Pular para o conteúdo principal



Posse de Romeu Aldigueri na presidência da Alece

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para o Biênio 2025-2026 foi empossada na manhã deste sábado (1/2/2025), em Sessão Solene, no Plenário 13 de Maio, em Fortaleza. O presidente, que tomou posse, deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), destaca a ampla representatividade da nova Mesa Diretora, enfatizou o compromisso com o fortalecimento da Democracia, e anunciou o lançamento do Programa de Capacitação “Ceará de Valores”.


Romeu Aldigueri  (foto Marcos Moura) lembra, que o papel que assume é o de mediador de distintas ideologias, posicionamentos e visões de mundo. E afirma, que a missão confiada a ele reforça o seu compromisso com a promoção do bem comum, a defesa dos princípios democráticos e a construção de um Ceará mais justo, desenvolvido e socialmente equilibrado.

- Ouvir, acolher e transformar novas ideias em realidade foi o que me trouxe até aqui, e acredito profundamente que existem duas forças que foram determinantes em minha trajetória. A primeira delas é a que emana da minha família e a segunda, da qual não podemos prescindir, senhoras e senhores, é a da democracia”, enfatiza.

Com o propósito de fortalecer a atuação do Parlamento junto à população, Romeu Aldigueri comunicou que a Casa irá implantar, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), o Programa de Formação Ceará de Valores, que promoverá capacitações, sobretudo de Tecnologia, para jovens e adolescentes, a fim de contribuir com o desenvolvimento das pessoas.

- Será mais uma instância de complementaridade ao ensino de excelência que a escola pública formal cearense tem apresentado à sociedade. Incentivaremos e apoiaremos mais a arte e cultura em todas as suas formas, seja com música, dança, teatro ou literatura. Iremos aproximar os mais diversos tipos de linguagens, a fim de modernizar e dinamizar a imagem dessa Casa”, pontua.

De acordo com o Romeu Aldigueri, o “Ceará de Valores” tem a missão de apresentar “os mais valorosos cearenses ao nosso povo”. 

- São escritores, poetas, atletas, músicos, pensadores, artistas, pessoas, que devem ser imitadas, que precisam ser enxergadas e valorizadas como referências para cada um e cada uma de nós. Mostrar ao cearense um Ceará de Valores. Mostrar ao cearense o seu valor, o valor de sua cultura, do presente e principalmente do seu futuro”, ressalta.

O chefe do Legislativo reiterou a importância da democracia para o desenvolvimento do Ceará e afirmou que o Estado saiu da "Civilização do Couro", no Século XVIII, e prepara infraestrutura física e humana, mirando em uma “Indústria 5.0”, “com geração de empregos especializados em energias renováveis, inteligência artificial generativa, produção de hidrogênio verde e desenvolvimento de software”.

Romeu Aldigueri enaltece o trabalho dos profissionais da imprensa:

- Reforçando o elo entre Comunicação e Democracia, a partir da responsabilidade com as informações que formam o pensamento dos cearenses”.

Romeu Aldigueri reforça seu compromisso e admiração aos servidores da Alece, afirmando, que terão nele;

- Um parceiro, uma voz, um amigo próximo.  Não há Estado eficaz sem a valorização dos seus servidores. Tenham a certeza de que saberei ser justo aos pleitos e às inevitáveis mudanças. Cada um de vocês, com dedicação, ética e competência, contribui para que este Parlamento, e consequentemente o Estado do Ceará, cumpram sua missão de representar e servir a população”.


O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Alece) para 2025-2026, e destaca, em Coletiva de Imprensa, a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo.

- A relação com o Parlamento será de muita colaboração e de respeito à autonomia dos poderes. Para o começo do período, devo enviar mensagens sobre Segurança Pública e Educação, e realizar reunião para debater o reajuste dos servidores.  
Nós vamos ter várias matérias, e eu tenho certeza que conto com a Assembleia para aperfeiçoar o que nós vamos enviar para cá".

Elmano elogia a atuação do deputado Romeu Aldigueri (PDT), no Parlamento Cearense, e afirmou que a Casa ganha muito com o deputado à frente do poder. Para o governador, a Assembleia

- Está nas mãos de um democrata e tem um presidente, que busca construir posições políticas a partir do diálogo e consenso.  O deputado Romeu Aldigueri tem a grandeza que a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará merece, de ter um presidente com seu preparo, com sua inteligência”.

O governador anuncia a vinda do presidente Lula (PT) ao Ceará para a entrega do novo Hospital Universitário do Ceará, localizado no Campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no Itaperi. A data da visita deve ocorrer entre 20 e 28 de fevereiro.

Durante a Entrevista Coletiva, o presidente Romeu Aldigueri enfatiza a parceria com os poderes do Estado. 

- Nós vamos assumir agora uma posição de mediador, procurando sempre ouvir, dialogar, agregar, respeitar e participar, com muita parceria com o Poder Judiciário, com o Poder Executivo, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública, com as Prefeituras Municipais, com a sociedade civil”, afirma.

