Pular para o conteúdo principal



Fórum Harmônicas

"A harmônica, ou simplesmente gaita, é um instrumento de raízes milenares, originário da China e alterado ao longo dos séculos XIX e XX no Ocidente. Hoje, a gaita tem uma forte representação no País e revelou grandes harmonicistas. Em busca de valorizar talentos nacionais e estimular a música, o Forúm Harmônicas chega a sua quinta edição, que será realizada nos dias 30 e 31 de julho e no dia 1º de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O evento reúne apresentações musicais e atividades de arte-educação, em uma proposta pioneira no País, com foco específico na gaita de boca (harmônica) e ênfase especial na música instrumental. Seis shows de talentosos músicos irão compor a programação, oferecida gratuitamente. Entre as atrações estão o cearense Diogo Farias, o pernambucano Jehovah da Gaita, o curitibano Benevides Chiréia Jr., o mineiro Marcelo Batista e os paulistas André Carlini e Sérgio Duarte. O Fórum também receberá doações de livros em bom estado que serão destinados à formação de bibliotecas.

O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído desde 2005 para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países. Na edição de 2008, o Fórum recebeu o norte-americano Rick Estrin e na de 2009 o holandês Wim Djikgraaf.

Trata-se de evento único no País, realizado em Fortaleza, com edições promovidas em 2005, 2006, 2007/2008 e 2009. É, conforme a lei municipal número 9.244, de 2 de julho de 2007, integrante do Calendário Oficial de Fortaleza, e, segundo a lei estadual número 14.679, de 14 de abril de 2010, integrante do Calendário Oficial do Estado do Ceará. O evento tem o apoio do Banco do Nordeste, Portal InvestNE, Servis Segurança, Câmara Municipal de Fortaleza, Diogo Farias Microfones Artesanais e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

- Programação Paralela

O Fórum Harmônicas 2010 leva à Fundação Raimundo Fagner profissionais da gaita de boca (ou harmônica) para ministrar oficina de música. A entidade atende comunidades da região limítrofe entre Fortaleza e Eusébio. De 26 a 30 de julho, cerca de 60 crianças e pré-adolescentes (de 8 a 12 anos) da Fundação terão curso gratuito de iniciação à harmônica. Os alunos serão divididos em duas turmas e alguns deles terão o primeiro contato com a música. As aulas serão realizadas das 9 às 11 horas, na própria Fundação (Rua Duarte Coelho, 1023 – Parque Itamaraty – Fortaleza).

A oficina aborda os fundamentos da música, contemplando aspectos básicos da teoria, e da gaita, com informações sobre execução e manutenção do instrumento. Os professores responsáveis pela oficina são Di Lennon Ribeiro e Rodrigo Bezerra, músicos e arte-educadores.

Já no dia 31 de julho serão realizados Workshops no Centro Dragão do Mar, a partir das 9 horas, com acesso do público mediante a doação de livros (um volume em bom estado por pessoa). Os exemplares serão repassados à Secretaria da Cultura do Estado, visando à formação de acervos em bibliotecas públicas. A apresentação dos temas será feita por artistas convidados, em interação com artistas locais.

Programação Completa

(sujeita a alterações)

*Shows (Centro Dragão do Mar):

Dia: 30/07 (Sexta-feira)

21 horas – Marcelo Batista
22h30 – André Carlini

Dia: 31/07 (Sábado)

21 horas – Diogo Farias
22h30 – Sérgio Duarte

Dia: 01/08 (Domingo)

20 horas – Benevides Chiréia Jr.
21h30 – Jehovah da Gaita

-------

* Oficina

Dias: 26 a 30/07 - Iniciação à harmônica para as crianças da Fundação Raimundo Fagner (Eusébio)

* Workshops (Centro Dragão do Mar)

Dia 31/07 (Sábado)

Manhã (ateliê do CDMAC)

9 horas – Gaita Groove – André Carlini

10h30min – Gaita, Uma voz Sublime – Benê Chiréia Jr.

Tarde (auditório do CDMAC)

14h – Gaita Blues – Sérgio Duarte

– Microfones e amplificadores para gaita - Diogo Farias

15h30min – Gaita Cromática – Jehovah da Gaita e Marcelo Batista

- Sobre a gaita

Nas décadas de 1940 e 1950, a gaita tornou-se popular no Brasil por intermédio de nomes como Edu da Gaita, Ronald Silva, Jehovah Tavares, Rildo Hora, Clayber de Souza e Ulysses Cazallas. Todos trabalham ou trabalharam diversas tendências da música, da clássica à popular, e a articulação entre os artistas já rendeu experiências como a Orquestra Harmônicas de Curitiba e a Troupe da Gaita (PR), grupos de expressão internacional. No Nordeste, focando nas manifestações de raiz, destacaram-se nomes como Tavares da Gaita (PE), falecido em 2009, que apenas aos 80 anos de idade lançou seu primeiro disco. Como Tavares, há um sem-número de harmonicistas competentes, vários dos quais esquecidos pela produção cultural em cidades pequenas do Interior, mas muito presentes na memória afetiva de seguidas gerações e marcadamente importantes para a preservação das raízes culturais da região. Atualmente, artistas como Flávio Guimarães, Gabriel Grossi, Victor Kenji Lopes, Pablo Fagundes, Jefferson Gonçalves, Benevides Chiréia Jr., Big Chico, Diogo Farias, José Staneck, Otávio Castro, Guta Menezes, Mariana Borsatto, André Serrano, Rodrigo Eberienos, Tiago Cerveira e Sérgio Duarte, representando do jazz ao chorinho, do blues à música nordestina, do rock aos gêneros do serrado brasileiro, do forró ao funk, fazem a gaita despertar atenção mais acentuada do público nacional.

Mais informações para a imprensa com:

Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 / www.caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Diego Benevides: (85) 8878.1405 / diego@caramelocomunicacao.com.br

Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 / karol@caramelocomunicacao.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...