Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta quarta-feira (16 de outubro de 2024), para:

  • 80 anos do jornalista Sergio Pires (foto).
  • Jornalista Angela Marinho (foto).
  • Jornalista Flaminio Araripe.
  • Publicitário Clecio Farias.
  • Radialista Igor Loiola.
  • Radialista Francisco Apoliano Albuquerque.
  • Radialista Marcos Aurélio Soares Pinto.
  • Delaidy Custódio.
  • Emerson Muniz de Almeida.
  • Jackson Henrique Carvalho.
  • Sérgio Costa.



Arquivo Nirez para 16 de outubro na História do Ceará:
  • 1867 - Toma posse o bacharel Pedro Leão Veloso, no cargo de Presidente da Província do Ceará.
  • 1917 - Iniciados os trabalhos de retirada dos trilhos de trens da Avenida Tristão Gonçalves, no centro da cidade.
  • 1920 - Funda-se, em Fortaleza, o Centro de Estudos Juvenal Galeno, que se chamaria posteriormente Academia dos Novos.
  • 1920 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 56 anos de idade, o compositor e maestro cearense de fama internacional Alberto Nepomuceno. Foi o introdutor do nacionalismo em nossa música. É autor da música do Hino do Ceará, com versos de Tomás Pompeu Lopes Ferreira (Tomás Lopes). Nascera a 6/7/1864, em Fortaleza, em casa na Rua Senador Pompeu. Hoje é nome de avenida no centro de Fortaleza e Patrono na Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1925 - Aparece em Fortaleza, a Tipografia Popular, da firma Silva & Companhia, dos sócios Otávio da Silva Costa e Jaime Sisnando, na Rua Floriano Peixoto, 278 (antigo).
  • 1927 - Aparece em Fortaleza o jornal O Figurino, que tem como redatores Elias Malmann e Walter Pompeu de Sousa Magalhães.
  • 1930 - São destituídos todos os prefeitos e dissolvidas todas as câmaras municipais.
  • 1933 - Sai o primeiro número do jornal Diário Oficial, do Governo Estadual. Já existia, como pode ser visto anteriormente, uma lei do governo Matos Peixoto criando a Imprensa Oficial, mas não concretizada.
  • 1937 - Morre em Fortaleza, aos 64 anos de idade, o bacharel em Direito Antonino da Cunha Fontenele (Antonino Fontenele), catedrático, ex-diretor da Escola Normal. Era cearense de Viçosa do Ceará, onde nascera a 23/3/1863. Era membro da Academia Cearense de Letras - ACL.
  • 1937 - Morre, em Fortaleza, aos 21 anos de idade, o acadêmico de Direito Haroldo de Abreu Torres (Haroldo Torres), poeta e romancista colaborador de vários jornais. Fundador do Centro Cearense de Cultura e sócio do Grêmio Literário José de Alencar. Nascera em Fortaleza em 8/9/1916.
  • 1938 - Inaugurado, na Praia de Iracema, o restaurante Balneário Atlântico, de propriedade de José Jereissati & Filho.
  • 1939 - Morre o comerciante Patrício Coelho de Araújo, proprietário da loja A Ideal, e irmão de Aprígio.
  • 1947 - Fundada a Associação Cearense de Estudos Pedagógicos.
  • 1948 - O Diário Oficial do Município 4386 publica a Lei 76, do dia 11, denominando de Travessa Coronel Luís Hortêncio, uma via entre as a Rua Guilherme Rocha, Rua São Paulo, Rua Padre Mororó e Rua Agapito dos Santos.
  • 1949 - Pela primeira vez, Fortaleza vê saltos de paraquedistas. Renato Rugai e Odair das Dores saltam de um avião a 500 metros e a 1000 metros, sendo observados, entre outros, pelo governador Faustino de Albuquerque e Sousa, sendo registrados, cinematograficamente, por Paulo Silva Sales (Paulo Sales).
  • 1950 - Inaugurado em Parangaba o Bar e Sorveteria O Afonso, de propriedade do comerciante Afonso Paula de Sousa.
  • 1952 - Encontrado o avião DC-3 da Aerovias que se encontrava desaparecido, incendiado, no município de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul.
  • 1952 - Após visita a vários equipamentos da Cidade, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima sofre um acidente após uma procissão na Praça José de Alencar, quando é transportada em uma cadeira sobre uma camioneta, cai quebrando-se, tendo que voltar a Portugal para ser consertada, interrompendo assim sua visita ao País.
  • 1958 - Morre o gráfico Lindolfo Sebastião de Sousa, aposentado que prestou seus serviços nos Diários Associados e no O Nordeste.
  • 1966 - Morre, vítima de trombose, aos 71 anos de idade, o ex-vereador Humberto Albano Teófilo, cearense de Fortaleza nascido em 30/6/1895. Foi sepultado no Cemitério de Parangaba.
  • 1966 - Lançado, em Fortaleza, o primeiro número da Revista Comemorativa, da Imprensa Oficial do Ceará.
  • 1967 - Lançamento, no Teatro José de Alencar, do livro A Constituição do Brasil ao Alcance de Todos, de autoria do senador Paulo Sarasate Ferreira Lopes.
  • 1968 - Morre o desembargador José Jucá Filho, aos 65 anos de idade, cearense de Quixadá nascido em 10/2/1903. Era pai de João Nogueira Jucá, o herói do incêndio da Casa de Saúde César Cals em 1959.
