Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 25, 2018

Ex-presidente do BNB será presidente da Caixa

O presidente Michel Temer definiu que Gilberto Occhi, atual presidente da Caixa Econômica Federal, vai assumir o comando do Ministério da Saúde.

O vice-presidente de Habitação da Caixa e ex-presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Nelson Antônio de Souza (foto BNB), será o novo presidente da Caixa.
Valter Casimiro Silveira, atual diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi confirmado como ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
As posses acontecem na próxima segunda, às 10h30, no Palácio do Planalto. As informações foram divulgadas hoje (31) pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Deixam o ministério de Temer para se candidatar em outubro Ricardo Bastos (Saúde); Maurício Quitella (Transportes); Marx Beltrão (Turismo); Mendonça Filho (Educação); Osmar Terra (Desenvolvimento Social); Fernando Coelho Filho (Minas e Energia); Helder Barbalho (Integração Nacional); e Leonardo Picciani (Esporte).
Todos os ministros que …

Barroso revoga prisões da Operação Skala

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso (foto STF) acatou pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e revogou as 13 prisões temporárias da Operação Skala, da Polícia Federal (PF), que iria atá segunda-feira (dois). A prisão tinha sido autorizada pelo próprio ministro Barroso.

As prisões foram determinadas no âmbito do inquérito que apura possíveis irregularidades na edição do Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado pelo presidente Michel Temer em maio do ano passado, e que apura o suposto favorecimento a empresas do ramo portuário.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), como justificativa para o pedido, Raquel Dodge explicou que as medidas cumpriram o objetivo legal. A PGR destacou que, quinta-feira (29), foram feitas as medidas de busca e apreensão de prisões autorizadas pelo relator do inquérito, com exceção de três pessoas que não tiveram os mandados de prisão executados por estarem no exterior, “mas dispostos a se apresent…

Doe Leite Materno

O banco de leite do Hospital Geral César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, reforça o convite às mães que estão amamentando para doarem e assim, ajudarem os bebês hospitalizados, que dependem exclusivamente do leite materno para se alimentarem. A necessidade de manter o estoque de leite, que é constante, se intensifica ainda mais nos feriados, como o da Semana Santa até amanhã (1º de abril). O Banco de Leite Humano do HGCC funciona 24 horas.

“Contamos com a colaboração, dedicação e disponibilidade das mães para as doações, o que nos ajuda a reforçar o estoque de leite para amamentar os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”, afirma a enfermeira Gilvânia Cambraia. Ela diz que quanto mais doações houver, melhor para os bebês. “Não há limites para as doações. Todo leite em qualquer quantidade é bem-vindo e essencial”, reforça.

A engenheira Paula Brandão Parenta Melo, que atualmente trabalha com hotelaria, sempre fez doações. Ela começou a doar logo após o…

Jovens de Manaus desenvolvem projeto que leva astronomia a escolas públicas

Da Agência Brasil
Universitários de Manaus estão desenvolvendo um projeto social voluntário para levar astronomia e ciência a escolas públicas da cidade. A iniciativa conta com o apoio da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e foi selecionada para ser apresentada durante o 2º Simpósio em Atividades de Educação Espacial, que ocorrerá de 11 a 13 de abril em Budapeste, na Hungria.

Os estudantes, que não têm recursos para a viagem, lançaram uma campanha virtual de financiamento colaborativo para arrecadar ao menos R$ 8 mil e garantir o envio de um representante.

O Projeto Cosmos, como foi intitulado, surgiu em 2015 e é desenvolvido por jovens universitários. O objetivo é promover a ciência de uma forma divertida e difundir a astronomia, assim como conhecimentos de matemática, física, química e outras disciplinas. Eles organizam aulas interativas, com o uso de recursos variados como oficinas, experimentos, vídeos e desafios. Os resultados da experiência e das metodologias d…

Prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem começa na segunda

Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e quiserem pedir isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos. Neste ano, a solicitação de isenção será feita entre os dias 2 e 11 de abril, ou seja, antes do período de inscrição, que começa em maio. O pedido deve ser feito, exclusivamente, pelo endereço site do Enem.

