Pular para o conteúdo principal



Mulher Empreendedora


Ana Celina Bueno (foto): Liderança e inspiração no empreendedorismo feminino do Ceará.

No mês em que se comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, a fundadora da Acesso Comunicação conta sobre sua trajetória cheia de desafios e vitórias.

O Dia do Empreendedorismo Feminino é celebrado em 19 de novembro e objetiva reconhecer, incentivar e sensibilizar para os desafios que as mulheres enfrentam ao abrir e manter seus negócios.

Segundo dados da pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo 2023, entre os 47,7 milhões de brasileiros com intenção de empreender até 2026, as mulheres representam 54,6%. Já um relatório do Sebrae sobre empreendedorismo feminino divulgado em 2024 aponta mais de 10 milhões de mulheres à frente do próprio negócio em um universo de 30 milhões de empreendedores.

No Ceará, uma das principais referências do marketing e publicidade e incentivadora do empreendedorismo feminino no Brasil é Ana Celina Bueno, fundadora da Acesso Comunicação. Ela não apenas transformou o mercado com inovação, mas também defende a importância de mais mulheres em posições de liderança.

Com formação em Serviço Social e pós-graduação em Sociologia, Ana Celina trouxe uma visão única para o marketing. Oriunda de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul e envolvida desde jovem em projetos comunitários, sua compreensão profunda das relações sociais moldou sua abordagem para análise de mercado e diagnóstico de marcas. 

- Sempre enxerguei que fatores como cultura, economia e política ditam as relações sociais e até mesmo as preferências de consumo”, comenta Ana, explicando a conexão entre seu background social e a análise mercadológica.

Prestes a completar 60 anos e vivendo há mais de 36 anos no Ceará, Ana Celina conta que construiu sua história do zero, acumulando experiências em assessoria parlamentar e projetos culturais, como o Cine Ceará e o Centro Cultural Dragão do Mar. No entanto, foi ao fundar a Acesso Comunicação, há 24 anos, que Ana Celina encontrou sua vocação. Sua agência se destaca hoje pela capacidade de combinar criatividade e análise de dados, ajudando marcas a se conectarem de forma mais autêntica e estratégica com o público.

Desafios e conquistas no Empreendedorismo Feminino: Como mãe de dois filhos e empresária, Ana enfrentou desafios para equilibrar carreira e vida pessoal. Ela reconhece o impacto desse esforço em sua vida familiar, mas acredita que cada vitória alcançada com os clientes também é uma conquista pessoal. 

- Misturo muito o trabalho com o dia a dia. Mas meu apoio vem de amigos e familiares, que entendem e incentivam minhas escolhas,” reflete sobre sua trajetória.

Ana Celina se orgulha de várias realizações, incluindo o fato de nunca ter atrasado salários e de manter clientes de longa data, alguns há mais de uma década. 

- Construí uma rede de relacionamentos duradoura e formei uma geração de profissionais de Marketing no Ceará,” comenta ela, destacando o impacto de seu trabalho na formação de talentos e no fortalecimento de sua equipe.

A empreendedora acredita que as mulheres estão cada vez mais presentes em todos os setores no mercado brasileiro, inclusive criando seus próprios negócios. No entanto, Ana aponta que ainda há obstáculos a serem superados.

- É um avanço importante, mas ainda precisamos de mais igualdade nas tarefas domésticas, menos machismo nas relações de mercado, acesso ao crédito e oportunidades de formação para que mais mulheres possam prosperar”, ressalta.

Em um setor tradicionalmente masculino, como o da publicidade, Ana se orgulha de ter uma equipe diversa na Acesso Comunicação, priorizando o talento e o alinhamento de valores.

- Nosso processo seletivo foca no comportamento e na identificação com a nossa cultura, mas admito que ainda é necessário fomentar a contratação específica de mulheres para contribuir com a diversidade no ambiente corporativo", reflete.

