Pular para o conteúdo principal



Futricas Gastronômicas

 


Licuri: A ancestralidade do sertão ganha o mundo em forma de biscoito

O coletivo de mulheres levará a iguaria para a Feira da Cúpula do G20 Social, realizada no Rio de Janeiro nesta 

"Eu sou eu, e licuri é um coco pequeno." Nos ditos populares do Nordeste, o licuri, ou ouricuri, como é conhecido o coquinho, é o fruto da palmeira nativa do bioma Caatinga, comum em áreas semiáridas do Nordeste brasileiro. A frase pode ter vários significados. Algumas interpretações e análises da versátil e pequena amêndoa podem ser compreendidas como uma metáfora para algo que tem valor e resistência.

Sujeita a inúmeras interpretações, a frase se ajusta a um grupo de mulheres, incluindo um homem, que descobriram no coquinho uma fonte saudável de sobrevivência. Essas pessoas, que convivem com o produto alimentício há uma vida inteira no coração nordestino, hoje lançam um olhar diferente para o fruto, que se tornou símbolo de esperança em meio às adversidades.

“A gente começou a participar de feiras de Economia Solidária e lá, nessas feiras, a gente via a demanda do povo querendo um produto light, diet. Eu chegava para as meninas e falava que a gente precisava ter um produto diferenciado, que todo mundo pudesse ingerir, principalmente aquelas pessoas que têm problemas de saúde. Foi daí que surgiu o biscoito de licuri, zero glúten, zero lactose”, conta Edinolia Cerqueira Almeida, integrante do coletivo de mulheres da Associação Comunitária dos Barretos.

O biscoito de licuri é feito pela Casa de Biscoito, no povoado de Barretos reunindo essas pessoas nativas, que, cheias de esperança, veem no produto um grande potencial. A pequena amêndoa se transforma em biscoitos doces e salgados. Mas até que tivessem consciência sobre o potencial do produto, passou-se um bom tempo. Tudo começou em 2011, com a confecção de biscoitos de várias frutas regionais, incluindo o licuri, mas com uma receita diferente. Porém, há 3 anos, o biscoito de licuri vem passando por um processo de valorização da marca, com receita diferenciada, que atendesse a um mercado em contínuo processo de transformação.

“Vai ser um produto diferenciado no mercado. A gente tá muito ansiosa com o lançamento desses produtos, o biscoito de licuri, o doce e o salgado. E a gente vai ganhar o mundo com esse biscoito! Olha o quanto esse coquinho tem benefícios! Não é só para fazer biscoito, faz biscoito, faz bolo, faz cocada. Ele tem vários nutrientes, é um produto bem conhecido e rico, viu? Muito rico.” conta Edinolia, bem entusiasmada!

Não é à toa que as meninas debulhadoras de licuri estão tão entusiasmadas com o processo de valorização dos biscoitos, que trabalha com ancestralidade, como diz a nutricionista Veranubia Mascarenhas. A profissional, que trabalha com sustentabilidade e empreendedorismo, foi convidada pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) de Pintadas, que tem caráter comunitário, para ajudar o grupo de mulheres, prestando consultoria na produção dos biscoitos de licuri, desenvolvidos com ingredientes saudáveis.

“Pensando em sustentabilidade, o licuri nos conecta com a vida porque ele é um produto ancestral. Então, ele é cheio de compostos bioativos; melhora a nossa saúde como um todo pela sua quantidade de compostos bioativos. Ele tem fósforo, tem magnésio, tem ferro, tem manganês. Na parte da polpa tem beta caroteno em uma quantidade bem interessante. Ele tem proteína. Tem 11% de proteína em 100 gramas. Não é uma grande fonte de proteína, mas é uma fonte boa de proteína. Ele tem cálcio”, explica.

Veranubia enaltece o licuri como um dos alimentos com nutrientes mais ricos e reforça sua importância, lembrando que, além de tecnicamente perfeito, o coquinho faz parte das melhores lembranças afetivas para quem foi criado em meio às palmeiras no bioma Caatinga.

