Pular para o conteúdo principal



Felicidades-16/7

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta quarta-feira (16/7/2025), para:

  • 31 anos da jornalista Karla Moura (foto Thiago Gadelha).

  • Jornalista Jardilene Santos (foto).
  • 59 anos de Wellington Teixeira.
  • 59 anos de Francisco Cavalcante.
  • 45 anos de Wanderson Alves da Silva.
  • 43 anos de Nina Luiza Carvalho.
  • 40 anos de Sônia Maria.
  • 39 anos de Rafael Gomes.
  • 29 anos de Taynara Costa.
  • Radialista José Leiva Vasconcelos.
  • Emanuelle Lobo.
  • Erica Silva.
  • Airton Rebouças.
  • Valdério Costa.
  • Luísa Santos.
  • Ethel Whitehurst (foto).
  • Paulinha Sampaio (foto).
  • Erivan Carlos Silveira (foto).
  • Juliana Carneiro Gurgel (foto).
  • Silvio Goyanna (foto).


Arquivo Nirez para 16/7 na História de Fortaleza:
  • 1842 - Toma posse no comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o tenente do Exército João Domingos Torres, substituindo o tenente do Exército Xilderico Cícero do A. Araripe.
  • 1843 - Toma posse no comando da Força Policial - FP (atual Polícia Militar do Ceará) o tenente Florêncio Vieira Perdigão, substituindo o tenente do Exército João Domingos Torres.
  • 1862 - Publicado, em Fortaleza, a Gazeta Oficial, substituindo o jornal “Comercial”, saindo às quartas-feiras e sábados, propriedade de Francisco Luís de Vasconcelos. Depois seria a Gazeta Oficial do Ceará.
  • 1879 - Morre, em Sobral, aos 84 anos de idade, o senador Francisco de Paula Pessoa, cearense de Granja nascido em 24/3/1795. Ex-deputado provincial, ex-vice-presidente da Província e ex-senador do Império. Figura de destaque da República do Equador.
  • 1891 - Assume o cargo de Chefe de Polícia do Estado, o magistrado Antero Severiano Ribeiro.
  • 1908 - Muda o comando do 9º Batalhão de Infantaria, do Exército, saindo o major João Emygdio Ramalho e assumindo o tenente-coronel Francisco Benévolo.
  • 1910 - Estreia da Companhia de Acrobatas Japoneses, no teatro do Cinema Rio Branco, na Rua Barão do Rio Branco, 71 e 73 (antigos), sob direção de Franco Olimecha.
  • 1924 - Volta à função de Prefeito Municipal de Fortaleza, Godofredo Maciel, nomeado pelo presidente do Estado.
  • 1924 - Nomeado, Delegado de Polícia de Fortaleza (cargo hoje equivalente a Secretário de Segurança Pública e Defesa da Cidadania), Virgílio Gomes de Oliveira.
  • 1925 - Iniciadas as obras de construção do Quartel do Pelotão de Cavalaria da Polícia, no bairro de Barro Vermelho, depois Antônio Bezerra, sob as orientações do 1º tenente Luiz David de Souza.
  • 1926 - Inaugurado, às 13 horas, o Crédito Operário Mercantil (Casa dos Milhões), clube de sorteios, na Rua Floriano Peixoto, 170. Depois seria transformada em uma agência de venda de revistas e jornais.
  • 1934 - Assume a Interventoria Federal do Ceará, em caráter interino, o bacharel em direito e economista George Cavalcante Cerqueira, Secretário da Fazenda.
  • 1936 - Morre, em Fortaleza, o comerciante de nacionalidade síria, Nahmi Jereissati.
  • 1938 - Inaugura-se a urbanização da Praça do Cristo Redentor e também a iluminação da Cidade da Criança, no Parque da Independência.
  • 1938 - Inauguração do Fortaleza Hotel, na Rua Senador Pompeu, 706, da Empresa Fortaleza Hotel Ltda., de Francisco Pires Holanda e Zaide Ramos Holanda.
  • 1940 - Morre, repentinamente, em Fortaleza, aos 52 anos de idade, o intelectual Otávio Memória, funcionário aposentado da Rede de Viação Cearense - RVC.
