A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Limite Virtual, na manhã desta quarta-feira (24/1/2024), com o objetivo de instruir investigação acerca de vazamento ilícito da Prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão deferidos pela Justiça Federal em Sobral-Ceará.
Foram apurados indícios de Crimes de Divulgação Ilícita do Conteúdo de Prova do Enem em Redes Sociais, por um investigado, em Sobral-Ceará.
Após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep), foram realizadas investigações pela PF, tendo sido identificado o suspeito do Crime residente em Sobral. Há indícios de Divulgação Ilícita do Tema da Redação (Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil) referente ao Caderno Rosa no Enem 2023, ainda durante a realização do Exame.
As condutas do investigado podem configurar o cometimento, em tese, do Crime de Fraude em Certame de Interesse Público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão.
O nome da Operação Limite Virtual busca alertar as pessoas sobre os limites, que devem ser impostos nas Redes Sociais.
Com informações e foto da Comunicação Social da Polícia Federal no Ceará.
Comentários
Postar um comentário