Pular para o conteúdo principal



Faec quer mais empresas no Ramo de Laticínios no CE



Nos próximos dez anos, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) quer dobrar o agronegócio no Ceará, principalmente a pecuária leiteira. Para isso, segundo o presidente da entidade, Amilcar Silveira, é preciso investir em capacitação e implementar concorrência no setor industrial.

Nesse sentido, de acordo com Silveira, uma série de medidas estão sendo adotadas pela Faec. Uma delas é buscar uma grande empresa de laticínios para que se instale no Ceará. Atualmente, a Betânia é a maior compradora dos produtores de leite do Estado.

- Nada contra a empresa. Mas há uma concentração muito grande nas mãos da Betânia. Precisamos visitar outros lacticínios e convidá-los a se instalar no Ceará”, pontua o presidente da Faec. Duas empresas foram visitadas. Uma delas foi a Laticínios Porto Alegre, localizada na cidade de Ponte Nova, Minas Gerais. A empresa produz 1,2 milhão de litros de leite e conta com cinco unidades industriais, sendo três em Minas, uma no Espírito Santo e outra no Rio de Janeiro.

- Existe uma negociação. Houve, da nossa parte, um convite para eles conhecerem o Ceará”.

Uma outra medida passa pela regulamentação de pequenos fabricantes. “Com o apoio do Sebrae, nós estamos regularizando 100 laticínios para que eles possam atuar no mercado formal. A ideia é organizar a cadeia produtiva, dando mais opções de comercialização”, explica o líder classista. “E todos saem ganhando”, reforça.

Além da regulamentação, Silveira explica que o Sebrae está tentando também qualificar as queijarias, dando assistência técnica para que elas possam produzir um produto de melhor qualidade. Em paralelo, a Faec está tentando junto à Prefeitura de Fortaleza instalar um mercado voltado aos produtores lácteos, principalmente, para o queijo. “Existe uma tratativa com a Prefeitura, e nós estamos nos organizando para ter um local em Fortaleza só para comercializar queijo produzido no Ceará”, informou.




Laticínios do Ceará para o Mundo - Marca de origem cearense, a Betânia carrega uma história de 50 anos na produção de laticínios. É hoje a mais importante compradora da produção leiteira local e também a maior produtora de laticínios do Nordeste brasileiro. Bruno Girão, CEO da empresa, não teme uma concorrência justa. Ao contrário, acredita que ela pode ser muito salutar para o mercado, na medida em que contribui para o desenvolvimento da economia local. 

- Além de nos fazer evoluir cada dia mais para garantir a preferência dos nossos consumidores”, destaca.

A Betânia é uma marca do Grupo Alvoar que atua com bastante relevância no Ceará: é líder em leite, iogurtes, além de ocupar as primeiras posições nas demais categorias como creme de leite, leite condensado dentre outros. 

- Estamos sempre atentos à atuação dos concorrentes no nosso Estado”, afirma o empresário.

O Grupo Alvoar foi criado em janeiro deste ano, após processo de fusão aceito pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no Senado, entre Betânia, Embaré e o fundo Arlon Latam. “Agora, somos uma única empresa, com atuação nacional e que está entre os 5 maiores grupos lácteos do Brasil”, diz Bruno Girão.

- Alvoar é a marca corporativa do grupo. Betânia, Camponesa e Caramelos Embaré continuam no mercado como marcas de produtos, mantendo suas respectivas estratégias de comercialização. A diferença para o setor é que, agora, estamos atuando com um portfólio mais forte e completo, com mais de 220 produtos para atender os consumidores. Vamos obter melhorias na prestação dos serviços e ganhar maior capacidade de distribuição”.

De acordo com ele, no Nordeste, a Alvoar conta com a parceria de mais de 3.500 famílias produtoras de leite distribuídas por cerca de 130 municípios do sertão nordestino.

- Processamos, diariamente, 1,5 milhão de litros de leite por dia em toda a região”, destaca.

A receita do sucesso, segundo Bruno Girão, é acompanhar as tendências globais e, primordialmente, atuar com o objetivo de endereçar os movimentos locais, das regiões onde é fomentado uma importante cadeia de produção, desde a origem até o seu destino final. 

- Para nós este é o segredo: atuar de forma relevante e significante dentro do nosso ecossistema. Acreditamos que negócio bom só é possível com geração de valor, com responsabilidade e parceria”, ressalta.

A questão ambiental também é uma prioridade para a empresa. 

- Na Alvoar, temos buscado constantemente novas maneiras e tecnologias que agridam menos o meio ambiente e que sejam renováveis, sempre de acordo com o cumprimento da legislação ambiental vigente nos níveis municipal, estadual e federal”, diz.

De acordo com Bruno Girão, no Nordeste, a Alvoar segue um plano de gerenciamento de resíduos sólidos, com reciclagem de tudo que é descartado durante a produção, e é feito o reaproveitamento das cinzas das caldeiras para adubação.

No Sudeste, a destinação correta dos resíduos também faz parte da rotina de trabalho, assim como o tratamento de efluentes industriais e a geração de energia limpa, com redução das emissões de carbono. O uso consciente da água e medidas de conservação de energia também são adotadas pela empresa.

Com informações de Carmen Pompeu, do trendsce.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...