  • 1941 - Morre, às 23 horas, no Hospital São João, na Praça Fernandes Vieira, em Fortaleza, aos 72 anos de idade, vítima de colapso cardíaco, o poeta e Padre Antônio Tomás, cearense de Acaraú onde nascera a 14/9/1868, ordenado a 4/12/1891 em Fortaleza, eleito pela revista “Ceará Ilustrado”, Príncipe dos Poetas Cearenses em eleição realizada em 1926. Hoje é nome de Avenida na Aldeota.
  • 1942 - Rodam, movidos a gasogênio, os primeiros dois ônibus em Fortaleza, ambos da Empresa São José, do coronel Oliveira Paula. A falta de gasolina fez com que aparecessem combustíveis alternativos como este que tinha por base o carvão. Hoje é a Empresa Viação Vitória Ltda.
  • 1943 - Inaugura-se, com a presença do ministro Valdemar Cromwel do Rego Falcão (Valdemar Falcão), o edifício do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários - IAPB, na Rua General Bezerril, 275, na Praça Valdemar Falcão, no quarteirão do Mercado Central. Sua pedra fundamental tinha sido lançada no dia 29/04.
  • 1946 - Instala-se em Fortaleza o 8º Distrito do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, dirigido no Ceará por Carlos Freitas.
  • 1948 - Chega ao Porto de Fortaleza, Mucuripe, o navio “Solizi”, que traz máquinas e material de asfalto para pavimentação das ruas centrais de Fortaleza.
  • 1951 - Toma posse no Rio de Janeiro, como diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, o engenheiro Francisco Saboia de Albuquerque, substituindo Vinícius César Silva de Berredo (Vinícius Berredo).
  • 1953 - Chega a Fortaleza a Caravana da Amizade, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, composta dos artistas José Renato, Chocolate, Vera Lúcia, Nuno Roland, Carlos Carriê e Linda Rodrigues, que farão apresentações no Theatro José de Alencar, Sport Club Maguari e Rádio Iracema de Fortaleza.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, o jornalista Luís Nelson Holanda Lessa (Nelson Lessa), diretor comercial do jornal Gazeta de Notícias.
  • 1963 - Agraciado com a Medalha do Mérito Aeronáutico, o comerciante Hélio Guedes, pelos serviços por ele prestados à aviação civil.
  • 1964 - Assume o vicariato da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, o padre Pedro Vitorino Dantas, substituindo o monsenhor José Gaspar de Oliveira.
  • 1967 - Morre, em Fortaleza, o professor José Silveira, ex-deputado estadual, natural de Fortaleza, onde nascera a 29/9/1884.
  • 1972 - Parte a jangada Mestre Limaverde, tripulada por José Eremilson Severiano Silva, 36 anos, José Mariano da Silva, e três escoteiros: Aristófanes Bilac de Carvalho, Edmilson Sales Silva e Benedito Lopes de Sousa, com destino à Ilha Bela, no litoral paulista.
  • 1973 - Abertura do III Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, presidido pelo professor João Hildo Furtado.
  • 1973 - A Secretaria de Interior e Justiça muda-se do prédio da Central de Polícia, na Praça dos Voluntários, para casa na Rua Oswaldo Cruz, 1043, na Aldeota.
  • 1973 - Dificuldades financeiras da Sociedade Auxiliadora Maternidade João Moreira levam o Governo do Estado a encampá-la. A Associação, que mantém a Maternidade Dr. João Moreira e a Casa de Saúde César Cals, passa a ser administrada pela Fundação de Saúde do Ceará - Fusec.
  • 1975 - Falece em Fortaleza, às 14 horas, na Casa de Saúde São Raimundo, três dias antes de completar 83 anos de idade, o bancário aposentado, artista plástico, cineasta e fotógrafo Adhemar Bezerra de Albuquerque (Ademar Albuquerque), um dos pioneiros do cinema documentário no Ceará, a partir de 1924. Fundou, em 1934, a Aba Film, ABA das iniciais de seu nome. Seu sepultamento dá-se no dia seguinte, às 10 horas, no Cemitério São João Batista. Nascera em Fortaleza, no dia 19/7/1892.
