Pular para o conteúdo principal



Na XV Bienal do Livro do Ceará

Com 50 mil pessoas, segundo dia da Bienal Internacional do Ceará quebra recorde de público.

Debate sobre o novo PNLL, maratona de lançamentos e programação cultural intensa movimentam evento no Centro de Eventos do Ceará .

O segundo dia, neste sábado (5) da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizado neste sábado (5/4), foi marcado por um recorde histórico de público. Mais de 50 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos do Ceará, superando a marca registrada na edição de 2022 e consolidando o evento como um dos maiores encontros literários do país (foto Txai Mendes0.

Abrindo o ciclo de debates desta edição, o evento promoveu uma mesa redonda sobre o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) 2025–2035, com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e de diversos segmentos do setor de livro e leitura. Realizado na Sala Beatriz Nascimento, o encontro contou com Fabiano dos Santos, secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC; Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas; e Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará. A mediação ficou a cargo da jornalista Ivna Girão, coordenadora de Comunicação e Cultura do MinC.

O debate integra a Programação MinC e marca uma das primeiras ações do novo ciclo de escutas do PNLL, que já percorreu São Paulo, Porto Alegre e Recife. A programação continua neste domingo (6/4), das 9 às 12 horas, no mesmo espaço.

A Cena Literária Cearense ganhou destaque com uma maratona de lançamentos que reuniu 12 escritores locais, além de autoras convidadas de Pernambuco e da Paraíba. Os lançamentos aconteceram em diversos pontos da feira e contaram com sessões de autógrafos e a presença dos autores.

Outro momento importante do dia foi a inauguração do Espaço Cultura Alimentar, que retorna à Bienal pela terceira vez. O eixo temático destaca a relação entre o ser humano e a alimentação, valorizando as culturas tradicionais e os pequenos produtores. Segundo a moderadora Vanessa Moreira, a iniciativa reforça o pioneirismo do Ceará na promoção da cultura alimentar e na implementação de políticas públicas voltadas ao setor.

Já a Mesa da Curadoria, dedicada a debates com escritores ao longo de toda a programação, estreou com dois encontros de peso. Às 16 horas, a mesa "O que podem as palavras? Narrativas na contemporaneidade" reuniu os autores Afonso Cruz, Socorro Acioli e Andrea del Fuego, sob mediação de Sávio Alencar. Mais tarde, às 20 horas, a mesa "O fogo e a água: palavras em travessia" promoveu um potente diálogo entre a cordelista indígena Auritha Tabajara e a escritora Luiza Romão, com mediação da professora Suene Honorato, abordando oralidade, identidade e resistência através da literatura.

A Praça do Cordel também registrou grande movimentação e se destacou por uma das programações mais ricas da Bienal. Com atividades diárias das 10h30 às 20h, o espaço receberá nomes como o cordelista Bráulio Tavares, que ministra a palestra “Fantasia na Literatura de Cordel” na quinta-feira (10), às 15 horas, e o mestre Chico Pedrosa, referência da poesia popular, que se apresenta nos dois fins de semana do evento (5, 6, 12 e 13).

A estudante de Psicologia Clarissa Silva foi uma das milhares de visitantes do sábado e ressaltou a diversidade da programação. 

- Tem muita oportunidade de encontrar livros que a gente nem imaginava mais conseguir”, afirmou, após participar do lançamento do livro Mulher das Cavernas, de Lia Lira Oliver.

Com 188 estandes e expectativa de atrair mais de 400 mil visitantes ao longo de seus dez dias, a Bienal segue até domingo (13/4), celebrando a Literatura, a cultura e o encontro entre leitores, autores e editores.

Domingo (6) na Bienal! O terceiro dia da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará começa logo cedo, às 9 horas, com uma programação diversificada. Os visitantes poderão participar de feiras de livros e lançamentos, mesas-redondas, rodas de conversa, recitais, apresentações musicais, atividades voltadas para o público infantil e ações de visitação escolar.

Dentre os destaques da programação deste domingo (6), o espaço Literatura e Cultura Alimentar recebe, das 16 às 18 horas, a atividade “As receitas que não foram escritas”, com a participação da jornalista Izakeline Ribeiro e de Dona Luiza Santos, fundadora do projeto social Pratinho da Madrugada. A mediação será feita por Selene Penaforte, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB). A atividade ocorre no Pavilhão Térreo – Oeste.

Na Arena Henriqueta Galeno, das 14 às 15 horas, será realizada a roda de conversa “Como escrever um livro transformou a minha vida e como os projetos pedagógicos de enfrentamento à violência contra as mulheres podem transformar a sociedade”. O encontro contará com a presença de Maria da Penha, símbolo da luta pelos direitos das mulheres no Brasil, e da vereadora e procuradora da Mulher de Fortaleza, professora Adriana Almeida.

Já no Espaço Café Literário, às 19 horas, o público poderá assistir à apresentação “Cantar o Brasil”, com os músicos Carlinhos Patriolino e Ana Flora, encerrando a programação do dia com música e poesia no Pavilhão Térreo–Oeste.

Outro momento importante da Bienal será o lançamento do livro “Democracia e o exercício dos direitos culturais no Estado do Ceará – O Ceará em estado de conferência”, publicação que reúne dados e reflexões sobre a 4ª Conferência Estadual de Cultura do Ceará (CEC). O lançamento acontece também neste domingo (6), às 16 horas, na Sala 2 do Mezanino 2. 

Estarão presentes a secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; os coordenadores da 4ª CEC, Selma Santiago e Fábio Santiago; e as organizadoras do livro, Eliza Gunther e Diana Gomes. A mediação da conversa será feita por Leandro Maciel, coordenador de Políticas para as Artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).

A Bienal é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço

  • Bienal Internacional do Livro do Ceará 
  • 4 a 13 de abril, das 9 às 22 horas
  • Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 990-Edson Queiroz-Fortaleza.
  • Gratuito e aberto ao público.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...