Pular para o conteúdo principal



Consepre em Fortaleza

A pluralidade, a cooperação e o respeito foram reforçados como grandes propulsores do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre) na abertura do XIX Encontro, ocorrida na noite dessa quarta-feira (25/02) no Theatro José de Alencar (TJA), em Fortaleza. A cerimônia contou com homenagens e teve a presença dos presidentes dos Tribunais de Justiça estaduais, incluindo os Tribunais Militares.

O evento marcou o início dos trabalhos do Encontro, que se estende até a sexta-feira (27/2/2026). A programação dos próximos dias inclui palestras e reuniões com o objetivo de proporcionar trocas de experiências e construções coletivas para o fortalecimento da Justiça e garantia de uma prestação jurisdicional eficiente.

Durante a cerimônia, houve a leitura do extrato do Termo de Posse da Diretoria do Consepre. A nova gestão, que assumiu em janeiro deste ano, tem como presidente o desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). 

- O norte, que o Consepre vislumbra é o da cooperação por entender que, respeitadas as peculiaridades de cada Tribunal de Justiça, podemos edificar uma Justiça estadual mais homogênea em benefício de todos os jurisdicionados”, defendeu.

Participando virtualmente do momento, o ministro Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ressaltou a união entre as esferas do Judiciário no fortalecimento da integridade e imparcialidade da Justiça brasileira. 

- A separação entre magistratura federal e estadual é apenas para fins de mobilização judicial. Hoje, estamos todos conscientes de que pertencemos a uma união”, destacou.

O desembargador Francisco Oliveira Neto, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e ex-presidente do Consepre, evidenciou, que o grupo representa uma comunhão de soluções a partir de um debate amplo sobre problemas e situações comuns aos representantes da Justiça estadual. 

- É uma comunhão de problemas. E uma comunhão de soluções. Foi isso que eu encontrei no Consepre. E tenho certeza de que os Tribunais de Justiça dos Estados e os Tribunais da Justiça Militar que se somam a esse colegiado continuarão um espetacular trabalho”, pontuou.


Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e integrante da mesa diretora do Consepre no ano de 2025, o desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior reforçou a relevância da organização do Judiciário por meio do Consepre para garantir a participação e a escuta da Justiça estadual em todas as searas no âmbito do Judiciário.

- Valorizamos o serviço que prestamos e nos preocupamos com o funcionamento desse Poder, que atende a milhões de pessoas pelos fóruns espalhados no Brasil”.

Presentes na cerimônia de abertura no TJA:
  • Procurador-geral do Estado do Ceará, Rafael Machado Moraes.
  • Procurador-geral do Município, Hélio das Chagas Leitão Neto.
  • Procurador-geral de Justiça do Ceará, Herbet Gonçalves Santos.
  • Presidente do Tribunal de Contas do Ceará, Rholden Botelho de Queiroz.
  • Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, Christiane do Vale Leitão.
  • Vice-presidente da Associação Cearense de Magistrados, juíza Helga Medved.
O Encontro do Consepre em Fortaleza segue nesta quinta-feira (26) com programação no Hotel Gran Marquise, com painéis dos conselheiros do CNJ: Fábio Francisco Esteves, Ulisses Rabaneda e Silvio Amorim Junior. 

No último dia de evento, sexta-feira (27), haverá reunião com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin. Confira a programação completa AQUI.

Realizado quatro vezes ao ano, o Consepre ocorre em diferentes Estados do Brasil. Entre os objetivos do evento está estabelecer o diálogo com outras instituições, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os Tribunais Superiores, e compartilhar boas práticas de gestão a serem adotadas em todos os tribunais. Confira as fotos do evento clicando AQUI

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês