretária cearense de Proteção Social, Socorro França, acompanhou o início dos atendimentos:

Socorro França - A gente não pode deixar morrer algo tão bonito como o nosso artesanato. Pessoas com mais de 90 anos que ainda fazem labirinto. Isso é muito importante. Repassar isso para as novas gerações”, frisa Socorro França.

Gláucia Maia - O lançamento da iniciativa contou com a presença da primeira-dama de Aracati, Gláucia Maia:

- Foi muito gratificante saber que Aracati seria a primeira cidade trazendo esse projeto que a Onelia idealizou porque aqui temos muitas tipologias e a gente já vinha incentivando, mas com a Pandemia todo mundo parou e agora com essa vinda da CeArt vai reativar tudo e eles mesmos vão se sentir incentivados”, ressalta Gláucia Maia.

Icapuí - Neste sábado (16) e neste domingo (17 de outubro) Icapuí recebe o Projeto, que conta com:

  • Oficinas.
  • Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais.
  • Certificação de Produtos.
  • Palestras.
  • Exposição e Venda de Peças nas 16 Tipologias do Artesanato Cearense. 

O atendimento acontece nas instalações do Caminhão do Cidadão.

Patrícia Liebmann - A CeArt indo até o artesão beneficia grupos produtivos e associações, tornando o processo de cadastramento mais rápido e prático para emissão de identidade artesanal, bem como o serviço de emissão do Selo Ceart com a certificação de novos produtos artesanais que poderão ser comercializados nos espaços das lojas CeArt”, destaca a coordenadora de Artesanato da CeArt, Patrícia Liebmann.

Através da emissão de identidades artesanais, a SPS reconhece a legitimidade do artesanato e traz benefícios como a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na venda de produtos, a capacitação em cursos gratuitos de aprimoramento e atualização de técnicas e a participação em Feiras Nacionais e Internacionais com o apoio da CeArt.

35 mil - Atualmente, 35 mil artesãos e/ou entidades artesanais estão cadastrados e 86 entidades artesanais ativas. De 2015 a agosto de 2021, 28.012 artesãos participaram de capacitações para o fortalecimento do artesanato e assessoramento técnico de melhoria da qualidade artesanal. No mesmo período, a CeArt já intermediou a comercialização de 387.145 peças artesanais, movimentando mais de R$ 11 milhões em vendas.

Programação-Projeto CeArt Itinerante

  • Aracati-Sexta-feira (15 de outubro)-Praça da Matriz, em frente ao Paço Municipal.
  • Icapuí-Sábado (16 de outubro), das 16 às 19 horas.///Domingo (17 de outubro), das 9 às 11 horas. Praça Central de Icapuí, ao lado da Brinquedopraça.

O CeArt Itinerante tem:

  • Oficinas.
  • Cadastro e Renovação das Identidades Artesanais.
  • Certificação de Produtos.
  • Momento CeArt (Palestras sobre as ações desenvolvidas pelos setores da Coordenadoria de Desenvolvimento do Artesanato).
  • Exposição e Venda de Produtos das 16 Tipologias Artesanais.

Com informações de Bia Ferro Gomes e fotos de Ariel Gomes , da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...