Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 14, 2018

Floresta lidera Cearensão 2018

O Floresta (foto Wilson Medeiros) em três jogos ganhou um e empatou dois, soma cinco pontos e é o novo líder do Cearensão.

Venceu o Horizonte, ontem, por 2 a 1, no estádio Domingão. Já tinha empatado com o Maranguape (0 a 0) e com Tiradentes (2 a 2).


Edson Cariús, aos 30 minutos do primeiro tempo; e aos 49 minutos do segundo tempo marcos os gols da vitória do Floresta.
Danilo Itaporanga descontou para Horizonte, aos nove minutos da etapa final.
Já o Horizonte é o sexto colocado. Em três jogos soma três pontos: 2 a 1 Guarani de Juazeiro, 1 a 2 Floresta e 0 a 4 Ferroviário.

O Ferroviário é o segundo com quatro pontos; o Iguatu, o terceiro com quatro pontos; o Fortaleza é o quarto com três pontos; o Ceará, o quinto com três pontos; em sétimo vem o Tiradentes com um ponto; em oitavo, o Maranguape com um ponto; e dividem a lanterna em nono e décimo lugares com zero ponto cada, Uniclinic e Guarani de Juazeiro.

Bruno Ocara, do Floresta, foi o primeiro jogador expulso no Cearensão 2018.
Na nona part…

Cearensão amanhã movimenta Ceará, Fortaleza e Ferroviário

O Ceará para enfrentar o Iguatu, amanhã, às 16 horas, no Morenão, pelo Cearensão 2018 vai com o time B.
Bruno; Patrick, Rafael Carioca, Renan e Leandro Silva; Pio, Raul e Juninho; Douglas Coutinho, Arthur e Roberto.

Wladyerisson Oliveira apita com assistências de Mardônio Ribeiro e Armando Lopes. O quarto árbitro é Rafael Wembley. Já Franzé Soares é o observador.

O Ceará estreou no Cearensão ontem à noite, no Presidente Vargas, ganhando de 5 a 2 do Guarani de Juazeiro.
O Cearensão apresenta amanhã além de Iguatu x Ceará; às 16 horas, Ferroviário x Tiradentes, no Presidente Vargas; e às 18 horas, Fortaleza x Maranguape, na Arena Castelão. Na estreia, o Fortaleza goleou o Uniclinic por 4 a 0. Já o Ferroviário já tem dois jogos realizados no Cearensão: 1 a 1 Iguatu e 4 a 0 Horizonte.

Basquete Cearense vence Pinheiros apertado por 66 a 64

O Solar Basquete Cearense estreou, hoje, no início da tarde, no returno da temporada 2017-2018, do Novo Basquete Brasil, ganhando de 66 a 64 do Pinheiros (SP), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza.
No primeiro turno, em 19 de novembro de 2017, o Basquete Cearense tinha perdido de 92 a 79 para o Pinheiros, em São Paulo.
O Basquete Cearense ocupa a décima posição com 40% de aproveitamento e 21 pontos, oriundos de seis vitórias. Em 15 jogos até agora perdeu nove.
Na próxima terça-feira (23), às 19h30, no Paulo Sarasate, o Basquete Cearense recebe a Liga Sorocabana de Basquete (SP). No primeiro turno, em sete de novembro de 2017, em Sorocaba, deu Liga 91 a 76.

Ceará reforça ações de infraestrutura para receber novos investidores

O planejamento das ações para melhorar a infraestrutura do Ceará e, assim, receber novos investidores e mais turistas marcou o segundo dia de reunião do governador Camilo Santana com os secretários e presidentes dos órgãos vinculados, no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial. “O nosso Estado vive um grande momento de internacionalização de investimentos. Por isso, estamos criando todas as condições necessárias para receber novas empresas e mais turistas, que certamente vão aumentar com o novo HUB da Air France/KLM e GOL”, citou Camilo Santana.

