Pular para o conteúdo principal



Dia da Visibilidade Trans


Com o compromisso de reconhecer, valorizar e tornar mais igualitárias as oportunidades, o Instituto Dragão do Mar (IDM) desenvolveu uma Política de Direitos Humanos com o intuito de combater ativamente a discriminação, o preconceito e atitudes que excluem e discriminam, implementando práticas que promovem a inclusão em todas as etapas da trajetória profissional, desde a contratação até o desenvolvimento e valorização das pessoas colaboradoras, para que sejam agentes de mudança e reparação para grupos historicamente discriminados.

O documento demonstra o compromisso institucional do Instituto Dragão do Mar (IDM) com a promoção e o fortalecimento dos Direitos Humanos em suas várias dimensões. Fruto de um processo de diálogos institucionais entre as lideranças dos equipamentos, o núcleo gestor, a diretoria do instituto e o Grupo de Trabalho de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, a política traz as diretrizes que devem orientar as ações de ampliação da temática nas diferentes áreas de atuação da instituição.

A iniciativa entra em vigor neste mês de janeiro, que também é o mês em que se celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29), data marcada por manifestações e pela luta por direitos como moradia digna, emprego, assistência médica e como símbolo de resistência diante das adversidades enfrentadas por pessoas trans.

“Estamos caminhando na construção de um espaço de trabalho em que se tornam cada vez mais comuns encontros com pessoas trans, seja na recepção de um equipamento, seja na produção de eventos ou em posições de gestão, tudo com expertises trans que se entrecruzam com o que foi construído no campo do saber acadêmico (pois também furaram a bolha da exclusão universitária) somado a tecnologias travestigêneres desenhadas entre a contradição do ser e a luta para viver”, explica Mabel Castro, coordenadora do Núcleo de Articulação Territorial do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento público gerido pelo IDM.

“A presença trans no espaço de trabalho é uma novidade de nosso tempo e, como tal, precisa constantemente ser revisitada como prioridade, na construção de ambientes plurais e mais seguros, na formulação de protocolos mais incisivos e autônomos de resolução de conflitos relacionados à questão de gênero, e, o mais importante: possibilitar a ascensão social de trajetórias trans que são cotidianamente marginalizadas e continuam sendo mesmo após a formalização de seus vínculos empregatícios – da recepcionista à pessoa em cargo de gestão”, continua Mabel Castro.

Com a promoção da justiça social e da igualdade, o Instituto Dragão do Mar demonstra seu engajamento com os direitos humanos e a construção de um futuro mais inclusivo e igualitário para todas as comunidades. “Para combater a discriminação e promover a igualdade, reforçamos o compromisso de colocar em prática as diretrizes da Política de Direitos Humanos do Instituto Dragão do Mar, com a satisfação de implementar ações transformadoras que contemplem a reparação histórica para populações negras, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e outras comunidades marginalizadas, tornando-nos, assim, ainda mais agentes de mudança. O documento estabelece as diretrizes para o direcionamento de ações junto às equipes e ao público atendido, valorizando a diversidade e promovendo a inclusão”, explica Joaquim Araújo, coordenador de Direitos Humanos do IDM.

*Fatos relevantes

O Dia Nacional da Visibilidade Trans é (DNVT) é celebrado em 29 de janeiro com o objetivo de lutar contra a discriminação e violência, defender direitos iguais para todos e sensibilizar a sociedade sobre questões trans. 

Segundo o IBGE (2020), 318.000 brasileiros se identificam como transgênero e 70% desse quantitativo sofrem diariamente violência física ou verbal. Em média 3,90% das pessoas trans brasileiras enfrentam discriminação no mercado de trabalho.

Estudo da FAPESP (2020) aponta desigualdade de gênero: 13,9% das mulheres trans e travestis têm empregos formais, enquanto 59,4% dos homens trans estão empregados, evidenciando discriminação e exclusão.

Datafolha (2024): estima-se que 15,5 milhões de brasileiros (7% da população) se identificam como LGBTQIA+, mas ocupam apenas 4,5%.                           

*O Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar é a primeira organização social de cultura do país, criada em 1998, com a missão de gerir o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). Em 2024, completou 26 anos, assumindo a responsabilidade de administrar um conjunto de dezesseis equipamentos (localizados na capital, Fortaleza, e no interior do Ceará), que compõem um valioso painel de projetos, incluindo uma diversidade de campos de conhecimento: artes, patrimônio cultural, gastronomia social, meio ambiente e esportes. Essa rede de equipamentos, gerida em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Secretaria do Esporte, reúne uma pluralidade de experiências de fruição e difusão cultural. Os equipamentos geridos pelo IDM têm por missão oferecer experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...