Pular para o conteúdo principal



Futricas Portuguesas


Em 9 e 11 de setembro de 2022 acontece o X Pátria Língua Portuguesa, na Universidade do Porto, em Portugal. A jornalista cearense, Mônika Vieira (foto) é convidada a ser uma das representantes do Ceará durante as ações do evento e ministrará a palestra 'Marca Pessoal e Estratégias de Marketing'.

- É uma grande honra poder levar meus conhecimentos, Cultura e Valores para complementar a grade de participantes do Projeto. Ser uma das representantes do Brasil, e a única do Ceará, é uma missão muito importante na qual estarei compartilhando informações sobre como melhorar o Marketing do seu Negócio e potencializar sua Marca pessoal", destaca Monika Vieira.

O Pátria Língua Portuguesa já disseminou a Cultura dos Países de Língua Portuguesa em Portugal, Brasil, Reino Unido e França e busca, por meio de Palestras e Intervenções Culturais, Turísticas e Empresariais, sensibilizar, difundir conhecimentos e trocar experiências com vistas à divulgação da Arte e do Talento dos falantes de Língua Portuguesa.

- Difundir conhecimento, trocar experiências, fortalecer a Língua Portuguesa, divulgar a Arte e o Talento dos palestrantes é um dos principais objetivos do evento, segundo a coordenadora do Projeto, 
Marta Vieira.

- Queremos aproximar artistas, pensadores, intelectuais, empresários e estudantes para ampliar e fortalecer a Língua Portuguesa e seus falantes”, comenta Marta Vieira.

- Para representar o Ceará, além da jornalista Mônika Vieira, também teremos uma exposição de telas da artista plástica Danielle Araújo. Ambas trarão a cultura brasileira, com o viés cearense para o evento, cada uma à sua maneira, mas que, com toda certeza, edificará o público”, comenta Marta Vieira.

A programação conta com realização de:
  • Palestras.
  • Painel sobre Diversidade e Sustentabilidade.
  • Lançamento de Livro.
  • Feira Literária do Livro Novo e Usado.
  • Mostra Gastronômica.
  • Espetáculos Musicais com Carla Visi, Mafalda Arnauth, Mico da Camara Pereira e João Triska.

Sobre o Projeto Pátria Língua Portuguesa - O tema central do Painel Feminino será o Tráfico de Seres Humanos e a Violência Contra a Mulher. E, na abertura do Evento serão apresentados os Projetos Mãos EmPENHAdas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, e o outro do Núcleo do Tráfico de Seres Humanos da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. Ambos reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente.

O Projeto Mãos EmPENHAdas alcançou o patamar de Política Judiciária de enfrentamento à violência contra as mulheres no PJMS, Portaria nº 1.346/2018, além de conquistar reconhecimento nacional e internacional e alinhar-se aos termos dos Tratados Internacionais, como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (Cedaw), em que Brasil e Portugal figuram como Estados-parte.

Sobre Mônika Vieira - Mônika Vieira é jornalista, mentora de marcas pessoais e estrategista de Marketing. Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a profissional contabiliza em seu portfólio mais de 500 marcas atendidas. É coautora dos livros Liderando Juntos e do Guia Encontre sua Marca, além de ser professora de MBAs. Há 5 anos, idealizou a Inspira! Comunicação, Rede de Jornalistas e Especialistas em Marketing que desenvolvem os mais diversos tipos de estratégias de construção e lançamento de marcas, e há 2, juntamente com outras empresárias, a Rede As Especialistas, grupo de mulheres de negócios que vem conquistando destaque na capital cearense.

Encontre a sua Marca - 'Encontre a sua Marca - Estratégias para potencializar carreiras e negócios' é uma obra que tem como objetivo garantir uma pluralidade na forma de pensar, estruturar e executar a gestão de uma Marca Pessoal. Mônika Vieira, é a única cearense no time. Organizado por Daniela Bacelar, o projeto foi realizado por 34 profissionais de 12 diferentes estados do país, como Santa Catarina, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, além de países como França e Portugal.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".