Serão isentos os estudantes que estejam cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública, ou que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também tem isenção o participante que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Neste ano, também são isentos os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (E…

Dicas Doce de Lola para Páscoa

Na Páscoa, a busca por chocolates aumenta. Muitas são as marcas que procuram atrair a atenção dos amantes de chocolate. E com a onda dos produtos gourmet, dá para encontrar inovação e qualidade em meio aos já tradicionais ovos de marcas nacionais. É o caso do Doce Mundo de Lola, em Fortaleza.

No campo do tradicional com um toque de inovação, a doceria traz o Ovo de Brownie, grande pedida na lista da Lola, feito com um mousse de creme de ninho delicioso, brownie, brigadeiro e nutella.

Já o Ovo de Caramelo salgado (foto Divulgação) está arrancando suspiros. “Essa combinação caramelo e sal encanta chefs franceses, só que aqui ela ganha o toque regional da castanha caramelizada, por isso está arrasando no nosso menu. Esse ovo traz caramelo salgado, brigadeiro, além de castanhas caramelizadas”, diz a dona da Doce Mundo de Lola, Jéssica Costa.

Outro que está fazendo o maior sucesso é o de frutas vermelhas, que traz três texturas diferentes com o sabor marcante do morango, amora e framboesa. “E…

Fortbrasil contrata

O mercado e a economia nacional dando sinais de recuperação são um estímulo para as empresas voltarem a contratar.

É o caso da Fortbrasil Administradora de Cartões de Crédito, que desde o início do ano abre oportunidades de emprego.
Atualmente, estão abertas 13 vagas para contratação imediata em diversas áreas.
“Nós remodelamos toda a estrutura da empresa e sentimos a necessidade de contratar mais gente. Isso denota não só o crescimento da Fortbrasil, mas da economia e do mercado como um todo. Com mais gente trabalhando, todo mundo cresce mais rápido”, comemora a CEO da empresa, Juliana Freitas.

As vagas são para os cargos de:

- Estagiário de Call Center;

- Estagiário de Comunicação Interna;

- Estagiário de Direito;

- Estagiário de People Analytics (KPI’S);

- Operador de Telemarketing;

- Analista de Recuperação de Crédito;

- Analista de Marketing;

- Analista Fiscal;

- Analista de Trade Marketing;

- Analista Administrativo;

- Supervisor de Projetos e Sistemas;

- Supervisor de Infraestrutura; e

- Busine…

Aquiraz promove Sinfonia do Amanhã

Um convite para viver e celebrar música durante o feriadão da Semana Santa atrai mais de 200 músicos, entre gestores, professores e educandos, que sonham viver de música, no 1º Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã, que acontece até amanhã (primeiro de abril), em Aquiraz.
Após recepção ao som do piano de Thiago Almeida e do bandolim de Carlinhos Patriolino, o organizador do projeto, Mardônio Barros, deu boas-vindas aos participantes oriundos da Bahia, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro - que abrigados na Tapera das Artes, esperavam atentamente pelo início dos atividades.

“A ideia desse momento não é apenas construir uma agenda de desafios que precisam ser superados. Esse espaço foi pensado também para que nós pudéssemos compartilhar metodologias e tecnologias sociais que cada instituição desenvolve”, explica.

De acordo com Mardônio, além das ações formativas para os alunos e das ações de qualificação de professores, os participantes terão uma oportunidade para se debruçarem sobre a disc…

Chuvas adiam Paixão de Cristo em Senador Pompeu para hoje

O espetáculo 'A Inigualável Paixão de Jesus Cristo' (foto Vanda Alves), que seria encenado em Senador Pompeu na Sexta-Feira Santa (30) foi adiado para hoje, Sábado de Aleluia (31), devido às fortes chuvas que banharam o município durante todo o dia de ontem.

