Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 4, 2018

Prefeito anuncia eixos de combate à violência em Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) lamentou a Chacina no Benfica e anunciou após reunião com o governador do Ceará, Camilo Santana-PT; e com o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho-PDT (foto Divulgação), no Palácio da Abolição, ações imediatas para combater a violência na cidade:

"Fortaleza amanheceu afetada por graves e inaceitáveis atos contra a vida humana. Em função desse triste episódio, cancelei a viagem aos Estados Unidos, a convite do curso de Harvard, para mobilizar a Prefeitura, vereadores e entidades para somar às ações que estão sendo empreendidas pelo governador Camilo Santana", escreveu o prefeito em seu perfil no facebook.
A Prefeitura de Fortaleza esclarece que, após reunião no Governo do Estado, Roberto Claudio realizou reunião com membros da sua equipe de governo e já mobilizou profissionais e todos os recursos e equipamentos do Município para garantir ações em quatro eixos (algumas já em andamento): 1) Reforça…

Ministério Público pede extinção das torcidas organizadas no Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará lamenta a Chacina no Benfica, ontem à noite, que vitimou fatalmente sete jovens. Segundo o Ministério Público em nota, "a maioria das vítimas era supostamente ligada a torcidas organizadas de times do futebol cearense".

Eis a nota a integra do Ministério Público Cearense:
"Diante de mais essa tragédia, o Ministério Público do Ceará cobra a imediata extinção das atividades da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), da Torcida Organizada Jovem Garra Tricolor (JGT), e da Associação Torcida Organizada Cearamor. Os membros dessas entidades são, frequentemente, associados a práticas criminosas envolvendo atos de vandalismo, violência física e assassinatos, gerando grande temor à sociedade.

As ações do Ministério Público do Estado no sentido de coibir as práticas criminosas de torcedores ligados a essas organizações não são de hoje. Em 23 de abril de 2013, o MPCE, por intermédio do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (NUDTOR), petic…

TUF diz que Chacina do Benfica não foi briga de torcidas

Foto: Carmen Pompeu


A Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) lamenta a chacina que matou sete pessoas no Benfica:

Eis as notas da TUF:

"Caros(as) amigos(as),

É com imenso pesar que publicamos através desta nota essa amarga notícia, um dos momentos mais cruéis e dificieis dos últimos tempos para nossa instituição.

Outra vez acordamos com a chocante notícia de mais uma chacina que aterroriza nossa cidade,vitimando 4 componentes de nossa torcida.

Seus legados, companheirismo e suas ações em prol Leões da TUF jamais serão esquecidas!

Descansem em paz junto de Deus Adenilton (Mascote), Júnior Bandeira (Juninho), Pedro Neto e Vitor (Vitinho).

No peito de cada TUF seus corações permanecerão batendo no ritmo das arquibancadas, as balas que tiraram a suas vidas jamais calaram toda nação que defende nosso nome.

Nosso muito obrigado por tudo!

Logo após os acontecimentos que culminaram na morte de nossos membros, circulou através de reportagens expostas pela mídia cearense que uma das linhas de inv…

Floresta ganha do Iguatu pelo Cearensão 2018

O Floresta ganhou do Iguatu, hoje à tarde, no Morenão, por 2 a 0, pela terceira rodada da segunda fase do Cearensão 2018.

Os gols foram marcados no segundo tempo. Edson Cariús, de pênalti e Bruno Ocara deram a vitória ao Floresta.

O Floresta soma quatro pontos em dois jogos e está na terceira colocação. Já o Iguatu é o lanterna com um ponto em três partidas.

O Fortaleza lidera com sete pontos em três jogos. O Ceará é o vice-líder com quatro pontos em duas paridas. 

O Uniclinic que recebe o Ferroviário, na próxima segunda-feira, às 10 horas, no Domingão, em Horizonte, ocupa a quarta colocação com um ponto e saldo negativo de um gol. O Ferroviário é o quinto com um ponto e saldo negativo de três gols.

Na terça-feira (13), às 20h30, na Arena Castelão, Ceará x Iguatu; na quarta-feira (14), às 21h45, no Domingão tem Floresta x Fortaleza; no sábado (17), às 19 horas, Ceará x Uniclinic, na Atena Castelão; e no domingo (18), às 16 horas, Ferroviário x Floresta, no Presidente Vargas.


