Pular para o conteúdo principal



Harmônicas Brasil 2011


Blues, rock, jazz, country, MPB, samba, tango, reggae, gospel, erudito, bossa nova, chorinho, xote, baião. Todos esses estilos musicais e muitos outros podem ter a inserção da harmônica (gaita). E o som do instrumento vai tomar conta do anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de 25 a 27 de novembro, com o Fórum Harmônicas Brasil 2011.

“O evento, que está na sua sexta edição, procura aproximar a gaita de públicos mais amplos, extrapolar a regionalidade e levar a arte e a educação para comunidades do Ceará”, afirma o diretor artístico do festival, Diogo Farias. 

Cinco shows vão animar as três noites, com os paulistas do grupo Harmônicos, formado por Márcio Scialis, Geison Cezare e Little Will; os também paulistas Vitor Lopes e Melk Rocha; o baiano Luiz Rocha; e o consagrado gaitista pernambucano Rildo Hora. 

“O Fórum Harmônicas Brasil tem contribuído para a formatação de processos de inserção social e cultural fundamentados na música, observando princípios de circulação e promovendo a interação entre músicos cearenses e de outros estados e países”, completa Diogo Farias. 

O Fórum é o único evento com esse formato em todo o País e está nos calendários oficiais do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. A realização conta com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Prefeitura de Fortaleza, por intermédio da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), e o apoio do Portal InvestNE e Diogo Farias Microfones Artesanais.

Cursos
Para reafirmar os compromissos do evento com a música plural e de qualidade e com a arte-educação, tendo em conta o potencial de inclusão social que iniciativas assim representam, serão reforçadas algumas ações.

O Fórum Harmônicas Brasil 2011 vai proporcionar curso gratuito de gaita para iniciantes e avançados no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura na manhã de sábado, 26, a partir das 9h.

E mais uma vez na Fundação Raimundo Fagner (Rua Duarte Coelho, 1023 – Parque Itamaraty – Fortaleza), o professor Rodrigo Bezerra ministrará uma oficina de harmônica para 15 crianças, dos dias 21 a 25 de novembro. Os alunos vão se apresentar na abertura do evento. 

“No mês passado fizemos uma oficina com o apoio do Festival Canoa Blues, que se realiza em Canoa Quebrada anualmente. Cada um recebeu um instrumento para treinar em casa. Uma grande oportunidade de deixar a gaita entrar na vida delas”, conta Rodrigo Bezerra. 

Já o professor Di Lennon Ribeiro vai ministrar aulas de iniciação à harmônica para a mesma quantidade de crianças no Parque Santana, comunidade da zona sul de Fortaleza, no mesmo período.

Origem
A harmônica, ou simplesmente gaita, é um instrumento de raízes milenares, originário da China e alterado ao longo dos séculos XIX e XX no Ocidente. 

Nas décadas de 1940 e 1950, a gaita tornou-se popular no País por intermédio de nomes como Edu da Gaita, Ronald Silva, Jehovah Tavares, Rildo Hora, Clayber de Souza e Ulysses Cazallas.

No Nordeste, focando nas manifestações de raiz, destacaram-se nomes como Tavares da Gaita (PE), falecido em 2009, que apenas aos 80 anos de idade lançou seu primeiro disco. Como Tavares, há um sem-número de harmonicistas competentes, vários dos quais esquecidos pela produção cultural em cidades pequenas do Interior, mas muito presentes na memória afetiva de seguidas gerações e marcadamente importantes para a preservação das raízes culturais da região.

Atualmente, artistas como Flávio Guimarães, Gabriel Grossi, Victor Kenji Lopes, Pablo Fagundes, Jefferson Gonçalves, Benevides Chiréia Jr., Big Chico, Diogo Farias, José Staneck, Otávio Castro, Guta Menezes, Mariana Borsatto, André Serrano, Rodrigo Eberienos, Tiago Cerveira e Sérgio Duarte, representando do jazz ao chorinho, do blues à música nordestina, do rock aos gêneros do serrado brasileiro, do forró ao funk, fazem a gaita despertar atenção mais acentuada do público nacional.

