![]() |
Fotos: Divulgação |
Bosco Farias é deficiente visual e vem dar força ao movimento a favor da inclusão que o bloco tem feito durante o pré-carnaval. Com o tema A luta pelos direitos das pessoas com deficiência, a Onda Verde vem à público expressar solidariedade a todos os deficientes que têm seus direitos negligenciados pelo poder público e pela população. A ideia do grupo é chamar atenção de todos para uma temática muitas vezes esquecida e gerar a conscientização dos foliões presentes.
Além da presença do músico Bosco Farias, que vai acompanhar o bloco durante todo o cortejo, o público da Praia de Iracema também vai conferir a dinâmica de vivência, “imagine se fosse você”, realizada pelos ritmistas do bloco. Eles pretendem fechar os olhos com vendas para sentir um pouco do que é tocar um instrumento sem enxergar e mostrar a todos que nenhuma diferença é capaz de diminuir alguém. O objetivo também é “abrir os olhos” dos órgãos públicos e de toda a sociedade. A reflexão é a seguinte: Deficiente é o preconceito!
O bloco
O Bloco Carnavalesco Camaleões do Vila nasceu em 2010, a partir da ideia dos irmãos Rebeca e Tiago Nóbrega, donos de uma das casas de samba mais conhecidas da cidade, o Vila Camaleão, juntamente com familiares e amigos, que se inspiraram no crescimento do pré-carnaval em Fortaleza e quiseram dar sua contribuição para as festividades da cidade. Neste mesmo ano, deu-se início às organizações e ensaios do bloco.
Sempre com um tema social relevante, o Camaleões do Vila, carinhosamente chamado de Onda Verde pelos seus ritmistas, por suas habituais cores verde e branco, procura passar uma mensagem positiva e de reflexão para o público. Já foram escolhidos temas relacionados ao combate do tráfico de pessoas, drogas e animais. Em 2016, a bateria do Camaleões trouxe para avenida o tema da luta contra o câncer e carregando o lema “Mudamos de cor por uma boa causa”, fazendo alusão às cores do câncer de mama, câncer de próstata e infantil. Em 2017, o tema escolhido foi Os Talentos da Favela, onde foram homenageados vários personagens das comunidades de fortaleza que mostraram que na favela tem muita gente talentosa. Este ano, a proposta do bloco é lutar pelos direitos das pessoas com deficiências, trazendo o lema “Deficiente é o preconceito”, tentando gerar visibilidade para estas pessoas, chamando atenção dos governantes e da sociedade em geral para pessoas com qualquer tipo de deficiência, que apenas querem ter seus direitos respeitados.
Serviço
Pré-carnaval do Bloco Camaleões do Vila
Data: 26/01/18
Local: Praia de Iracema (Em frente ao Ideal Clube)
Concentração: 16h
Horário de saída do bloco: 17h
Serviço
Pré-carnaval do Bloco Camaleões do Vila
Data: 26/01/18
Local: Praia de Iracema (Em frente ao Ideal Clube)
Concentração: 16h
Horário de saída do bloco: 17h
Comentários
Postar um comentário