  • 1977 - Chegam em Fortaleza o cientista Albert Sabin e sua esposa Heloísa Carneiro, para a inauguração da placa do Hospital Infantil de Fortaleza, no Parreão, que passa a chamar-se Hospital Infantil Albert Sabin.
  • 1977 - São iniciados os trabalhos de asfaltamento da Avenida 13 de Maio.
  • 1985 - O ator de teatro, rádio e televisão Clóvis Pereira Matias (Clóvis Matias) grava depoimento para o Museu Cearense do Teatro e para o Museu Cearense da Comunicação (Arquivo Nirez) orientado pelo ator Ricardo Guilherme.
  • 1992 - Inauguram-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor Anísio Teixeira, na Rua Guarani nº 355, Parque Itamarati e o Centro Integrado de Educação e Saúde Professora Vicentina Campos Mariano Lopes “Tia Vica”, na Rua B, nº 145, no Conjunto Jardim Primavera, Parque Dois Irmãos, no Itaperi.
  • 1993 - Morre, com 95 anos de idade, Luís Julião Cavalcante, o popular Bráulio, do Mucuripe, que participou das filmagens da película de Orson Welles, “É tudo verdade” em 1942. Foi um dos que trabalharam para a construção do Cemitério de São Vicente de Paulo, do Mucuripe e na hora de ser ali sepultado seu corpo foi “barrado” pelo zelador que alegava superlotação. A pressão popular tendo à frente a líder Verinha fez com que a situação se invertesse e ali mesmo Bráulio foi sepultado depois de seu corpo ser encomendado pelo padre José Nilson.
  • 1997 - O Diário Oficial do Município 11144 publica a Lei 8026, do dia 30/6/1997, denominando de Praça Moésio Gomes o largo que fica na frente do Estádio Presidente Vargas.
  • 2000 - No Campeonato Cearense de Futebol, em jogo realizado no Estádio do Junco, em Sobral, o Fortaleza Esporte Clube, sagra-se campeão ao empatar com o Ceará Sporting Clube por 1x1.
  • 2001 - Morre, de madrugada, aos 57 anos de idade, vítima de complicações respiratórias, o sonoplasta Paulo Roberto Frazão, chefe do setor operacional da Rádio Universitária FM. Frazão foi um dos fundadores da FM Universitária onde formou uma geração de operadores de áudio. Frazão foi um dos técnicos de gravação da RCA Victor. O enterro acontece à tarde, no Parque da Paz.
  • 2011 - Morre, vítima de um infarto fulminante, pela manhã, o advogado e professor Agerson Tabosa Pinto, que era professor de direito romano da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará onde aposentou-se, passando a ensinar na Unifor e na Faculdade 7 de Setembro (Fa7). Seu corpo é sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz, Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454, Passaré. Era cearense de Itapajé, CE., nascido em 03/09/1934.
  • 2013 - Falecimento do engenheiro agrônomo, advogado e filósofo Osvaldo Evandro Carneiro Martins, membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Homem de esquerda, pertenceu ao Partido Comunista do Brasil - PCB e era presidente de honra do Partido Popular Socialista - PPS. Seu sepultamento ocorre no dia seguinte, no Cemitério São João Batista. Nascera em Fortaleza, no dia 17/8/1922.
  • 105 anos do nascimento da cantora fluminense Elizeth Cardoso.45 anos de morte do compositor fluminense Sidney Miller.
  • 95 anos, que Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil, pelo papa Pio XI.
  • 85 anos do nascimento do pianista erudito fluminense Artur Moreira Lima.
  • 84 anos do nascimento do jornalista Carlos Célio de Souza.
  • 55 anos da criação do Programa de Integração Nacional (PIN).
  • 25 anos da morte do advogado, escritor, historiador, ensaísta, jornalista e político pernambucano Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho.
  • Dia do Comerciante.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.
  • Arquivo Nirez.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...