Ferroviário perde para o Globo no Nordestão

O Ferroviário continua sem ganhar na Copa do Nordeste (Nordestão) 2018.

Hoje à noite, no Manoela Barretto (Barrettão), em Ceará Mirim (RN), perdeu de 1 a 0 para o Globo, pelo Gripo B.

Com a derrota o Ferroviário fica na lanterna da chave com um ponto em quatro rodadas. O Globo é o terceiro colocado com quatro pontos. O ABC (RN) lidera com nove pontos. O Vitória (BA) é o segundo com seis pontos. Amanhã, no Barradão, o Vitória recebe o ABC.

O Ferroviário perdeu com Léo; Dilsinho, Johnny e Castro (Nycollas); Iranílson, Glauber, Erick Daltro e Diego Silva; Roney (Batata), Rodrigo Rodrigues e Romário (Jean Melo) - Treinador: Ademir Fonseca. Cartão amarelo para Glauber.
Em 21 de março, às 19 horas, no Presidente Vargas, o Ferroviário recebe o Vitória.

Andrigo dá a vitória de virada ao Ceará no Nordestão

O Ceará com dois gols de Andrigo (foto cearasc) ganhou de virada do Sampaio Correa (MA), hoje à tarde, na Arena Castelão, por 2 a 1, pelo Grupo D da Copa do Nordeste (Nordestão) 2018.

O jogo foi válido pela quarta rodada do Grupo D. O Ceará com a vitória assume a liderança da Chave com nove pontos. O Sampaio é o vice-líder com sete pontos. Salgueiro (PE) x CSA (AL) jogam agora à noite, no Cornélio de Barros, em Salgueiro. O CSA tem dois pontos em três jogos e o Salgueiro é o lanterna com um ponto em três rodadas.

O Ceará levou um gol logo no primeiro minuto de jogo. Uilliam marcou para o Sampaio. O alvinegro cearense começou a reagir aos 31 minutos, quando Andrigo empatou. O mesmo Andrigo, aos 47 minutos da etapa final deu a vitória do Ceará.
O Ceará ganhou com Everson; Pio, Valdo, Luiz Otávio e Rafael Carioca; Juninho, Raul, Andrigo, Ricardinho (Luidy) e Felipe Azevedo (Wescley); Élton (Arthur) - Treinador: Marcelo Chamusca. Cartão amarelo para Arthur e Wescley.

O Sampaio perdeu com Andr…

PSol lança pré-candidatura de Guilherme Boulos a presidente do Brasil

O porta-voz do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, foi escolhido neste sábado (10) pré-candidato do PSol à Presidência da República 2018. Em votação realizada em um hotel no Centro de São Paulo, ele obteve 69% dos 126 delegados votantes.
Marcado por controvérsia envolvendo suposta influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na escolha, o processo recebe críticas de Plínio Júnior, [filho de Plínio de Arruda Sampaio, candidato do PSol nas eleições de 2010], que também disputou a pré-candidatura pela legenda e obteve 21% dos delegados.

Além dos postulantes a pré-candidatura, também marcaram presença o deputado federal Jean Willys (RJ), o deputado estadual Marcelo Freixo (RJ) e o líder do coletivo Fora do Eixo e da Mídia Ninja, Pablo Capilé.

Confira entrevista com Plínio Júnior, na qual além de criticar Boulos, comenta sobre pré-candidatos de outros partidos, como Ciro Gomes (PDT-CE) e Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), e fala sobre a Economia do País: 



Conf…

Cearamor descarta briga de torcidas organizadas

A diretoria da Cearamor descarta que a Chacina do Benfica tenha sido motivada por briga de torcidas organizadas:
"Amanhecemos esse sábado chuvoso com essa triste notícia que mais uma chacina choca nossa cidade, dessa vez na sede dos nossos rivais e na praça da Gentilândia. Não sabemos onde vamos parar com tanta violência, não sabemos qual futuro de nossa cidade.

