Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas-Pelos gaúchos

Chefs unem-se e realizam jantar beneficente em auxílio ao povo gaúcho.

No Cardápio, um jantar harmonizado com iguarias deliciosas, incluindo o irresistível Pressée de Cupim do Amado.






Vários restaurantes renomados de Salvador se uniram e nesta segunda-feira (20/5/2024), vão oferecer um jantar beneficente em prol dos gaúchos. No evento, que terá como ponto de encontro o restaurante Amado, a boa comida, a bebida e o bate-papo vão misturar sabor com solidariedade. Edinho, chef e proprietário do restaurante Amado, idealizador do evento, expressa sua perspectiva sobre a solidariedade aos irmãos do Rio Grande do Sul, vítimas de uma grande tragédia.

“O que nos torna humanos é exatamente a nossa capacidade de sentir empatia e de ajudar o outro. É isso que é humanidade. A hora que você vê uma situação com uma proporção dessa, com esse volume de gente, obviamente a gente tem que se mobilizar. Não dá pra ficar insensível a uma calamidade desse tamanho”, afirma. 

O jantar solidário custa R$ 550, com direito a um menu harmonizado, servido às 20h. Para participar, é necessário fazer reservas no número (71) 99231-4660. A expectativa é alta para o jantar, que reunirá grandes estrelas da gastronomia baiana. Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, do Grupo Origem (@restauranteorigem0, Kafe e Dante Bassi, do restaurante Manga (@mangarestaurante), Jose Morchon, do La Taperia (@lataperiasalvador), Danilo Fernandes e o próprio Edinho Engel, sócios do Amado (@restauranteamado) , esperam que a sociedade baiana se sensibilize com a ação solidária e se una para ajudar as vítimas da tragédia.

"Estou muito confiante de que teremos uma boa adesão. As vendas estão indo bem e estou esperando que Salvador apoie essa iniciativa", afirma Edinho

“Ficamos sempre muito felizes e honrados em cozinhar ao lado de chefs amigos, e mais ainda quando é para uma boa causa. Seria maravilhoso se conseguíssemos vender todos os ingressos, tenho certeza de que será uma noite incrível”, enfatiza Kafe Bassi, do restaurante Manga.

Durante o jantar, os comensais vão se deparar com o que há de melhor da gastronomia. Cada chef propôs um prato para compor o menu  O restaurante Amado vai oferecer o Pressée de cupim ao molho de vinho tinto com musseline de aipim e cebolas na brasa. Fabrício Lemos propôs uma entrada, equanto Kafe Bassi e Lisiane Arouca, as sobremesas. 

O menu completo é de encher os olhos e o estômago:  Sonho de vatapá, servido com  Chandon Brut Reserva; Olhete , caldo de lambreta, crispy de arroz,  azeite vermelho com  Sauvignon Blanc Vinicola Uvva; Socarrat, Chipiron de potera,  Tartare de camarão, Cecina de caballo de leon, gel de ponzu acompanhado de Chardonnay Familia Valduga Terroir; Timo frito, steak-tartar com ostra kirimurê, tucupi, tapioca e cogumelos, servido com La Linda Rose; Pressé de cupim ao molho de vinho tinto com Musseline de aipim e cebola na brasa com o delicioso Dom Candido Reserva Merlot. Já as sobremesas são Tangerina em texturas; mousse, farofa, bolo, granita e kefir com Viu Manent Late Harvest; sorvete de avelã com praliné caramelo, flor de sal e chocolate 75% e Viu Manent Late Harvest.

Edinho conta, com requinte de detalhes, para perturbar o juízo de quem ama uma carninha, as qualidades do Pressê de cumpim.

“O cupim, depois de cozido e prensado, adquire uma textura fibrosa devido aos fiapos. Por isso, é necessário contrapor essa textura com a suavidade e untuosidade do musseline de aipim. Ou seja, são duas texturas contrastantes complementadas pela crocância da cebola na brasa. São três texturas que se harmonizam entre si, e sabores que se complementam. A cebola na brasa possui um sabor delicado, suave e cremoso, com um toque adocicado, que se combina de certa forma com o purê de batata, intensificando o sabor da carne, proporcionando uma vibração e intensidade”.

E para você que, após ajudar o povo do Rio Grande do Sul, merece se premiar com uma das iguarias deste jantar histórico, embalado pela solidariedade, aqui vai a receita do Pressée de cupim, gentilmente cedida pelo querido Edinho e Danilo, do Amado.

Ingredientes:

  • 1 kg de cupim (cortado em 4 pedaços)
  • 10 g de sal
  • 75 ml de azeite de oliva
  • 100 g de cenoura (cortada em cubos grandes)
  • 200 g de cebola (cortada em cubos grandes)
  • 100 g de salsão (cortado em cubos grandes)
  • 100 g de tomate (cortado em cubos grandes)
  • 5 g de alecrim
  • 50 g de alho
  • 250 ml de vinho tinto
  • 150 g de polpa de tomate

Para a Musseline de Aipim:

  • 600 g de aipim (descascado, sem o miolo e cortado em cubos grandes)
  • 250 g de creme de leite fresco
  • 100 g de queijo parmesão
  • 150 g de manteiga

Para acompanhar:

  • 200 g de mini cebolas

Modo de preparo: Corte o cupim em 4 pedaços e tempere com sal. Em uma panela muito quente, coloque um pedaço de cada vez e sele todos os lados da carne. Retire a carne e reserve e repita o processo com todos os pedaços.

Na mesma panela ainda bem quente, acrescente todos os legumes já cortados e refogue até que fiquem dourados. Em seguida, adicione o alecrim, a polpa de tomate e o vinho tinto. Cubra com água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 4 horas, até que esteja desmanchando. Reponha a água sempre que necessário.

Retire o cupim, desfie ainda quente e coloque em uma assadeira. Cubra com filme plástico e coloque outra assadeira de igual tamanho por cima. Na segunda assadeira, coloque peso para compactar toda a carne. Em seguida, refrigere completamente. O importante é colocar bastante peso e só retirar quando formar um bloco único. Corte esse bloco em cubos.

Coe o caldo que sobrou na panela e reduza até virar um molho encorpado. Se necessário, acerte o sal.

Para o musseline, cozinhe bem o aipim até quase desmanchar. Em outra panela, aqueça o creme de leite e a manteiga. Leve tudo para o liquidificador e bata junto com o parmesão até que fique bem liso. Acerte o sal, se necessário.

Para fazer a cebola na brasa, acenda um braseiro e disponha as cebolas por aproximadamente 15 minutos com a chama baixa, até que a cebola esteja completamente cozida e levemente defumada. Descasque e corte ao meio, tempere com sal e azeite.

Antes de servir, aqueça em fogo baixo a musseline e o molho de vinho tinto. Pincele os cubos de cupim com o molho e leve ao forno baixo por 15 minutos.

Com informações de Isabel Oliveira.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...