Pular para o conteúdo principal



CMFor no Conjunto Ceará

Quem passou nesta sexta-feira (10/10/2025), pelo Polo de Lazer do Conjunto Ceará foi recebido com diversos serviços, com emissão de documentos, atividades educativas, vacinação, espaço de inovação e games, além de muitas diversão para as crianças. A programação integra a 2ª edição do “Nossa Casa é de Todos”, Programa da Câmara de Fortaleza que irá percorrer os bairros da cidade levando um pouco do dia a dia do Legislativo para perto da população.



Uma iniciativa que, para o estudante Weskley Ramalho, trouxe para perto de casa o serviço de emissão do título de eleitor, com a unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral, e da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), no Caminhão do Cidadão. 

- Fiquei sabendo do serviço pelo Instagram. Cheguei cedo e utilizei dois serviços: tirei a identidade e o título. O atendimento foi bom e rápido. Espero que tenha mais vezes, porque ajuda muitas pessoas que necessitam desse atendimento”.

O presidente Leo Couto (PSB) destacou a importância do evento para a população e agradeceu a todos os envolvidos no programa “Nossa Casa é de Todos”. Ele ressaltou o compromisso da Câmara de Fortaleza em aproximar cada vez mais o cidadão da Casa, fortalecendo o papel do vereador.



-Estamos aqui no Conjunto Ceará com diversos serviços, ontem tivemos uma sessão histórica aqui no bairro. Desde 2011, a Câmara de Fortaleza não saía da sua sede para fazer uma sessão ordinária. Um momento importante, porque nós conseguimos mostrar como funciona a Casa, mostrando que para que ela funcione tem o trabalho de cada vereador”, destacou Leo Couto.

Leo Couto enfatizou que a atual gestão tem trabalhado com planejamento e metas, o que permitiu que a Câmara se destacasse na inclusão e na tecnologia. Ele mencionou alguns exemplos, como a plataforma CMFOR 360, que permite o protocolo de proposições virtualmente, e o Espaço Evoluir para atendimento de crianças e adolescentes com TEA e síndrome de Down. O presidente Leo Couto também destacou que a Casa é uma das mais transparentes do Brasil, tendo alcançado os índices para o Selo Diamante em transparência.



- Sempre digo que nós, como Casa Legislativa, estamos falando dos exemplos de outras casas, mas não podemos só falar. A Câmara de Fortaleza hoje é exemplo exatamente por essas iniciativas que a gente vem fazendo ao longo do ano. Nas duas próximas edições estaremos levando a Casa do Povo para perto da população do Grande Pirambu e da Grande Messejana. Esperamos continuar realizando esse show de cidadania, entretenimento e lazer para a nossa população”, ressaltou o presidente.

Show de cidadania que foi comemorado pela moradora do Conjunto Ceará, Rosilene Freitas, que foi até a Central da Cidadania buscar atendimento no guichê do INSS, além de também utilizar o serviço do caminhão do TRE para emissão do título da filha.



- Eu vim fazer a minha identidade, mas não deu certo, por causa da minha certidão de nascimento, mas consegui o título da minha filha. E aqui no INSS vim solicitar a transferência do banco que recebo o meu benefício e já ficou agendado para quinta-feira na agencia do INSS”, compartilhou Rosilene Freitas ao falar da importância de ter perto de casa um evento reunindo diversos serviços.

Acesso à cultura e serviços-O Nossa Casa é de Todos tem dedicado também um espaço para a cultura geek, contando com a participação do Sana, além de disponibilizar sala de games e com projetos de inovação, como o stand de robótica e realidade virtual.



Para Rayron Moisés de 11 anos foi uma experiência única receber o projeto no seu bairro. Ele foi para o evento acompanhado do tio, Constâncio Igor, que destacou a importância de ter ações do poder público nas comunidades.

“Fiquei sabendo do evento e vim conferir e quando cheguei aqui e vi que tem muitos serviços e atividades para a população. Você pode tirar documento, brincar e se divertir. E isso é muito bom pra comunidade”, fala Constâncio Igor, ele estava visitando o espaço Sana e de games no evento.