Perfil dos músicos

Melk Rocha (SP) – Artista com trabalho voltado para o blues, é tem atenção especial para vertentes do gênero originárias de Chicago, com foco na obra de Little Walter. Inscreveu-se na história da gaita brasileira criando a indústria Bends Harmônicas, sediada em Ribeirão Pires (SP).

Harmônicos (SP) – Grupo formado pelos gaitistas Geison Cezare, Little Will e Márcio Scialis, vem ganhando espaços nacionalmente pelo apurado trabalho de pesquisa em gêneros que vão do country ao jazz, do pop ao samba, do chorinho à valsa. Os Harmônicos exploram gaitas antigas e possuem musicalidade eclética. Além da inusitada formação, só de gaitas, apresentam exclusivos arranjos para cada estilo de musica presente em seu crescente repertório.

Luiz Rocha (BA) – Professor de gaita em Salvador, é um dos nomes mais destacados do instrumento no Nordeste. A difusão da harmônica de boca tem o baiano Luiz Rocha como um grande representante. Autodidata, ingressou na música tocando violão no final dos anos 90, inspirado na country music do cantor norte-americano Alan Jackson. Em 1999 passou a tocar em bares e integrar bandas de country/rock como Os Mustangs e Winchesters, além de acompanhar durante anos o artista sertanejo Paulo Raio. Iniciando carreira solo em 2006, Luiz Rocha lançou seu primeiro álbum, Pise Fundo, do qual a faixa “Até Ontem” esteve entre as cinco finalistas na categoria “Show do Ano” no prêmio Bahia de Todos os Rocks ("Grammy" do rock baiano). Sua versatilidade lhe permite passear com a gaita em trabalhos de artistas de gêneros distintos.

Vitor Lopes (SP) – Aplaudido como referência no chorinho em São Paulo, vem desenvolvendo trabalhos com os grupos Trio Vira Latas e Chorando as Pitangas. Entre outras menções, merece a de ter promovido por meio da gaita cromática fusões entre as músicas brasileira e japonesa.
Rildo Hora (PE/RJ) – É um dos mais antigos dos gaitistas brasileiros em atividade. Integrou a primeira geração de artistas a fazer carreira profissional no País com a harmônica cromática. Ajudou a quebrar preconceito e responde pelo consequente reconhecimento da gaita como instrumento musical. Maestro, arranjador e multiinstrumentista, é hoje saudado como mestre por seguidas gerações de gaitistas e representantes de outros instrumentos. Rildo assina arranjos clássicos do samba, em composições de Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Dudu Nobre e outros, e da MPB, nas vozes de Maísa, Luiz Melodia, Elizeth Cardoso, entre muitos.
 

Programação Completa(sujeita a alterações)
 
*Shows (Centro Dragão do Mar):

Sexta, 25.11, a partir das 21h – Melk Rocha (SP) e Luiz Rocha (BA);
Sábado, 26.11, a partir das 21h – Vitor Lopes (SP) e Rildo Hora (PE);
Domingo, 27.11, a partir das 20h – Harmônicos (SP).

Entrada franca.

-------
* Oficinas - 21 a 25 de novembro

- Curso de harmônica para 15 crianças da Fundação Raimundo Fagner (Eusébio).

- Iniciação à harmônica para 15 crianças do Parque Santana.

* Workshops (Centro Dragão do Mar)- A partir das 9 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com acesso livre (a organização solicita de cada participante a doação de livros, de qualquer gênero, para compor bibliotecas públicas e de entidades do terceiro setor).
- Melk Rocha (SP) e Luiz Rocha (BA) – Gaita blues
- Diogo Farias (CE) – Amplificação e microfones


Mais informações para a imprensa com:                                                           
Caramelo Comunicação – (85) 3244.6728 / www.caramelocomunicacao.com.br
Jornalista Aline Pedrosa: (85) 8832.1254 / aline@caramelocomunicacao.com.br
Jornalista Karol Ximenes: (85) 8691.6728 / karol@caramelocomunicacao.com.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...