Além de liderar a Acesso Comunicação, Ana mantém seu compromisso com o desenvolvimento do mercado publicitário. Participa de diversas entidades de classe e é uma defensora ativa da evolução do setor no Ceará e no Brasil, inspirando jovens mulheres a seguirem seus passos.

- Acredito que nosso trabalho precisa estar sempre alinhado a um propósito, e é isso que nos motiva a crescer e contribuir,” finaliza.

Sobre a Agência Acesso: Há mais de 24 anos, a agência Acesso, com sede em Fortaleza, se destaca como um parceiro estratégico essencial para negócios, marcas e projetos. A equipe enfrenta diariamente os desafios de comunicação com uma equipe criativa e multidisciplinar, sempre atenta às transformações do mercado e dedicada a proporcionar o melhor retorno sobre o investimento para os nossos clientes.

A estrutura integrada, combinada com "business intelligence", permite que a atuação ocorra de forma abrangente, gerando impactos eficientes e eficazes em todas as áreas. Com paixão por tudo o que se compromete, e uma determinação inabalável, tem como propósito ajudar as marcas a desempenharem um papel significativo na vida das pessoas.

Com estratégias focadas em resultados, o trabalho já foi reconhecido nos principais festivais regionais, nacionais e internacionais. A agência Acesso acompanha as tendências e as define, entregando excelência e inovação em cada projeto.

Para mais informações, acesse o site oficial, Instagram, LinkedIn ou Behance.

Sobre Ana Celina Bueno:
 É especialista em Marketing, Assistente Social e Socióloga. A formação na área humanitária foi essencial para conhecer o comportamento e os movimentos do consumidor em relação às marcas e ao mercado. É sócia e fundadora da agência Acesso e Develop Live, localizada em Fortaleza, e que há 24 anos potencializa os resultados das marcas para quem trabalha com forte foco em branding como propulsor dos resultados de vendas. Também é diretora da Federação Nacional das agências de publicidade (Fenapro), diretora do Sindicato das Agências do Ceará e membro do Núcleo de Qualificação Técnica do CENP.

Para mais informações, acesse o LinkedIn.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre Roberto Macêdo

Morre aos 81 anos, em decorrência de um Câncer, o ex-presidente da Fiec, industrial Roberto Proença Macedo. O Velório será na Funerária Ternura, a partir das 10 horas da manhã com missa às 14 horas. O Sepultamento ocorrerá no Cemitério São João Batista, às 16 horas desta terça-feira (11.11.2025). Ricardo Cavalcante, Fernando Cirino Gurgel, Beto Studart e Roberto Macêdo Roberto Proença de Macedo presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) de 2006 a 2014. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), ocupou o cargo de diretor presidente da J. Macêdo S/A – Comércio, Administração e Participações, controladora do Grupo J. Macêdo, foi fundado em 1939 por seu pai, o industrial José Dias de Macêdo, e que figura na relação dos maiores grupos empresariais do País. Foi conselheiro informal e colaborador da Fazenda da Esperança, entidade dedicada à recuperação de dependentes de droga e álcool. Também participou, como conselheiro, d...

Começa 69ª Expoece

A partir deste sábado (8.11.2025), Fortaleza recebe a 69ª Exposição Agropecuária e Industrial do Estado do Ceará (Expoece), o mais tradicional evento do Agronegócio Cearense. Realizada pela Associação dos Criadores do Ceará (ACC) desde 1954, a feira segue em seu endereço histórico, o parque de exposições Governador César Cals, no bairro São Gerardo em Fortaleza, e se estende até o dia 16 de novembro. Serão, portanto, nove dias seguidos de exposição para o público em geral. A Expoece é considerada atualmente a terceira maior exposição agropecuária da região Nordeste, atrás apenas de outras duas exposições realizadas nos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, e reunirá expositores de várias regiões do país, movimentando negócios, ciência, tecnologia e cultura. A ACC estima que esta edição da exposição deverá movimentar até R$ 20 milhões em negócios. Este ano, o evento ganhou mais um dia de programação, passando a ter dois fins de semana completos de atividades, com entrada gratuita ...