Economia-
Para incentivar os empreendedores locais, o projeto conta ainda com uma feira. O espaço dispõe de estrutura para que os comerciantes possam expor e vender os seus produtos.

O “Nossa Casa é de Todos” tem levado os serviços da Central da Cidadania, Procuradoria Especial da Mulher, Escritório de Direitos Humanos Dom Aloísio Lorscheider e Ouvidoria, além de diversos parcerias com outros órgãos.

Os serviços seguiram nesta sexta-feira até as 17h, e das 16h às 20h, a programação seguirá com Economia Criativa, com feirinha e programação cultural.

No sábado (11), a programação completa — com serviços, feirinha, programação cultural — ocorre de 8 às  12 horas. A diversão fica por conta do André Vinícius, Jéssica Rocha e Pedrinho Ordep.

Todo o evento é gratuito e aberto à população.

Serviços Nossa Casa é de Todos
  • Documentos
  • Sindiônibus: Bilhete Único, Cartão do Idoso;
  • SPS: Caminhão do Cidadão, com serviços de emissão da 1ª via da Carteira de Identidade Nacional (CNI), Carteira de Trabalho Digital, CPF e orientações sobre o Seguro Desemprego;
  • AMC: Emissão de Credencial do Idoso para Estacionamento;
  • Etufor: Emissão do Bilhetinho e Carteira de Estudante;
  • Funci: Emissão de Certidão de Nascimento para quem nunca teve;
  • Enel: Solicitações para cadastro no baixa renda, parcelamento de débitos, ligações novas, troca de titularidade, religação, 2ª via;
  • Cagece: Atendimento em geral;
  • Prevmóvel do INSS: Orientações sobre aposentadoria e benefícios;
  • SDHDS: Cadastro Único e emissão do CIPTEA;
  • TRE-CE: Alistamento eleitoral, transferência de domicílio, revisão de dados, cadastramento biométrico, consulta à situação eleitoral e emissão da segunda via do títutlo.
Meio Ambiente
URBFOR: Doação de mudas;

Saúde
SMS: Aferição de pressão, vacinação, fiquei sabendo jovem e maquete de arboviroses;
Secretaria de Proteção Animal: Vacinação e consulta;

Orientação ao crédito
BNB: Crediamigo

Orientações jurídicas
Defensoria Pública: Consulta Processual, certidões digitais, orientação jurídica e ofícios pra gratuidade de certidões de nascimento e casamento;
Procuradoria da Mulher da CMFOR: ações educativas e assistenciais sobre violência contra a mulher

Espaços sensoriais, infantis e pets
Espaço Sensorial Evoluir:
Espaço Kids
Espaço Pet
Stand Sana, com Cosplay, batalha de rimas, games e robótica sustentável.
Com fotos de André Lima e Mateus Dantas.
Com informações de Adriana Albuquerque.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre jornalista Sarah Resende

 Morre a jornalista Sarah Resende, da Globo News. Foi editora sênior, roteirista e produtora de Podcast. Trabalhou também na Folha de São Paulo.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Ônix, Prisma, HB20 e Ka enfrentam escassez de peças originais

Líderes de roubo no país, Chevrolet Ônix e Prisma, Hyundai HB20 e Ford Ka enfrentam escassez de peças originais. Por dominarem ainda o setor automotivo, os furtos de carros a combustão ainda são superiores aos elétricos, embora estes últimos também estejam na mira do mercado ilegal de desmanches pelo valor da bateria, a peça mais valiosa e que pode atingir entre 50% e 80% do valor total do bem. Segundo o especialista Leonardo Mendonça, as peças mais visadas no Chevrolet Ônix e Prisma, Hyndai HB20 e Ford Ka são o catalisador, estepe, faróis, lanternas, baterias e módulos de injeção, além das rodas e pneus. Com o mercado de venda de automóveis usados em alta, com um crescimento de 10,7% em julho, totalizando 1.754.785 unidades, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), a expectativa é que o ano de 2026 encerre superior aos 18,5 milhões de transferências realizadas no ano passado. O acumulado neste ano já é de 10,8 milhões de u...

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...