Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta terça-feira (13/5/2025), para:
- 79 anos de João Bosco Freitas Cordeiro.
- 77 anos de dom José Antônio Aparecido Tosi (foto).
- 75 anos do cantor, compositor e ativista de causas humanitárias e sociais Stevie Wonder (foto).
- 42 anos da jornalista Sara Oliveira (foto com filhos).
- 36 anos de Silvana Leotini.
- 32 anos de Pedro Vitor Ponte.
- 26 anos de Victor Hugo.
- Radialista Samuel Conrado.
- Fátima Maria Pires Cabral.
- Radialista Ernesto Neudson Silva Rodrigues.

- Márcia Teixeira (foto).
- Silvinha de Castro (foto).
- Adriana Gurgel (foto).
- Socorro Magalhães (foto).
- Valkiria Oliveira (foto).
Arquivo Nirez para 13/5 na História de Fortaleza:
- 1811 - Nomeado Ajudante de Ordens do Governo do Ceará o coronel do Real Corpo de Engenheiros, Antônio José da Silva Paulet.
- 1831 - Chega em Fortaleza no Brigue inglês “Atlas”, o capitão Edward Higginson, que trouxe a notícia da abdicação de Dom Pedro I, ocorrida em 7 de abril.
- 1835 - Suprimida pela Lei Provincial 2, a Vila Nova de Arronches (Parangaba).
- 1842 - Substituído o Chefe de Polícia, assumindo o desembargador Antônio Gonçalves Martins, baiano.
- 1848 - Assume o cargo de Presidente da Província do Ceará o conselheiro Fausto Augusto de Aguiar, carioca, bacharel em direito. Fora nomeado em 5/4/1848.
- 1888 - Grandes festas populares, em Fortaleza, motivadas pela sanção da Lei Áurea, que libertou os escravos em todo o território nacional.
- 1890 - Entregue ao público um novo logradouro, ou seja, a urbanização da Lagoa do Garrote, sob a orientação do engenheiro Romualdo de Carvalho Barros e seu auxiliar Isaac Corrêa do Amaral (Isaac Amaral), na administração estadual do coronel Luís Antônio Ferraz. Recebia águas de alguns riachos, inclusive do que vinha da lagoa existente na atual Praça da Lagoinha (oficialmente é Praça Capistrano de Abreu) e sangrava para o riacho Pajeú. Foi chamada de Parque da Liberdade, em homenagem à abolição da escravatura e depois Parque da Independência, em 1922, no Centenário da Independência do Brasil, quando recebeu em sua entrada principal a grande estátua do índio, representando o Brasil quebrando os grilhões que o prendiam a Portugal. Foi na administração municipal de Ildefonso Albano. Depois, em 1937, ali se instalou a Cidade da Criança, dirigida pela professora Zilda Martins Rodrigues e, recentemente, a escola mudou-se para a praça que fica no riacho Pajeú, na Rua 25 de Março. Em 21/10/1948 o prefeito Acrísio Moreira da Rocha sanciona a Lei 84, que foi publicada no dia seguinte no Diário Oficial do Município 4.391, mudando o nome do Parque da Independência, para Parque da Liberdade, restaurando assim o primeiro nome. Memoráveis festas ali já aconteceram, como a Festa da Imprensa, promovida pela Associação Cearense de Imprensa-ACI, feiras industriais e comerciais, parques de diversões etc. O povo confunde as denominações, misturando o parque e a escola, chamando-o, erradamente de “Parque das Crianças”.
- 1896 - Inicia-se o assentamento dos trilhos dos bondes da Companhia Ferro-Carril do Outeiro (Aldeota).
- 1902 - Publica-se, em Fortaleza, o jornal hebdomadário “O Correio da Semana”, sob redação de Antônio Bezerra de Sousa Menezes, Júlio Olímpio da Rocha, Raimundo Guilherme, Francisco Gonçalves e Godofredo Maciel. Em seu número 18, setembro transforma-se em “Libertador”, sob redação somente dos dois primeiros.
- 1905 - Morre, na Capital Federal, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no cargo de fiscal da iluminação pública, o tenente. Coronel Jaime Benévolo, cearense de Maranguape nascido em 27/8/1844. Era irmão de Francisco Benévolo, Odilon Benévolo e Elvira Eugênia Correia de Pinho (Elvira Pinho). É hoje nome de rua que se inicia na Praça do Coração de Jesus, terminando logo após a Avenida 13 de Maio, bifurcando-se com a Avenida Luciano Carneiro.