Esperamos que a mídia não venha querer aproveitar-se do episódio e criar matéria para vender jornal e insinuar que o episódio está relacionado a briga entre torcidas organizadas.

Hoje famílias choram a perca dos seus entes queridos e as autoridades assistem essas mortes com naturalidade, transformando-se em rotina em nossa cidade.
Prestamos nossas condolências à todas as famílias enlutadas!"

Polícia busca identificar autores da Chacina do Benfica

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa através de Nota, que as Polícias Civil e Militar estão em diligências à procura de suspeitos de atirarem e matarem sete pessoas em três endereços, no bairro Benfica, na Área Integrada de Segurança 5.

As ocorrências foram registradas na noite dessa sexta-feira (9). 
A Polícia Civil apura as circunstâncias de cada caso e se há relação entre eles no sentido de identificar e prender os autores das mortes.
As investigações são conduzidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com informações preliminares, suspeitos chegaram em um carro e dispararam contra pessoas que estavam na Praça da Gentilândia.
Minutos depois, na Vila Demétrio, nas proximidades da sede de uma torcida organizada, suspeitos em outro veículo atiraram em um grupo de jovens que bebia no local. Na fuga, na Rua Joaquim Magalhães, os criminosos atiraram contra duas pessoas que usavam uniforme de uma torcida organizada e estavam retornando …

Camilo: 'não descansaremos um só minuto nessa luta contra a violência'

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) lamentou a chacina no Benfica, onde sete pessoas foram mortas e outras quatro saíram feridas, na noite de sexta-feira.
"Esse episódio de violência no bairro Benfica é mais um fato muito grave, inaceitável, e que desafia o sistema de Segurança e Justiça.

Assim como aconteceu no crime das Cajazeiras, quando onze envolvidos foram colocados atrás das grades, inclusive o mandante, a polícia do Ceará dará uma resposta rápida.

Temos a real compreensão da gravidade da situação. Tanto que tenho investido como nunca na segurança e trabalhado noite e dia. Infelizmente há uma falha geral do sistema, que envolve também as leis e a Justiça.

Mas não se pode conceber tanta impunidade. Nunca a polícia trabalhou tanto; prendeu tanto. E o que vemos são casos e mais casos de criminosos de alta periculosidade que matam, roubam e traficam e são soltos por medidas judiciais. Já agem na certeza da impunidade. Isso não pode continuar dessa forma.

No encontro que tive…

Roberto Cláudio cancela viagem aos EUA por causa da chacina do Benfica

O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT) cancelou a viagem aos Estados Unidos, onde faria curso na área da Primeira Infância, na próxima semana, a convite da Universidade de Harvard.

O cancelamento foi motivado pelos recentes episódios de violência ocorridos na noite de ontem, no Benfica, onde sete pessoas foram mortas e outras quatro feridas.

O prefeito decidiu mobilizar órgãos municipais e convidou os vereadores para, ao lado do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Salmito Filho (PDT), trabalharem em aliança com as forças de seguranças do Estado, colaborando com as ações de combate à violência.

Pesquisa: notícias falsas circulam 70% mais do que as verdadeiras na internet

Da Agência Brasil


Mensagem falsa tem 70% mais chances de ser retransmitida (Reuters/Kacper Pempel) Notícias consideradas falsas se espalham mais facilmente na internet do que textos verdadeiros. A conclusão foi de um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), instituição de ensino reconhecida mundialmente pela qualidade de cursos de ciências exatas e de áreas vinculadas à tecnologia.

Os pesquisadores Soroush Vosoughi, Deb Roy e Sinan Aral analisaram 126 mil mensagens (não apenas notícias jornalísticas) divulgadas na rede social Twitter entre 2006 e 2017. No total, 3 milhões de pessoas publicaram ou compartilharam essas histórias 4,5 milhões de vezes. O caráter verdadeiro ou falso dos conteúdos foi definido a partir de análises realizadas por seis instituições profissionais de checagem de fatos.

