Pular para o conteúdo principal



Evandro Leitão apresenta balanço do 1º Semestre 2025 na CMFor



Prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão realiza balanço do 1º Semestre 2025, na reabertura do Legislativo Municipal.

Evandro destacou o cumprimento de ações como os Pelotões das Regionais, o Plano Fortaleza Inclusiva, o Trabalho Tá na Pista e a descentralização dos eventos culturais.

- Quando assumimos a Gestão, praticamente todas as obras estavam paradas, com raríssimas exceções. Hoje, temos cerca de 90 obras em andamento na Cidade. Estamos reestruturando os principais equipamentos públicos e já iniciamos a recuperação de praticamente toda a nossa Rede de Saúde”, destacou o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.


O prefeito Evandro Leitão, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Leo Couto, participou da reabertura dos trabalhos legislativos nesta sexta-feira (1º/8). Durante a sessão solene, Evandro apresentou um balanço das principais ações realizadas no primeiro semestre de sua gestão, com ênfase no cumprimento de metas do plano de governo e compromissos de campanha 
(fotos Beatriz Boblitz).

- Quando assumimos a Gestão, praticamente todas as obras estavam paradas, com raríssimas exceções. Hoje, temos cerca de 90 obras em andamento na cidade. Estamos reestruturando os principais equipamentos públicos e já iniciamos a recuperação de praticamente toda a nossa Rede de Saúde”.

- Em breve, daremos início à requalificação de toda a Rede de Assistência Social, com reformas nos CRAS, CREAS e demais unidades. Com planejamento, organização e, sobretudo, com a parceria da Câmara Municipal, vamos continuar trabalhando pela Fortaleza, que queremos: uma Fortaleza de todos", celebrou o prefeito.]

O prefeito ressaltou, que a principal pauta de articulação com o Legislativo no segundo semestre será a aprovação do novo Plano Diretor de Fortaleza, cuja fase de audiências públicas começa neste sábado (2/8).

- Esse Plano já deveria ter sido revisto em 2019, quando o último completou 10 anos. Agora, com a nova gestão, retomamos as discussões. Já realizamos as escutas territoriais com a sociedade civil para avançar nesse debate”, completou.


O vereador Leo Couto também celebrou a parceria entre a CMFor e a Prefeitura de Fortaleza ao longo do primeiro semestre e destacou a construção coletiva de medidas importantes para a cidade (foto Mateus Dantas).

- Nós tivemos pontos importantes e o que imperou foi o diálogo. O prefeito Evandro dialoga com a Câmara, não apenas com o presidente e os líderes, mas com todos. Isso foi de fundamental importância para aprovação de medidas como a extinção da Taxa do Lixo, a reforma administrativa e a questão da Fagifor.”

- Muito feliz em ver que estão sendo retomados os trabalhos na Câmara Municipal, junto aos colegas vereadores. Este é um momento importante. Hoje também realizamos o planejamento e definimos as metas para o segundo semestre. A ideia é que temas como tecnologia, inclusão e questões ambientais sejam pautas prioritárias nesse período”, concluiu Leo Couto.

Balanço do 1º Semestre 2025-Entre as ações já executadas, o prefeito Evandro Leitão destacou a implantação dos Pelotões das Regionais e o programa Trabalho Tá na Pista. Também foi ressaltada a descentralização dos eventos culturais e o início das atividades do Projeto Espaço Girassol, cuja primeira unidade será entregue ainda em agosto.

Outro ponto de destaque é o Plano Fortaleza Inclusiva, voltado ao enfrentamento das vulnerabilidades sociais no município. A estratégia reúne ações já em andamento estruturadas em oito programas intersetoriais.

Saúde-Será iniciada a reforma de 87 postos de saúde e de todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo a criação de uma unidade infantil e o funcionamento 24 horas de um CAPS geral.

Serão reabertos 274 leitos na Santa Casa, e já foram entregues 66 novos leitos no IJF. Os hospitais da Mulher e Nossa Senhora da Conceição também passam por reestruturação. Mais de mil novos profissionais serão incorporados à Rede, que ainda contará com ampliação de convênios e modernização de exames.

Educação-As escolas da Rede Municipal passam por um processo de reestruturação, com reajuste salarial para professores, ampliação do parque climatizado, novo cardápio escolar com mais proteínas e introdução do “pratinho” às sextas-feiras

Foram criadas 2.500 novas vagas em creches e Centros de Educação Infantil (CEIs). Estão previstas, em agosto, três novas inaugurações de CEIs. Também será lançado concurso para novos fardamentos.

Segurança-A Segurança Pública foi reforçada com a nomeação de 254 novos guardas municipais e a implantação dos Pelotões das Regionais. Também houve aquisição de armamentos e a inauguração do Centro Integrado de Segurança de Fortaleza (Cisfor).

Infraestrutura Urbana-Com o programa Trabalho Tá na Pista, a cidade passa por um processo de recuperação de 800 mil metros quadrados de asfalto, além de serviços de drenagem e mutirões de limpeza em canais, lagoas e vias de grande fluxo.

Cidadania-Foram promovidos 103 encontros com comunidades em 73 bairros da cidade. Também foram estruturadas novas secretarias: da Mulher, de Proteção Animal e de Relações Comunitárias.

O programa de aluguel social foi ampliado em 60%, com reforço na atenção à população em situação de rua. Estão em andamento a construção de 2.984 novas moradias e melhorias em mais de 1.600 residências.

A Cidade da Criança, novo equipamento de lazer e cuidado, será inaugurada em agosto e integrará o projeto de reordenamento do Centro da cidade, junto à reforma da Praça do Ferreira.

Entre os destaques, estão ainda o retorno do projeto Academia Enem, a realização de eventos internacionais como o Giro D’Italia e o Challenge Fortaleza, além da implantação do sistema de identificação facial no Estádio Presidente Vargas (PV).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

'Michael' tem Sessão antecipada na UCI

Anote na agenda: A Rede UCI abre a pré-venda para um dos filmes mais aguardados do ano: “Michael”, Cinebiografia sobre a vida e a trajetória de Michael Jackson. Além da estreia oficial, marcada para quinta-feira (23/4/2026), o público pode assistir à produção antes do lançamento, em sessões antecipadas nesta terça (21/4) e quarta (22/4/2026). No primeiro dia (terça-21), a Rede promove um Fan Event para reunir admiradores do artista em uma grande celebração nos cinemas. Os ingressos estão disponíveis no site e nas bilheterias. Nesta terça (21/4), feriado nacional de Tirantes, a partir das 20 horas, o Fan Event conta com ações especiais para o público. Os clientes poderão ganhar um pôster exclusivo do filme, em quantidade limitada. Quem for ao cinema de cosplay de Michael Jackson receberá um ingresso para voltar em outra sessão, e os fãs que gravarem um vídeo fazendo o moonwalk, caracterizados como o artista, e postarem em suas redes marcando a @ucicinemas, ganharão ingresso para sessões...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Futricas Cearenses-114 mil notícias

O Blog do Lauriberto atinge, nesta 4ª feira (30/4/2026), a marca de 114 mil notícias, em 15 anos. Uma média de: 7,6 mil notícias por ano. 633 notícias por mês. 21 notícias por dia.