Pular para o conteúdo principal



Cactus impacta um milhão de estudantes no Brasil

Tornar o estudante da Rede Pública protagonista da sua própria história e quebrar ciclos por meio de oportunidades educacionais são os principais objetivos da Associação Cactus, organização da sociedade civil, que nasceu no Ceará e já impactou mais de um milhão de estudantes em 2023. A instituição, que mobilizou R$ 15,8 milhões da iniciativa privada e do setor público, promove atividades extracurriculares, olimpíadas, maratonas estudantis e capacitação para professores. Para 2024, a expectativa é aumentar a arrecadação em 54%.


Os projetos desenvolvidos pela Associação Cactus impactam 26 Estados e o Distrito Federal. De acordo com estudo do Data Insper (2021), é estimado que suas ações contribuem para a melhora do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) dos municípios parceiros em 6,1% ao longo de um ano, o que representa um aumento projetado da renda anual futura dos estudantes em 2%.

- Nosso ideal é que os jovens sejam apaixonados pela Educação. Para isso, desenvolvemos a teoria da mudança, no qual queremos formar exemplos locais de sucesso em sua trajetória escolar e provocar efeitos na comunidade por meio dos projetos desenvolvidos. A partir dessas duas alavancas, acreditamos ser possível provocar uma transformação cultural no ambiente”, explica o fundador da Cactus e presidente do Conselho, Victor Hill.

As ações da Cactus atendem a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU): Educação de qualidade, redução das desigualdades, trabalho decente e crescimento econômico. 

- A premissa de nossa atuação é quebrar ciclos. Queremos que os estudantes que vivem em regiões remotas, muitas vezes socialmente e economicamente vulneráveis, tenham apoio para alcançar melhores resultados em suas vidas escolares e, consequentemente, se tornem agentes de mudança em suas comunidades, influenciando outros estudantes a se empenharem também”, completa o diretor executivo da Cactus, Jefferson Vianna.

Dentre as empresas que investem na Cactus estão iFood, Accenture do Brasil, Fundação Telles e Fundação Bhering, Mercado Livre, FINEP, Arco Instituto e BTG Pactual.

Projetos-A Associação Cactus desenvolve uma série de projetos pedagógicos, especialmente voltados para o aprendizado da matemática e o estímulo ao interesse pela tecnologia. Entre eles está a Olimpíada Cactus, realizada em 478 escolas de 58 municípios em 2023. A competição visa testar o conhecimento matemático dos estudantes e prepará-los para desafios futuros em nível nacional, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Além disso, a entidade promove as Turmas Olímpicas, aplicando conteúdos de matemática aplicada e colaborando desde a recomposição de aprendizagens essenciais até o treinamento para estudantes de alto desempenho.

Em 2023, a Olimpíada Cactus premiou os participantes com 675 medalhas de ouro, 870 de prata, 1162 de bronze e concedeu 1631 menções honrosas. O desempenho também se refletiu na OBMEP, no qual a cada 10 mil estudantes apoiados pela Associação, 10 conseguiram conquistar uma medalha. Este índice é o dobro da média nacional, que é de 4,9 estudantes para cada 10 mil.

A Cactus também promove a Maratona Tech, desenvolvida em parceria com o Movimento Tech 2030, que busca despertar o interesse dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio pela tecnologia, oferecendo imersões tecnológicas em instituições parceiras e a chance de ganhar notebooks e bolsas de estudo. A competição educacional contou com a participação de mais de 187 mil estudantes e 4 mil professores em 2023 e tem potencial de 1,5 milhões de inscritos, com 300 mil estudantes participantes da fase 1.

Bolsas-Outra linha de atuação da Cactus é conectar os estudantes com oportunidades de bolsas de estudo. Em 2023, foram concedidas cerca de 3 mil bolsas, número 100% maior do que no ano anterior. São voltadas para cursos de tecnologia, para cursinhos preparatórios para o Enem e para cursarem o ensino médio em escolas privadas de alto desempenho.

Fundadores-Victor Hill, nascido em Fortaleza, capital do Ceará, cresceu em um lar onde a mãe era educadora e o pai, um homem de negócios. Desde cedo, compreendeu que a educação seria seu passaporte para o sucesso na carreira. Com apenas 10 anos, destacou-se na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), ganhando medalhas e a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro para ser premiado pelo presidente da república.

Essa conquista incentivou Hill a procurar bolsas de estudo, conseguindo uma no renomado Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) em São Paulo, onde cursou administração. Em 2016, voltou para o Ceará, para a cidade da sua família, Capistrano, onde deu aula para preparar os estudantes da rede pública para as Olimpíadas e, assim, foi fundada a Cactus Associação. Em 2018, convida seu colega Jefferson Viana para expandir e estruturar a Cactus em outras regiões. Hoje, Victor também está à frente da inovadora Stealth Startup.

Já Jefferson Vianna, nasceu em Jijoca de Jericoacoara, no interior do Ceará. Filho de professora, estudava na rede pública e foi medalhista em Olimpíadas de Matemática (OBMEP), Física (OBF), Robótica (OBR), Química (OCQ), Astronomia (OBA), entre outras. O sucesso nestas competições o incentivaram a participar do processo seletivo do Insper, em São Paulo, onde cursou Economia.

Vianna tornou-se também mestre em Economia e Políticas Públicas. Ao fundar a Cactus com o amigo Victor Hill, colocou em prática seus conhecimentos na área da educação para levar cada vez mais oportunidades aos estudantes da rede pública, os incentivando a participarem de competições estudantis. Atualmente, faz parte da rede de líderes da Fundação Lemann e da Fundação Estudar.

Confira depoimentos sobre a atuação da Cactus

Relatório Anual 2023

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...