A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) inaugurou, nesta terça-feira (24/6/2025), a Escola SESI SENAI de Referência Beto Studart, novo equipamento educacional da rede SESI SENAI Ceará, voltado à oferta de formação desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A entrega oficial da unidade foi marcada por cerimônia no SESI da Barra do Ceará, com a participação do presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante; do patrono da escola e ex-presidente da Federação, Beto Studart; e do presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior.
Entre as autoridades, estiveram o General de Divisão e Comandante da 10a Região Militar, Cristiano Pinto Sampaio; o Deputado Estadual Sérgio Aguiar; o Secretário Municipal da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar; o Secretário Municipal da Juventude, Júlio Brizzi; a Secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Secretaria da Educação, Jucineide Fernandes; o Presidente do Conselho Deliberativo do Ideal Clube, Amarílio Cavalcante; o Assessor Especial de Assuntos institucionais da Casa Civil, Walter Cavalcante; e o Presidente da Associação Comercial do Estado do Ceará, Erildo Pontes
Da Fiec, marcaram presença o Ex-presidente, Fernando Cirino Gurgel; o 1º Vice-presidente, Carlos Prado; o Vice-presidente, André Montenegro; a Vice-presidente, Roseane Medeiros; o Diretor Financeiro, Edgar Gadelha; o Diretor Administrativo, Chico Esteves; o Diretor Financeiro Adjunto, Carlos Rubens Alencar; o Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o Superintendente de Relações Institucionais, Sérgio Lopes; além de outros Diretores, Presidentes de Sindicatos da FIEC e convidados.
A nova Escola chega com foco na formação integral dos alunos e no fortalecimento da indústria, ampliando a oferta de ensino básico de excelência, alinhado às demandas do mundo do trabalho. Para isso, a unidade adota o modelo DNA STEAM - que estimula os alunos a investigar, descobrir, conectar, criar e refletir - e oferece ensino bilíngue, assim como disciplinas como robótica, empreendedorismo e práticas, que desenvolvem competências socioemocionais, cognitivas e digitais. Já a estrutura física conta com 21 salas de aula especializadas, biblioteca, quatro laboratórios, auditório, espaços maker, sala de robótica e áreas de lazer e convivência.
- A Escola SESI Jorge Alberto Vieira Studart Gomes não é apenas um novo equipamento educacional. É um símbolo, um testemunho concreto de que acreditamos, de forma incondicional, no poder transformador da Educação, na capacidade, que o conhecimento tem de mudar destinos, de abrir portas, gerar desenvolvimento e construir uma sociedade mais justa, mais próspera e mais humana”, destacou Ricardo Cavalcante durante a cerimônia.
O presidente da Fiec destacou o investimento efetivado para a implantação da unidade, que atende 1.200 alunos, e passa a integrar o complexo educacional SESI SENAI da Barra do Ceará. Ao todo, no complexo educacional, são atendidos 7.250 alunos, entre estudantes do ensino básico, da educação profissionalizante e dos programas de promoção da saúde.
Homenagem-Ricardo Cavalcante também prestou homenagem ao patrono da Escola, Beto Studart, enaltecendo a liderança empresarial e o compromisso social do Ex-presidente da FIEC. Segundo ele, conceder ao novo equipamento do SESI o nome de Studart é uma forma de eternizar a trajetória e o legado do cearense.
- Colocar o nome de Beto nesta escola é um gesto de gratidão da indústria cearense, dos seus amigos, da sociedade e das gerações, que, a partir de hoje, irão trilhar seus caminhos de aprendizado sob a luz do seu exemplo”, disse Cavalcante.
Presente na inauguração, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, destacou, que a Escola SESI SENAI de Referência Beto Studart reforça o papel do Ceará como exemplo nacional em educação de qualidade.
Modelo inovador-Paulo André Holanda, superintendente do SESI Ceará e diretor regional do SENAI Ceará, explica, que a metodologia utilizada na nova unidade perpassa várias áreas de conhecimento, unindo educação básica e profissionalizante e preparando os alunos para o mercado.

.jpeg)
- Bom dia a todas e a todos.
Há momentos em que a razão e a
emoção caminham lado a lado. / E hoje, / sem dúvida alguma, / é um desses momentos.
Estamos aqui reunidos / para
celebrar algo que vai muito além da inauguração de mais um prédio, / de uma mais
obra física. / Hoje, / nós celebramos a materialização de sonhos.
Sonhos, que foram cuidadosamente
desenhados e construídos, / e que, / a partir de agora, / irão se transformar
em oportunidades de futuro para inúmeras crianças e jovens, / que se unirão aos
outros milhares de alunos que cotidianamente são atendidos aqui, / no complexo
educacional do SESI SENAI da Barra do Ceará.
Para se ter uma ideia da dimensão
desse complexo, / além da escola que ora inauguramos, / com capacidade para
1.200 alunos; / o espaço acolhe uma unidade mantida pelo Estado, que atende a
1.200 alunos; / e outra do Município, para mais 850 alunos. / Ademais, / temos
toda a estrutura de promoção da saúde do SESI, / que atende a 3.200 alunos de
natação, hidroginástica, pilates e outras atividades afins. / E temos também, /
os diversos programas de qualificação profissional do SENAI, / com mais 850
alunos de cursos voltados para os segmentos de energia, calçados e automotivo.