Por meio do Sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), os membros do Governo traçaram definições estratégicas para que o Estado continue a construir cenário favorável ao desenvolvimento econômico. Durante o encontro, por exemplo, foram tratados assuntos como novas estradas e projetos para a capacitação de pessoal e melhoria dos serviços em todo o Ceará. “Temos mais de 1000 quilômetros de rodovias sendo construídas, pavi…

Avenida Monsenhor Tabosa recebe atividades de cultura, lazer e gastronomia

A Avenida Monsenhor Tabosa, corredor turístico e cultural de Fortaleza, reconhecido pela Prefeitura de Fortaleza, lança a primeira edição do evento MTBFW - Monsenhor Tabosa Bazar Fashion Week. O evento vai trazer novidades nos setores de moda, beleza, gastronomia, cultura, arte e empreendedorismo. A programação prevista com desfiles, workshops e um concurso de moda sustentável, contará também com a presença confirmada de Bráulio Bessa, com a palestra “Empreendedorismo e Superação”, no dia 23, às 19 horas.
Para as clientes que comprarem um look completo das lojas participantes, até o dia 18 de janeiro, terão a oportunidade de serem “Top model por um dia” e participarem do Desfile de Coleção Verão 2018, que acontecerá na Monsenhor Tabosa, no dia 24.
Um dos pontos principais do MTBFW será a parceria com chefs locais para trazer a culinária ao evento. Juntamente com o SENAC, a Avenida se transformará também em um corredor gastronômico com opções preparadas por especialistas gourmets da coz…

Suspensa decisão que impedia posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho

Do STJ O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, no exercício da presidência, suspendeu a decisão do juízo da 4ª Vara Federal de Niterói que impedia a posse da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do Trabalho.

Após a suspensão da posse em primeira instância e a manutenção dessa decisão por parte do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), a Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com um pedido de suspensão de liminar no STJ.

Ao analisar o caso durante o recesso forense, o ministro Humberto Martins concordou com os argumentos da AGU no sentido de que condenações em processos trabalhistas não impedem a deputada de assumir o cargo, já que não há nenhum dispositivo legal com essa determinação.

“Ocorre que em nosso ordenamento jurídico inexiste norma que vede a nomeação de qualquer cidadão para exercer o cargo de ministro do Trabalho em razão de ter sofrido condenação trabalhista. O fumus boni iuris acerca da questão é evidente”…

Dragão do Mar recebe Festival Rec-Beat pela primeira vez em Fortaleza

No início dos anos 90 influenciado pelo movimento musical pernambucano Manguebeat surge nas ruas do carnaval de Olinda, o Rec-Beat. Com o conceito de mostrar a nova cena musical de Pernambuco, o festival foi se definindo como um dos mais importantes da música independente brasileira. Em sua 23º edição o festival sai de Recife e se apresenta pela primeira vez em Fortaleza no palco da Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no dia 20 de janeiro, para uma apresentação única e gratuita. A atração integra o ciclo programático Férias no Dragão – O melhor verão da sua vida, realizado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar com apoio da Prefeitura de Fortaleza.

A programação musical do Rec-Beat Dragão começa às 18 horas com os djs do Viva la Pachanga tocando ritmos dançantes que vão desde salsas, lambadas, mambos até carimbó. Em seguida, tem show da baiana Larissa Luz apresentando as músicas do seu segundo trabalho em carrei…

Rouge faz lançamento da turnê '15 anos' em Fortaleza com formação original

Febre Amarela: conheça sintomas, transmissão e como funciona a vacina fracionada

Da Agência Brasil

SP, RJ e BA receberão doses fracionadas da vacina contra a febre amarelaFlavia Villela/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou campanha de vacinação contra a febre amarela para os meses de fevereiro e março. Na ação, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia receberão doses fracionadas da vacina. Nos demais estados, onde já existe recomendação de imunização contra a febre amarela, a vacina é ofertada na dose-padrão, de acordo com a rotina de imunização dos postos e outras unidades de saúde.

São Paulo e Rio de Janeiro adiantaram o início da campanha para a próxima semana. A campanha foi convocada para evitar que o surto de casos recentes em algumas regiões se alastre. De julho de 2017 a 14 de janeiro deste ano, o país registrou 35 casos da doença.

A orientação endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotada pelo Ministério da Saúde é a de que uma dose da vacina é o suficiente para imunizar a pessoa por toda a vida.

Segundo o ministério, os casos estão concentrado…

Ciclofaixa de Lazer liga Passeio Público aos bairros São Gerardo, Montese e Cocó

A Prefeitura de Fortaleza realiza a 166ª edição da Ciclofaixa de Lazer neste domingo (21/01), oferecendo aos ciclistas três opções de rotas saindo dos bairros São Gerardo, Montese e Cocó em direção ao Passeio Público, no Centro. A programação ocorrerá normalmente, de 7h às 13h, com percursos protegidos e diversão para toda a família.