Em decisão coletiva dos atores, colaboradores, equipe técnica e parceiros, foi determinado que a apresentação única será realizada hoje, a partir das 16h30, com saída da Igreja Matriz de Senador Pompeu, município localizado a 273 quilômetros de Fortaleza.

'A Inigualável Paixão de Jesus Cristo' narra em 19 cenas e 13 cenários espalhados pela cidade o calvário de Cristo, desde sua chegada a Jerusalém até a ressurreição. A história, uma das mais conhecidas no mundo ocidental, será encenada por mais de 200 pessoas, entre protagonistas e figurantes, tanto de Senador Pompeu e arredores quanto de Fortaleza. A expectativa é que um público de mais de três mil pessoas assista ao auto de fé.

“Encenar a história mais conhecida pe…

Planalto nega que Temer beneficiou empresas do setor portuário

A Presidência da República divulgou nota oficial na noite desta sexta-feira (30) para rebater a acusação de que o presidente Michel Temer teria agido para beneficiar amigos empresários na edição do Decreto dos Portos, no ano passado, em investigação conduzida pela Procuradoria Geral da República (PGR).

"Tal decreto nasceu após criação de grupo de trabalho pelo Ministério dos Transportes que realizou amplo e público debate, em reuniões que ocorreram entre setembro de 2016 e maio de 2017", diz a nota. Segundo o governo federal, "autoridades tentam criar narrativas que gerem novas acusações" e o decreto editado em 2017 não se aplica à empresa Rodrimar S/A, acusada de ter sido beneficiada nas regras de licitação aprovadas para o setor de portos.

"O fato é que a Rodrimar não se encaixa neste parágrafo, neste artigo, no todo do decreto ou na sua interpretação, por mais ampla que se queira, conforme despacho do Ministério dos Transportes: 'Conclui-se que as disposi…

Festival de Malhação de Judas amanhã no Jardim América

Aberto ao público e já tradição em Fortaleza, o 3° Festival de Malhação do Judas será realizado neste sábado (31), às sete e meia da noite, no Jardim América.

O evento, idealizado pela Associação dos Moradores e Amigos do Jardim América e Adjacências (AAJA), contará com uma equipe de jurados convidados para a avaliação dos candidatos que contempla a criatividade do tema escolhido, melhor testamento do Judas, apresentação de figurino, entre outras atividades. Com premiação em dinheiro para o vencedor.

Artesões “Judeiros” chegam produzir e vender mais de 400 bonecos nesta época. Dona Regina chega a faturar R$ 1,8 mil na confecção dos bonecos.

Tradição que se estende por vários anos em toda América Latina nas comunidades cristãs, a Malhação do Judas que também é conhecida como a Queima do Judas, é realizada no Sábado de Aleluia, ritual que simboliza a morte de Judas Iscariotes, que segundo a Bíblia foi o traidor de Jesus.

O presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Fortaleza (…

'Há uma escalada protofascista no Brasil', diz Ciro na França

A Rádio França Internacional (RFI) entrevistou, ontem, o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Depois de Paris, Ciro encerra em Portugal uma turnê pela Europa, que passou por Barcelona (Espanha), pela Inglaterra e pela cidade de Montpellier (sul da França).

No Senado francês, em Paris, Ciro comentou a situação política brasileira, marcada, desde quarta-feira (28) à noite, pelo incidente com a caravana do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná. “Há uma escalada protofascista no Brasil, animada fundamentalmente na Internet”, avalia Ciro. “Ela é estimulada por alguns quadros da política brasileira. Uma parte relevante da direita brasileira começa a fazê-lo, mesmo sem uma vontade explícita de que isso aconteça”, acredita.

“Parte [da direita] é protofascista mesmo, e outra parte permite isso, veja o exemplo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que, ao invés de pura e simplesmente condenar [o ataque à caravana de Lula], que é o que se impõe a qualquer democrata, afirmou como pri…

Cagece de plantão no feriadão

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que funciona em regime de plantão durante feriado da Semana Santa, que ocorre de hoje (30) a domingo (1), em Fortaleza e nos 150 municípios atendidos no interior do Estado.
As lojas de atendimento estarão fechadas e retomarão as atividades somente na segunda-feira (2), a partir das oito da manhã. O plantão nas unidades de negócio vai garantir o fornecimento de água e a prestação de serviços de coleta de esgoto com normalidade durante o feriadão.