Os autores estimaram que uma mensagem falsa tem 70% mais chances de ser retransmitida (retuitada, no jargão da rede social) do que uma verdadeira. As …

Com janela partidária, deputados começam a trocar de legenda sem sofrer punição

Da Agência Brasil
Com janela partidária, deputados federais podem trocar de partido sem risco de perder mandatoWilson Dias/Agência Brasil

Desde a última quinta-feira (8), deputados federais e estaduais podem trocar de partido, sem o risco de perder os mandatos por infidelidade partidária, na chamada “janela partidária”. O período das trocas vai até o dia 7 de abril.

As conversas para as mudanças já estão sendo costuradas há muito tempo, mas os registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só podem ser oficializados durante a janela.

A legislação eleitoral diz que só é possível mudar de partido, sem risco de perder o mandato, quando houver incorporação ou fusão do partido; criação de novo partido; desvio no programa partidário ou grave discriminação pessoal. Mas, em 2015, o Congresso incorporou a possibilidade de desfiliação, sem justificativa, durante a janela em ano eleitoral. Se o parlamentar se desfilia do partido fora do período da janela, sem justa causa, a legenda pode recorrer à …

Chacina no Benfica deixa sete mortos e quatro feridos

Mais uma chacina em Fortaleza. Desta vez, no Bairro Benfica, corredor cultural da cidade. Sete pessoas foram mortas e outras quatro ficaram feridas, ontem (09) à noite por volta das 23h30. Os ataques ocorreram em três pontos do bairro: na Praça da Gentilândia, na Vila Demétrio e na Rua Joaquim Magalhães. De acordo com a polícia, três dos sete mortos foram alvejados na Praça da Gentilândia. Os assassinos, segundo testemunhas, chegaram disparando a esmo contra os frequentadores do local.

A suspeita inicial é de que os ataques tenham sido praticados por um mesmo grupo, em um curto espaço de tempo. O caso pode estar ligado à rixa entre integrantes de torcidas organizadas. Os crimes vão ser investigados pela Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Localizada próxima ao campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) e cercada por bares e restaurantes, a Praça da Gentilândia é frequentada por muitos jovens e estava cheia no momento em que os atiradores começaram a disparar.

Nas redes so…

Piquet Carneiro, Catarina e Mombaça recebem investimentos de R$ 62 milhões

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), assinou nesta sexta-feira (9) a aplicação de recursos no valor R$ 62 milhões para os municípios de Piquet Carneiro, Catarina e Mombaça. Ao lado de prefeitos, parlamentares, lideranças comunitárias e população, ele afirmou que até junho irá entregar obras em todas as cidades cearenses.

Em Piquet Carneiro, Eunício e o prefeito Bismarck Bezerra lançaram investimentos de R$ 15 milhões em ações como revestimento de estradas vicia isso (R$ 5 milhões), abastecimento de água (R$ 2,6 milhões), pavimentação de ruas (R$ 2,1 milhões), além de entrega de kits sanitários, e outras ações.

Já em Catarina, do prefeito Tiago Paes de Andrade, as obras somam R$ 21 milhões, sendo destaque a construção da adutora que vai trazer água do Açude Arneiroz II para a cidade, no valor de R$ 15,6 milhões. Também serão entregues kits sanitários, ações de recuperação de estradas, substituição de casas de taipa, parceria na gestão da saúde, entre o…

Camilo sanciona piso salarial para agentes comunitários

Depois de garantir, em 2015, o piso salarial dos agentes comunitários do Ceará, o governador do Ceará, Camilo Santana-PT (foto Diculgação) sanciona nesta segunda-feira (12), às nove da manhã, em solenidade no seu gabinete, no Palácio da Abolição, a lei que institui o adicional de insalubridade para a categoria.
A proposta, de iniciativa do Executivo, foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), em 20 de fevereiro e assegura o benefício de 20% sobre os vencimentos em decorrência do efetivo exercício das funções de agente de saúde. Ao todo, 7.209 agentes serão beneficiados com a nova lei, que terá uma repercussão financeira de R$ 1,48 milhão por mês na folha estadual.

Feira Literária Cearense até hoje no CCBNB

Rachel de Queiroz, Patativa do Assaré, Adolfo Caminha, Moreira Campos e Rodolfo Teófilo são algumas das expressões de maior destaque do grande celeiro literário do Ceará. Profícuo em movimentos como a Padaria Espiritual e Clã ganham espaço no calendário cultural de Fortaleza com a I Feira da Literatura Cearense, no Centro Cultural do Banco do Nordeste do Brasil (CCBNB), na Rua Conde D'Eu, 560, até hoje.

O evento é uma oportunidade para as editoras e autores cearenses apresentarem seus projetos editoriais, autorais, gêneros e os espaços conquistados nos últimos anos. “ A  Primeira Feira da Literatura Cearense vem no momento atual do mercado brasileiro e do Ceará se adaptar a uma nova realidade econômica. São os mesmos produtores Feira do Livro Infantil de Fortaleza, que acontece há sete anos, porém com uma visão e ação destinado a literatura local, até o mercado nacional se refazer economicamente” explica o coordenador, Almir Mota.

A participação feminina é destaque na programação c…

Ondas do Pena Paracuru Pro até amanhã

Em em boas ondas de meio metro o Pena Paracuru Pro, 1ª Etapa do Circuito Cearense de Surf 2018, rola até amanhã (11), na Praia do Ronco do Mar, em Paracuru.

Na água as categorias de base, além dos aspirantes a astros da categoria Open, deram um verdadeiro show nas boas direitas que tornaram essa praia nacionalmente famosa.

Destaque para os potiguares Matheus Sena (foto Lima Júnior), na categoria Mirim e Jonathan Santos,na Open, que aproveitaram a familiaridade com as direitas de Baía Formosa-RN para cravar os escores mais altos da competição, respectivamente, a maior nota e o maior somatório do primeiro dia:

“Estou muito feliz por ter feito o maior somatório do dia (17,66). Isso é fruto de muita dedicação aos treinos nas ondas de Baía Formosa, que lembram muito essas ondas aqui do Paracuru. A expectativa é que o mar continue com boas ondas para que eu possa continuar a mostrar o melhor do meu surf”, comenta Jonathan.

Já Matheus Sena além de destacar a qualidade das ondas e comentar sobre …

Salmito assume Prefeitura de amanhã até dia 15

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Salmito Filho-PDT (foto Divulgação) assume amanhã (10) a Prefeitura. O primeiro vice-presidente da CMFor, vereador Adail Júnior, responderá pela presidência da Casa de amanhã até quinta-feira (15), enquanto Salmito for prefeito.

Salmito Filho será prefeito de Fortaleza por cinco dias devido as viagens do prefeito Roberto Cláudio (PDT) e do vice-prefeito Moroni Torgan (DEM) ao Exterior.

A transmissão de cargo será amanhã de manhã, durante a assinatura da ordem de serviço para as obras da segunda etapa da Vila do Mar, na começo da Avenida Pasteur.

O Vila do Mar é uma das maiores requalificações urbanísticas em curso no Brasil, com ações que incluem intervenções estruturais e sociais nos bairros Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará.
A Prefeitura de Fortaleza também irá disponibilizar uma série de serviços à população na manhã deste sábado. Técnicos da AMC irão expedir credencial de estacionamento idoso e deficiente físico.…

Prazo para finalizar inscrição no Fies é estendido para a próxima quinta-feira

Da Agência Brasil
O Ministério da Educação prorrogou mais uma vez o prazo para os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem sua inscrição no Fies Seleção. Agora, os candidatos têm até a próxima quinta-feira para fechar a contratação.

A prorrogação abrange as 80 mil vagas a juro zero, destinadas, neste primeiro semestre, aos estudantes que comprovarem renda per capital mensal familiar de até três salários mínimos. O período de divulgação dos resultados da pré-seleção da modalidade P-Fies começa no dia 16 de março.

A lista de pré-selecionados na chamada regular do Fies foi divulgada na noite de segunda-feira (5), e, desde então, candidatos relataram problemas para concluir a inscrição. O MEC já tinha adiado o prazo para a finalização da inscrição, que terminaria hoje (9).

Segundo o MEC, a nova prorrogação do prazo busca preservar os interesses dos candidatos pré-selecionados em chamada única e que estiverem classificados em lista…

Jungmann anuncia mil vagas para PF e PRF

Da Agência Brasil

O Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta sexta-feira (9) a destinação de R$ 42 bilhões para estados e municípios investirem em segurança. Serão R$ 32 bilhões para os estados e R$ 10 bilhões para os municípios. O anúncio foi feito pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, e pelo presidente do banco, Paulo Rabello de Castro (foto).

