Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 2, 2014

UPA do Jangurussu

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entrega aos fortalezenses a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de gestão municipal. A unidade, que atenderá casos de urgência e emergência, está localizada no bairro Jangurussu e será inaugurada hoje, às 18 horas. Foram investidos mais de R$ 4 milhões na construção da UPA do Jangurussu, recursos provenientes do Ministério da Saúde (MS) e da Prefeitura. A unidade será de Porte III, com capacidade de atender até 450 pacientes por dia, contando com 14 leitos de observação, cinco consultórios clínicos (três adultos e dois pediátricos) e um odontológico. Segundo Luziete Furtado, gerente da Célula de Atenção às Urgências e Emergências da SMS, a finalidade da UPA é “prestar um atendimento qualificado nas situações de urgência e emergência, contribuindo para a diminuição das filas nos hospitais”.  A UPA vai funcionar 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. O paciente que chegar à unidade passará pelo …

Icasa quer derrubar Figueirense e ir para Primeirona do Brasileirão 2014

O Icasa quer derrubar o Figueirense (SC) da Série A do Campeonato Brasileiro de 2014. O time cearense de Juazeiro do Norte entrou com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que deve ser julgado na próxima segunda-feira (10) cobrando a vaga, alegando que o Figueirense lançou contra o América (MG), em 28 de maio do ano passado, pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2013, o meia Luan José Niedzielski irregularmente. O Figueirense foi o quarto colocado no certame 2013 com 60 pontos e o Icasa o quinto, com 59 pontos. Subiram ainda Palmeiras-SP, com 79 pontos; Chapecoense-SC, com 72 pontos; e Sport-PE, com 63 pontos. O diretor jurídico do Icasa, George Ferrúcio Pontes, investigou que Luan José atuou irregularmente contra o América (MG), pela segunda rodada da Série B, quando o Figueirense ganhou de 4 a 2. "Este jogador foi emprestado ao Metropolitano, de Santa Catarina, com contrato até 31 de maio de 2013 e voltou para o Figueirense sem ter rescindindo o víncu…

Em Beberibe

O presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, é o palestrante da Audiência Pública na próxima segunda-feira, às três da tarde, na Câmara Municipal de Beberibe, litoral leste do Ceará. Audiência Pública vai tratar de investimentos na Educação para valorização de seus profissionais – Royalties, FUNDEB e Plano Nacional de Educação (PNE). Sobre o tema, o Sindicato APEOC tem realizado debates, audiências, seminários e café da manhã com gestores públicos, parlamentares, professores e estudantes propondo a aplicação dos recursos dos Royalties no FUNDEB (o imediato fortalecimento do FUNDEB como forma de garantir condições favoráveis à qualificação da remuneração dos profissionais da Educação). E, ainda, a Nacionalização da Carreira. Em Beberibe, às nove da manhã da próxima segunda, a Secretaria de Educação de Beberibe promove no Auditório da Escola Profissionalizante Pedro de Queiroz Lima, debate sobre Qualidade da Educação – Royalties, Emprego e PNE. O palestrante é o senador cear…

Hospital Regional do Maciço

Maciço de Baturité ganhará Hospital RegionalAo inaugurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, deu mais uma boa notícia à população da região. Ciro anunciou que o governador Cid Gomes autorizou o início de negociações com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o financiamento da implantação do Hospital Regional do Maciço de Baturité. Com o hospital de alta complexidade, a região consolidará a assistência à saúde nos três níveis de atenção, além da atenção primária, com as unidades básicas, e atenção secundária, com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e a policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, ambos em funcionamento em Baturité, e, agora, a UPA 24h de Aracoiaba.

Construída pelo Governo do Estado, com apoio do Ministério da Saúde, a 17ª UPA 24h do Ceará tem gestão municipal da Prefeitura de Aracoiaba, em convênio com os municípios de Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, …

Fortaleza Sou Eu

O movimento Fortaleza Sou Eu ganhou uma personalidade importante entre seus apoiadores. O cantor e compositor Raimundo Fagner abriu as portas do seu estúdio para a equipe do Fortaleza Sou Eu e gravou um depoimento, que pode ser visto na página oficial do projeto. Conhecido por declarações sempre cheias de personalidade, Fagner tratou a violência atual como um pedido de socorro da cidade. E convocou todos a fazer a sua parte. A demonstração de amor de Fagner por Fortaleza foi ainda embalada por uma “palinha” do artista ao piano. O movimento promete divulgar em breve o engajamento de mais personalidades, locais e nacionais, inclusive com participação em futuras ações. FORTALEZA SOU EU - O movimento Fortaleza Sou Eu é uma iniciativa de Amor a Fortaleza nascida da vontade de quatro jovens que acreditam que cada pequena mudança de atitude conta para iniciar uma transformação maior. Os amigos resolveram então demonstrar seu amor pela cidade através de uma página no Facebook, convocando outr…