Ao longo das Rotas Leste, Oeste e Sul, serão disponibilizados quatro pontos de apoio no Passeio Público (Centro), e nas praças Jonas Freitas (São Gerardo), da Igreja Nossa Senhora Aparecida (Montese) e no Anfiteatro do Parque do Cocó, com serviços aos participantes, como aluguel de bicicletas e atendimento do SAMU. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal darão suporte em todas as rotas.

Idealizada em 21 de setembro de 2014 pela equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), a Ciclofaixa de Lazer é uma das …

Inscrições para Porto Dragão Sessions são prorrogadas

A fim de engrandecer e fomentar a cena musical cearense que vive um momento de efervescência, com artistas despontando e se destacando no cenário nacional, o Instituto Dragão do Mar (IDM) lançou, recentemente, o Porto Dragão Sessions, programa para seleção de dez artistas ou bandas que integrarão coletânea, além de terem seus trabalhos gravados em áudio e vídeo e difundidos em plataformas digitais. Em virtude do grande número de inscrições recebidas, o processo seletivo, que seria encerrado nesta sexta-feira (19), foi estendido até a sexta-feira seguinte, dia 26 de janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço http://mapa.cultura.ce.gov.br/projeto/872/.

Com a prorrogação do prazo, foram alteradas as demais datas do calendário anteriormente divulgado. Agora, a seleção será realizada no dia 02 de fevereiro e o resultado será anunciado no dia 06 de fevereiro, no site do Dragão do Mar e do Porto Iracema das Artes.

Para Paulo Linhares, presidente do IDM, o projeto …

Bolsa volta a bater recorde e dólar fecha no menor valor em três meses

Da Agência Brasil

Em um dia de euforia no mercado financeiro, a bolsa voltou a bater recorde, e a moeda norte-americana fechou no menor valor em três meses. O Índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou ontem (sexta-feira, 19) com alta de 0,32%, aos 81.219 pontos. Na quarta-feira (17), o indicador tinha fechado acima dos 80 mil pontos pela primeira vez na história.

Com a valorização de ontem, o Ibovespa acumulou alta de 2,36% na semana. Essa foi a quinta semana seguida em que o índice subiu.

O dia também foi de otimismo no mercado de câmbio. O dólar comercial encerrou esta sexta-feira (19) vendido a R$ 3,201, com queda de R$ 0,008 (-0,26%). A cotação está no menor valor desde 20 de outubro (R$ 3,19). A divisa fechou a quarta semana seguida em baixa e acumula queda de 3,41% em 2018.

Uece promove amanhã Seleção Pública para Professor Substituto

Prova Escrita da XXV Seleção Pública para Professor Substituto da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) acontece neste domingo, 21 de janeiro

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) por intermédio da Comissão Coordenadora de Concurso Docente CCCD/Funece realiza neste domingo, 21 de janeiro, das 9h às 13h, Prova Escrita para Seleção Pública de Professor Substituto.

O certame ocorrerá no Centro de Humanidades (CH), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado na Avenida Luciano Carneiro, 345, no Bairro Fátima.

Segundo a coordenadora da CCCD, professora Germana Costa Paixão, estão inscritos 1.139 candidatos concorrendo a 148 vagas, distribuídas em 104 setores de estudos, para os cursos em funcionamento nos campi de Fortaleza, Limoeiro de Norte, Quixadá, Itapipoca, Crateús, Tauá e Iguatu.

Professora Germana informa aos candidatos que cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência, isto é às 8h.

Temer assina projeto de lei com regras para privatização da Eletrobras

Da Agência Brasil

O governo vai enviar ao Congresso Nacional o projeto de lei (PL) que propõe a privatização da Eletrobras. O texto foi assinado ontem (19) pelo presidente Michel Temer.

A operação se dará por meio de aumento do capital social da empresa, que o governo considera “democratização do capital da Eletrobras”. Pela proposta, nenhum acionista poderá ter mais de 10% de poder do voto. O objetivo, segundo o Planalto, é evitar que outra companhia tome o controle da estatal.

O projeto também prevê que a União terá ações especiais na Eletrobras após a privatização, chamadas de “golden share”, que dão a seu detentor direitos como garantia de indicação de um membro do Conselho de Administração.

