Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 11, 2018

Ministério das Cidades revoga resolução que altera renovação da CNH

Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

A diretriz da atual gestão da Pasta tem por objetivo implementar ações e legislações que atendam às expectativas da população, no sentido de simplificar a rotina e levar conforto e praticidade a seu dia a dia. Esta ação acontece em conformidade com os objetivos do Governo Federal, de reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro.

Esclarecemos que a medida é tomada com todo respeito ao trabalho da Câmara Temática de Educação, Habilitação e Formação de Condutores, ao trabalho realizado pelo Contran e todos os profissionais envolvidos. Neste sentido, informa-se que os técnicos do Denatran, do Ministério das Cidades, seguirão na busca de alcançar o…

Ceará está na semifinal do Cearensao 2018

O Ceará é o novo líder da segunda fase do Cearensão 2018. Nesta noite, na Arena Castelão, o alvinegro ganhou do Uniclinic por 2 a 1 (foto Divulgação Uniclinic), chegando aos oito pontos em quatro jogos e está classificado para semifinal. O Uniclinic estacionou nos dois pontos e continua sem ganhar na fase: dois empates e duas derrotas e um saldo negativo de dois gols.
Roberto abriu o placar aos 21 minutos do primeiro tempo. Marcelo Nicácio, de cabeça empatou, aos 42 minutos. Na segunda etapa, aos 38 minutos, Douglas Coutinho deu a vitória e a classificação nas semifinais para o Ceará.
Foi prestado um minuto de silêncio em homenagem ao atacante do Ceará na década de 1950, Valdecir de Alencar Rebouças, que faleceu ontem.
O Ceará ganhou sua 25ª partida contra o Uniclinic de 41 disputadas com Everson; Leandro Silva (Richardson), Rafael Pereira, Bruno Pires e Romário; Raul, Naldo (Ricardinho) e Wescley; Roberto, Douglas Coutinho e Luidy (Andrigo) - Treinador: Marcelo Chamusca, que completou 5…

Festival de performance ocupa ruas, praças e avenidas de Fortaleza

Fortaleza vai sediar entre os dias 19 e 25 de março a primeira edição do Imaginários Urbanos, Festival de Performance Urbana do Ceará, uma realização do Grupo EmFoco em parceria com a Sofá Amarelo Produções. A programação conta com trabalhos de 14 artistas de Fortaleza, do interior e de outros estados do nordeste em ações que vão ocupar desde estações do Metrô e terminais de ônibus, até praças, ruas e avenidas em diversos pontos da cidade. A proposta artística do festival é investigar o lugar do corpo no espaço urbano e a sua relação entre o público e o privado por meio de práticas performativas. Este projeto conta com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Edital Ceará de Incentivo às Artes 2015.

“O principal objetivo do evento é ser um espaço de diálogo, troca e aprendizagem acerca das potências insurrecionistas da Performance Urbana frente a reafirmação do poder conservador no Brasil”, explica Eduardo Bruno, curador do evento. Além da programação de a…

Eunício e Camilo entregam 620 casas em Crateús

O sonho da casa própria tornou-se uma realidade para 620 famílias de Crateús. Na noite passada, foram entregues oficialmente as unidades habitacionais dos residenciais Dom Fragoso I e II. O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira-MDB-CE, participou da solenidade e, ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana-PT (foto Divulgação), anunciou mais 300 casas populares para atender às demandas do município.

Eunício destacou que as novas 300 unidades vão atender às famílias de um acampamento erguido há quatro anos. "A política só tem sentido se for para fazer diferença na vida das pessoas. Por isso, estou tão emocionado de poder chegar aqui e receber esse calor humano", declarou Eunício, ao ser acolhido pelos populares.

