Pular para o conteúdo principal



Fala Eduardo Campos

O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) disse que as reformas política e tributária terão prioridade em seu eventual governo. Ele garantiu que não aumentará a carga de impostos e prometeu que, caso seja eleito, enviará ao Congresso na primeira semana de governo uma proposta de reforma tributária, focada na simplificação, na desoneração dos investimentos e das exportações e na eliminação da cumulatividade dos tributos.
Eduardo Campos foi o primeiro a apresentar suas propostas no evento Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência da República. Ao lado da candidata a vice-presidente Marina Silva (PSB), Campos elogiou a iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e contou que sua equipe se dedicou a estudar as Propostas da Indústria para as Eleições 2014, documento composto por 42 estudos feitos pela indústria em dez diferentes áreas para o próximo governo. O evento, aberto pelo presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, se estenderá até às 16h30 desta quarta-feira, na sede da CNI, em Brasília, e conta com a participação de 500 empresários.
"É uma excelente oportunidade para dialogar sobre as grandes questões nacionais. Precisamos urgentemente melhorar as condições para que as empresas concorram no mercado interno e externo. Nosso objetivo é contribuir para a consolidação de um país economicamente desenvolvido", disse Andrade. 
O empresário José Rubens de La Rosa, presidente da Marcopolo, responsável por apresentar parte das propostas da indústria a Eduardo Campos, destacou o próximo governante deve investir em uma governança voltada para a competitividade.
"Precisamos de uma governança de como podemos praticar importantes mudanças. É preciso, para o sucesso dessa agenda de governança, uma enorme liderança empresarial, a liderança do Executivo na definição de prioridades e no foco de resultados. Isso impacta transversalmente todos os ministérios", afirmou La Rosa.
Principais pontos da apresentação de Eduardo Campos aos empresários

• Indústria
"Desde 2010, a indústria brasileira efetivamente está estagnada. Essa é uma situação que exige uma reflexão muito mais profunda do que buscar responsáveis e culpados. Responsáveis somos todos nós, temos potencialidades, temos desafios que são antigos, conhecidos de todos nós, e temos desafios novos criados na conjuntura mais recente do país, por uma conjuntura macroeconômica que precisa ser revista."

• Reforma Tributária
"Na primeira semana de governo, vamos enviar ao Congresso Nacional a nossa proposta de reforma tributária, priorizar a votação no primeiro semestre de 2015, mobilizando a sociedade para que participe desse debate no Congresso Nacional. Mas vamos ter a visão clara de que a reformas não pode ser implementada imediatamente, no ano seguinte. Ela precisa entrar em vigor por etapas para dar segurança."

• Cumulatividade de Impostos
"Quando se fala em cumulatividade tem dois tributos extremamente importantes, o PIS/COFINS, que tem que ser uma ação mais imediata, e o ICMS. Vamos fazer com que não haja cumulatividade no sistema brasileiro. É possível ter um processo de transição. Zero em 2015 é impossível, mas precisamos desde 2015 reduzir até a implantação da reforma que vamos implantar."

• Desoneração da Folha de Pagamentos
"Houve um avanço na desoneração da carga sobre a folha, algo que foi iniciado por setores e segmentos. Precisamos fazer isso de caráter geral no conjunto da economia. A capacidade de diálogo com setores de trabalhadores e da indústria facilitará a criação de consensos que vão proteger o emprego."

• Reforma Política
"O padrão político de governança no Brasil esclerosou, faliu, não vai dar uma nova agenda de competitividade para a economia brasileira. O novo padrão político que se exige é um novo software que compreende o que acontece no mundo e o que é preciso para o Brasil ter um ambiente seguro para investir, que anime investidores, precisamos de uma governança assegurada por uma nova lógica política."

• Macroeconomia
"Precisamos passar segurança para o mundo e para o Brasil, de uma governança macroeconômica que tenha responsabilidade com os fundamentos, que valorize o longo prazo e o planejamento, o contrato, e que dê segurança para quem quer investir. Tem muita gente querendo investir no Brasil."