  • 1971 - Inaugurada a Loja Oca, de Gervásio Pegado, na Avenida Santos Dumont nº 1901, especializada em móveis domésticos. A fita inaugural foi cortada pela primeira dama Marieta Cals.
  • 1971 - O prefeito Vicente Cavalcante Fialho e o governador César Cals de Oliveira Filho inauguram a Praça Nossa Senhora do Loreto, na Avenida Borges de Melo em frente à Base Aérea de Fortaleza.
  • 1975 - Morre, às 17h30min, vítima de derrame cerebral, aos 51 anos de idade, na Casa da Saúde São Raimundo, o advogado José Miramar da Ponte, catedrático de Direito Processual Civil, do Curso de Direito da UFC, Procurador Judicial do Ceará e ex-Secretário de polícia e da Administração, no Governo Plácido Castelo, cearense de Sobral nascido a 7/12/1923. Foi sepultado no Cemitério Parque da Paz. Existe hoje uma rua em sua homenagem no Henrique Jorge e João XXIII.
  • 1981 - Inaugurada a primeira etapa da Avenida Parque Pajeú, trecho compreendido entre a Avenida Dom Manuel, a Rua Pinto Madeira e a Vila Romero, na Avenida Visconde do Rio Branco. Nada tem a ver com a avenida antes projetada e anunciada, que atravessaria o Centro da Cidade. Nela estão várias esculturas.
  • 1981 - Os primeiros agraciados recebem a Medalha do Mérito Educacional Paulo Sarasate foram o senador Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides) e os deputados federais Evandro Ayres de Moura, Paulo Lustosa, Iranildo Pereira de Oliveira e Leorne Menescal Belém de Holanda (Leorne Belém).
  • 1983 - Morre, vítima de infarto, quando trabalhava, o conhecido fotógrafo Leocácio Ferreira da Silva, criador de uma das máquinas panorâmicas que registrou tantos aspectos de Fortaleza. Nascera em Bonito-PB, em 13/1/1912.
  • 1987 - Inaugura-se, às 20 horas, a sede própria do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Fortaleza, na Rua Perboyre e Silva nº 111, Edifício Alvorada, 12º andar (cobertura). Hoje chama-se Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza - Sindilojas.
  • 2002 - Inaugurado no distrito de Garrote, em Caucaia, o Santuário da Santa Edwirges, com missa rezada pelo padre Adair Ramos. A iniciativa foi do político e empresário Ernani de Queirós Viana (Ernani Viana) e família, com esculturas de Dioclécio Soares Diniz (Bibi).
  • 2004 - Os números de telefone fixo de Fortaleza e do Interior do Ceará contam com mais um dígito, ficando com um total de oito algarismos. Para completar as chamadas, é adicionado o algarismo ‘‘3’’ à frente do número pré-existente. Por exemplo, o telefone 281-6949 passa a ser 3281-6949. A mudança atinge 800 mil linhas da Telemar no Estado.
  • 2005 - A atleta cearense de Paracuru, Silvana Lima sagra-se bi campeã, ao derrotar a niteroiense Juliana Guimarães na última etapa do Super Surf 2005, na Praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Ela atingiu 3.720 pontos.
  • 2008 - Com a bênção do pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, padre Clairton Alexandrino, é inaugurada, com 11 metros de altura, a Estátua de Santa Edwiges, na frente da Igreja que tem seu nome, que tem como pároco o padre Manuel de Castro Ferreira, na Avenida Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), no bairro Moura Brasil. A construção da estátua levou quase três meses e foi resultado de projeto do vereador Willame Correia, que também esteve presente ao evento. A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Executiva Regional - I, contratou o artista Franciné Macário Diniz para construir a imagem.
  • 2013 - Toma posse, como titular na Cadeira 31 da Academia Cearense de Letras - ACL, Maria de Lourdes Dias Leite Barbosa, sendo saudada pela acadêmica Regine Limaverde. A solenidade foi na sede da Academia, na Rua do Rosário,1, no Palácio da Luz.
  • 2015 - Morre, em Fortaleza, vítima de infecção generalizada, após anos de padecimento pelo mal de Alzheimer, o produtor e locutor Juarez Silveira, que por muitos anos apresentou o programa “Pássaro da Madrugada”, que marcou época. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Juarez era natural de Acarape do Meio, onde nascera a 3/11/1930.
  • 2019 - Falecimento do funcionário aposentado do DNOCS, Ésio Mavignier. Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Valdivino 1688, onde é rezada a missa de corpo presente às 14h30, sendo sepultado às 16 horas.
  • 170 anos do nascimento do escritor, poeta e dramaturgo irlandês Oscar Wilde.
  • 95 anos do nascimento da atriz, radialista e apresentadora fluminense Arlette Pinheiro Monteiro Torres, a Fernanda Montenegro-primeira latino-americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de Melhor Atriz, foi locutora e radioatriz na Rádio MEC.
  • 40 anos que o arcebispo sulafricano Desmond Tutu recebe o Prêmio Nobel da Paz por sua luta contra o Apartheid em seu país.
  • Dia Mundial da Alimentação-celebrada em mais de 150 países como uma importante data para consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Corresponde também à fundação da FAO (Food and Agriculture Organization), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Com informações:
  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...