Ao citar compromissos assumidos e cumpridos junto à população de Crateús e de todo o Ceará, a exemplo do Açude Lago de Fronteiras, da renegociação das dívidas dos trabalhadores rurais e da implantação do Centro Integrado de Inteligência de Segura…

Lançada segunda etapa das obras da Vila do Mar

As obras de urbanização da segunda etapa da Vila do Mar, em Fortaleza, foram retomadas neste sábado. O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira-MDB-CE (foto Divulgação), responsável por liberar R$ 27 milhões para o projeto, participou da solenidade ao lado do prefeito Roberto Cláudio (PDT); do chefe da Casa Civil do Estado, Nelson Martins; presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Romildo Carneiro Rolim; secretários municipais; secretários estaduais; deputados estaduais Danniel Oliveira e Walter Cavalcante; vereadores Adail Júnior e Casimiro Neto; superintendente estadual do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Herbert Lobo;  diretor regional dos Correios no Ceará, Érico Jovino,e da população local.

Com as ações, a orla de Fortaleza estará toda urbanizada desde a Areninha do Pirambu, antigo Kartódromo, até a Barra do Ceará. Além da urbanização, os recursos serão utilizados para ajudar a conceder um total de oito mil…

"Perímetro Irrigado do Baixo Acaraú será revitalizado", afirma Eunício

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira-MDB-CE (fotos Divulgação) confirmou, durante uma visita que fez a Acaraú, que o perímetro irrigado da região do Baixo Acaraú será revitalizado.
Uma solicitação direta do prefeito de Marco, Roger Aguiar, e de toda Região, será prontamente atendida. "É importante esse trabalho de busca de novos recursos para ajudar os municípios do Ceará. A consequência positiva dessa união de forças com o Governo do Estado e também com os prefeitos é o fortalecimento da economia e geração de emprego e renda para os cearenses", comemorou Eunício Oliveira.

A estimativa, segundo os prefeitos da Região, é que para o funcionamento do perímetro irrigado serão necessários R$ 5 milhões com estimativa de geração de 20 mil empregos.

A solenidade reuniu os prefeitos de Acaraú, Alexandre Gomes; Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins; Pentecoste, João Bosco; Morrinhos, Carlos Bruno; Groaíras, Ueliton Vasconcelos; Marco, Roger Aguiar; Bela Cruz…

Incêndio é controlado no Porto do Mucuripe

Lava Jato completa 4 anos neste sábado; veja números da operação

Da Agência Brasil*
A Operação Lava Jato completa neste sábado (17) quatro anos e a Agência Brasil traz alguns números relacionados à investigação.

Condenações na primeira instância

A operação já acumula 49 fases. Nesse período, 188 pessoas foram condenadas por envolvimento nas fraudes descobertas pela Polícia Federal, conforme levantamento feito pela Agência Brasil.

As sentenças - que somam 40 - foram proferidas pelo juiz federal Sergio Moro, titular da 13ª Vara Federal em Curitiba e responsável pelas investigações na primeira instância judicial. Além de investigados ligados à Petrobras e ex-diretores de empreiteiras, que assumiram fazer parte de um cartel para desviar recursos de contratos da estatal, foram condenados políticos que deixaram de ter foro por prerrogativa de função e passaram a ser julgados pela primeira instância da Justiça. Muitos dos condenados respondem pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por terem recebido vantagens indevidas oriundas de desvios da Petrob…

Fachin nega novo pedido da defesa de Lula para evitar prisão

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu hoje (16) negar, mais uma vez, habeas corpus protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para evitar a execução da pena após o julgamento definitivo da condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sediado em Porto Alegre. Na mesma decisão, o ministro também rejeitou solicitação dos advogados para que o pedido seja pautado na Segunda Turma

Na decisão, Fachin explicou que não cabe a apresentação do habeas corpus para julgamento em mesa, sem necessidade de pauta prévia, porque as ações constitucionais que questionam autorização da Corte para prisão após segunda instância, relatadas pelo ministro Marco Aurélio, estão prontas para julgamento no plenário e devem ser pautadas pela presidente, ministra Cármen Lúcia.