UPA

Fiscalização do TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) começa na próxima semana a execução do seu projeto de fiscalização deste ano. Em fevereiro serão feitas inspeções especiais decorrentes de solicitações dos próprios jurisdicionados (prefeituras e Câmaras), do poder judiciário, ministério público estadual e sociedade civil. A partir de segunda-feira (10) e até sexta (14) equipes técnicas atuarão nas prefeituras de Acaraú, Banabuiú, Beberibe, Jaguaruana, Monsenhor Tabosa e Orós e ainda na Câmara Municipal de Aquiraz. O presidente do TCM, conselheiro Francisco Aguiar, informou que, no decorrer de 2014, a previsão é de que serão feitas 115 inspeções nos 184 municípios cearenses. “Nosso planejamento, cuja aplicação se desenvolverá durante o exercício”, disse ele, “ está focado nas inspeções especiais, ordinárias (rotineiras) e operacionais”. O TCM, nos últimos dois anos, tem procurado consolidar seus conhecimentos na aferição de resultados na parte operacional dos programas municipais, a f…

CopaMais

Durante a Copa do Mundo de 2014, os jogadores não serão os únicos protagonistas. Fora de campo, um time de cearenses se prepara para fazer bonito e aproveitar as oportunidades de trabalho que surgem com o torneio. Ne próxima segunda-feira, 10, começam as aulas de mais 15 áreas do Curso de Formação Profissional de Massificação e Integração Social, o CopaMais. As 1000 vagas ofertadas nesta segunda etapa foram preenchidas logo nos primeiros dias de inscrição. Nesta fase, quatro novos cursos foram incluídos na grade, são eles: telemarketing, matemática básica e formação de custos, manicure e pedicure e recepcionista de eventos. "A capacitação é, sem dúvida, o caminho mais curto para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Não há dúvidas de que a Copa do Mundo será um divisor de águas em todo país e, principalmente, no nosso Estado, que tem forte vocação turística. Com esses cursos os cearenses vão dar um salto de qualidade na vida profissional. Além disso, podemos destacar …

Futricas Cearenses

A Flex Comunicação passa a se chamar Flex-And Comunicação.Com cinco anos no mercado cearense, a empresa ganhou 31 prêmios de publicidade.Ela passa a atender em novo endereço: Avenida Santos Dumont, 5335 - Salas 614 a 616 ou ainda pelo fone 85-3034.6655.Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) apresenta na próxima quarta-feira (12) para imprensa especializada, durante almoço, na Casa da Indústria, o balanço de 2013 e perspectivas para 2014.O Plano Turístico Cearense para 2014 é apresentado na próxima quarta-feira (12), pela manhã, para imprensa, no Centro de Eventos do Ceará, pelo secretário Bismark Maia, convoca a assessora de imprensa da Setur-CE, Carmen Inês.Inscrição para 15ª turma do curso Novos Talentos O Povo para Estudantes de Jornalismo até 16 de fevereiro. Podem participar da seleção estudantes cursando o 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º semestre letivo de faculdades de Jornalismo localizadas em Fortaleza.São aceitas inscrições exclusivamente pela página do curso (www.opovo.com…

Queremos Deus no próximo domingo

De olho na Copa do Nordeste 2014

O Guarany de Sobral empatou, ontem à noite, em 1 a 1 com o Náutico (PE), no Juncão, e garantiu o primeiro lugar no Grupo D da Copa do Nordeste 2014.O Sport (PE) ganhou de 1 a 0 do Botafogo (PB), na Ilha do Retiro, e assegurou a segunda vaga.O Guarany pega nas quartas-de-final o Santa Cruz (PE).Já o Sport pela o CSA (AL).Outros confrontos:Ceará x Vitória (BA).América (RN) x CRB (AL).