Para quem vai viajar, a orientação da companhia é uma breve vistoria no imóvel, antes de pegar a estrada. Esse cuidado pode evitar o desperdício de até 230 litros de água, visto que uma torneira pingando pode desperdiçar cerca de 46 litros de água em apenas um dia.
Seguem dicas da Cagece:

- Fechar registro do imóvel;
- Verificar incidência de vazamentos em torneiras, descargas e chuveiros;
- Verificar o funcionamento da boia da caixa d'água;


SERVIÇO
Os clientes que necessitarem de atendimento …

IJF registra redução no acolhimento de vítimas do trânsito

O Instituto José Frota (IJF) apresentou o balanço do acolhimento de vítimas de ocorrências no trânsito na Emergência do hospital, em 2017. Entre janeiro e dezembro do ano passado, 15.023 pacientes foram socorridos na unidade por conta de quedas, atropelamentos e colisões em vias públicas. O quantitativo representa uma redução de 28% nas ocorrências, em comparação com os casos registrados no ano de 2014, quando 20.892 pessoas chegaram ao hospital pelos mesmos motivos. De acordo com o IJF a tendência de diminuição observada nos últimos anos, vem se evidenciando, principalmente, entre os motociclistas, os mais numerosos entre as vítimas do trânsito. Em 2014, o IJF chegou a receber 13.120 condutores e passageiros de moto. Já em 2017, a Emergência recebeu 8.597 pacientes. Uma redução de 34%. Para os profissionais do hospital, as intervenções urbanas e as ações de educação e fiscalização promovidas pela gestão municipal, assim como também a maior conscientização dos condutores e pedestres par…

Destino Jeri

Destino Jericoacoara
SILVIA HERRERA
Estadão.
Esta praia paradisíaca é umas das etapas do Circuito Cearense Beach Run, que une corrida de rua e turismo, e será realizada nos dias 7 e 8 de abril, com percursos de 7, 12 e 21K .



No sábado (7/4/18) serão realizadas as corridas de 7 e 12 km, com largada às 16h, em frente ao Club Ventos. E no domingo (8/4/18) a meia maratona largará às 6h, na Barraca Chez Loran (Lagoa do Paraíso). Organizado pela RR Soluções em Eventos, o Circuito Cearense Beach Run terá ainda etapas em Mundaú (CE), Porto das Dunas (CE) e Canoa Quebrada (CE). E uma etapa na Praia de Pipa (RN). Os inscritos nos cinco destinos cearenses ganham automaticamente a inscrição para a prova em Pipa. Além disso, existe a possibilidade da realização da etapa em Porto de Galinhas/PE, em outubro.

Este é o quarto ano do circuito, a primeira etapa ocorreu na Praia de Beberibe, com etapas de 5K e 15K. O campeão do trajeto mais longo foi Dicson Falcão, que aliás venceu o circuito completo nas t…

Judas de 'Temer' tem mais saída em Fortaleza

A venda de 'Judas' em Fortaleza está de vento em popa no Jardim América e no Lagamar.
Cada boneco não sai por menos de R$ 100,00.
O mais vendido é o do presidente "Temer".
Com bastante saída também o 'Judas' do "Moro", "Lula", "Sérgio Cabral" e "Donald Trump" e "Putin".
No Jardim América tem 'bonequeira' que fez perto de 200 'Judas' para malhação amanhã.

Passagens metropolitanas sobem amanhã

Andar de ônibus metropolitanos de Fortaleza fica mais caro em 6,30% a partir de amanhã.

Sobem as passagens que ligam Fortaleza a Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Eusébio, Aquiraz, Pacatuba, Guaiúba, Itaitinga, Horizonte, Pacajus, Chorozinho e São Gonçalo do Amarante.