- 1907 - Começa a demolição do palacete do coronel José Eustáquio Vieira, onde morou o comendador Luís Ribeiro da Cunha, na esquina da Rua Senador Alencar com Rua Formosa (Rua Barão do Rio Branco), para iniciar a construção do Palácio Guarani.
- 1913 - A Tertúlia Clóvis Bevilaqua é fundada por estudantes da Faculdade de Direito, com sede em casa da Rua Barão do Rio Branco, 52, altos, tendo como primeiro presidente José Campos de Góis Teles.
- 1926 - Morre, em Fortaleza, o vereador Antônio de Alencar Araripe. Nascera em Pereiro-CE, em 15/11/1897.
- 1926 - Instala-se, em Fortaleza, o Banco de Crédito Caixeiral (depois Banco de Crédito Comercial), dirigido por Oscar Barbosa e gerenciado por Diógenes Vasconcelos, em prédio na Rua Floriano Peixoto nº 426.
- 1927 - Circula o primeiro número da revista Renascença, dirigida por Raimundo Gomes, Almino Loiola de Alencar e Cauby de Assis Bezerra.
- 1927 - Inaugurado o restaurante Gruta Boa Vista, de propriedade de M. Jesuíno & Companhia, na Travessa Boa Vista nº 6 (Rua Floriano Peixoto).
- 1927 - Sai o primeiro número da revista A Época, sob direção de Nilo Carleial, Carlos de Oliveira Ramos e Vinícius Ribeiro. A redação ficava na Rua Barão do Rio Branco, 237 (antigo).
- 1930 - Grande incêndio, destrói totalmente, na Praça Capistrano de Abreu (atual Praça Valdemar Falcão), a Casa Paraíba, de propriedade de José Gomes de Melo.
- 1931 - Inaugura-se uma farmácia dentro da Enfermaria do Regimento Policial.
- 1936 - Inaugurada, às 19h30min, a Praça Santa Teresinha, no Arraial Moura Brasil, com a presença do governador Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne).
- 1941 - Morre, em Fortaleza, o antigo comerciante Henrique Mesiano, proprietário da Casa Mesiano que foi um dos pioneiros do cinema e do rádio em Fortaleza.
- 1942 - Concedida autonomia administrativa ao Quartel General da 3ª Brigada de Infantaria- BdaI, funcionando provisoriamente no quartel do 29º BC, na Praça José Bonifácio a partir do dia 23/05/1942.
- 1944 - Circula o primeiro número da revista de ideias esquerdistas Itinerário.
- 1944 - Toma posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, em uma sala no Palácio do Comércio, o médico Manuel do Nascimento Fernandes Távora, eleito em 4/12/1943.
- 1945 - Lançada a pedra fundamental do Seminário dos Salvatorianos em Parangaba, em cerimônia presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, dom Antônio de Almeida Lustosa, sendo orador oficial o jornalista Audífax Mendes dos Reis.
- 1945 - Morre, em Fortaleza, o antigo tipógrafo Manuel José dos Santos.
- 1949 - Inaugura-se, às 17 horas, o Edifício Pajeú, localizado na Rua Sena Madureira, 1047, construído pela Imobiliária Carneiro, que tinha loja no andar térreo. Presentes ao ato, o governador Faustino de Albuquerque e Sousa, o comandante da 10ª Região Militar, general Stênio Caio de Albuquerque Lima, o prefeito Acrísio Moreira da Rocha e o engenheiro construtor da obra, Luciano Ribeiro Pamplona, que usou da palavra. As instalações foram benzidas por Manuel Andrade Soares (Frei Ambrósio Maria de Fortaleza).
- 1949 - Inauguram-se as novas instalações do Ceará Rádio Clube (PRE-9, ZYN-6 e ZYN-7), no Edifício Pajeú, na Rua Sena Madureira, 1047, segundo e terceiro andares, com festas que trouxe vários nomes do cenário artístico nacional e alguns internacionais.
- 1949 - Inaugura-se, no andar térreo do Palácio do Comércio, a Livraria Arlindo, de Arlindo G. de Amoreira.
