- Crato sedia amanhã, a primeira de uma série de oito conferências regionais sobre trabalho infantil, com a presença de representantes de 28 cidades da região do Cariri.
- O Ceará vai ser o primeiro Estado do país a realizar uma mobilização desse porte, com participação de estudantes, pais, assistentes sociais, educadores, profissionais de saúde, conselheiros tutelares e integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
- Ao todo, as conferências devem reunir cerca de 750 participantes.
- Com a iniciativa, o Ministério Público do Trabalho no Ceará (MPT-CE) pretende debater e aprovar propostas para o plano estadual de prevenção e erradicação do trabalho infantil, a partir de cinco eixos estratégicos:
- 1) informação e mobilização;
- 2) identificação (dos casos de exploração) e busca ativa;
- 3) proteção social;
- 4) defesa e responsabilização
- 5) monitoramento.
- Além disso, em cada um dos encontros serão eleitos 40 delegados que participarão da conferência estadual a ser realizada nos dias 6 e 7 de junho, em Fortaleza.
- O encontro desta semana, no Crato, deve reunir mais de duzentos participantes.
- A articulação entre diferentes atores que integram o sistema de proteção à infância é estratégica para a redução dos casos de exploração.
- “A partir da experiência do Ceará, pretendemos expandir a iniciativa para outros estados até alcançarmos uma mobilização nacional”, antecipa o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima.
- Também estão confirmados encontros regionais com a participação de cidades da Região Metropolitana e Maciço de Baturité e do Centro-Sul e Inhamuns, nos municípios de Horizonte e Iguatu, respectivamente. Haverá mobilização, ainda, no Norte e Ibiapaba, Alto do Jaguaribe, Litoral Norte e Sertão do Ceará, com locais e datas a definir.
- Haverá também um encontro exclusivo para elaborar estratégias de combate ao trabalho infantil na capital cearense.
- Fortaleza ocupa hoje a 5ª posição entre as regiões metropolitanas do país que mais concentraram casos de exploração, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada no final de 2015.
- O levantamento – referente ao ano de 2014 – apontou mais de 46.700 crianças e adolescentes em situação de trabalho o que representa aumento de 13,35% em comparação ao ano anterior. Em todo Ceará, a pesquisa identificou 144.637 crianças e adolescentes de 5 a 17 anos ocupados.
- Segundo o Censo 2010, do IBGE, no Ceará o trabalho infantil apresenta-se, principalmente, em atividades rurais, no comércio e serviços, indústria de transformação e serviços domésticos.
- SERVIÇO
- I Conferência Regional Sobre o Trabalho Infantil do Cariri
- Data: 15/4
- Horário: das 7h30 às 16h30
- Local: Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Violeta Arraes Gervaiseau S/N
- Bairro São Miguel (quase em frente à faculdade de Direito – URCA)
Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...
Comentários
Postar um comentário