Pular para o conteúdo principal



Cegás e Jandaia assinam Termo de Compromisso para utilização Gás Natural no Pecém

A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e a Jandaia Geração de Energia S.A. assinaram Termo de Compromisso em que manifestam a intenção de firmar um contrato de prestação de serviço de utilização do sistema de distribuição de gás natural, necessário ao funcionamento de usinas termelétricas localizadas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

O ato de assinatura ocorreu em uma reunião na sede da Cegás, com a presença de Miguel Nery, Diretor-Presidente da Cegás; Emílio A. Vicens, CEO da Ceiba Energy; Ronan Dias, CEO da Jandaia Geração de Energia; Dickson Araújo, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra do Ceará; Leandro Araújo, Diretor Administrativo Financeiro da Cegás e equipe de assessores e Gestores da Companhia.

A Ceiba Energy apresentou seu mais recente projeto, a Jandaia Geração de Energia, termelétrica movida a Gás Natural, com licença prévia de 2.430 MW e terminal de GNL (gás natural liquefeito). Com um investimento estimado em até R$ 7,6 bilhões, o projeto surge com o compromisso de ofertar maior confiabilidade energética para o estado do Ceará e para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A Jandaia Geração de Energia S.A., ligada ao Grupo Ceiba, será implantada na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), localizada no município de Caucaia, a 50 km da capital Fortaleza. O empreendimento receberá gás de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela companhia e ficará permanentemente atracada no Porto do Pecém – CIPP.

O termo assinado é um documento fundamental para a Jandaia S.A. que participará do próximo leilão de reserva de capacidade de potência, a ser realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com previsão para acontecer até o final deste ano. O leilão é voltado para garantir a segurança energética do país.

O diretor presidente da Cegás, Miguel Nery, destacou a importância da parceria para o desenvolvimento energético do Estado. 

- O Ceará, que está cada vez mais se consolidando como um polo atrativo para investimentos no setor de energia, se prepara para receber um empreendimento de grande relevância no setor termoelétrico. Este acordo é um marco para o avanço do setor de gás no Ceará, e reforça o compromisso da Cegás com a excelência na prestação de serviços e na promoção do desenvolvimento sustentável.”, afirmou Nery.

Ronan Dias, CEO da UTE Jandaia, reforça que:

- As fontes de energia renováveis estão em expansão no cenário energético global e especialmente no Brasil. Contudo, é muito importante reconhecer o papel estratégico que as termelétricas desempenham, especialmente as movidas a gás natural, quando o Sistema Interligado Nacional (SIN) precisa de segurança, confiabilidade e flexibilidade. Neste contexto, as termelétricas a gás atuam como uma espécie de seguro, para garantir a estabilidade do sistema elétrico. Nos momentos de estresse do SIN, quando a chuva não cai, o sol não brilha e o vento não sopra, são as térmicas que são requisitadas para suprir a demanda”.

Para Emílio Vicens:

- O nosso empreendimento reafirma o comprometimento da Ceiba Energy com a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico do Ceará, e apoiados pelo Governo do Estado, estaremos aqui para fortalecer a infraestrutura energética e promover a implantação de um importante HUB de Gás Natural no Porto de Pecém”.

Fundada em 2015, a Ceiba Energy desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina, com + de 2 GW em ativos operacionais e em desenvolvimento no Brasil. A companhia se concentra na geração através de fontes renováveis e de baixo nível de carbono, fornecendo energia acessível e limpa, proporcionando empregos e crescimento econômico.

A CEGÁS se empenha para fomentar o HUB de Gás no Ceará, promovendo a integração de diversas iniciativas para fortalecer a infraestrutura energética do Estado. O acordo da CEGAS com a Ceiba Energy /Jandaia Geração de Energia representa a possibilidade de uma colaboração significativa que beneficiará a todos os envolvidos e impulsionará o crescimento econômico da região. Miguel Nery ainda afirma que “essa parceria não apenas pode assegurar a eficiência operacional das usinas termoelétricas, mas também contribuir para a consolidação do Ceará como um hub estratégico de gás natural, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor energético, que é o foco atual da Companhia”.

Leandro Araújo, Diretor Administrativo Financeiro da Cegás; Emílio A. Vicens, CEO da Ceiba Energy; Miguel Nery, Diretor-Presidente da Cegás; Dickson Araújo, Secretário Executivo de Energia e Telecomunicações da Seinfra do Ceará; Ronan Dias, CEO da Jandaia S.A (fotos Sicilia Regadas)



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...