- 1952 - Lançada a pedra fundamental da Casa do Jornalista, pelo governador do Estado Raul Barbosa na presença do presidente da Associação Cearense de Imprensa-ACI, João Perboyre e Silva, do engenheiro Luciano Ribeiro Pamplona, e do jornalista Daniel Carneiro Job.
- 1952 - O antigo Aeroporto do Cocorote, que tinha o nome oficial de Aeroporto Salgado Filho recebe, pela Lei Federal 1.602, o nome de Aeroporto Pinto Martins, em homenagem ao piloto cearense que participou do primeiro Raide Nova Iorque-Rio de Janeiro em 1922.
- 1952 - Exibe-se em Fortaleza o conjunto cubano Lecuona Cuban Boys.
- 1953 - Em sessão realizada sob, a presidência de Stênio Gomes da Silva, são eleitos os novos integrantes do diretório municipal de Fortaleza do Partido Social Progressista - PSP: Presidente - Raimundo Ivan Barroso Oliveira; 1-º Vice-presidente - vereador Sebastião Franco Bayma; 2-º Vice-presidente - Raimundo Tavares; Secretário - Valdemar Gonçalves; Sub-secretário geral - Valdemar Cabral Caracas (Valdemar Caracas); 1-º Tesoureiro - Francisco José dos Santos Novais; 2-º Tesoureiro - vereador Valdemar Figueiredo; Procurador - Agamenon da Frota Leitão; Diretores - Vladir da Justa Teixeira, Aliatar Bezerra, José Braz de Oliveira, Manuel Cesar Borges, Antenor Rocha Alexandre, Leôncio Botelho, João Caminha Muniz, Walter Gaspar de Oliveira, José de Castro Sá, Esaú Bezerra Alves, Vicente Rodrigues Sousa e Raimundo Pereira França.
- 1953 - Fundada em Fortaleza, a Fábrica Fortaleza, de produtos de panificação, de Manoel Dias Branco. É hoje o Grupo M. Dias Branco.
- 1956 - Inaugura-se, no bairro da Floresta, hoje Álvaro Weyne e Padre Andrade, a Escola Apostólica, realização dos padres do Sagrado Coração de Jesus.
- 1958 - Chega o material para o início da construção do novo farol nas dunas do Mucuripe que substituirá o velho farol. Terá um alcance de 40 quilômetros. Hoje já foi substituído por outro.
- 1959 - Deixa de circular definitivamente O Jornal, órgão pertencente aos irmãos Bonaparte Pinheiro Maia e Salomão Mussolini Pinheiro Maia, que tinha Redação e oficinas na Rua Jaime Benévolo, na Praça do Coração de Jesus.
- 1961 - Em Fortaleza a cantora infantil Maria Regina Cordovil, filha do compositor Hervê Cordovil, apresentando-se ante as câmaras da TV Ceará Canal 2 sob patrocínio do Palácio da Criança.
- 1964 - A Lei 2.580 de 8/5/1964 é publicada no Diário Oficial do Município 3.012, denominando de Rua Campoamor Rocha a antiga Rua Coelho de Sousa, no bairro de Fátima. Homenagem ao despachante aduaneiro Raimundo Campoamor de Aguiar Rocha, falecido em 28/10/1963.
- 1966 - Morre, aos 70 anos de idade, o ex-deputado estadual Manuel Vilebaldo Frota Aguiar (Vilebaldo Aguiar), constituinte de 1947. Foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério de São João Batista. Em sua homenagem existe hoje uma rua com seu nome no Cocó indo até as Dunas. Nascera em Palma, hoje Coreaú, em 12/12/1895.
- 1966 - Inaugurado o Edifício Murilo Borges, da Empresa Telefônica, na Rua Sena Madureira, 1070.
- 1967 - Inaugura-se em Fortaleza a sede própria da agência do Banco do Povo S. A., na Rua Barão do Rio Branco, 1080, cuja matriz fica em Pernambuco.
- 1967 - Promulgada uma nova Constituição Estadual.
- 1968 - Morre, aos 81 anos de idade, o jurista Raimundo Gomes de Matos, conhecido por Gomez. Foi diretor da Faculdade de Direito. Era cearense do Crato nascido em 10/10/1886. Em sua homenagem há, atravessando os bairros de Jardim América, Montese indo até a Itaóca, a Avenida Gomes de Matos, antiga Avenida 14 de Julho e, anteriormente, Estrada do Gado.