“De outro lado, partindo da premissa da jurisprudência consolidada sobre o tema, não há estribo legal para este relator suscitar a apresentação em mesa, a fim de provocar a co…

Ceará comemora 10 anos das Escolas Estaduais de Educação Profissional

Os 10 anos de criação das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) serão comemorados, entre os dias 20 e 23 de março, com extensa programação. O início das homenagens ocorrerá, na próxima terça-feira (20), a partir das 9h, com o seminário “10 anos das Escolas Estaduais de Educação Profissional no Ceará: Repensando o Ensino Técnico Profissional para os Desafios do Futuro”. O evento, que será realizado no Centro de Eventos do Ceará, se estenderá até a quarta-feira (21) e contará com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, o secretário da Educação, Idilvan Alencar, e representantes das instituições parceiras.

Na manhã de terça, haverá um painel com o tema “Educação e Trabalho: As competências e habilidades necessárias ao profissional técnico para o século XXI”, com palestras do chefe de Projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), João Marcelo Borges; da professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Rejane Andrade; e do econ…

MEC adia divulgação do P-Fies para próxima sexta-feira

Da Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) adiou para a próxima sexta-feira (23) o prazo para divulgação da lista de pré-selecionados na modalidade P-Fies, do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Inicialmente, a divulgação ocorreria hoje (16).

Serão oferecidas 75 mil vagas, nos primeiros seis meses de 2018, aos candidatos com renda mensal de até cinco salários mínimos por pessoa da família. Nesta versão, o agente financeiro do empréstimo será um banco privado.

O P-Fies Se destinada à concessão de financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. As condições para concessão do financiamento ao estudante serão definidas entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.

Segundo as regras gerais do Fies, o valor mínimo a ser financiado é de R$ 50 por mês. O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da r…

Domingo é a abertura da Festa Anual das Árvores

A Secretaria do Meio Ambiente  do Ceará (SEMA), realiza, no período de 18 a 25 de março, a Festa Anual das Árvores (FAA) 2018, homenageando a carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. A abertura será no Parque Estadual do Cocó, às 9 horas, concomitante às atividades de esporte e lazer do Projeto Viva o Parque. No momento da abertura da Campanha, serão assinados protocolos ambientais, ocorrerá a abertura da exposição do Memorial da Carnaúba e acontecerá a distribuição de mudas nativas. A FAA 2018 terá como tema “Adote uma Árvore”. O evento tem o apoio da Semace e da Cagece e ocorre simultaneamente em 110 municípios cearenses e 21 Unidades de Conservação Estaduais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, “o desafio é tentar recuperar a cobertura vegetal do Estado, que é de somente 57%. 109 mil mudas estão sendo plantadas em todo o Estado. Nosso objetivo é que cada cidadão faça o mesmo no seu quintal”. São 36 mil na bacia do Jaguaribe, em conjunto com a Companhia Hidroelétrica do São…

Estudantes ocupam praças do Benfica

Com apoio da Universidade Federal do Ceará, a Coordenadoria da Juventude da Prefeitura Municipal de Fortaleza promove, na noite de hoje, ocupação esportiva e cultural nas duas praças do bairro Benfica – a Pracinha da Gentilândia e a Praça João Gentil.

O evento "Juventude pela Vida" tem por objetivo incentivar e assegurar a ocupação das praças do Benfica, local tradicional de encontro da juventude de Fortaleza, especialmente a universitária, e de grupos boêmios da cidade. Na última sexta-feira (9), a Pracinha da Gentilândia foi alvo de um ataque, ainda sob investigação policial, que deixou feridos e quatro pessoas mortas.

"Temos convicção de que não podemos ceder ao discurso do medo e a um toque de recolher silencioso", diz João Victor Escórcio, coordenador da Rede Cuca e organizador do evento.

"O Benfica é um bairro que se identifica com a UFC. É habitado pelos estudantes da UFC nas horas acadêmicas e de diversão. É um bairro no qual a Universidade investe em req…

Sisu 2018: 102 candidatos são chamados na 3ª convocação de suplentes na UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) convoca 102 suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas na graduação.

