Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 15, 2015

Filosofia

Acidente fatal

Na França

Com forte apelo pela paz mundial, a Comunidade Católica Shalom realiza de 20 a 22 de novembro em Evry, a 30 km de Paris (França), o Congresso de Jovens Shalom Europeu. O País vive momentos de tensão desde os ataques terroristas da sexta-feira, 13.
Mais de 400 jovens de 17 países da América, África, Europa e Ásia, participarão do CJS, incentivados pelo bispo de Evry, dom Michel Dubost, que se manifestou após os atentados definindo o encontro como forte sinal pela paz, e pedindo que os participantes “venham sem medo”.
“A paz não é construída no isolamento e no terror”, afirma dom Dubost em comunicado aos inscritos. A organização garante que está tomando as devidas providências junto ao Governo e à polícia local para que o Congresso aconteça com segurança.
Numerosos e sem medo
Na carta aos jovens, o religioso convida: “A oração e o louvor são a resposta mais bela e eficaz que nós podemos dar. Nossa sociedade tem sede de paz! Venham, então, sem medo, numerosos!”.
Missa e vigília de intercessão…

Amigos em Ação

Unir um grupo de artistas plásticos de estilos e técnicas distintos em favor da solidariedade não parece tarefa fácil, mas, com empenho e dedicação, isto se torna possível. Em um único espaço, o visitante cearense terá um amplo panorama das artes plásticas, é com esta proposta que o movimento social Amigos em Ação realiza a 7ª Exposição de Obras de Arte do projeto. A mostra coletiva Amigos em Ação reúne 74 obras de arte entre pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas de 53 artistas plásticos e fotógrafos renomados do cenário local e até internacional, bem como talentos da nova geração das artes cearenses. A exposição foi aberta ontem, na Galeria Casa D’Arte, na Rua Barbosa de Freitas, 1035, Aldeota, em evento para convidados. As obras ficarão expostas para visitação pública gratuita a partir de hoje até cinco de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 13 horas. Todos os trabalhos foram doados pelos artistas para a campanha anual do…

Restaurant Week

Dia da Consciência Negra

"Vou começar com um exemplo simples.
A mãe diz pro filho que não sai do chuveiro: "sai daí, desliga isso! Você não tem consciência? Não pensa no dinheiro do seu pai? E você acha que dinheiro dá em árvore? Entendeu?  Não? Compreendo. Foi muito básico. Então vamos a este: a mesma mãe, o mesmo menino no banho: "desliga logo, você não sabe que tá desperdiçando água? Você acha que tem água assim, pra jogar fora? Você não tem consciência disso? Hummm. Não? Não vê a relação?  Bom, vamos ver assim. A criança pergunta pra professora: por que existe esse negócio de dia da Pátria? E ela responde: "para lembrarmos que somos todos brasileiros e que temos um passado, uma história, uma herança comum. Nosso lugar no mundo é aqui e a consciência disso ajuda a respeitar nossa terra e também a terra dos outros que, no fundo, é uma terra só, não é? Agora sim! Viu como é fácil? Não? Vou tentar mais uma vez. Aniversário da bisavó, a família se reúne, todos: primos nunca vistos, parentes por afinid…

Cunha

Qualidade do Ar 2015

Reforçando o propósito de incentivar o investimento em projetos ambientais para as empresas do setor, a Fetrans - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará Piauí e Maranhão promove juntamente com o Sest Senat Fortaleza – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, pelo décimo terceiro ano consecutivo a entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar 2015, no dia 24 de novembro (terça-feira), às 17 horas, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar. A solenidade contará com a presença de Diretores, empresários, personalidades do setor e trabalhadores das 27 empresas de transporte de passageiros e de cargas concorrentes ao prêmio e que apresentam diversas iniciativas em prol da valorização e preservação do meio ambiente. O Prêmio busca reconhecer as empresas que mobilizam suas equipes e que investem em projetos ambientais nas suas garagens e nas comunidades onde atuam, transcendendo o aspecto econômico e mostrando à sociedade que a preocup…