Até dia 16

Até 16 de fevereiro, O Povo recebe inscrição para a 15ª turma do curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo. Podem participar da seleção estudantes cursando o 4º, 5º, 6º, 7º ou 8º semestre letivo de faculdades de Jornalismo localizadas em Fortaleza. São aceitas inscrições exclusivamente pela página do curso (www.opovo.com.br/novostalentos),. No decorrer do curso – que dura três meses - os estudantes têm aulas de Português, Redação e Apuração Jornalísticas e treinamento prático nas editorias dos veículos do Grupo de Comunicação O Povo: jornal, rádio, portal e TV – tendo a oportunidade de conviver e aprender com uma das redações mais premiadas do Brasil. Iniciado em 2007, com 14 turmas formadas, o programa Novos Talentos tornou-se a principal porta de entrada para novos jornalistas no Grupo de Comunicação O Povo. Serviço Curso Novos Talentos para Estudantes de Jornalismo Inscrição: 16 de fevereiro 2014 Mais informações e inscrição: www.opovo.com.br/novostalentos

Amanhã a Bomba do Hemetério

Fortaleza já vive o clima de Carnaval. A programação do Pré-Carnaval segue em diversos bairros nas sete regionais de Fortaleza e, amanhã), o cortejo de blocos se apresenta no palco montado no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das sete da noites, seguido da apresentação da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (PE), às dez da noites. O Ciclo Carnavalesco Fortaleza 2014 homenageia o Maracatu Cearense e é promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura (Secultfor), com patrocínio master da cerveja Skol e apoio cultural do Governo do Estado do Ceará.
Os shows no Aterrinho vão até 23 de fevereiro. O edital selecionou 60 blocos, sendo 10 destes estreantes, com uma só saída, 10 veteranos para duas saídas e 40 blocos veteranos com quatro saídas. Os blocos se apresentam todas as sextas, sábados e domingos, espalhados por vários bairros de Fortaleza. Além do tradicional circuito Dragão do Mar – Praia de Iracema, outros bairros da capital como Benfica, …

Homenagem do Timão

O jornalista Roberto Carmona, repórter da Transamérica Esportes e comentarista do programa Papo de Craque, tem muito motivos para comemorar. Após ser premiado pelo Troféu Ford Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes), em reconhecimento aos 50 anos de carreira na imprensa esportiva, agora foi homenageado pelo Esporte Clube Corinthians Paulista, por cobrir a rotina do time por mais de vinte anos.
Considerado o mais experiente repórter esportivo em atividade no Brasil, o jornalista ganhou uma camisa oficial personalizada e foi recebido no Centro de Treinamento pelo gerente de futebol, Edu Gaspar. “Nunca imaginei receber uma homenagem de um clube tão importante como o Corinthians. Foi uma grata surpresa“, afirma.
Inspiração para muitos profissionais do jornalismo, Carmona participou da cobertura de grandes eventos esportivos, incluindo dez Copas do Mundo, e garante que uma relação de respeito com os clubes e o…

Gonzagão, a Lenda

Nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, Fortaleza recebe o musical “Gonzagão, a Lenda”, espetáculo de produção carioca sobre a vida de Luiz Gonzaga que já ganhou diversos prêmios, como Shell (melhor música), APTR (melhor produção), FITA (melhor espetáculo, direção e figurino) e Qualidade Brasil (Melhor espetáculo). As apresentações em Fortaleza tem patrocínio do Ministério da Cultura e Petrobras. O musical  “Gonzagão, a Lenda”, idealizado pela produtora Andréa Alves, com texto e direção de João Falcão,  é uma homenagem ao grande ícone da cultura brasileira. Há um ano em cartaz e com diversos prêmios e lindas críticas na bagagem, o espetáculo foi visto por cerca de 65 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo e vem realizando turnê pelo Nordeste.  Sobre o espetáculo - Oito atores e uma atriz se revezam no palco em uma viagem musical pela trajetória do Rei do Baião. Como em qualquer história de homem que vira mito, a vida de Luiz Gonzaga tem passagens em que as versões de seus biógrafos não…

Point Saúde da Pague Menos

Exageros na alimentação e uma vida desregrada têm seu preço. Antes doenças que atingiam prioritariamente idosos, hoje se espalham como epidemia, afetando crianças e adolescentes. E duas dessas doenças comumente andam de mãos dadas: hipertensão e diabetes. Atenta a esse cenário, as Farmácias Pague Menos promovem, a partir do dia 15 de fevereiro, o Point Saúde. A ação faz parte do Programa Pague Menos Vida Saudável, com a proposta de mobilizar e informar a população de todo o país sobre a importância dos cuidados e da prevenção desses males crônicos. “Nós temos condição de contribuir para um Brasil mais saudável. Então, por que não fazê-lo? Essa campanha é especial porque, além da importância do tema, terá abrangência nacional. Não só queremos abraçar o Brasil, como também queremos cuidar dele”, explica Patriciana Rodrigues, diretora de marketing da Pague Menos. Este ano acontecem mais quatro Points Saúde em nível nacional, com os temas Beleza Brasil (cabelos), Gripes e Resfriados, Cuid…

PT 34 anos

Blitz

A Coordenadoria de Pessoas com Deficiência (Copedef) da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos de Fortaleza e a Autarquia Municipal de Cidadania promovem hoje às duas da tarde fiscalização ao uso indevido de vagas para pessoas com deficiência. A ação tem por objetivo promover o projeto Fortaleza: cidade acessível, criado pela Copedef, bem como, advertir e multar as infrações que porventura sejam encontradas no percurso. O coordenador da Copedef, Thauzer Fonteles, afirma que a blitz além de fiscalizar, ela é disciplinar, para que a sociedade se sensibilize em relação aos direitos das pessoas com deficiência."Este é um recurso que nós temos utilizado e que realmente tem surtido efeito. Além da campanha promovida pelos meios de comunicação é importante irmos as ruas, a regularidade desta ação ao poucos vem promovendo bons resultados." afirma. A Lei Federal 10.098, de 19 de dezembro de 2000, dispõe sobre normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das p…

Surf City começa hoje

Começa hoje o Surf City, evento que promete entrar para a história do surf cearense. A abertura oficial será às três da tarde na Barraca Guarderia Brasil, localizada na Praia do Futuro. Para a cerimônia de lançamento os organizadores planejaram um grande encontro intitulado Unidos pelo Mar!, onde atletas, simpatizantes, apoiadores, organizadores e imprensa estarão reunidos para discutir questões relevantes para o esporte e a sociedade. Na ocasião os curadores do evento, Marta Rodriguez e Romero Jucah, falarão um pouco sobre a filosofia do evento e apresentarão para os convidados as diversas atrações que farão parte da programação do evento que irá até o próximo domingo. Na sequência, será promovida uma mesa-redonda onde os parceiros e as entidades envolvidas no projeto falarão sobre os diversos temas: Diretores do IPOM – “O surf como superação social e forma de vida”; GREENISH – “Identidade e Life Style no mundo do surf”; IPOM E GREENISH – “Case study – Lançando uma coleção social de …

De olho na 14ª rodada do Cearensão Onix

A 14ª rodada do Cearensão Onix 2014 começa amanhã às quatro da tarde, no Alcides Santos, com Tiradentes x Horizonte.No domingo três jogos começando às quatro da tarde.Crato x Fortaleza, no Mirandão.Quixadá x Icasa, no Abilhão.Itapipoca x Guarani, no Perilão.O Ferroviário folga na rodada.

Radioweb

De olho no Cearensão Onix

O Ferroviário goleou o Guarani de Juazeiro, pela 13ª rodada do Cearensão Onix 2014, por 5 a 0, na noite passada, no Presidente Vargas, e saiu da zona de degola.O Tiradentes perdeu a sétima partida no Cearensão Onix.Desta vez foi derrotado, no Domingão, pelo Icasa por 1 a 0.O Crato perdeu o oitavo jogo de 11 que disputou.No Mirandão foi derrotado pelo Horizonte por 2 a 0.Fechando a 13ª rodada ontem, o Itapipoca entrou na zona de classificação ao fazer 2 a 0 no Quixadá, que entrou na zona de rebaixamento, no Perilão.A classificação atual é:
Cearense Chevrolet Série A 2014
PRIMEIRA FASE - GRUPO: GRUPO ÚNICOPosClubePGJGVitEmpDerGPGCSGApr. %1Fortaleza291192034112387.882Icasa21126331513258.333Horizonte19115422012857.584Itapipoca

BRICS aqui

Espaço O Povo de Cultura & Arte em fevereiro

Programação Espaço O POVO de Cultura & Arte  FEVEREIRO www.opovo.com.br/espacoopovo
Café-Clube de Leitura Um passeio pelo mundo dos livros e da literatura num encontro que tem como objetivo fortalecer o gosto e o prazer pela leitura. Consulte os livros  e textos indicados no Café e participe da página do grupo aberto no Facebook: “Café-Clube de Leitura O POVO”. Mediadoras: Inês Cardoso (professora da UFC), Cleudene Aragão (professora da Uece) e Vânia Vasconcelos (escritora e professora da Uece). Data: 7 (Seda - Alessandro Barico ) e 21 de fevereiro (Contos) - sexta-feira Horário: 18h30min Entrada franca

Entrevista Aberta "Literatura e Psicanálise" Existe alguma relação entre a psicanálise e a literatura? Qual a análise psicológica do texto literário? Como a percepção, a fantasia, a ficção, o processo criativo e a palavra servem de apoio aos elementos das experiências psicanalíticas? Qual a importância dos elementos simbólicos no processo de análise e das diversas leituras e narrati…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".