Pular para o conteúdo principal



Izolda Cela anuncia Vídeo Monitoramento no Entorno do Parque do Cocó

Uma importante ferramenta para aumentar a Vigilância do Parque do Cocó e evitar crimes ambientais foi anunciada neste domingo (5 de junho de 2022), Dia Mundial o Meio Ambiente, pela governadora Izolda Cela (PDT). 


Começou a funcionar, em toda a extensão da Unidade de Conservação, um Sistema de Video Monitoramento, com 35 Câmeras espalhadas por 21 Pontos do Parque. 

- O Sistema permite a fiscalização e a prevenção de eventuais Crimes Ambientais, como um Incêndio, por exemplo. É mais uma ferramenta que nós usamos para trazer mais Segurança e estimular cada vez mais que esses espaços sejam ocupados pelas famílias cearenses e que as próximas gerações valorizem o Cocó”, comentou Izolda Cela.

O início do Sistema de Vídeo Monitoramento faz parte da Programação da Semana do Meio Ambiente, que tem como tema: “Nascentes preservadas, Água garantida”. Até 12 de junho, serão realizados eventos em 142 municípios, organizados pelo Governo do Ceará, através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).



A Programação foi iniciada às 7 horas, com a largada da 3ª Corrida do Cocó, com percursos de 2 e 5 quilômetros, e com a comemoração dos cinco anos de Regulamentação do Parque Estadual do Cocó. 

A governadora Izolda Cela participou da abertura oficial dos trabalhos e foi agraciada com a Comenda Amigos do Cocó. Também receberam a honraria:
  • Ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Bióloga Cecília Licarião.
  • Geógrafo Leonardo Borralho.
  • Jornalista Eliomar de Lima.
Izolda Cela destacou o compromisso ambiental do Governo do Ceará definido como política pública. 

- Regulamentamos e temos o compromisso de sempre preservar o Rio Cocó e o Parque com a despoluição das nascentes. Temos que estimular sempre as novas gerações, através da educação ambiental a sempre preservar o Parque do Cocó e o meio ambiente do Ceará. Essas ações começam aqui em Fortaleza mas vão se estender a todo o interior”, informou.



O secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou o mês de junho como simbólico para reforçar a educação ambiental em todo o Ceará, criando uma cultura de preservação e valorização dos recursos naturais e dos parques. 

- O Junho Ambiental promove uma série de atividades durante todo o mês. Começamos com a celebração do cinco anos do Parque do Cocó e ainda vamos levar o Projeto Viva o Parque para o Parque de Exposição do Crato e comemorar, no próximo dia 19, os 25 anos do Parque Botânico de Caucaia”.

Durante toda a manhã do domingo, através do Projeto Viva o Parque houve uma série de atividades de Educação Ambiental no Parque Estadual do Cocó e em outras Unidades de Conservação.



Movimento Ame o Cocó  - O secretário Artur Bruno lançou o Movimento Ame o Cocó – para despoluição do Rio.

- Precisamos avançar ainda mais na despoluição do Rio Cocó, desde a nascente, na Serra da Aratanha, em Pacatuba, até a foz que fica na Sabiaguaba, em Fortaleza. São 50 quilômetros de extensão do Rio Cocó e este trabalho vai mobilizar as comunidades que vivem no entorno do rio e todos os municípios por onde ele passa”, afirmou.

A Semana do Meio Ambiente terá uma série de eventos que ocorrerão em 142 municípios. O Encerramento da Semana (domingo-12 xe junho), será pontuado pela chegada do Programa Viva o Parque ao Cariri. 

Sucesso há 5 anos em Fortaleza – onde ocorre no Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho – e Caucaia – no Parque Botânico –, o programa fará sua estreia no Parque de Exposição do Crato, onde funciona a Área de Relevante Interesse Ambiental (Arie) da Matinha, sempre aos domingos, de 8 às 12 horas.

O Junho Ambiental prossegue até o final do mês, com destaque para domingo (19), quando haverá a celebração dos 25 anos do Parque Estadual Botânico, com a inauguração das obras de requalificação daquela Unidade de Conservação.



Saúde e Solidariedade - A Corrida do Cocó premiou com troféus os cinco primeiros lugares:

Masculino
  1. José Walmar.
  2. Carolino Júnior.
  3. Fábio Oliveira Nicolau.
  4. Francisco Alves de Souza.
  5. Bruno Lima Goiana
Feminino
  1. Lina Delhi Gadelha Moreira.
  2. Keuviane Mesquita.
  3. Maria dos Santos Gino da Costa.
  4. Francimary Farias Palmeiras.
  5. Adriana Vicente Queiroz.
A Corrida arrecadou 2.500 latas de leite de em pó (400g) que serão doadas para uma instituição de caridade. Todos os participantes que terminaram seus trajetos receberam medalhas.

Mas quem tinha motivos de sobra para comemorar foi o campeão da categoria masculina, Walmar Carolino Júnior, que é estudante de Educação Física. Exibindo a Medalha de Ouro e com direito a dancinha do Tik Tok, ele comemorou mais um título para a conta. 

- Eu gosto muito de correr, gosto da resenha, de fazer a dancinha e estar aqui no Cocó, correndo e desfrutando desta natureza é muito gratificante e isso nos incentiva mais a sempre buscar um bom resultado”, comemorou.



Semana do Meio Ambiente - A Semana do Meio Ambiente, instituída oficialmente pelo Decreto  86.028, de 27 de maio de 1981, tem como finalidade “promover a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País”. 

Esse evento é realizado anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. A Lei Estadual 17.227/2020 estabelece o mês como Junho Ambiental.



Estiveram presentes na solenidade:
  • Prefeito em exercício de Fortaleza, Élcio Batista (PSB).
  • Deputado estadual Acrísio Sena (PT).
  • Vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar (PT).
  • Secretário-executivo de Saneamento das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.
  • Secretário da Regional VII de Fortaleza, Benigno Júnior.
Com informações de Lúcio Filho e fotos de Carlos Gigaja, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...