Pular para o conteúdo principal



Pesquisas da Fecomércio Ceará apontam aumento da intenção de compra

Pesquisas da Fecomércio Ceará apontam aumento da intenção de compra e estabilidade no endividamento em Fortaleza no mês de agosto.


O Comércio de Fortaleza tem mostrado sinais de aquecimento, impulsionado por um aumento na intenção de compra e estabilidade do endividamento dos consumidores no mês de agosto de 2024. Esse cenário é referente aos dados das pesquisas Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e Perfil do endividamento do consumidor em Fortaleza, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Fecomércio Ceará, que mostram que 42,4% dos fortalezenses têm intenção de fazer compras em agosto, enquanto o percentual de endividamento do consumidor da capital cearense chega a 75,3%.

Pesquisa de Índice de Confiança do Consumidor (ICC): A pesquisa Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do mês de agosto de 2024 aponta que a intenção de compra em Fortaleza subiu 1,3 pontos percentuais, passando de 41,1% em julho para 42,4% em agosto. Esse crescimento é superior ao observado no mesmo período do ano anterior, quando o índice era de 39,9%, e destaca a resiliência do consumidor fortalezense frente às flutuações econômicas.

Mesmo com o aumento na intenção de compra, houve, em agosto, uma leve retração no Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Fortaleza, que caiu 1,2% em comparação ao mês anterior, passando de 120,1 pontos em julho para 118,7 pontos em agosto.

O aumento na intenção de compra foi mais acentuado entre os homens (45,4%), especialmente na faixa etária de 25 a 34 anos (52,3%), e entre aqueles com renda familiar mensal entre cinco e dez salários-mínimos (51,9%). Entre os itens mais procurados pelos consumidores, destacam-se: artigos de vestuário (19,7%); televisores (18,7%); móveis e artigos de decoração (17,6%); geladeiras e refrigeradores (16,4%); máquinas de lavar roupa (14,1%); calçados (11,6%); aparelhos de telefonia celular e smartphones (10,8%); fogões (8,9%). O valor médio das compras foi estimado em R$ 631,93, reforçando a importância do consumo para o comércio local.

O estudo mostra otimismo em relação à situação financeira e ao futuro: 70,6% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano; 83,8% dos entrevistados acreditam que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual; e 60,7% dos consumidores entrevistados acreditam na melhora do ambiente econômico nacional nos próximos doze meses.

Perfil do endividamento do consumidor em Fortaleza: A pesquisa Perfil do Endividamento do Consumidor em Fortaleza revela que o endividamento dos consumidores de Fortaleza manteve-se estável em agosto de 2024, registrando uma taxa de 75,3%. Este resultado representa um leve aumento de 0,5 pontos percentuais em comparação ao mês anterior e ao mesmo período do ano passado, confirmando uma relativa constância nos índices de endividamento da capital cearense.

Dentre os endividados, a principal forma de dívida continua sendo o cartão de crédito, que representa 74,1% dos casos. Em seguida, aparecem financiamentos bancários (veículos, imóveis etc.), com 12,4%; empréstimos pessoais, com 10,7%; carnês e crediários, com 6,0%. A pesquisa apontou ainda que o índice de consumidores com dívidas ou contas em atraso permanece praticamente inalterado, com aumento sutil de 0,1%, passando de 21,0% em julho para 21,1% em agosto. Esse índice é ainda inferior ao referente ao do mês de agosto do ano passado ( 22,8%). O prazo médio de atraso nas dívidas é de 80 dias, sendo as principais causas o desequilíbrio financeiro e a necessidade de postergar pagamentos.

Apesar da estabilidade no endividamento, o comprometimento da renda familiar com o pagamento de dívidas ainda é significativo, representando 43,7% da renda média, embora tenha havido uma redução de 1,5 pontos percentuais em relação a julho de 2024.

O endividamento médio dos consumidores é de R$ 1.806 com prazo médio de oito meses para o seu vencimento total. A aquisição de alimentos a prazo é mencionada por 64,5% dos entrevistados como fator para o endividamento, seguidos do aluguel residencial (25,3%), compra de itens de vestuário (23,9%) e o pagamento dos custos de saúde (23,3%).

O estudo do IPDC/Fecomércio sublinha a importância do planejamento orçamentário para evitar o agravamento do endividamento. Segundo a pesquisa, 78,3% dos consumidores afirmaram que realizam um orçamento mensal e acompanham eficazmente seus gastos, prática que tem contribuído para a estabilidade do endividamento na cidade.

Cenário positivo e oportunidades para o comércio: Este cenário sugere que a disposição para consumir, especialmente entre os jovens e consumidores de maior poder aquisitivo, permanece robusta. A análise do IPDC/Fecomércio destaca que a movimentação no comércio de Fortaleza aponta para uma recuperação econômica em andamento, impulsionada pela melhora na situação financeira das famílias e pela confiança na continuidade desse progresso.

Frente a este panorama, o comércio de Fortaleza tem a oportunidade de fortalecer suas estratégias de venda, focando nos segmentos que demonstram maior propensão ao consumo. A expectativa é de que, ao alinhar suas ofertas às necessidades e expectativas dos consumidores, o varejo local contribua para um ciclo virtuoso de crescimento econômico na Região.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...