Pular para o conteúdo principal



Mostra de cinema chileno na Caixa Cultural

Foto: Divulgação
Filme A Dança da Realidade (2013), de Alejandro Jodorowsky

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 1 a 6 de agosto, a Mostra de Cinema Chileno, que é parte do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O Chile é o país homenageado nesta edição do festival, que a cada ano contempla com uma mostra especial a cinematografia da nação agraciada.

A Mostra de Cinema Chileno exibirá obras de dois dos maiores nomes de todos os tempos do cinema desse país: Alejandro Jodorowsky, um dos cineastas vivos mais importantes da América Latina, e Raúl Ruiz, considerado o cineasta chileno mais importante da história. “Poder apresentar filmes de Alejandro Jodorowisky significa entrar no imaginário de um autor singular, que possui um universo hipnótico, permeado de símbolos, de loucura e de liberdade. Assim como Jodorowsky, Raúl Ruiz é outro gênio do cinema mundial, dono de uma linguagem única, fragmentada, com uma assinatura altamente particular. Ter algumas de suas obras em uma mostra em Fortaleza é um sonho pelo qual o Cine Ceará persegue há bastante tempo. Será uma experiência única poder assistir aos filmes desses dois mestres do cinema na tela grande”, diz Pablo Arellano, curador da mostra.

Alejandro Jodorowsky, 88 anos, é cineasta, ator, poeta, escritor de quadrinhos, peças e musicais, roteirista e psicólogo ou "psicomago". Ainda hoje faz filmes tão perturbadores quanto os dos anos 70. A mostra começa com a exibição de “O Topo” (1970). Nos outros dias serão exibidos “A montanha sagrada”, produção de 1973; “Fando e Lis”, seu primeiro longa, lançado em 1968; “A dança da realidade”, de 2013; e seu mais novo trabalho, “Poesia sem fim”, lançado em 2016.


Genealogias de um crime, do diretor Raúl Ruiz


O diretor Raúl Ruiz, falecido em 2011 aos 70 anos, teve uma carreira marcada por filmes cada vez mais surrealistas, irônicos e experimentais. Ruiz transformou a gramática do cinema e fez história ao afirmar que “cada plano é um filme em si mesmo". Prolífico, intelectual, enigmático e popular, o cinema de Ruiz carrega um fluxo desenfreado de imagens, numa espécie de labirinto. Dirigiu mais de 100 filmes em vários idiomas. Dele, a mostra exibe: “A província reta”, de 2007; “O tempo redescoberto”, de 1999; “Três vidas e uma só morte”, de 1996; e “Genealogias de um crime”, de 1998.







Cinema Chileno Contemporâneo:

Como me dá na telha II (2016)
A programação contará ainda com uma mostra do Panorama Chileno Contemporâneo, destacando quatro obras de três diretoras premiadas nos mais prestigiosos festivais internacionais, como Cannes e Rotterdam. São elas, Maite Alberdi (“As crianças”, 2016), Marcia Tambutti (“Allende, meu avô Allende”, 2015) e Dominga Sotomayor (“De quinta a domingo”, 2012, e “Mar”, 2014). Outro nome da atual cinematografia chilena presente na mostra é Ignacio Agüero. Dele será exibido “Como me dá na telha II” (2016).  

Neste recorte contemporâneo será exibido também “Glória”, de Sebastián Lelio, o curta “Adeus”, de Leopoldo Muñoz, o primeiro filme de Pablo Larraín, diretor chileno mais conhecido da atualidade: “Tony Manero” (2008). Esta exibição será acompanhada da Master Class "O Cinema de Pablo Larraín", com Ernesto Garrat, jornalista e crítico de cinema chileno, especialista na obra de Larraín.

"Traçar um panorama do cinema chileno contemporâneo é difícil, porque é algo que cresce a passos largos. Mas há algo em comum no trabalho de Maite Alberdi, Marcia Tambutti, Dominga Sotomayor e Ignácio Agüero: é a forma delicada e humana de como os personagens de cada filme são tratados. Queríamos também dar espaço ao documentário na seleção do cinema contemporâneo chileno”, explica Pablo.  

Na abertura da Mostra de Cinema Chileno acontecerá uma Master Class sobre “Raúl Ruiz e o Cinema Chileno Contemporâneo”, conduzida por Régis Frota, professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC). Na ocasião, ele apresenta o livro “Memória e Silêncio no Cinema Chileno”, de sua autoria.

A Mostra de Cinema Chileno marca o início do 27° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema, cuja abertura oficial será no dia 5 de agosto, no Cineteatro São Luiz, e se estenderá até o dia 11, numa promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, via Secultfor, e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Programação:

Terça-Feira, 01/08
15:00 - Apresentação da Mostra
16:00 - Apresentação de Livro + Master Class de Régis Frota – Raúl Ruiz e o Cinema Chileno Contemporâneo
19:00 - O Topo / El Topo, de Alejandro Jodorowsky. 1970. 120min. 14 anos.
Quarta-Feira, 02/08
15:00 - Como me dá na telha II / Como me da la gana II, de Ignacio Agüero. 2016. 86min. 12 anos.
17:00 - As crianças / Los niños, de Maite Alberdi. 2016. 80min. 12 anos.
19:00 - A província reta / La recta provincia, de Raúl Ruiz. 2007. 160min. 14 anos.
Quinta-Feira, 03/08
15:00 - Allende, meu avô Allende / Allende, mi abuelo Allende, de Marcia Tambutti. 2015. 90min. 12 anos.
17:00 - A montanha sagrada / La montaña sagrada, de Alejandro Jodorowsky. 1973. 115min. 18 anos.
19:00 - O tempo redescoberto / Le temps retrouvé, de Raúl Ruiz. 1999. 169min. 14 anos.
Sexta-Feira, 04/08
15:00 - De quinta a domingo / De jueves a domingo, Dominga Sotomayor. 2012. 96min. Livre.
17:00 - Fando e Lis / Fando y Lis, de Alejandro Jodorowsky. 1968. 96min. 16 anos.
19:00 - Três vidas e uma só morte / Trois vies et une seule mort, de Raúl Ruiz. 1996. 120min. 14 anos.
Sábado, 05/08
14:00 - Master Class de Ernesto Garrat – O Cinema de Pablo Larraín
15:00 - Tony Manero / Tony Manero, de Pablo Larraín. 2008. 98min. 18 anos.
17:00 - Mar / Mar, de Dominga Sotomayor. 2014. 60min. 12 anos.
19:00 - A dança da realidade / La danza de la realidad, de Alejandro Jodorowsky. 2013. 133min. 16 anos.
Domingo, 06/08
15:00 - Glória / Gloria, de Sebastián Lelio, 2013. 110min. 14 anos.
17:00 - Genealogias de um crime / Genealogies d’un crime, de Raúl Ruiz. 1998. 118min. 14 anos.
19:00 – Adeus / Adiós, dLeopoldo Muñoz. 2017. 14min. 14 anos.
            Poesia sem Fim / Poesía sin fin, de Alejandro Jodorowsky. 2016. 128min. 16 anos.


Serviço:

Cinema: Mostra de Cinema Chileno
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 1 a 6 de agosto de 2017
Horários: ver programação
Classificação indicativa: ver indicação de cada filme
Ingressos: Gratuitos (distribuídos com 1h de antecedência, sujeitos à lotação do teatro)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Informações gerais | CAIXA Cultural Fortaleza:
(85) 3453-2770

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...