São, ao todo, / 7.250 alunos que circulam por aqui cotidianamente, / se qualificando para a construção de uma vida digna e transformadora de suas realidades e da realidade ao seu entorno.
E não paramos por aqui, / nesses
dois dias, as duas Escolas SESI de Referência que estamos inaugurando, / exigiram
investimentos da ordem de mais de 32 milhões de reais. E ainda este ano, vamos inaugurar
outra escola no município de Horizonte, / com investimentos de mais 20 milhões
de reais, / que irá atender a mais 1200 alunos; / e mais uma escola em Caucaia,
/ para mais 1200 alunos com investimentos da ordem de 19 milhões de reais.
A Educação tem sido e continuará
sendo a nossa prioridade.
Portanto, hoje, / mais que uma
nova escola, / celebramos um conjunto de entregas à sociedade cearense. / E o
fazemos de uma forma simbólica.
A Escola
SESI Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, / não é apenas um novo
equipamento educacional. / É um símbolo. / Um testemunho concreto de que acreditamos,
/ de forma incondicional, / no poder transformador da educação, / na capacidade
que o conhecimento tem de mudar destinos, / de abrir portas, / gerar
desenvolvimento, / construir uma sociedade mais justa, mais próspera e mais
humana.
A Educação é, / para todos nós
que fazemos o Sistema FIEC, / muito mais do que uma missão institucional. / É
um compromisso de vida. / A expressão mais nobre da nossa responsabilidade
social, / da crença de que nenhuma sociedade cresce, / se desenvolve ou se
sustenta / sem que os seus cidadãos sejam devidamente preparados, não só para
os desafios do trabalho, / mas também para os desafios da vida.
Por isso, / quando investimos em
educação, / estamos construindo pontes, que conectam sonhos e realizações. / Pontes
que atravessam os abismos da desigualdade, / da falta de oportunidades e da
exclusão social, / e ligam o presente ao futuro.
A Escola que hoje entregamos à
comunidade da Barra do Ceará carrega, / em cada detalhe, / em cada espaço, / essa
visão, esse propósito.
E não podia ser diferente,
afinal, / ela se une a um complexo que tem forte atuação no segmento de
energias, com o Centro de Excelência em Transição Energética; / oferece o maior
polo de serviços para o setor automotivo do Norte e Nordeste; / e mantém
laboratórios de excelência para estudos do setor calçadista, / além inúmeros
outros serviços.
Essa Escola já nasce moderna, / inovadora, / e preparada para enfrentar os desafios de um mundo que se transforma a uma velocidade nunca vista. / Um mundo onde saber é fundamental, / mas saber fazer, / conviver, / empreender e, / sobretudo, / saber ser, / são competências indispensáveis.
Mais que um lugar de transmissão
de conhecimentos, / é um espaço de desenvolvimento integral, / onde os nossos
alunos serão convidados, diariamente, / a descobrir, / criar, / experimentar, /
refletir e se reconhecer como protagonistas da sua própria história.
Aqui, / adotamos uma metodologia
que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem / e estimula o
desenvolvimento do pensamento crítico, / da autonomia, / colaboração e
capacidade de resolver problemas complexos.
Aqui, / a educação transcende os
limites geográficos. / Desde os primeiros anos, os alunos têm acesso ao ensino
de inglês, / preparando-se para um mundo sem fronteiras, / onde a comunicação
global é uma competência tão importante quanto qualquer conhecimento.
Temos laboratórios de robótica, /
informática, / criação e prática da cultura maker, / onde a curiosidade se
transforma em inovação e as ideias ganham forma, / cor, / movimento, / e se
transformam em soluções para os desafios do cotidiano.
Aqui, os alunos aprendem sobre
empreendedorismo, / sustentabilidade, / ética, / empatia e cidadania.
Nossa Escola tem uma estrutura
que acolhe, / que cuida, / que inspira. / Bibliotecas modernas e atuais, / salas
interativas, / ambientes de convivência, / quadras poliesportivas, / espaços de
lazer, e áreas verdes. / Tudo pensado para que a experiência de aprender seja, /
antes de tudo, / uma experiência de prazer, / de bem-estar e encantamento.
E quando olhamos para tudo isso, /
para essa entrega que hoje realizamos, / é impossível não lembrar que sonhos
como este só se tornam realidade / porque existem pessoas que sonham grande, / que
não se contentam com o caminho mais fácil, / que acreditam que é possível fazer
diferente, / fazer mais e melhor.
E é por isso que esta Escola
leva, com muito orgulho, / o nome de Jorge Alberto Vieira
Studart Gomes, / ou simplesmente Beto
Studart, / como todos nós, / seus amigos e admiradores,
gostamos de chamar.
Falar do Beto Studart é, / para
mim, / muito mais do que um dever institucional. / É um privilégio, / um gesto
que vem do coração, / da gratidão, / da admiração profunda e sincera que nutro
por ele, / tanto no campo profissional quanto pessoal.