O ministro adiantou que já está definida realização de concurso com mil vagas para preencher quadros da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A estimativa é que sejam 500 novos agentes para cada força. Segundo ele, também haverá reforço nas fronteiras, por meio do aumento de efetivo da PF.

“Uma das minhas primeiras medidas no ministério foi pedir, e obter, a realização de concurso na PRF e na PF. Serão mil novos agentes este ano. Além disso, o novo diretor-geral da PF [Rogério Galloro] irá duplicar o efetivo nas fronteiras. São 17 mil quilômetros de …

Fortaleza recebe secretários de Educação de todo o País

O secretário de Educação do Ceará, Idilvan Alencar, será o anfitrião da I Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que acontecerá nos dias 12 e 13 de março, em Fortaleza. Presidido por Alencar, o Conselho vai receber da secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães Castro, o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, para validação dos secretários.

A versão preliminar da BNCC já foi apresentada aos gestores estaduais, em reunião do dia 26 de fevereiro, em São Paulo. Após sugestões dos secretários e dos técnicos responsáveis pela coordenação da implementação nos estados, foram feitas adaptações que serão validadas agora no fórum do Consed.

O evento vai ocorrer no Hotel Gran Mareiro, na Praia do Futuro. A abertura será, na segunda-feira (12), às 10h. A programação se estenderá até o meio-dia da terça-feira (13), e contará, ainda, com a participação do secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soare…

Justiça Federal no DF manda soltar empresário Joesley Batista

Da Agência Brasil
O juiz Marcos Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal de Brasília, mandou soltar os executivos Joesley Batista e Ricardo Saud, da holding J&F - dona do grupo JBS, que se encontram presos preventivamente desde setembro do ano passado.

Joesley Batista está preso na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e Ricardo Saud, na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Na decisão, o magistrado escreveu que a prisão dos dois executivos perdura por mais de seis meses, “prazo muito superior aos 120 dias previstos para a conclusão de toda a instrução criminal e flagrantemente aviltante ao princípio da razoável duração do processo”.

Os executivos estavam presos preventivamente após terem sido acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de obstrução de Justiça, por supostamente terem ocultado informações em seus acordos de delação premiada.

A PGR pediu a rescisão dos acordos ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o juiz Reis Bastos ressaltou que as delações ainda n…

Ministério da Saúde fará monitoramento online de partos cesáreos no país

O Ministério da Saúde cria sistema de monitoramento online para acompanhar a quantidade de partos cesáreas nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Medida visa reduzir a realização desse tipo de procedimento quando desnecessário.

Por isso, a pasta quer identificar os serviços, para que juntos possam realizar ações para aumentar o número de parto normal, como primeira opção para o nascimento. Objetivo é que a equipe e gestante discutam o plano de parto para que seja feita a escolha pelo melhor tipo de procedimento que não coloque em risco a vida da mãe e do bebê.

Gestores e usuárias do SUS poderão acompanhar o monitoramento pelo site da Secretaria de Vigilância em Saúde, a partir do dia 19 de março. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira (7/3), durante cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

PT-CE ameaça com expulsão filiado que não apoiar Lula

O presidente do PT Ceará, De Assis Diniz, divulgou nota, nesta sexta-feira (09) condicionando a manutenção do vínculo partidário do filiado da legenda ao apoio à candidatura de Lula para presidência do Brasil nas eleições de outubro.

A medida deve comprometer um eventual apoio formal do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). Camilo foi eleito governador em 2014 graças à ajuda dos irmãos Cid e Ciro Gomes.

Ciro teve sua pré-candidatura a presidente lançada, ontem, em Brasília.

