Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 15, 2015

Filosofia

Acidente fatal

Na França

Com forte apelo pela paz mundial, a Comunidade Católica Shalom realiza de 20 a 22 de novembro em Evry, a 30 km de Paris (França), o Congresso de Jovens Shalom Europeu. O País vive momentos de tensão desde os ataques terroristas da sexta-feira, 13.
Mais de 400 jovens de 17 países da América, África, Europa e Ásia, participarão do CJS, incentivados pelo bispo de Evry, dom Michel Dubost, que se manifestou após os atentados definindo o encontro como forte sinal pela paz, e pedindo que os participantes “venham sem medo”.
“A paz não é construída no isolamento e no terror”, afirma dom Dubost em comunicado aos inscritos. A organização garante que está tomando as devidas providências junto ao Governo e à polícia local para que o Congresso aconteça com segurança.
Numerosos e sem medo
Na carta aos jovens, o religioso convida: “A oração e o louvor são a resposta mais bela e eficaz que nós podemos dar. Nossa sociedade tem sede de paz! Venham, então, sem medo, numerosos!”.
Missa e vigília de intercessão…

Amigos em Ação

Unir um grupo de artistas plásticos de estilos e técnicas distintos em favor da solidariedade não parece tarefa fácil, mas, com empenho e dedicação, isto se torna possível. Em um único espaço, o visitante cearense terá um amplo panorama das artes plásticas, é com esta proposta que o movimento social Amigos em Ação realiza a 7ª Exposição de Obras de Arte do projeto. A mostra coletiva Amigos em Ação reúne 74 obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 53 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e até internacional, bem como talentos da nova geração das artes cearenses. A exposição foi aberta ontem, na Galeria Casa D’Arte, na Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota, em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir de hoje até cinco de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas. Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do…

Restaurant Week

Dia da Consciência Negra

"Vou começar com um exemplo simples.
A mãe diz pro filho que não sai do chuveiro: "sai daí, desliga isso! Você não tem consciência? Não pensa no dinheiro do seu pai? E você acha que dinheiro dá em árvore? Entendeu?  Não? Compreendo. Foi muito básico. Então vamos a este: a mesma mãe, o mesmo menino no banho: "desliga logo, você não sabe que tá desperdiçando água? Você acha que tem água assim, pra jogar fora? Você não tem consciência disso? Hummm. Não? Não vê a relação?  Bom, vamos ver assim. A criança pergunta pra professora: por que existe esse negócio de dia da Pátria? E ela responde: "para lembrarmos que somos todos brasileiros e que temos um passado, uma história, uma herança comum. Nosso lugar no mundo é aqui e a consciência disso ajuda a respeitar nossa terra e também a terra dos outros que, no fundo, é uma terra só, não é? Agora sim! Viu como é fácil? Não? Vou tentar mais uma vez. Aniversário da bisavó, a família se reúne, todos: primos nunca vistos, parentes por afinid…

Cunha

Qualidade do Ar 2015

Reforçando o propósito de incentivar o investimento em projetos ambientais para as empresas do setor, a Fetrans - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará Piauí e Maranhão promove juntamente com o Sest Senat Fortaleza – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, pelo décimo terceiro ano consecutivo a entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2015, no dia 24 de novembro (terça-feira), às 17 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. A solenidade contará com a presença de Diretores, empresários, personalidades do setor e trabalhadores das 27 empresas de transporte de passageiros e de cargas concorrentes ao prêmio e que apresentam diversas iniciativas em prol da valorização e preservação do meio ambiente. O Prêmio busca reconhecer as empresas que mobilizam suas equipes e que investem em projetos ambientais nas suas garagens e nas comunidades onde atuam, transcendendo o aspecto econômico e mostrando à sociedade que a preocup…

Linha Amarela

A Polícia Federal deflagrou ontem (19) a Operação Linha Amarela, com o objetivo de desarticular uma organização especializada em fraudes contra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. A ação contou com 120 policiais que cumpriram 4 mandados de prisão temporária, 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de busca e apreensão específicos de veículos, expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte. As investigações com apoio do Ministério Público Federal iniciaram a partir de processos administrativos abertos pelo MPF em Juazeiro do Norte, que apontavam supostas irregularidades nas licitações das prefeituras de Juazeiro do Norte/CE e Assaré/CE para contratação de serviço de transporte escolar naqueles municípios. O “modus operandi” consistia na abertura de empresas de fachadas que concorriam entre si, visando o superfaturamento dos serviços contratados com concorrências simuladas entre empresas do mesmo…