Os suplentes convocados têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga, independente do semestre em que estejam alocados.

O prazo máximo para ativação da matrícula é de três dias úteis após a data da publicação da lista com seu nome. Ou seja, o estudante convocado nesta sexta-feira (16) precisará cumprir essa etapa de terça (20) a quinta-feira (22).

Na ativação de matrícula, na coordenação do curso, o estudante deverá apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, por exemplo) e as duas vias assinadas do termo de ciência (uma delas ficará com o estudante e a outra com a Universidade).

Esse procedimento também pode ser feito por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, será necessário apresentar…

Partido Novo promove Fórum de Segurança Pública

Um dos temas mais polêmicos da atualidade estará em debate neste sábado (17), no Fórum de Segurança Pública. Evento, que é uma realização do Partido Novo, começa a partir das 8 horas, no Complexo São Mateus (Avenida Santos Dumont, 5753 - Andar L).

Nomes como: Iuri Rocha e Oscar Fiovaratti Júnior, promotores de Justiça do Ceará; Socorro França, secretária de Justiça do Estado; e os professores Laércio Noronha e Cândido Albuquerque estarão debatendo as causas e soluções de um problema que atinge o país como um todo, mas em especial Fortaleza, que já é considerada a sétima cidade mais violenta do mundo.

“O assunto é delicado e justamente por isso queremos ouvir os especialistas e população em geral, para que possamos apresentar nossas propostas para tentar resolver ou minimizar esse caos que já se instalou na sociedade, e anda espalhando medo e abreviando a vida de tanta gente”, pontua Marcelo Medeiros, representante do Partido Novo.

Videomonitoramento e BPRaio são implantados em Horizonte

Seguindo o compromisso de reforçar a segurança no Ceará, o governador Camilo Santana participou, nesta sexta-feira (16), da implantação de 17 câmeras em pontos estratégicos no município de Horizonte, distante cerca de 37 quilômetros da Capital. Com o equipamento digital, Horizonte é o quarto município cearense a interligar informações para reforçar a segurança pública. A solenidade também marcou a instalação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) na cidade da Região Metropolitana de Fortaleza.

Além de Horizonte, já receberam o sistema de videomonitoramento os municípios de Aracati, Beberibe e Caucaia. Outros 34 municípios com população acima de 50 mil habitantes receberão os equipamentos – que se dividem entre os de monitoramento, com giro de 360º, e os que possuem tecnologia para ler placas de veículos, identificando possíveis roubos. As câmeras farão cobertura 24 horas de pontos estratégicos e estarão conectadas diretamente com a Coordenadoria …

Naumi assina contrato para primeira Praça Mais Infância de Caucaia

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, assinou nesta sexta-feira (16/3) contrato para a construção da primeira Praça Mais Infância de Caucaia. A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em Fortaleza. Também participou a primeira-dama Erika Amorim.

O equipamento será erguido na Praça do Remo, localizada no Parque Guadalajara, na Grande Jurema. O projeto é do Governo do Estado e conta com 20% de contrapartida da Prefeitura de Caucaia, que também doou o terreno para a construção.

Para o prefeito Naumi Amorim, o novo equipamento vai possibilitar uma inovadora área de lazer para as crianças e famílias caucaienses. “Nosso esforço será grande para realizar este projeto, mas os benefícios para as pessoas, em especial para as crianças, recompensa qualquer empenho.”

Já Erika Amorim enalteceu que a obra cria uma nova perspectiva para as políticas públicas voltadas à Infância em Caucaia. “A ação inédita no município transforma meninos e meninas e…

Professores do Garrote debatem Base Nacional Comum Curricular

Os professores da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Raimundo José dos Santos, no Garrote, reuniram-se nesta sexta-feira (16/3) para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O conjunto de princípios foi produzido pelo Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

A BNCC tem o objetivo de propiciar as condições necessárias para que em todo o Brasil o conjunto de disciplinas ministradas aos alunos do Ensino Fundamental possa municiá-los para a plena cidadania.