- 1968 - Muda o comando da Base Aérea de Fortaleza quando assume o coronel aviador Jaime Silveira Peixoto, substituindo o também coronel aviador Evidio Caldas Santos.
- 1969 - Empossada a diretoria do Clube dos Poetas Cearenses, em sessão solene na Casa de Juvenal Galeno.
- 1973 - Inaugurado o primeiro hotel turístico de Fortaleza, o Hotel Beira-Mar do Grupo Ary, na Avenida Presidente Kennedy (Avenida Beira Mar, 3130). São 12 apartamentos, sete suítes e uma suíte presidencial. O projeto do prédio é de autoria do engenheiro Cláudio Ary. A casa terá na gerência o sr. Virgílio Cruz.
- 1977 - À zero hora realiza-se a primeira sessão no novo edifício da Assembleia Legislativa, em homenagem à data da libertação dos escravos. No mesmo dia, à tarde, com a presença do presidente da República, Ernesto Geisel e comitiva, acontece a inauguração do Palácio Deputado Adauto Bezerra nova sede da Assembleia Legislativa, com discurso do governador José Adauto Bezerra de Menezes, seguido do deputado Paulo Benevides. O novo prédio fica no quarteirão entre a Avenida Desembargador Moreira, Avenida Pontes Vieira, Rua Francisco Holanda e Rua Barbosa de Freitas, no Dionísio Torres.
- 1982 - O autor destas linhas, Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), recebe, no Recife, das mãos do sociólogo e escritor Gilberto Freire, no Auditório Benício Dias, a Medalha do Mérito Fundação Joaquim Nabuco, pelos bons serviços prestados à preservação da cultura nordestina, na festa do 2º aniversário daquela instituição.
- 1987 - Morre, vítima de enfarte de miocárdio, o médico José Fernandes, um dos professores da Faculdade de Medicina da UFC. Foi professor do Colégio Militar e mantinha um programa de música erudita na Rádio Universitária FM. Era membro da Academia Cearense de Língua Portuguesa. Nascera em Maranguape-CE, a 4/1/1909.
- 1997 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel PM Francisco Mauro Alves Benevides, substituindo José Gilson Liberato, do mesmo posto.
- 1998 - Privatizada a Coelce, que passa das mãos do Governo do Estado para a Distriluz Energia Elétrica S. A., formada pelas Companhias Enersis S. A., Chilectra S. A., Endesa de España S. A. e a Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro-CERJ. Hoje é Companhia Energética do Ceará, com sede na Rua Padre Valdivino, 150, Joaquim Távora, Fortaleza.
- 2008 - Na festa de aniversário da primeira aparição, na Praça Pio IX, em frente à Igreja de Fátima, é inaugurada uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima, com 15 metros. A bênção é dada pelo bispo auxiliar de Fortaleza, dom José Luiz Ferreira Salles, que entrega o novo monumento à cidade juntamente com a prefeita Luizianne de Oliveira Lins.
- 205 anos da inauguração da primeira Praça do Comércio do Rio de Janeiro, edifício em estilo neoclássico que, desde 1990, é sede da Casa França-Brasil.
- 95 anos do nascimento do cantor, compositor e instrumentista fluminense Claudemiro José Rodrigues-Picolino da Portela-Fez parte da ala de compositores da Escola de Samba Portela. Morreu em 2003.
- 75 anos da realização da primeira corrida oficial da Fórmula-Foi realizada no Circuito de Silverstone (Inglaterra) e o vencedor foi o piloto italiano Nino Farina, que guiava um Alfa Romeo, considerado um dos maiores fabricantes de carros da Europa, ao lado de nomes como Ferrari, Maserati e Mercedes.
- 65 anos da criação de Sobradinho-Região Administrativa do Distrito Federal.
- 35 anos de incidentes de violência entre NK Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado no Estádio Maksimir em Zagreb, Croácia, entre os Bad Blue Boys (fãs do Dinamo Zagreb) e os Delije (fãs do Estrela Vermelha de Belgrado).
- Dia da Abolição da Escravatura no Brasil.
- Dia dos Pretos Velhos.
- Dia de Nossa Senhora de Fátima.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Salete Araújo.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário