Pular para o conteúdo principal



58% dos municípios brasileiros melhoram Alfabetização

58% dos municípios melhoraram Alfabetização.

Indicador Nacional de Alfabetização subiu de 56% para 59,2% na última medição, referente a 2024. A melhora também aconteceu nos Estados: 18 Estados apresentaram avanços nos resultados da Alfabetização dos estudantes.

MEC divulgou resultados do Indicador Criança Alfabetizada nesta sexta-11/7 (foto Luís Fortes)

Em 2024, 59,2% das crianças das redes públicas de Ensino de todo o Brasil foram alfabetizadas na idade certa. O dado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 11 de julho, durante apresentação dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada. O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e divulgado desde 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O número aumentou em 3,2 pontos percentuais na última medição — em 2023, o indicador nacional era de 56%. Com a continuidade da avaliação, será possível o melhor acompanhamento das metas estabelecidas entre o MEC e os entes da Federação por meio do CNCA.

O avanço nacional deixou o país próximo da meta anual de 60% do CNCA. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana:

- Se o Rio Grande do Sul tivesse mantido o mesmo percentual de 2023, nós teríamos chegado à meta de 60,2% em 2024. Infelizmente, o Rio Grande do Sul caiu absurdamente, e não tenho dúvida de que isso foi fruto dessa situação atípica de calamidade no estado, que o afetou fortemente”, disse. 

O Rio Grande do Sul enfrentou uma tragédia climática em 2024, que causou impactos significativos na educação dos estudantes como um todo, com reflexo no processo de Alfabetização.

Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas para os entes federados de Alfabetização dos estudantes. Em 2025, o alvo da pasta é alcançar a marca de 64%, chegando a 80% de crianças acima do Padrão Nacional de Alfabetização em 2030. 

- Não queremos nenhum estado abaixo de 80% de crianças alfabetizadas. A gente quer 100%, esse é o objetivo, mas pelo menos 80%”, completou Santana.

Entes – Além da melhoria no patamar nacional, 18 estados também apresentaram avanços nos resultados para Alfabetização de estudantes, em comparação com 2023. A meta projetada para 2024 foi atingida por 11 deles. “Dos 5.312 municípios, que participaram da avaliação em 2023 e 2024, que são os municípios, que dá para comparar, 58% (3.096) deles aumentaram o percentual de Alunos Alfabetizados e 2.018 (53%), alcançaram a meta”, completou o ministro.

Ceará (85,3%), Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%), Espírito Santo (71,7%) e Paraná (70,4%) atingiram os maiores percentuais de Alfabetização do País. Entre os Estados, que superaram seus objetivos pactuados, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso (60,6%) apresentam os melhores indicadores.

O único ente federado, que ainda não implementou o sistema estadual de avaliação e, portanto, não apresenta dados no indicador, é Roraima. O estado, porém, já pactuou sua participação na próxima medição. Acre e Distrito Federal iniciaram sua participação na avaliação na edição de 2024.

Percentual de municípios com resultados melhores em 2024 Fonte: Sistemas Estaduais de Avaliação 2023 e 2024Percentual de municípios, que atingiram a meta em 2024

Fonte: Sistemas Estaduais de Avaliação 2023 e 2024Indicador – O Indicador Criança Alfabetizada é calculado a partir de um teste, no qual cada estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. O Inep cede um conjunto de itens, que comporão os testes, que serão aplicados pelos sistemas estaduais de avaliação, e, posteriormente, o indicador é calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados por essas avaliações. Entre outubro e novembro de 2024, dois milhões de estudantes foram avaliados pelos sistemas estaduais em suas próprias escolas.

O teste avalia se a criança apresenta habilidades básicas de leitura e de escrita. O Padrão Nacional de Alfabetização, que aponta a criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), pela Pesquisa Alfabetiza Brasil, em 2023, conduzida pelo Inep para determinar o ponto de corte, que indica a Alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental.

O padrão nacional de Alfabetização indica, que estudantes, que alcançam esse resultado são capazes de ler palavras, frases e textos curtos; localizar informações explícitas em textos curtos (até seis linhas), como em bilhete, crônica e fragmento de conto infantil; inferir informações em textos, que articulam linguagem verbal e não verbal, entre outras habilidades.

Relatório – Nesta semana, o Comitê Consultivo de Especialistas para o Aperfeiçoamento das Avaliações da Educação Básica divulgou um relatório com orientações para a promoção de maior integração entre as avaliações estaduais e o Saeb. No rol das principais recomendações apontadas pela comissão, estão o aprimoramento da documentação sobre a equalização dos instrumentos para a mensuração da Alfabetização e o compartilhamento regular de itens e de critérios para a aplicação dos testes. O próximo passo será a análise técnica das recomendações e sua incorporação gradual nas próximas edições do Saeb e na atuação do Inep. Leia mais: Comitê divulga relatório para aprimorar avaliações da educação básica

Criança Alfabetizada – O foco da política é assegurar, que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental, além de recompor as aprendizagens, com ênfase na Alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, no 4º e no 5º ano afetadas pela pandemia.

O Compromisso teve adesão de 5.558 municípios e de todos os estados brasileiros, que receberam o investimento de mais de R$ 1 bilhão. Além do alinhamento dos sistemas de avaliação, sua estrutura envolve diversas iniciativas do MEC de apoio às redes para melhoria dos seus resultados. A principal delas foi a formação da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), para identificação e apoio a redes e escolas, que necessitavam de atendimento prioritário.

Nacionalmente, também foram realizados webinários de formação em língua portuguesa com foco em habilidades prioritárias e uma ampla mobilização, que promoveu a Plataforma de Avaliações Formativas do MEC, além da publicação do Guia da Avaliação Contínua da Aprendizagem.

Acesse aqui os resultados
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Inep.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Vitória é campeão da Copa do Nordeste 2026

  O Esporte Clube Vitória conquistou neste sábado (6/junho) o título da Copa do Nordeste 2026, coroando uma campanha histórica diante de sua torcida no Barradão. O Skokka , patrocinador oficial do clube, acompanhou de perto a decisão e promoveu uma ativação especial para os torcedores durante o dia da partida. Em parceria com o Vitória, a marca instalou um telão no Mirante Rubro-Negro para que os torcedores que não conseguiram garantir presença no estádio pudessem acompanhar a decisão. A ação também contou com distribuição de camisetas exclusivas e brindes, transformando o local em um ponto de encontro para a torcida rubro-negra. A conquista foi celebrada dentro e fora das arquibancadas, em um dia marcado pela mobilização dos torcedores e pela atmosfera de festa que tomou conta do entorno do Barradão. Para o Skokka, participar desse momento reforça a estratégia da marca de investir em experiências que aproximam clube, patrocinador e torcida. - Ver o Vitória conquistar um título tã...