“A nossa natureza quer alimentos conectados com a terra, porque eles terão muito mais nutrientes, isso acaba promovendo e resgatando o nosso fazer, resgatando o nosso saber, resgatando o nosso sabor, coisas que estão lá nas nossas memórias afetivas. A minha infância foi muito conectada com o licuri. Minha mãe fazia uma maxixada com leite de licuri que era incrível“.

“A gente tem visto por aí pelo Brasil, em alguns lugares, a valorização do licuri. Então, é um resgate. Eu acho que a gente está, assim, olhando para a sustentabilidade, olhando para a segurança alimentar e nutricional, olhando para a soberania”, enfatiza Verarubia.

Aricurí, licurizeiro, nicurí, ouricurí e urucurí são outras denominações da espécie, que leva o nome científico de Syagrus coronata.

Aricurí, licurizeiro, nicurí, ouricurí e urucurí são outras denominações da espécie, que leva o nome científico de Syagrus coronata. | Foto: Biscoito de Licuri / Divulgação

Solange Paixão, coordenadora geral do Cesol da Bacia do Jacuípe, reforça a importância cultural do licuri. “Cada produto nosso tem uma história, um arranjo cultural. No caso do licuri, estamos preservando a cultura de mulheres que se reúnem para catar o coquinho,” pontua, lembrando que o licuri é considerado "ouro verde do sertão".

A cultura está mesmo nas entranhas dessas mulheres que catam coquinho com a leveza necessária para a produção de um biscoito cada vez mais querido e aceito no mercado. Segundo Edinolia, a etapa mais deliciosa é o debulhar, quando o grupo se senta para cantar e retirar a casca do coquinho de forma artesanal.

“É muito divertido, viu? Quando a gente vai catar o licuri, nós vamos para os pés com a foice e o balde, porque eles caem. Eles dão o cacho e caem. Ele é muito trabalhoso, a gente vai para os pastos, para as roças, catar os licuri. E isso vem da natureza. Com tanto sacrifício, com tantos desafios, mas a gente está ali firme e forte, não desanima. A gente gosta muito de fazer isso. E depois você quebra ele, depois você tira a casca, todo mundo soltando gargalhada, fazendo graça. É muito bom, é muito bom, viu?”

Vamos então para a parte gostosa com a receita de biscoito de licuri de Edinólia e suas amigas debulhadoras.

Biscoito de Licuri-Ingredientes:

  • 200g de licuri levemente tostado e triturado
  • 50g de óleo de licuri tostado
  • 100g de ovos
  • 100g de rapadura ou açúcar mascavo ou açúcar demerara
  • 250g de água
  • 300g de farinha de arroz fina
  • 200g de amido de milho
  • 200 de manteiga
  • 500g de fécula de mandioca
  • 1 colher sopa de psyllium
  • 1 colher chá de goma xantana
  • 2 colheres sopa de raspas de laranja

Modo de fazer:

*Numa tigela , misture todas as farinhas, o açúcar , o psyllium e a goma xantana. Misture bem todos os ingredientes e reserve;

*No liquidificador, adicione o licuri, o ovo, as raspas de limão, o óleo de licuri e a água. Liquidificar até ficar bem homogêneo ;

*Pré- aqueça o forno a 180 C( MÉDIO )

* Misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea e consistente; modele os biscoitos ;

*Leve ao forno para assar por 20 minutos.

*Guarde em pote de vidro quando estiver totalmente frio.

@isabel _qoliveira

belaoliveira2729@gmail.com

Isabel Oliveira ( facebook)

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre professor Campelo Costa

Informa o professor Evaldo Lima: - Moção de Pesar - Antônio Carlos Campelo Costa - Lamento profundamente o falecimento do arquiteto e urbanista Campelo Costa, talento e nome fundamental nas artes visuais e nas soluções arquitetônicas do País. Nosso último encontro foi na abertura da Exposição 'Traços de um Percurso Artístico', em comemoração aos 50 anos da sua primeira Mostra Individual realizada em 1968. Para além da Mestre respeitado, Campelo era um amigo querido. Potência, alegria, boêmia, amizade, talento e rebeldia. Minha solidariedade aos familiares, alunos e amigos. Meu abraço especial ao professor Campelo Júnior e sua linhagem, orgulhos do Campelão, Mariana, Fred, Álgea, Anderson. Que tempo triste em que nos despedimos de quem a gente respeita e quer bem. Obrigado, Mestre Campelo! CAU - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) informa com pesar o falecimento nesta terça-feira (3 de maio de 2022), aos 83 anos, em Fortaleza, do arquiteto e urbanista Antônio...

