Pular para o conteúdo principal



Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Ceará participa de Evento da Cruz Vermelha

Após dois anos de criação da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a unidade policial especializada em investigar casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza será um dos destaques da Mesa-Redonda Virtual 'Desaparecimento de Pessoas no Brasil: Uma Realidade de Muitas Peças'.




O Encontro Remoto acontece nesta segunda-feira (31), das 14 às 16 horas, e é promovido pela Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para Argentina, Brasil, Chile, Uruguai e Paraguai. A Polícia Civil do Ceará será a única Instituição Policial do Brasil a participar do Evento.

A Mesa-Redonda acontece em meio ao Dia Internacional dos Desaparecidos, que é lembrado anualmente em 30 de agosto. Especialistas, autoridades e familiares de desaparecidos do Brasil abordarão diversas temáticas ligadas às causas, às consequências para as famílias e as iniciativas pelo País. Serão destinados dez minutos para a fala de cada convidado. Também haverá dois momentos para realização de perguntas sobre os temas apresentados pelos painelistas.

A titular da 12ª Delegacia do DHPP, delegada Arlete Silveira, será a única representante policial do Brasil a participar do evento. Ela fará um panorama breve acerca do trabalho policial desempenhado pelas equipes de investigadores da delegacia na busca de pessoas que desaparecem por inúmeros motivos em Fortaleza, além da relação com os parceiros que contribuem para as investigações de casos, assim como as estratégias de comunicação que a unidade especializada utiliza em perfis oficiais e verificados nas redes sociais, com o apoio dos usuários das Plataformas Digitais.

“É extremamente importante a participação de representantes da Segurança Pública nesse Debate sobre Desaparecimento de Pessoas. É uma forma de dar mais visibilidade ao tema, sensibilizando toda a sociedade para os desafios enfrentados, principalmente por familiares de pessoas desaparecidas. O 30 de agosto marca o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados, e atualmente é referência para todas as Situações de Desaparecimento de Pessoas”, pontua Arlete Silveira.

Histórico - Incluída dentro da estrutura orgânica do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a 12ª Delegacia do DHPP pauta suas ações na apuração policial e recebe colaboração de parceiros que atuam para solucionar os casos no menor tempo possível e visando à Proteção da Pessoa Desaparecida. A Unidade Policial foi instituída em julho de 2018, e de lá para cá, já solucionou muitos casos, que são atualizados semanalmente nos perfis oficiais da Delegacia. O Índice de Resolutividade da Unidade Policial ultrapassa os 60%.

Além das buscas contínuas das equipes do expediente e plantonistas do DHPP, a Unidade Especializada conta com apoio da:
  • Polícia Militar do Ceará (PMCE).
  • Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).
  • Perícia Forense do Ceará (Pefoce)>
  • Outras delegacias da Polícia Civil no Ceará e em outros Estados Brasileiros. 
A Unidade conta com outros atores estaduais, como o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), órgãos municipais, como as Guardas Municipais, Hospitais e Abrigos.

Há uma relação próxima e direta com a população no recebimento de informações, que são devidamente checadas pelos investigadores e contribuem na missão diária de encontrar parentes, amigos e desconhecidos.

A Delegacia utiliza Ferramentas Digitais desenvolvidas e gerenciadas pelas Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), como o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), o Sistema de Videomonitoramento e o Reconhecimento Racial.

Durante as buscas pelos Desaparecidos, as equipes policiais recorrem a informações sobre o trajeto do veículo automotor utilizado pelas vítimas, as imagens de Câmeras de Segurança e até mesmo com ajuda de algoritmos que traçam as características da foto do desaparecido com a pessoa encontrada, como foi o caso de um idoso que desapareceu e, Boa Viagem. Ele foi encontrado na Capital em situação de rua e com aparência bem diferente da foto apresentada pelos familiares.

Canais de Comunicação - A 12ª Delegacia do DHPP registra os casos de pessoas desaparecidas em Fortaleza e atualiza dois perfis oficiais e verificados mantidos nas redes sociais Facebook e Instagram. Por lá, os policiais civis da Delegacia atualizam periodicamente os casos investigados pela Unidade, com foto e informações sobre a última vez em que a vítima foi vista por parentes e amigos. 

Diariamente, os perfis recebem mensagens com informações sobre o paradeiro dessas pessoas. As imagens com as fotos também costumam circular em diversas outras plataformas on-line, contribuindo para disseminar a informação e a imagem do desaparecido.

Delegacia de Pessoas Desaparecidas - A Polícia Civil orienta a população que formalize os casos de Pessoas Desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação.

Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa., fornecer o máximo de informações possíveis sobre o Desaparecido e enviar uma fotografia recente.

A população pode colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.


Serviço
  • 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
  • Rua Juvenal de Carvalho, 1125 - Fátima-Fortaleza-Ceará.
  • Telefones: (85) 3257-4807 e (85) 99111-7498
  • E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br
  • Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Comentários

Postar um comentário


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...