As novas tarifas variam de acordo com os anéis tarifários. 
Anel 1 – R$ 3,40 (inteira) e R$ 1,70 (meia) - Caucaia e Maracanaú (até 16,5 quilômetros).

Anel 2 - R$ 4,20/R$ 2,10 - Maracanaú, Aquiraz e Eusébio (até 23,5 quilômetros).

Anel 3 - R$ 5,75/R$ 2,90 - Maranguape, Caucaia, Itaitinga, Pacatuba e Aquiraz (até 29,7 quilômetros).

Anel 4 - R$ 7,60/R$ 3,80 - Aquiraz, Caucaia, Guaiúba, Maranguape e Pacatuba (até 33,40 quilômetros).

Anel 5 - R$ 8,80/R$ 4,40 - Caucaia, Aquiraz, Horizonte, Itaitinga, Guaiúba, Pacatuba, Maracanaú, Pacajus e São Gonçalo (até 45,53 quilômetros).
Anel 6 - R$ 12,15/R$ 6,10 - Chorozinho, Maranguape e São Gonçalo (até 71,27 quilômetros).

Evangélicos realizam 'Pazcoa Fortaleza'

Manifestações pela Paz foram verificadas hoje em sete locais de Fortaleza.

Os atos promovidos pelas igrejas evangélicas aconteceram na Praça da Imprensa, Praça da OAB-CE, Perícia Forense, Casa da Indústria, Assembleia Legislativa, Palácio da Abolição e Fórum Clóvis Bevilácqua.

Todos rezaram pela paz na capital cearense no chamado movimento "Pazcoa Cidade'.

Oito em cada dez brasileiros pretendem comprar chocolate nesta Páscoa

Quem resiste à tentação de um chocolate nesta época do ano? Os internautas brasileiros que não são, já que 83% pretendem comprar chocolate na Páscoa de 2018, conforme mostra pesquisa do Ibope Conecta, unidade de pesquisas online do Ibope Inteligência. De acordo com o estudo, 27% pretendem comprar chocolates de marcas conhecidas, 26% ainda não sabem qual tipo de chocolate comprarão, 19% vão comprar produções caseiras e também chocolates de marcas conhecidas e 11% vão optar apenas por chocolates caseiros.
Para os gastos com chocolate, 23% pretendem gastar entre R$ 41 e R$ 60, outros 15%, de R$ 21 a R$ 40, e 13% esperam gastar de R$ 81 a R$ 100. Há também 21% que declaram que vão gastar mais de R$ 140 em chocolates nesta Páscoa.
Como não pode deixar de ser, o ovo de Páscoa é o formato de chocolate que mais vai ser consumido nesta época: 74% pretendem comprar. A tradicional caixa de bombom é uma opção para 42%, assim como a barra de chocolate (36%) e a trufa (32%).
Independente do formato, a …

Nutricionista recomenda consumo moderado de chocolate na Páscoa

O alto consumo de chocolate na páscoa, além satisfazer o paladar de muitos, pode trazer alguns riscos, se consumido excessivamente. Em certos casos deve ser evitado ou substituído por similares menos comuns.

A nutricionista da Hapvida, Mariana Mesquita, destaca o assunto para o Blog:

Quais os malefícios do consumo excessivo de chocolate?

- O problema não é o consumo, e sim o exagero, assim como qualquer outro tipo de alimento. Os excessos imediatos podem causar diarreia, desconforto gástrico, azia, indigestão e até mesmo insônia. Já os excessos a longo prazo, podem causar aumento de gordura corporal, gordura sanguínea e alterações na glicemia.

Quais os tipos de chocolates e seus benefícios?

- O chocolate tem inúmeros benefícios e pode sim fazer parte de um planejamento saudável, mas isso depende muito do tipo de chocolate que será consumido. O chocolate aumenta a produção de serotonina e endorfina, que são chamados de hormônios do prazer, pois aumentam a sensação de felicidade. A sensação…

Mega-Sena sorteia amanhã R$ 35 milhões

Neste sábado (31), a Mega-Sena pode pagar o prêmio de R$ 35 milhões, do concurso 2.027. O Caminhão da Sorte já está estacionado em Canela (RS), onde será realizado o sorteio, às 20 horas (horário de Brasília).

