Pular para o conteúdo principal



Dragão do Mar apresenta Masterclass sobre Estética e Política na Arte nesta segunda

Seguindo com a difusão de projetos artísticos selecionados a partir da Convocatória Arte em Rede 2021, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Complexo Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), transmite, nesta  segunda-feira (25 de outubro), a partir das três da tarde, a Masterclass 'A Potência da Arte: Estética e Política'.


A Masterclass Virtual ministrada pelo curador e pesquisador Lucas Dilacerda (foto), será realizada ao vivo, no Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), de três às cinco da tarde. 

Indicada para pessoas com idade a partir de 16 anos e acessível em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a apresentação propõe a discussão sobre como a Política do Neoliberalismo se relaciona com a Estética da Arte.

De acordo com o proponente do Projeto,  Lucas Dilacerda, o objetivo da Masterclass é apresentar como a Arte tem se posicionado, ora como crítica, denunciando os sintomas do Mundo Neoliberal como se conhece; e ora como Clínica, criando e mobilizando energias vitais que apontam para novas possibilidades de vida. 

Para isso, o pesquisador Lucas Dilacerda propõe apresentar um panorama de teorias, conceitos, artistas, obras e exposições que denunciam a falência do mundo neoliberal e colonial como conhecemos e que apontam para uma travessia em direção a afetos alegres e novos mundos possíveis.

- Para além de uma teoria econômica, o Neoliberalismo é também uma forma de vida, que incorpora os valores do Capitalismo, tais como:  
a produtividade, a velocidade, a visibilidade, a competitividade, a individualidade. Essa transvaloração neoliberal produz sujeitos empresários de si, que obedecem aos imperativos da hiperação (excesso de atividades), hiperexcitação (excesso de estímulos) e hiperiluminação (excesso de luz), que são exigências próprias do mundo contemporâneo. Essa forma de vida neoliberal tem provocado alterações nos nossos modos de sentir, perceber, lembrar, imaginar e criar, além de produzir uma proliferação de afetos tristes e sintomas neoliberais, tais como: a desatenção, o esquecimento, a apatia, o cansaço, a ansiedade. Por isso, a potência da arte é estética porque cria novas sensibilidades, novas relações com o tempo e com o espaço, que nos possibilitam criar novos modos de vida menos acelerados. A potência da arte é política porque cria novas sociabilidades, novas relações com o outro e consigo mesmo, que nos possibilitam criar novos mundos possíveis menos individualistas", explica Lucas Dilacerda.

Lucas Dilacerda
- Lucas Dilacerda é graduado e mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenador do Laboratório de Arte Contemporânea-LAC - e do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte - LEFA. Integra o Laboratório de Artes e Micropolíticas Urbanas, do Programa de Pós-Graduação em Artes-LAMUR - da UFC e coordena o Grupo de Estudos em Estética Contemporânea. Foi pesquisador do Núcleo de Pesquisa do MAC - Museu de Arte Contemporânea do Ceará, onde foi assistente na organização do livro de crítica de arte "Caderno de exercícios: investigações sobre o acervo do MAC Dragão" (2018).

Foi integrante do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes (2019). Editor dos livros "Sinfonia para o fim do mundo" (2020), de Isadora Ravena; e "Para nunca esquecer" (2020), de Rodrigo Lopes. Recentemente, ministrou o Seminário de Pesquisa em Imaginação e Memória na Arte Contemporânea (2020), no MAC Dragão, onde co-organizou uma publicação digital junto a Rodrigo Lopes. Foi orientador no Laboratório Reticências de Criação (2021), acompanhando o processo de artistas contemporâneos.

Ministrou cursos, oficinas, seminários e conferências em diversas instituições de arte, tais como: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CE), Centro Cultural Bom Jardim (CE), Sesc (SP), BREU (SP), Lux (SP), INCERE (CE), Theatro José de Alencar (CE), Sobrado Doutor José Lourenço (CE) e Porto Dragão (CE). Além disso, possui diversos textos, artigos e críticas de arte publicados em diversas revistas e capítulos de livro. Foi curador das exposições "Arre_mate" (2018), "Soteramento" (2018) e Decomposição (2020), e compôs a equipe curatorial das exposições "A casa, o doce e baobá" (2018), no Minimuseu Firmeza; e "Ant_ Corpo" (2019), na Galeria Sem Título Arte.

Sobre o Arte em Rede - A Convocatória 'Arte em Rede' se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secult-CE, junto à sua Rede de Equipamentos, e o IDM vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a Criação, Difusão e Economia Artística e Cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de Pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.


Serviço
  • Arte em Rede apresenta a Masterclass 'A Potência da Arte: Estética e Política', com Lucas Dilacerda.
  • Segunda-feira (25 de outubro), às 15 horas.
  • Duração: 120 minutos.
  • Acessível em Libras.
  • Classificação: 16 anos.
  • Transmissão Youtube do Dragão: youtube.com/dragaodomarcentro 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...