O parlamentar destaca a ampla representatividade da Mesa Diretora que, pela primeira vez, conta com a presença de uma mulher, deputada Larissa Gaspar (PT), no posto de vice-presidente, e dos oito partidos que formam a direção da Casa: PDT, MDB, PT, União, Progressistas, Cidadania, PSDB e Republicanos. “Procuramos fazer com que a Mesa Diretora seja o retrato da sociedade cearense e o retrato da casa do povo”, enfatizou.

O novo presidente da Alece diz, que dará continuidade ao trabalho realizado pelo ex-presidente Evandro Leitão (PT), atual prefeito de Fortaleza. Segundo ele, o objetivo é seguir levando a Assembleia para o Interior do Estado, fortalecer a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e criar o programa chamado Ceará de Valores, “para dar oportunidade aos jovens que querem crescer e se desenvolver”.

Romeu Aldigueri (foto Pedro Albuquerque) convida os deputados estaduais para a Sessão Solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa, da 31ª Legislatura, nesta segunda-feira (3/2/2025), a partir das 10 horas, no Plenário 13 de Maio. Na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas,  lerá a Mensagem Governamental 2025.


A nova Mesa Diretora da Alece tem:
Com informações de Gleydson Silva e Guilherme de Andrade, fotos de Pedro Albuquerque e Marcos Moura; edição Clara Guimarães.
Presentes na solenidade de posse:

  • Deputados Romeu Aldigueri, Fernando Hugo, Antônio Granja, Tin Gomes, Danniel Oliveira, Heitor Férrer, Doutora Silvana, Sargento Reginauro, DiAssis Diniz, João Jaime, Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio, Queiroz Filho, Cláudio Pinho e Renato Roseno.
  • Ex-presidente da Alece, Luiz Pontes.
  • Ex-deputados estaduais Acrísio Sena, Eli Aguiar, Gony Arruda, Francisco Caminha, Odilon Aguiar, Paulo Facó e Mário Hélio.
  • Governador Elmano de Freitas.
  • Vice-governadora e secretária estadual de Proteção Social, Jade Romero.
  • Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto.
  • Procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho.
  • Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), conselheiro Rholden Queiroz.
  • Defensora pública geral do Ceará, Sâmia Farias.
  • Secretário estadual da Casa Civil, Chagas Vieira.
  • Secretário cearense de Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz.
  • Secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes.
  • Secretário cearense de Recursos Hídricos, Fernando Santana.
  • Secretário estadual de Articulação Política, Nelson Martins.
  • Secretários adjuntos Walter Cavalcante  Euvaldo Bringel e Antônio Carlos Freitas.
  • Prefeita de Crateús, Janaina Farias.
  • Prefeito de Horizonte, Nezinho Farias.
  • Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).
  • Presidente do Iplanfor, Artur Bruno.
  • Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Léo Couto (PSB).
  • Vereador Doutor Vicente (PT).
  • Vereador Benigno Junior (Republicanos). 
  • Vereador Gardel Rolim (PDT).
  • Vereador Luiz Sérgio.

Jornalistas: 
  • Lauriberto Braga (foto).
  • Roberto Moreira.
  • Lúcio Filho.
  • Weberte Lemos.
  • Rogério Gomes.
  • Alberto Pinheiro.
  • Osvaldo Magalhães.
  • Fábio Souza.
  • Ilo Santiago.
  • Silvana Frota.
  • Ricardo Deher.
  • Elenice Braga.
  • Luciano Augusto.
  • Edison Silva.
  • Louro Maia.
  • Márcio Lima.
  • Letícia Caracas.
  • Thiago Norões.
  • Sílvio Augusto.
  • Kezya Diniz.
  • Mário Rubens.
  • Rafael Luiz Azevedo.
  • Tina Holanda.
  • Ronaldo César.
  • Angela Marinho. 
  • Antônio Viana. 
  • Arlen Medina. 
  • Cláudio Teran.
  • Sieta Batista. 
  • Larissa Moreira. 
  • Júnior Colucci.
  • Barros Alves (foto com Heitor Férrer e Acrísio Sena).
  • Flávio Pinto.
  • Salomão Castro.
  • Domingos Távora.
  • Carmen Inês.
  • Viviane Sobral.
  • Miguel Anderson Costa.
  • Paulo Mota.
  • Zerosa Filho.
  • Paulo César Norões.
  • Edson Silva.
  • Marcel Bezerra.
  • Wolker Gomes.
  • Erivaldo Carvalho.
  • Nicolas Neiva.
  • Marcos Moura.
  • Pedro Albuquerque.
  • Gleydson Silva.
  • Lincoln Vieira.

Comentários

  1. Valeu, camarada Lauriberto. Boa cobertura do evento na Assembleia Legislativa. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...