Se o ganhador investir todo o prêmio na Poupança da Caixa, receberá mensalmente mais de R$ 143 mil. Com o valor, também é possível adquirir mais de 300 franquias de vendas de chocolates.

As apostas podem ser feitas até uma hora antes da hora do sorteio nas lotéricas ou pelo Internet Banking Caixa. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8 às 22 horas (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19 horas, retornando às 21 horas para o concurso seguinte.

Dupla de Páscoa - As apostas para a Dupla de Páscoa podem ser registradas em qualquer lotérica do país. Todas as apostas estão concorrendo para a Dupla de Páscoa, inclusive as registradas em volantes regulares da Dupla-Sena.

Ceará tem que vencer Fluminense nas Laranjeiras

O Ceará tem que ganhar por uma diferença de dois gols do Fluminense (RJ) para seguir na Copa do Brasil Sub 20.
O jogo será na próxima quinta-feira (5), às três da tarde, nas Laranjeiras, no Rio de Janeiro. 
A arbitragem é carioca: Rejane Caetano (Fifa), como árbitra principal; Thiago Magalhães (CBF) e Fabiana Nóbrega Pitta (CBF), como assistentes; Rafael Sá (CBF), como quarto árbitro; e Messias Pereira (CBF), como analista de campo.
Na primeira partida, na Cidade Vozão, em Itaitinga, o Ceará perdeu de 2 a 1, anteontem.
O gol do Ceará foi de Jonatah, no primeiro minuto de jogo. Leandro Spadacio empatou aos 16 e virou aos 21 minutos do segundo tempo.
O Ceará perdeu com Matheus Fernandes; Maurício (Massilon), Renan (Alan), Darlan e Jonatah; Humberto, Tiago Cunha (Thiago Roque), Matheus; Filipe (Rick), Jorge (Fabrício) e Rian (David) - Treinador: Carlos Leiria. Cartão amarelo: Maurício, Tiago Cunha e Filipe.
O Fluminense ganhou com Guilherme; Diogo, Geovani, Alex e João Victor (Carlos Roberto),…

Salmito Filho assume Prefeitura de Fortaleza

Com a viagem do prefeito Roberto Cláudio-PDT aos Estados Unidos da América (EUA) e a licença do vice-prefeito Moroni Torgan-DEM; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho-PDT (foto Arquivo CMFor) assume a Prefeitura de Fortaleza na primeira semana de abril (primeiro a seis).
Será a primeira vez que Salmito Filho responderá pela municipalidade fortalezense.
Ele promete uma semana discreta no comando da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), mas caberá a Salmito  Filho exonerar os cinco secretários municipais, que serão candidatos nas eleições 2018: Evaldo Lima (Cultura), Alexandre Pereira (Turismo), Mosiah Torgan (Desenvolvimento Econômico), Lia Gomes (Articulação Popular) e Queiroz Maia (chefe de Gabinete).
A escolha dos novos secretários caberá a Roberto Cláudio, que os empossará na volta dos EUA.
Roberto Cláudio transmite o cargo neste domingo (1º). Ele viaja rumo a Washington e reassume o comando da PMF na sexta-feira (6).

Na pauta de Roberto Cláudi…

Balanço prévio da Operação Semana Santa

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou até agora dois acidentes nas BRs cearenses neste feriadão da Semana Santa.

Não houve registro de mortes, só danos nos carros e engarrafamentos.

A PRF fez na quinta-feira durante o primeiro dia da Operação Semana Santa mais de 500 exames de alcoolemia (bafômetro) com quatro motoristas presos pela Lei Seca.


Ceará goleia Salgueiro e fica em primeiro no Nordestão

O Ceará goleou o Salgueiro (PE), na noite de hoje, na Arena Castelão, por 6 a 0, pelo Grupo D da Copa do Nordeste (Nordestão).

