Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 17, 2011

Paulo Rogério

MENINO VÉI Antes de dar a descarga no caso ficam algumas reflexões para o jornalismo cearense, principalmente nos veículos impressos. Primeiro a necessidade de ouvir os leitores - a pauta foi sugerida pelo leitor Ricardo Ruiz. Depois, os bons resultados de matérias investigativas locais como forma de fugir do noticiário factual, já explorado por sites, rádios e tevês. 

Ao mesmo tempo sobra uma constatação negativa. Os jornais – todos - continuam com um vício de mais de 30 anos: o que um publica o outro despreza. No “escândalo dos banheiros” O POVO ficou sozinho na cobertura por sete dias. Somente na quinta-feira é que o Diário do Nordeste registrou a saída do presidente do TCE, sem qualquer contextualização dos fatos. Um mero registro. O Estado nem isso.
Ora, o cearense mal lê um jornal todos os dias, quem dirá os três. Porque privá-lo de informações só porque o concorrente divulgou primeiro? Não sou ombudsman nem do DN nem do O Estado, mas, em defesa do jornalismo e do direito do leitor…

Siriguella com Feijoada

No Fortal

Conhecido por atrair foliões de todo o Brasil, ao longo dos anos, o Fortal também conquistou os corações das celebridade. Nos 20 anos do evento, o Camarote Mucuripe recebe um time de celebridades que fizeram questão de comemorar a data e curtir as atrações que irão animar a Cidade Fortal. Confira a lista:
Adriana Sant’Anna (BBB)Bruno Rezende (Levantador da Seleção Brasileira de Vôlei / Filho do Bernardinho)

Na Siciliano

O grupo Zip Zap está de volta à Contação de História da livraria Siciliano do Shopping Del Paseo. Animando as férias e estimulando a fantasia e a leitura, neste sábado, dia 23, o grupo conta histórias de nossa literatura com muita música e participação ativa das crianças. O Zip Zap se apresenta no mezanino da livraria, das 17h às 18h. A programação é gratuita. Endereço: Avenida Santos Dumont, 3131 – Aldeota – Shopping Del Paseo. Tel: 3456.3006.A cada sábado, o grupo conta uma história diferente, de livros premiados ou indicados por revistas do segmento educacional. Formado por Ana Maria e Jacinto Monteiro, o Zip Zap empolga a criançada, interpretando as histórias com direito a figurino, objetos cênicos e instrumentos musicais.  O projeto Contação de História na Siciliano do shopping Del Paseo foi criado em 2008, no Dia das Crianças. Há um ano e meio é realizado pelo Zip Zap. O grupo já participou duas vezes daa Bienal Internacional do Livro do Ceará e colabora, frequentemente, como con…

Páginas em branco

Efe - O Estado de S.Paulo Os jornais equatorianos Hoy e El Comercio publicaram ontem colunas em branco em protesto pela decisão judicial que condenou um ex-jornalista e três diretores do diário El Universo a 3 anos de prisão e a multa de US$ 40 milhões por crime de injúria contra o presidente Rafael Correa. Jorge Peñafiel/Efe Apoio. Manifestantes reunidos diante da sede do jornal punido As colunas opinativas do El Comercio saíram em branco, apenas com títulos críticos à decisão do juiz Juan Paredes e uma frase. Em editorial, o jornal criticou a rapidez da sentença, que qualificou como insólita, e instou o concorrente a seguir trabalhando pelo direito à livre informação e à opinião. "Começa uma longa etapa de uma disputa judicial que, em condições normais, levaria anos. Mas se sabe que aqui impera uma grande pressão política", diz o El Comercio. O diário Hoy optou por tornar quase ilegíveis seus artigos, com títulos contra a decisão sobrepondo-os. "Pretendem calar a opinião …

Cagece no Arraiá de Senador

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) patrocina o Arraiá Vila Junina que acontece hoje e amanhã, em Senador Pompeu. O evento quer oferecer um turismo cultural para a região, bem como dar continuidade às manifestações culturais de caráter regional. O Arraia terá representações da vida e dos costumes tradicionais do período junino, além de instalações da Casa do Milho, a Trilha do Jegue, a Capela Santo Antônio, a Casa Vida, memória e brincadeiras do Sertão e o “Espaço-Saberes”. A expectativa de público é de 20 mil expectadores e visitantes durante os dias de realização do projeto. SERVIÇO:Evento: Arraiá Vila JuninaData: 24 e 25 de julho de 2011Local: Senador Pompeu. Assessoria de imprensa da Cagece Sabrina Lemos: (85) 3101-1826 e (85) 8878.8932

Pé na Carreira

As inscrições para a 3° edição do Pé na Carreira terminam no próximo domingo (24). Além dos pontos físicos, o atleta pode se inscrever pela internet através do site ww.penacarreira.com.br. A 3ª edição da corrida mais cearense do mundo vem com muitas novidades, como o próprio trajeto que vai percorrer as praças do centro de Fortaleza.

