Pular para o conteúdo principal



Exposição Pau de Arara em cartaz até 21 de abril na Biblioteca Unifor

 Unir a Fotografia e a Cultura do Nordeste, visando documentar e dar visibilidade, por meio de imagens, às mais diversas localidades do Ceará e do Nordeste.

Este é o principal objetivo do Projeto de Extensão Universitária Pau de Arara, que busca ainda despertar nos estudantes a importância da Cultura Regional. Em sua 18ª edição, a iniciativa realiza até domingo (21/4/2024), a Mostra Pau de Arara: Fotografia e Vivências–Ir perto para ver longe. A Exposição, que tem visita gratuita e aberta ao público, acontece no Hall da Biblioteca Central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

A Mostra contempla as melhores imagens produzidas na última edição do Projeto (foto Guilherme Alecrim). São exibidas 30 Fotografias feitas pelos alunos em dezembro de 2023, além de Fotografias dos curadores da exposição. 

Segundo o professor da Disciplina de Fotografia e coordenador do Projeto Pau de Arara, Jari Vieira, as Fotografias mostram a vivência dos estudantes, em dois dias por Nova Olinda e Juazeiro do Norte, no Cariri, e retratam a essência da Cultura do local em suas diversas formas de representação. 

Eduarda Gomes (foto), que cursa o 5º semestre de Publicidade e Propaganda, é uma das estudantes, que tem Fotografias expostas na mostra. Ela conta, que a Fotografia sempre foi uma paixão, e, com ações do curso, teve a chance de explorar mais essa área e, por meio do Pau de Arara, pôde aprimorar seu Portfólio com Fotografias de Valor Cultural. Eduarda Gomes relata, que, antes de iniciar a Graduação, nunca tinha imaginado participar de uma Exposição Fotográfica, mas, graças ao Projeto está tendo essa oportunidade. 

- A ideia de que pessoas de toda a Unifor, ou até de fora dela, poderão ver uma Fotografia feita por mim, feita com carinho e dedicada a capturar os detalhes daquela experiência, é algo gratificante. Além disso, compartilhar o momento de Exposição com os meus colegas de viagem tem um sentimento especial, pois nós vivenciamos juntos toda essa iniciativa e sabemos o quão foi incrível trabalharmos em algo que visa registrar a essência da região do Cariri”, destaca Eduarda Gomes.

Eduarda Gomes fala, que participar do Projeto foi uma experiência única, pois vivenciou momentos inesquecíveis. 

- No Roteiro, conhecemos a Fundação Casa Grande, brincamos e fotografamos as crianças e acompanhamos o cortejo de tradição popular, só no primeiro dia. Para mim, o projeto é tanto sobre Fotografia, como vivência. Pude sentir a alegria das pessoas e o orgulho de fazer parte daquela comemoração. Sinto que fotografei não só as belezas desses momentos, mas também o sentimento e a energia daquelas pessoas”, reforça Eduarda Gomes.

A abertura da Mostra, que tem curadoria da professora Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, e do professor Jari Vieira, aconteceu, no Auditório da Biblioteca. Na ocasião, houve fala do fotógrafo caririense Tiago Santana, diretor-presidente do Instituto Mirante de Cultura e Arte. Durante os dois meses de exibição, há vasta Programação Acadêmica e Cultural envolvendo a Exposição.

Projeto Pau de Arara: “A Fotografia sempre teve um papel de grande relevância nos cursos de comunicação da Unifor e também uma importante participação na formação acadêmica dos alunos, visto que a mesma está presente no dia a dia dos alunos tanto pessoal como profissionalmente”, afirma professor Jari Vieira. 

Com isso em mente e, após uma Visita Técnica promovida pelos cursos de comunicação à Fundação Casa Grande, em Nova Olinda, em 2002, logo após se tornar professor, nasceu em Jari, por ser natural de Juazeiro do Norte, a necessidade de produzir, para os estudantes dos Cursos da área da Unifor, algo semelhante, que unisse a Fotografia e a Cultura Nordestina. 

Motivado por esse desejo, Jari Vieira realizou, com os estudantes e professores da então Central de Fotografia do Núcleo Integrado de Comunicação dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo, passeio fotográfico pelo Centro de Fortaleza para que pudessem conhecer melhor as praças da região. 

- Na época, fomos eu e mais uns sete alunos em um sábado de manhã. Percebi que muitos não sabiam realmente o que era o centro da cidade, suas praças, suas ruas e suas peculiaridades”, relembra Jari Vieira.

Após a experiência, Jari Vieira conta, que observou, que:

- A Fotografia poderia ser instrumento, que levaria os alunos a não só guardar momentos, mas também conhecer novas Culturas, novas Etnias e, fundamentalmente, poderia levar a um autoconhecimento, conhecer quem você é e de onde veio”. 

Nascia, nesse momento, o Projeto Pau de Arara, criação coletiva, feita por professores e estudantes, coordenado por Jari Vieira desde a primeira edição. O nome da iniciativa, homenagem ao meio de transporte utilizado pelo Sertanejo, surgiu em 2004.

Atualmente, o Projeto de Extensão faz parte da programação oficial da Renovação da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, onde sempre é montada uma Exposição com fotos produzidas na edição anterior do Projeto, uma vez que tem como um dos seus objetivos devolver as fotos para o local onde elas foram feitas.

Além de produzir as fotos, os estudantes são responsáveis por montar a Exposição com as fotos da edição anterior do Projeto (Foto: Guilherme Alecrim)

Em cada edição participam em média 45 estudantes, mediante inscrição, prioritariamente dos cursos de Comunicação Social, mas aberto também aos demais cursos da Universidade. Colaboram com o Projeto três professores dos Cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. 

A Universidade a serviço da sociedade: Iniciativas como o Pau de Arara, reforçam a importância da interlocução com a comunidade para a formação acadêmica e humana dos estudantes. A Unifor já nasceu sobre o tripé Ensino, Pesquisa e extensão. Aos estudantes da Unifor sempre foram ofertadas oportunidades de engajamento em atividades de extensão, de modo voluntário, em diversos projetos de Responsabilidade Social da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária (Virex) ou mesmo compondo a carga horária prática obrigatória ou optativa de formação profissional nos diferentes Cursos de Graduação, por meio de Ações Comunitárias, Ligas Acadêmicas ou de Prestação de Serviços.


Para Adriana Helena, o Projeto Pau de Arara cria espaços coletivos de interlocução ao colocar estudantes e professores em uma ação extensionista em contato direto com as comunidades e com sua Cultura, permitindo a formação humana desses sujeitos, exercitando o protagonismo estudantil e o ensino participativo. A Educação é feita da cognição, mas, também de experiências, valores, emoções, que são desenvolvidas na vivências e experiências em comunidades oportunizadas pelas ações extensionistas.

- A Extensão Universitária é a confluência entre Universidade e Sociedade, numa articulação de saberes, em que se promove uma relação mutuamente transformadora, dialogando Ensino e Pesquisa por meio da Cultura, da Arte, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, buscando o desenvolvimento social e contribuindo com a formação dos alunos de forma engajada, proativa e empreendedora”, finaliza a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professora Adriana Helena.

Serviço

  • Exposição Pau de Arara.
  • Hall da Biblioteca Unifor.
  • Visitação até domingo (21/4/2024).
  • Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 7 horas às 21h55, e aos sábados, das 8 horas às 16h25.
  • Curadoria: professores Jari Vieira e Adriana Helena.
Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...