Em Caucaia, os responsáveis pelos debates são os coordenadores de escolas. Eles utilizam como guia o link fornecido pelo Ministério da Educação com dez itens, que devem ser debatidos e incluídos na formação dos currículos escolares.

Todo o trabalho desse segmento está sendo organizado e conduzido pelo professor Vinicios Rocha, Diretor de Desenvolvimento da Gestão Pedagógica da Secretaria Munici…

Saiba o que abre e fecha no serviço público de Caucaia no feriado de segunda

Em decorrência do Dia de São José, a Prefeitura de Caucaia não terá expediente na próxima segunda-feira (19/3). Já considerada feriado estadual pelo fato de o santo ser padroeiro do Ceará, a data também é feriado religioso municipal - conforme determina a Lei nº 1.803/2007.

Desta forma, diversos equipamentos municipais não funcionarão. Voltarão, portanto, ao horário normal de funcionamento somente na próxima terça-feira (20/3). A medida só não é válida para os serviços considerados essenciais, que não terão as atividades afetadas.

Sendo assim, os alunos da rede municipal de ensino de Caucaia não terão aula. Postos de saúde também não abrirão, assim como não haverá expediente em todos os órgãos administrativos da Prefeitura.

Já o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (Parque Soledade), a Maternidade Santa Terezinha (Marechal Rondom), as duas Unidades de Pronto Atendimento (Centro e Jurema), o Samu (Centro) e o serviço de limpeza urbana e coleta de lixo funcionarão.

Serviços e feirão são ofertados no Nova Metrópole

Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Semana do Consumidor encerrou nesta sexta-feira (16/3) com atividades no Conjunto Nova Metrópole. A população teve acesso a uma série de serviços e a um feirão de negociação de dívidas.

Pastinha com documentos debaixo do braço, seu Antônio Damasceno, 48, foi em busca de informações sobre uma transação bancária que considera abusiva. “O banco passou meses descontando um valor que eu até hoje não sei o que é. Fui lá, mas não me deram explicação e o desconto continuou. Vim aqui porque quero saber como agir”, explicou.

Assim como ele, muita gente queria orientações ou abrir reclamação formal contra alguma instituição. A expectativa era de que somente as atividades de hoje ultrapassassem a marca de 500 atendimentos, entre registro de queixas contra empresas, emissão de documentos e outras ações.

“Quando a gente organiza esse tipo de ação, percebe que a receptividade da população é s…

Começa o Cearense de Rally 2018

Cerca de 40 duplas formam o grid de largada da categoria Estreante nesta primeira etapa do Campeonato Cearense de Rally 2018 (foto André Rocha). O primeiro competidor entra em ação a partir das 9h1 deste sábado (17) após a largada no Condomínio Green Club em Pindoretama  (Avenida do Contorno).

A prova de estreia será realizada pelas trilhas e desafios de Itaitinga, Horizonte, Pindoretama, Cascavel e Pacajus, por cerca de 150 quilômetros. Os “guerreiros e suas máquinas” enfrentarão obstáculos na terra, cascalho, areia e trilhas pouco visíveis, poças de água e uma grande variação de velocidade média. “Muitas duplas iniciantes e fãs do 4x4 estão se unindo ao rally cearense para confraternizar e vivenciar um dia especial. Os experientes e aficionados já têm cadeira cativa. Será um grande evento e a temporada está só começando”, disse o diretor da Associação Cearense dos Pilotos e Navegadores - ACPN, Marcos José.

Após 4 horas de aventura, os competidores retornam para o mesmo local, onde ac…

Itarema ganha Escola Profissionalizante

O governador do Ceará, Camilo Santana-PT (foto Davi Pinheiro) inaugurou na noite desta quinta-feira (15), em Itarema, a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Rosângela Albuquerque de Couto.

O equipamento chegou na hora certa para estudantes que projetam um futuro na faculdade, segundo a estudante Kammilly Vitória, que quer fazer medicina e ter a própria clinica. “Antes de ter meu consultório, quero aprender contabilidade, curso que está sendo muito bom para mim, e com a estrutura que temos agora, está sendo um sonho”, ressaltou a estudante.