Linha Amarela

A Polícia Federal deflagrou ontem (19) a Operação Linha Amarela, com o objetivo de desarticular uma organização especializada em fraudes contra o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. A ação contou com 120 policiais que cumpriram 4 mandados de prisão temporária, 25 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de busca e apreensão específicos de veículos, expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro do Norte. As investigações com apoio do Ministério Público Federal iniciaram a partir de processos administrativos abertos pelo MPF em Juazeiro do Norte, que apontavam supostas irregularidades nas licitações das prefeituras de Juazeiro do Norte/CE e Assaré/CE para contratação de serviço de transporte escolar naqueles municípios. O “modus operandi” consistia na abertura de empresas de fachadas que concorriam entre si, visando o superfaturamento dos serviços contratados com concorrências simuladas entre empresas do mesmo…

Audiência Pública

Jornalismo Policial

Matemática

Em Aurora, o estudante Francisco Guilherme Lobo Brilhante, do curso técnico em Administração da Escola Profissional Leopoldina Gonçalves, foi premiado com uma medalha de prata na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O aluno participou, no dia 12 de setembro, da segunda fase da 11ª OBMEP e conquistou o 2° lugar. Ele competiu com mais de 300 mil alunos do Ensino Médio de todo País. Para Guilherme, o prêmio foi resultado de muito esforço e do apoio que recebeu dos seus professores na escola. "Segui a orientação de Albert Einsten, que dizia que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, e fiquei muito feliz com essa conquista", afirmou animado. A comunidade escolar compareceu ao momento da premiação e o núcleo gestor parabenizou os envolvidos no processo, tanto os professores de matemática, Samaria Nascimento, Aldemir Calixto e Sávio Simões, como, principalmente, o estudante premiado. Segundo a professora Samara Nascimento…

Aumento da Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu nesta quarta-feira (18), autorização da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle de Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFOR) para aplicar revisão tarifária extraordinária e tarifa de contingência em Fortaleza.  
Com a autorização da ACFOR, os mecanismos passarão a valer no prazo de 30 dias. No caso do interior e municípios da Região metropolitana de Fortaleza atendidos pela Cagece, a proposta de aplicação dos mecanismos de revisão e contingência ainda aguardam homologação por parte da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce).
Em Nota Técnica, a ACFOR autoriza aplicação da tarifa de contingência, que tem por objetivo reduzir o consumo de água na capital. O mecanismo estipula aplicação de percentual de 120% sobre as tarifas de clientes que ultrapassem 90% do consumo médio de outubro de 2014 a setembro de 2015. 
A tarifa de contingência será acompanhada da revisão tarifária extraordinár…

Pós Estácio

Desafio Universitário

O estudante do curso de Direito do Centro Universitário Estácio do Ceará, Yuri Medeiros, venceu, no último domingo (15), a etapa semifinal do Desafio Universitário Empreendedor, iniciativa do Sebrae que busca estimular o desenvolvimento de atitudes empreendedoras para os universitários. Agora, junto com mais três estudantes de outras instituições de ensino, Yuri vai representar o Ceará na competição nacional, que acontece de 4 a 8 de dezembro, em Brasília. Os quatro universitários terão duas semanas para apresentar um projeto de negócio que concorrerá com estudantes dos demais estados brasileiros. Para Yuri, o Desafio lhe dá a oportunidade de mostrar para o Brasil a capacidade inovadora do povo cearense. “A maior expectativa que tenho é conseguir representar bem a criatividade e a competência do povo cearense, mostrando para o Brasil inteiro que somos capazes de empreender e inovar”, conta o aluno cheio de expectativa. O Desafio Universitário Empreendedor também conta com um site onde…

O Povo Cariri

Entre as regiões que mais crescem no Estado, o Cariri está cheio de histórias de empreendedorismo, como no caso do personagem de capa, o empresário Francisco Assis Mangueira. A sua trajetória é de ousadia e inovação. Mesmo com uma carreira estável no Banco do Brasil, resolveu largar tudo e seguir em frente com seus planos de ter o próprio negócio. Construiu, assim, a marca Juá. Com erros e acertos, o empreendedor não se arrepende de nada por um só minuto. 
Junto ao case de Mangueira, a revista O POVO Cariri, traz o perfil de três jovens empreendedores arrojados da região que resolveram não ter medo de entrar em segmentos poucos explorados. Um deles é Daniel Gonçalves que passou a promover grandes shows de música no Cariri. Os outros dois são Douglas Feitosa e Pedro Furtado, com investimentos nas áreas de decoração e artigos infantis, respectivamente. Alguns deles possuem mais de um ramo de negócio. 
Falando em avanços, a revista traz ainda o sucesso de hamburguerias pela região. Tanto e…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".