O Ceará termina a fase de grupos com 13 pontos e na liderança com saldo de nove gols. O outro classificado foi o Sampaio Correa (MA) com nove pontos. Eliminados: Salgueiro (três pontos) e CSA-AL (cinco pontos).

Os gols alvinegros foram de Richardson, aos 31; Felipe Azevedo, aos 33; Arthur, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 46 minutos do segundo tempo; Ricardinho, aos cinco e Valdo, aos 18 minutos da etapa final.

O Ceará goleou com Everson; Pio (Raul), Luiz Otávio, Valdo e Ernandes (Romário); Richardson, Ricardinho, Wescley (Elton) e Juninho; Felipe Azevedo e Arthur - Treinador: Marcelo Chamusca.

O Salgueiro perdeu com Luciano (Mondragon); Maurício, Escuro, Juninho e Luiz Eduardo; Peú, Dadá, Jaildo (Izaldo) e Fabiano; William e Alexon - Treinador: Sérgio China.


Renda de R$ 25.860,00 para 6.250 pessoas, sendo 5.928 pagantes e 322 não pagantes.

Sorteio para quarta…

Ex-ministro e empresários são presos na Operação Skala, da PF

Da Agência Brasil
O ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da estatal Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Wagner Rossi, e os principais executivos de dois grandes grupos empresariais de logística de transportes foram detidos hoje (29), em caráter temporário, no âmbito da Operação Skala, deflagrada pela Polícia Federal (PF).

Presidente do Grupo Rodrimar, Antônio Celso Grecco foi detido em Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo, e chegou à superintendência da PF em São Paulo por volta de 11h. Já a empresária Celina Torrealba, uma das proprietárias do Grupo Libra, foi detida em seu apartamento, no Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), vários mandados de prisão temporária e de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela PF, a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge. As medidas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, relator do chamado Inquérito dos Portos, que apura as suspeitas de…

“Clarice Lispector e Eu – o mundo não é chato” em cartaz na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 05 a 08 de abril de 2018, o espetáculo Clarice Lispector e Eu - o mundo não é chato. Com dramaturgia de Rita Elmôr, que também é atriz e sobe ao palco, a peça reúne textos da autora de A Hora da Estrela e Laços de Família a escritos da própria Rita, em um roteiro que dialoga com a faceta mais solar de Clarice.

Com direção de Rubens Camelo, a peça aposta em passagens em que a escritora se relaciona com o mundo e pessoas ao seu redor, deixando transparecer, com fino humor, sua timidez e seu “desencaixe” nas relações. Assim, o público tem a chance de conhecer uma Clarice Lispector menos introspectiva e mais voltada para o mundo.

Na peça, Rita Elmôr e Clarice Lispector se misturam ao contar suas historias, em que muitas vezes não é possível saber quem está falando, se é a atriz ou a escritora. Com leveza e humor, como em uma conversa entre amigas, o espetáculo convida o público a refletir sobre diversas situações do cotidiano.

“Os textos seleciona…

Clássicos na Lagoa realiza concerto de música renascentista com o Syntagma

O Clássicos na Lagoa traz ao palco pela primeira vez o Syntagma (foto), grupo de câmara mais antigo do Ceará, com 32 anos de atividades ininterruptas. Criado em 1986, a proposta dos integrantes é mostrar a forte ligação da música nordestina com a música antiga europeia, por meio de um trabalho de pesquisa que identifica as similaridades das estruturas musicais, rítmicas e melódicas. Durante o concerto, realizado dia 6 de abril, às 17 horas, serão interpretados compositores do período medieval, renascentista e pré-barroco.

O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), por meio do Clássicos na Lagoa, promove concertos de música erudita gratuitos, sempre às primeiras sextas-feiras de cada mês, às margens da Lagoa do Porangabussu. O programa musical de 2018 irá promover um passeio pela história da música por meio de concertos educativos, que vão do período medieval ao clássico. Criado em 2016, o projeto se consolidou como uma importante estratégia de promoção d…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…