Pular para o conteúdo principal



Dia da Infância

“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à Vida, à Saúde, à Alimentação, à Educação, ao Lazer, à Profissionalização, à Cultura, à Dignidade, ao Respeito, à Liberdade e à Convivência Familiar e Comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, diz o Artigo 227 da Constituição Brasileira. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seus muitos artigos, garante ao menor o direito de brincar, praticar esportes, divertir-se e de ter preservando sua dignidade, identidade e valores.

Neste domingo (24/8) é Dia da Infância.



Mas afinal, o que é ser criança? A viralização de um vídeo do influenciador Felca sobre adultização infantil tomou o noticiário e as rodas de conversa no Brasil nos últimos dias, trazendo à tona importantes discussões: exposição precoce e sem filtro de crianças por adultos; crianças reproduzindo padrões e atitudes de adultos, sexualização de menores e a falta de uma “vivência de criança” desencadeada pelo excesso de telas, que a sociedade atual vive.

Por que a criança tem que ser criança?

De acordo com Audrey Taguti, diretora pedagógica do Brazilian International School – BIS, de São Paulo/SP, a infância é uma fase insubstituível, que deve ser vivida em plenitude para que cada criança desenvolva-se de forma saudável. “No desenvolvimento global do indivíduo, cada degrau é uma fase, e pular etapas faz com que a maturidade não acompanhe o que está sendo vivido”, explica. Para a especialista, a sociedade atual, marcada pela aceleração e pela exposição precoce a estímulos do mundo globalizado, muitas vezes acaba antecipando a primeira infância e impondo experiências, que não cabem à idade.

Essa distorção se manifesta em diferentes situações: desde o uso de roupas sexualizadas, que para a criança não passam de vestimentas, mas para a sociedade representam uma exposição desnecessária, até a entrega de celulares e acesso irrestrito às redes sociais, que despertam comportamentos incompatíveis com a faixa etária. “Cada fase precisa ser vivida com seus próprios brinquedos, vivências e limites. Quando isso não acontece, etapas ficam inacabadas”, ressalta Audrey. Para ela, cabe às famílias e escolas fortalecer o caráter das crianças por meio de experiências culturais e pedagógicas — como o contato com o folclore e com brinquedos adequados à idade — e adotar a tecnologia de forma responsável, sempre vigiada por adultos, nunca como substituta da vivência infantil.

O que a criança pode e não pode fazer?


No estágio natural do desenvolvimento, a Infância é marcada por momentos de brincadeira livre, experimentação e descobertas. É esperado, que a criança explore diferentes tipos de jogos, crie histórias, invente personagens e se envolva em atividades lúdicas, que estimulem sua imaginação e criatividade, sempre em um ambiente livre de pressões estéticas ou sociais.

- Conviver com crianças de faixa etária aproximada contribui para o desenvolvimento social e emocional, pois é também nesse contexto, que elas aprendem a lidar com regras, resolver conflitos e desenvolver habilidades socioemocionais. Além disso, o faz de conta permanece como uma das formas mais ricas de aprendizado: ao simular papéis sociais, a criança ensaia situações da vida real dentro de um universo seguro, ampliando sua compreensão do mundo e de si mesma”, explica Renata Alonso, coordenadora pedagógica de educação infantil na Escola Bilíngue Aubrick, de São Paulo/SP.

Em contrapartida, comportamentos, que antecipam vivências adultas, como o uso frequente de maquiagem, roupas, que sugerem uma sexualização da criança, consumo de conteúdos voltados para adultos ou a adoção de posturas, que imitem sensualidade, podem interferir nesse processo e devem ser evitados ou redirecionados pelos pais. 

- Isso não significa proibir toda forma de expressão, mas sim estabelecer limites claros para que a criança se desenvolva de maneira saudável, respeitando seu tempo e maturidade”, ressalta Renata.

Redes sociais e celulares: atenção redobrada: O uso precoce e sem supervisão da internet, aplicativos e das redes sociais é um dos principais vetores da adultização infantil. A exposição exagerada, a comparação com padrões irreais e a busca por validação por meio de curtidas e comentários afetam diretamente a autoestima e a saúde mental.

- Além de proteger a criança contra conteúdos inapropriados e riscos como cyberbullying e assédio, é papel dos pais orientar e estabelecer regras claras sobre tempo de tela, plataformas permitidas e supervisão constante”, alerta Lena Cypriano, coordenadora pedagógica do Colégio Progresso Bilíngue, de Campinas/SP. Ela reforça, que o ideal é adiar ao máximo a entrada da criança nas redes e incentivar atividades presenciais, contato com a natureza e brincadeiras, que estimulem habilidades reais de convivência.

- Muito se discute entre estudiosos em pedagogia a idade ideal para fornecer celulares a crianças, entre os 10 e 14 anos, e sempre com supervisão. Há inclusive países discutindo a proibição total de celulares para crianças e adolescentes, impondo multas para pais, responsáveis e plataformas, que não cumprirem. É uma discussão importante, que avançou no Brasil com a proibição dos aparelhos nas escolas, onde temos visto diariamente o efeito positivo nos alunos, com mais concentração durante as aulas”, finaliza.

As especialistas
  • Audrey Taguti acumula 41 anos de experiência e trabalho em Educação. É formada em Magistério e Pedagogia, possui pós-graduações em Psicopedagogia e Bilinguismo e é especialista em Alfabetização. É diretora pedagógica do Brazilian International School – BIS, de São Paulo/SP desde a fundação do colégio, em 2000.
  • Lena Cypriano atua há mais de 30 anos na área da Educação. É formada em Pedagogia pela Unicamp e possui especialização em Educação pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Com ampla experiência em docência e gestão pedagógica, trabalhou em diferentes segmentos da Educação Básica. Desde 2015, é diretora pedagógica do Colégio Progresso Bilíngue Cambuí, em Campinas/SP.
  • Renata Alonso é formada em Pedagogia e pós-graduada em Psicomotricidade, com mais de 15 anos de experiência em educação bilíngue. Sua grande paixão são as crianças bem pequenas, e seus estudos são voltados à primeira infância, crianças de 0 a 3 anos. Com um olhar atento ao desenvolvimento integral dos pequenos, Renata acredita, que essa fase da vida é crucial para a formação de indivíduos seguros, criativos e capazes de se expressar com confiança. Seu trabalho visa proporcionar um ambiente acolhedor e estimulante para o aprendizado, sempre com foco no cuidado e no afeto.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".