Veja a nota:

NOTA OFICIAL
"O PT por sua Executiva Nacional definiu em resolução por unanimidade a pré candidatura do companheiro Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
Manifestações individuais de apoio a candidatura de outro partido, por filiado do PT, contraria essa deliberação, o que compromete a manutenção do vínculo partidário do filiado com o PT."
De Assis Diniz Presidente do PT Ceará

Projeto de lei institui o Dia do Ceará sem Drogas

Transformar o dia 31 de janeiro em um marco na prevenção do uso de drogas e no enfrentamento da dependência química no Ceará. A iniciativa, de autoria do deputado Joaquim Noronha (PRP), com coautoria do deputado Zezinho Albuquerque (PDT), foi proposta por meio de projeto de lei que institui o Dia do Ceará sem Drogas e está em tramitação na Assembleia Legislativa.

A propositura n° 53/18 , institui a data, a partir da campanha que é realizada desde 2014 pela Assembleia Legislativa, e a inclui no Calendário de Eventos do Estado.

"O Ceará sem Drogas vem atraindo a população do interior do Estado com a missão de conscientizar os jovens sobre as más consequências do uso das drogas”, afirma o presidente da AL e idealizador da campanha, deputado Zezinho Albuquerque.

Segundo o parlamentar, a campanha alcançou milhares de estudantes nas 21 cidades por que passou até a sua 23ª edição, realizada no início de março. Contando com a parceria do comentarista esportivo e ex-jogador de futebol Walt…

Técnico internacional de handebol treina professores municipais de Caucaia

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, na noite dessa quinta-feira (8/3), a “Clínica Internacional de Handebol Escolar”. A atividade aconteceu no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, com a participação de professores da rede municipal.

Coordenada pelo professor Karluso Lima, a vivência foi ministrada pelo técnico internacional do segmento, professor Jorge Fernandez, que tem ampla experiência no handebol europeu e viaja o mundo implantando projetos para o desenvolvimento do esporte.

O evento contou com a presença de expoentes da educação e do esporte, como o presidente do Conselho Regional de Educação da 5ª Região (Cref-5), professor Jorge Henrique, e Fabiano Lima, da Federação de Handebol do Estado do Ceará (FHEC), que também participou do esforço para a realização da “Clínica.”

Para Karluso Lima, “o evento foi uma importante iniciativa para fomentar a prática esportiva e proporcionar vivência aos educadores municipais, dando-lhes a oportunidade de tra…

Mais duas praias ganham condição de banho em Fortaleza

Dois trechos da orla de Fortaleza voltaram a ter condição de banho. Agora, são 18 as praias próprias na capital, duas a mais que na semana passada e quatro a mais que na semana anterior. A informação é do boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (9), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Entrou na lista o trecho compreendido entre a Praia dos Botes e o Farol, na zona centro. Nesta zona, oito das dez praias analisadas estão em condição de uso pelo banhista. Também entrou no rol das praias próprias o trecho localizado entre a foz do Rio Ceará e a rua das Goiabeiras, na zona oeste, que passou a ter duas das nove praias aprovadas pela Semace.

Na zona leste, a situação está inalterada, em relação às últimas duas semanas, com oito das onze praias monitoradas próprias para as atividades de esporte e lazer. Seguem impróprios o trecho entre o posto 6 do Corpo de Bombeiros e a Praça da Paz (antiga 31 de Março), e os dois trechos compreendidos entre a rua …

Naumi Amorim recebe título de cidadão de Fortaleza na próxima segunda

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, recebe na próxima segunda-feira (12/3) uma importante homenagem. Ele ganhará o título de cidadão de Fortaleza. A honraria é concedida pela Câmara de Vereadores daquela cidade somente a personalidades que prestaram relevantes serviços ao município.

A concessão foi proposta pelo vereador Marcelo Lemos (PSL) e aprovada no Legislativo fortalezense em agosto do ano passado. A solenidade de entrega acontecerá no Plenário Fausto Arruda, às 19 horas. “O Naumi tem uma trajetória marcada pela busca constante de melhoria de vida”, justifica o parlamentar.

PERFIL
Nascido em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, Naumi já foi engraxate, vendedor de frutas, galego e vendedor de balas antes de tornar-se empresário. Morou em uma comunidade rural em Parambu e em Goiás antes de retornar ao Ceará para instalar-se em Fortaleza e Caucaia.

Já foi deputado estadual e hoje é prefeito da segunda maior cidade do Ceará. Tem se notabilizado por ser um empreendedor de sucesso no setor priv…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…