Audiência Pública

Jornalismo Policial

Matemática

Em Aurora, o estudante Francisco Guilherme Lobo Brilhante, do curso técnico em Administração da Escola Profissional Leopoldina Gonçalves, foi premiado com uma medalha de prata na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno participou, no dia 12 de setembro, da segunda fase da 11ª OBMEP e conquistou o 2° lugar. Ele competiu com mais de 300 mil alunos do Ensino Médio de todo País. Para Guilherme, o prêmio foi resultado de muito esforço e do apoio que recebeu dos seus professores na escola. "Segui a orientação de Albert Einsten, que dizia que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, e fiquei muito feliz com essa conquista", afirmou animado. A comunidade escolar compareceu ao momento da premiação e o núcleo gestor parabenizou os envolvidos no processo, tanto os professores de matemática, Samaria Nascimento, Aldemir Calixto e Sávio Simões, como, principalmente, o estudante premiado. Segundo a professora Samara Nascimento…

Aumento da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu nesta quarta-feira (18), autorização da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) para aplicar revisão tarifária extraordinária e tarifa de contingência em Fortaleza.  
Com a autorização da ACFOR, os mecanismos passarão a valer no prazo de 30 dias. No caso do interior e municípios da Região metropolitana de Fortaleza atendidos pela Cagece, a proposta de aplicação dos mecanismos de revisão e contingência ainda aguardam homologação por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).
Em Nota Técnica, a ACFOR autoriza aplicação da tarifa de contingência, que tem por objetivo reduzir o consumo de água na capital. O mecanismo estipula aplicação de percentual de 120% sobre as tarifas de clientes que ultrapassem 90% do consumo médio de outubro de 2014 a setembro de 2015. 
A tarifa de contingência será acompanhada da revisão tarifária extraordinár…

Pós Estácio

Desafio Universitário

O estudante do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, Yuri Medeiros, venceu, no último domingo (15), a etapa semifinal do Desafio Universitário Empreendedor, iniciativa do Sebrae que busca estimular o desenvolvimento de atitudes empreendedoras para os universitários. Agora, junto com mais três estudantes de outras instituições de ensino, Yuri vai representar o Ceará na competição nacional, que acontece de 4 a 8 de dezembro, em Brasília. Os quatro universitários terão duas semanas para apresentar um projeto de negócio que concorrerá com estudantes dos demais estados brasileiros. Para Yuri, o Desafio lhe dá a oportunidade de mostrar para o Brasil a capacidade inovadora do povo cearense. “A maior expectativa que tenho é conseguir representar bem a criatividade e a competência do povo cearense, mostrando para o Brasil inteiro que somos capazes de empreender e inovar”, conta o aluno cheio de expectativa. O Desafio Universitário Empreendedor também conta com um site onde…

O Povo Cariri

Entre as regiões que mais crescem no Estado, o Cariri está cheio de histórias de empreendedorismo, como no caso do personagem de capa, o empresário Francisco Assis Mangueira. A sua trajetória é de ousadia e inovação. Mesmo com uma carreira estável no Banco do Brasil, resolveu largar tudo e seguir em frente com seus planos de ter o próprio negócio. Construiu, assim, a marca Juá. Com erros e acertos, o empreendedor não se arrepende de nada por um só minuto. 
Junto ao case de Mangueira, a revista O POVO Cariri, traz o perfil de três jovens empreendedores arrojados da região que resolveram não ter medo de entrar em segmentos poucos explorados. Um deles é Daniel Gonçalves que passou a promover grandes shows de música no Cariri. Os outros dois são Douglas Feitosa e Pedro Furtado, com investimentos nas áreas de decoração e artigos infantis, respectivamente. Alguns deles possuem mais de um ramo de negócio. 
Falando em avanços, a revista traz ainda o sucesso de hamburguerias pela região. Tanto e…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…