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (8/12/2024), para: Ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Rolim Carneiro (foto). 83 anos de Maria Conceição. 72 anos de Coronel Azim. 63 anos de Tereza Maria Pachêco. 46 anos do jornalista Oswaldo Scaliotti (foto com família). Alex Sandro Paiva. Flavio Cavazelle.

'Trailer da Esperança' leva Atendimento Médico Gratuito para Caucaia

Neste sábado (26), a partir das oito da manhã, os moradores do Distrito de Catuana,  em Caucaia receberão Atendimento Médico Gratuito. A iniciativa faz parte do Projeto 'Trailer da Esperança', uma unidade móvel equipada com consultório médico, coordenada pelo  diretor do Centro de Nefrologia de Caucaia (CENEC),  nefrologista doutor Moisés Santana (fotos). O objetivo é levar para a população mais vulnerável atendimento médico clínico geral, além de especializado nas áreas de Nefrologia e Otorrinolaringologia. “Queremos trabalhar nas comunidades, principalmente, a prevenção. Como nefrologista, quando falamos da Saúde dos rins, por exemplo, temos que atentar para os primeiros sinais que o organismo dá com relação à doença. A maioria dos pacientes em tratamento começou com sintomas de doenças como Pressão Alta e Diabetes, até que o quadro foi evoluindo para Insuficiência Renal. Ou seja, cuidar da Saúde Primária é fundamental para evitar um problema maior...

Cinco bebês nascem no Réveillon 2020 na Maternidade do HRN

O nascimento dos primeiros bebês de 2020 na Maternidade do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Ceará, movimentou a equipe na virada de 31 de dezembro de 2019 para primeiro de janeiro de 2020.  Três meninos e duas meninas nasceram neste período. Gedson foi o primeiro bebê a nascer às 6h08 do dia 1°, seguido de Pedro Henrique às 10h33, João Lucca às 18h33, Maria Clara às 20h12 e Maria Valentina às 23h34. Mãe do bebê número um de 2020, a dona de casa Girlândia Pinho de Souza, garante que o nascimento de Gedson foi uma grande alegria no início do novo ano. “Gostei muito do atendimento aqui. Os profissionais são muito prestativos e atenciosos”, completa. A dona de casa já era acompanhada pelo Pré-Natal do HRN desde o quinto mês de gestação em virtude de uma complicação de placenta prévia. O bebê nasceu prematuro de 34 semanas com 1.852 quilo e 46 centímetro e está internado no hospital. O bebê da professora Janaína Martins dos Santos também foi apressado. A e...

North Shopping Jóquei recebe Posto da Fujisan

Doar Sangue é salvar vidas e devolver a esperança a muitas famílias que precisam desse bem tão precioso.  Com esse objetivo, o North Shopping Jóquei recebe o Posto da Fujisan, desta quinta-feira (11) a sábado (13 de agosto de 2022).  Com a proximidade do Dia dos Pais 2022, neste domingo (14 de agosto), é um momento propício para pais e filhos aproveitarem e fazerem sua Doação juntos.  O local para a Doação de Sangue está instalado no Piso L2, ao lado da loja MR2. O horário de atendimento é das 13 às 20 horas. São requisitos básicos para Doação: Ter idade entre 16 e 69 anos. Idade máxima de 60 anos para a primeira Doação. Ter peso superior a 50 quilos. Estar em boas condições de Saúde e Alimentado. Menores de idade, entre 16 e 17 anos, também podem doar, mas devem estar acompanhados por um responsável legal. Homens podem Doar Sangue num intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro Doações por ano. Mulheres podem Doar Sangue num intervalo mínimo de três meses, n...