Camilo Santana, acompanhado do prefeito de Itarema, Elizeu Monteiro, comemorou a inauguração da Escola Profissionalizante de número 118. “Há 10 anos não tínhamos nenhuma Escola Profissionalizante, hoje, somos referências para o Brasil em qualidade, e em resultados positivos no Enem, afirmou o governador.

Para construir, equipar e mobiliar a unidade de ensino, foram investidos R$ 9,9 milhões, oriundos dos Governos Federal e Estadua…

Mostra Cinema Indiano na Caixa Cultural Fortaleza

A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, de 21 a 25 de março de 2018, a mostra Devi: Mulher em Cena, que faz um recorte na mais extensa cinematografia mundial, a indiana, focando a mulher como a grande protagonista. Serão exibidos 10(dez) filmes, que tratam do papel da mulher na Índia, revelando as diferentes facetas dentro de uma sociedade complexa e diversa, que caminha entre tradições milenares e estilo de vida moderno e global.

A curadora Carina Bini priorizou ainda obras dirigidas por mulheres e que foram realizadas nas últimas três décadas, alcançando produções de diversas regiões do país e privilegiando o cinema autoral.

Retratando uma tradição milenar de culto ao feminino, mas que atualmente vem enfrentando contradições ao expor ações de misoginia, os filmes da mostra apresentam uma provocante reflexão sobre qual a condição da mulher no século XXI. Entre os destaques da programação estão Uma mulher e dois homens (2008), de Adoor Gopalakrishnan, um dos mestres do cinema indiano aut…

Cagece realiza ações sustentáveis no Dia Mundial da Água

Na semana do Dia Mundial da Água, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) preparou uma programação voltada para sensibilização e uso responsável da água. Dentre as atividades, blitze educativas, teatro de bonecos, jogos e oficinas do reciclocidades.

As ações têm início neste domingo (18) com o teatro de fantoches da Cagece. As apresentações serão realizadas no Parque do Cocó e no Shopping Rio Mar, no horário de 8h às 12h. Além disso, a programação do dia também conta com oficina de garrafas pet e jogos de tabuleiro. A apresentação do teatro de bonecos busca levar a mensagem de sensibilização, levantando questões sobre o combate ao desperdício de água, de forma lúdica e interativa.

Já na segunda-feira (22), das 9h às 12h, serão realizadas 18 blitze educativas simultâneas nas sedes das unidades de Negócio da Cagece, em shoppings e avenidas próximas aos shoppings, na capital e interior. A ação conta com distribuição de folders, sacolas veiculares, adesivos para carro e botons. Dura…

Banco do Nordeste renova adesão ao Fórum Nacional de Gestão da Ética

O desenvolvimento e fortalecimento dos princípios governamentais e empresariais de gestão da ética são os focos do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais. O Banco do Nordeste renovou nesta sexta-feira, 16, sua adesão ao Fórum por mais cinco anos.

Realizada na sede do BNB, em Fortaleza, a 114ª reunião contou com a participação de instituições estatais, como Caixa, Banco do Brasil, Banco Central, BNDES, Eletrobras, Chesf, Infraero, Petrobras, Eletronorte, Serpro e de outras empresas, além do próprio Banco do Nordeste.

O Fórum Nacional de Gestão da Ética é mensal e visa aprimorar o relacionamento dos órgãos governamentais com públicos de interesse e sociedade em geral por meio de diversas ações de divulgação e de promoção de valores éticos.

Essas atividades incluem o Seminário de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, realizado anualmente, e também ações de treinamento, compartilhamento de modelos e práticas de gestão de ética, entre outras iniciativas.

PF abre inquérito para apurar origem de munição que matou Marielle e Anderson

Da Agência Brasil
A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar a origem das munições e as circunstâncias envolvendo as cápsulas encontradas no local onde a vereadora Marielle Franco (PSol-RJ) e o motorista Anderson Pedro Gomes foram assassinados.