• Atuação do Banco Central
"O Brasil precisa de um Banco Central independente. O Brasil precisa desse gesto para recuperar o crédito que perdeu no mundo nos últimos anos."

• Produtividade
"Produtividade é o grande desafio de longo prazo. Ou a produtividade entra no centro do pensamento do governo, está na cabeça do presidente e está na lógica da administração pública, ou passa a ser programa setorial. E como programa setorial não tem êxito. Precisamos colocar o foco na produtividade e para tal é fundamental que façamos a agenda da produtividade do setor privado, do setor público, que passa por extensa discussão, que vai da educação, das regras do mundo do trabalho, da infraestrutura."

• Educação
"Outro desafio central é o da educação, que é tão destacado por essa casa, que tem uma grande contribuição através do Sistema S para a educação profissional. Vamos fazer o ensino integral valer para as pessoas dos mais variados recantos desse país, a educação de qualidade, a educação profissional e a formação nas nossas engenharias. Precisamos ultrapassar a dificuldade de formar técnicos e tecnólogos para áreas muito importantes ao desenvolvimento da indústria."

• Inovação
"Pesquisa e desenvolvimento no Brasil nos últimos anos não andam bem. Tivemos avanços, mas retrocedemos no percentual de pesquisa e desenvolvimento em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Estagnamos nos incentivos da Lei do Bem. Aí inventam a Embrapii, que não sai do papel. Precisamos ter política de estado para inovação. Incentivos que precisam ser revistos na Lei do Bem para serem incentivos mesmo."

• Relações Exteriores
"Precisamos voltar a discutir a nossa pauta de relação com os parceiros mais maduros do Brasil, como os Estados Unidos, a Europa, a China. Precisamos destravar o Mercosul, não podemos ficar condicionados. Isso é fácil, porque é uma decisão do conselho de ministros para fazer negociação em dois tempos. O mundo está fazendo acordos bilaterais em sequência e o Brasil pode ficar com o comércio exterior extremamente limitado se não tomar essa iniciativa fundamental para retomada, inclusive, da nossa indústria."

• Infraestrutura
Sabemos quais são os projetos, temos planos de logística, sabemos quem sabe fazer, o que falta é uma palavra mágica, que é gestão. Capacidade de acompanhar até o fim, não é simplesmente começar. Tem que fazer projeto de qualidade, licenciamento, monitorar, e entregar efetivamente. Temos de fazer parcerias público-privadas, concessões com segurança jurídica para quem vai investir."

• Mobilidade Urbana
"As pessoas passam quatro, cinco horas dentro de um ônibus. Esse investimento em infraestrutura precisa ser considerado do ponto de vista da infraestrutura para a qualidade de vida nas cidades brasileiras. Não é só tratar da logística dos transportes e dos produtos, mas das pessoas, para o bem do país, da saúde pública e da produtividade."

• Reforma Trabalhista
"Não há nesse país como pensar em discutir as regras e o mundo do trabalho tirando direito dos trabalhadores. Mas é possível fazer um diálogo tripartite, entre empresários e trabalhadores. O Brasil precisa discutir o marco regulatório da terceirização e é preciso ter coragem para fazer esse debate. O Brasil precisa garantir a segurança jurídica, a remuneração variável. É preciso valorizar a negociação coletiva."

• Licenciamentos e Regulação
"O Estado deve ser colocado a serviço da sociedade. Não pode ser um entrave, um complicador. Farei o provimento das vagas das agências reguladoras com um instituto de headhunter para ir buscar os melhores profissionais, para passar confiança. A regulação que passa confiança é uma regulação que anima os investimentos."

• Crise Econômica de 2008
"Pensávamos que era uma marolinha e estamos vendo o tamanho do desafio que está posto, de repensar qual é o desenvolvimento que queremos e que poderemos ter, qual a relação que vamos ter para dentro do Brasil com os agentes econômicos e para fora do Brasil, que inserção vamos ter na economia global, se refazendo, se reconceituando. O Brasil vive o desafio do desenvolvimento industrial não é de hoje."

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...