Em 2011, homens e mulheres poderão participar nas seguintes categorias: “Se garante ó!” (percurso de 8 quilômetros), “Chinela negrada!” (4 quilômetros) e “Agora me abri!”, tradicional categoria onde correm os fantasiados.  A largada acontece no dia 31 de julho, às 16 horas. São esperados dois mil corredores no dia da prova.

A 3° edição do Pé na Carreira conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer (Secel). Antes do início da prova, no Parque das Crianças, a Secretaria oferece uma manhã de atividades físicas e de lazer aos participantes da competição. O domingo no Parque começa a partir das 8h30, com um aulão de ta…

Pauta

Aviso de Pauta
O Walmart Brasil tem o prazer de convidá-lo(a) para a coletiva de imprensa que irá detalhar o investimento da primeira unidade ecoeficiente do Ceará; o Hiper Bompreço na cidade.
O encontro acontece na próxima quarta-feira, dia 27, às 16h, na própria unidade, localizada na Avenida Padre Cícero, 2241, Triângulo, em Juazeiro do Norte.
Esta será a primeira loja da empresa a abrir as portas na cidade e na região do Cariri.
Contamos com a sua presença!

Programe-se:
Local:Avenida Padre Cícero, 2241, Triângulo, em Juazeiro do Norte
Data: 27.07.2011
Horário: 16h
Mais Informações a Imprensa:
Tony Duda – (81) 3271 7667 – tduda@wmne.com.br Patrícia Noblat – (81) 3271 7648 -pnoblat@wmne.com.br Maria Ana – (81) 3271 7131 – mabatista@wmne.com.br
Visite a nossa Sala de Imprensa: http://walmart.comunique-se.com.br

Sábado

Estadão há 722 dias sob censura.Flamengo x Ceará.Fortaleza x América de Natal.Ferroviário x Eusébio.Veneuzuela x Peru.Feijoada do Siriguella.Diretor da Cearamor é morto.Estado de alerta na Noruega.Sábado de rajadas de ventos.Dia do Guarda Rodoviário.Dia de Santa Brígida.



Bienal da Dança

Coreógrafos e intérpretes-criadores cearenses profissionais, assim como bailarinos e grupos do estado em início de suas criações artísticas, interessados em participar da 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará, já podem se programar. De 21 de julho a 19 de agosto estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Convocatória 2011. Os selecionados para a programação oficial, que acontecerá de 21 a 29 de outubro, se apresentarão em Fortaleza e/ou no programa CirculaDança. Os selecionados para aMostra Nova Cena se apresentarão em Fortaleza nesse mesmo período. A Convocatória 2011 também selecionará artistas cearenses e argentinos que desejem participar daresidência coreográfica Surprised Body, que será conduzida pelo coreógrafo italiano Francesco Scavetta de 10 a 19 de outubro.  As inscrições são gratuitas.

Acrisio e o segundo semestre legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Acrísio Sena (PT) espera um segundo semestre legislativo bastante produtivo na Casa. "A Câmara está cumprindo um duplo papel legislativo. Primeiro com a base aliada de 17 partidos nessa base. E a oposição com três partidos debatendo a cidade. Além disso neste segundo semestre a discussão da sucessão municipal que vai passar pele Câmara", diz Acrísio Sena. Para ele o segundo semestre será também de discussão dos rumos da Cidade para os próximos anos. "Tem o Plano Diretor, o Fórum Rumos do centro, Copa do Mundo, Mobilidade Urbana e o seminário da Praia do Futuro", enumerou. Acrisio Sena diz que "a Câmara está sendo protagonista da história da cidade, mesmo tendo debates desgastantes no primeiro semestre, como foi o caso da greve dos professores". O seminário sobre o reordenamento da Praia do Futuro acontecerá já em agosto. "vamos fazer uma Praia do Futuro ambiental, turístico e urbana", …

Discriminação

Após representação de ex-associado da congregação das Testemunhas de Jeová, que relatou estar sendo vítima de discriminação religiosa pelos integrantes da confissão da qual foi expulso, o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública contra a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, que representa  a entidade no Brasil, além da Associação Bíblica e Cultural de Fortaleza, que no Estado do Ceará representa a congregação, para que deixem de praticar discriminação contra ex-associados, sob pena de pagamento de multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais), por cada ato identificado.      
Para participar efetivamente da congregação das Testemunhas de Jeová, o interessado passa por um minucioso processo interno de conhecimento da entidade, e, uma vez que abraça a fé e aceita o batismo, passa a ser denominado de associado. Quanto a este aspecto, não há nada na legislação brasileira que impeça a adesão de qualquer pessoa a determinada confissão religiosa, pois a Constituição Fed…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…