A informação foi divulgada hoje (16) em nota conjunta das polícias Federal e Civil do Rio de Janeiro, logo depois que a Rede Globo veículo matéria na qual afirma que a munição usada no crime era de uma pistola calibre 9mm que pertencia a lotes vendidos para a Polícia Federal (PF) de Brasília, em 2006.

Ainda segundo a matéria da TV, perícia da Divisão de Homicídios indica que o lote da munição UZZ-18 é original e, sendo assim, não teria sido recarregada. A matéria informa também que os lotes foram vendidos à PF de Brasília pela empresa CBC no dia 29 de dezembro de 2006, com as notas fiscais número 220-821 e 220-822.

A nota conjunta informa que o inquérito da PF se soma à investigação conduzida pela Polícia Civil. As duas corporações reiterara…

Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões neste sábado

O concurso 2.023 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 60 milhões neste sábado (17). O sorteio será realizado às 20 horas (horário de Brasília) no Caminhão da Sorte da Caixa, que esta semana está em Manhuaçu (MG).

Aplicando o prêmio na Poupança da Caixa, o ganhador receberá mensalmente mais de R$ 231 mil apenas em rendimentos, valor suficiente para comprar seis carros populares a cada 30 dias.

As apostas podem ser feitas até uma hora antes da hora do sorteio nas lotéricas ou pelo Internet Banking Caixa. Para isso, basta ter conta corrente no banco e ser maior de 18 anos. O serviço funciona das 8h às 22h (horário de Brasília), exceto em dias de sorteios (quartas e sábados), quando as apostas se encerram às 19h, retornando às 21h para o concurso seguinte.

Dupla de Páscoa:
As apostas para a Dupla de Páscoa podem ser registradas em qualquer lotérica do país, por meio de volante específico da modalidade. As apostas paralelas vão até o dia 20 de março. A partir do dia 21, todas as apostas con…

Aniversário do Cineteatro São Luiz terá concerto da Orquestra Sinfônica da Uece

Com um concerto de temas de filmes, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará - OSUECE é a atração na Sessão Sonora especial em comemoração aos 60 anos do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. A apresentação será no 26 de março, data do aniversário do São Luiz, às 18h30, com acesso gratuito. No repertório, temas de filmes consagrados como Indiana Jones, E.T. - O Extraterrestre, A Missão e a saga de Guerra nas Estrelas, incluindo os temas da Princesa Leia, Mestre Yoda e Darth Vader.

Como parte da comemoração do aniversário do São Luiz, antes do concerto, às 16h, acontece a exibição do filme Lumière! A aventura começa, documentário francês de 2016. Com direção de Thierry Frémaux, o filme é uma jornada pelo universo dos fundadores do cinema, os irmãos Louis e Auguste Lumière.

OSUECE

A OSUECE teve seu início em agosto de 2009. Tem um conjunto variado de obras em seu repertório: de compositores brasileiros em geral, com destaque especial p…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

M. Dias Branco destina R$ 5 milhões em ações sociais

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, doou um total de R$ 5 milhões em recursos financeiros e alimentos em ações sociais durante a Pandemia da Covid-19. Por meio da campanha #vocedoaagentedoa, de incentivo à doação de sangue a hemocentros, foram destinados R$ 1,2 milhão em recursos financeiros a hemocentros de cinco estados e mais R$ 1,2 milhão em alimentos a instituições carentes do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Desde março, a companhia doou ainda outros R$ 2,6 milhões em massas e biscoitos para dezenas de entidades carentes em todo o País.




A campanha #vocedoaagentedoa foi realizada em parceria com cinco hemocentros: Instituto Pró-Hemoce (CE), Hemorio (RJ), Colsan/ Escola Paulista de Medicina (SP), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e Hemope (PE). Além dos recursos financeiros destinados à manutenção dos hemocentros, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), instalação de postos de coleta ao ar livre…