Ele é, sem dúvida, / uma daquelas pessoas que honram o tempo que passaram, / e continuam passando, nesta vida. / Empresário visionário, / líder incansável, / homem de fé, / de princípios e valores sólidos, / Beto Studart fez, / e faz, da sua trajetória um exemplo permanente de que é possível, sim, / conciliar sucesso empresarial com compromisso social. / Que é possível, sim, / crescer sem esquecer das pessoas. / Que é possível construir prosperidade, sem renunciar à generosidade, / à solidariedade, / à ética, e à integridade.
Durante a sua gestão à frente da FIEC,
/ Beto não apenas modernizou a federação. / Ele ressignificou o papel da instituição.
/ Entendeu, com rara sensibilidade, / que a indústria não é, / e jamais poderá
ser, / apenas um espaço de produção. / A indústria é, antes de tudo, / um
agente de desenvolvimento humano, econômico e social.
Foi sob a sua liderança que o
Sistema FIEC ampliou seus horizontes, / que investiu, como nunca, em inovação, /
sustentabilidade, / internacionalização, / competitividade e, sobretudo, em
educação.
Quem conhece o Beto, / quem
convive com ele, / sabe que tudo isso ele faz, / como sempre fez, / com um jeito
sereno, / elegante, / acolhedor e amigo. / Um líder que inspira pelo exemplo. /
Que lidera não pelo poder, mas pela confiança, / pela capacidade de ouvir, de
dialogar, e de construir consensos.
Amigo, que é exemplo não apenas de
liderança empresarial, / mas, acima de tudo, / de paixão pela família, / como
certamente podem confirmar a sua eterna companheira de todas as horas, / sua
esposa Ana Studart, / suas amadas filhas, Patrícia, Renata, Karine e Giovana, /
e seu amado filho, Deda.
Por isso, Beto, / colocar o seu
nome nesta escola não é apenas uma homenagem. / É um gesto de gratidão. / Gratidão
da indústria cearense, / gratidão dos seus amigos, /gratidão da sociedade, / das
gerações que, a partir de hoje, irão trilhar seus caminhos de aprendizado sob a
luz do teu exemplo.
E eu não tenho dúvidas de que, / cada
criança que entrar por este portão, / cada jovem que aqui estudar, / cada
família que confiar seus filhos aos cuidados dessa escola, / irá carregar
consigo os valores que você representa: / o valor do trabalho, / da
determinação, coragem, ética, fé e, / sobretudo, do amor pelas pessoas.
Esta escola será, a partir de
hoje, / um farol que ilumina não apenas a Barra do Ceará, mas toda a Fortaleza,
/ todo o nosso estado. / Ele aponta para o futuro, / sinalizando que é possível
sonhar e realizar. / Que é possível construir um Ceará, um Brasil, e um mundo
melhor.
E quero dizer, meu caro amigo
Beto, / que esse farol que leva o teu nome, / carrega também o teu legado, / e perpetua
a tua história.
Ao te homenagear, / nós também
homenageamos todos aqueles que, / como você, / acreditam no poder da educação, /
no valor das pessoas, / na importância de construir, / de servir, / de deixar
um mundo melhor do que aquele que encontramos.
Por tudo isso, / em nome da
indústria cearense, / peço uma calorosa salva de palmas para esse amigo de
todos nós, / que é Beto Studart.
Por fim, / quero expressar meu
mais profundo agradecimento a todos os que tornaram possível essa realização.
Agradecer inicialmente ao meu
amigo Ricardo Alban, / presidente da CNI, / em nome de quem saúdo e agradeço ao
Professor Fausto Augusto Júnior, presidente do Conselho Nacional do SESI; / e ao
Paulo Mol Júnior, diretor superintendente do SESI Nacional.
Agradecer ao superintendente do
SESI Ceará e diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, / em nome de quem
saúdo e agradeço a todos os conselheiros das duas casas, / que têm trabalhado
conosco, sempre apoiando a nossa administração.
Agradecer a toda a diretoria do Sistema FIEC, / aos nossos sindicatos, nas pessoas dos seus presidentes, / que estão cotidianamente ao nosso lado nos dando força para promover as mudanças que queremos.
Agradecer aos gestores e a todos os
colaboradores do SESI e do SENAI, / que, com sua competência, paixão e
dedicação, / fazem da educação não apenas um trabalho, mas uma verdadeira
missão de vida.
E fazer um agradecimento especial
a todos os professores e professoras das nossas escolas, / que são os maiores
responsáveis pela qualidade da educação que prestamos. / Peço a todos aqui
presentes, / uma salva de palmas para os professores e professoras do SESI e
SENAI.
Minhas amigas e meus amigos, / se
existe uma herança que vale a pena ser deixada, / essa herança se chama educação. / E é
exatamente isso que estamos fazendo aqui hoje.
O nosso desejo é que cada pedra, /
cada parede, / cada sala, / cada livro, / cada sorriso de criança e adolescente
que por aqui passe, / seja, a partir de hoje, / um tributo ao presente, / um
compromisso com o futuro e uma celebração da vida.
Muito obrigado!
Comentários
Postar um comentário