Itaipu e Eletronuclear
O projeto exclui do processo de desestatização da Eletrobras a Eletronuclear, subsidiária da estatal, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu, controlada pelo Brasil em conjunto com o Paraguai. No caso da empresa responsável pelas usinas nucleares brasileiras, o motivo é uma questão…

Cineteatro São Luiz realiza hoje Maratona Transformers com áudio dublado

Neste sábado (20), o Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), coloca em cartaz a Maratona Transformers com exibição dos filmes “Transformers”, às 9h30; “A Vingança dos Derrotados”, às 13h30; e “O Lado Oculto da Lua”, às 16h30. Com o objetivo de promover acessibilidade e dialogar com todos os públicos, o São Luiz realiza a segunda edição desta maratona, agora com áudio dublado – no último dia 13 foi realizada a mesma maratona com áudio legendado.

Toda a programação de cinema deste mês no equipamento tem entrada gratuita. Os ingressos começam a ser distribuídos na bilheteria do Cineteatro a partir de uma hora de antecedência do início da sessão, por ordem de chegada. Para retirar o ingresso, basta apresentar documento de identificação com foto.

Dirigido por Michael Bay e com produção executiva de Steven Spielberg, a Maratona Transformers acontece no mundo dos Autobots e dos Decepticons, duas raças alienígenas robóticas. As duas primeiras sessõ…

Carnaval no Parque Estadual do Cocó

Pinte a folia de verde e no carnaval visite o Cocó! O Projeto Viva o Parque não vai parar as atividades de Educação Ambiental, laser e esporte, uma tradição dos domingos no Parque do Cocó, que pelo segundo ano consecutivo, apresenta-se como uma excelente opção para o fortalezense que quer uma alternativa de diversão fora das tradicionais brincadeiras mominas.

No sábado (10/02) e na terça-feira (13/02) de carnaval os visitantes e habitués da mais nova Unidade de Conservação (UC) do Estado, poderão participar da folia do nosso arvorismo que funcionará, normalmente, de 08:00 as 12:00 e de 14:00 as 18:00. Será disponibilizados um circuito sobre as árvores do Cocó que conta com nove etapas que vão desde tirolesa até ponte de cordas, passando por tambores, troncos de árvores e cabos de aço.

No domingo de carnaval (11/02) das 07:00 as 12:00, todas as atividades do Viva o Parque estarão disponíveis: trilhas interpretativas; oficinas com plantas e resíduos sólidos; massoterapia; tai chi chuan; y…

Definidos semifinalistas da Copinha

Definidas as semifinais da 49ª Copa São Paulo Júnior (Copinha 2018).
Os finalistas do certame sairão dos confrontos São Paulo (SP) x Internacional (RS) e de Portuguesa (SP) x Flamengo (RJ). A final será na próxima quinta-feira (25), quando São Paulo comemora 464 anos de fundação.
Nas quartas-de-final caíram Vitória (BA), que perdeu nos pênaltis (4x3) depois de empatar em 2x2 com o São Paulo; Santos (SP) goleado por 4x0 pelo Internacional; Palmeiras (SP), que foi derrotado nos pênaltis (3x2), após 1x1 no tempo normal com a Portuguesa; e Avaí (SC) que perdeu de 1x0 para o Flamengo.
O Ceará foi eliminado na segunda fase pelo Água Santa (SP). Já Fortaleza e Aliança foram despachados ainda na primeira fase.

Vovô estreia no Cearensão 2018 com goleada de 5x2 sobre Guarani

O Ceará goleou o Guarani de Juazeiro por 5 a 2, na estreia do Cearensão 2018, hoje à noite, no estádio Presidente Vargas.
Os gols do Ceará foram de Andrigo (foto Divulgação), aos 26 e 37 minutos do primeiro tempo; Elton, aos 42 minutos da primeira etapa; Pedro Ken, aos sete minutos; e Ricardinho (pênalti), aos 17 minutos do segundo tempo.
Leilson fez os dois gols do Guarani, aos 21 e 27 minutos da etapa final.
O Ceará alinhou com Everson; Renato, Valdo, Luiz Otávio e Ernandes; Richardson, Pedro Ken e Ricardinho; Felipe Azevedo, Andrigo (Luidy) e Elton (Jefferson Parrudo) - Treinador: Marcelo Chamusca.
Guarani: David; Flávio (Paulinho), Anderson Ivo, Eberson e Teles; Da Silva, Olávio e Dunga (Alexandre); Márcio Tarrafas (Moré), Leilson e Assissinho - Treinador Filinto Holanda.
O árbitro Cleuton Lima deu cartão amarelo para Pedro Ken, David, Anderson Ivo e Eberson.

Renda de R$ 34.967,00 para 6.693 pagantes e 447 não pagantes, totalizando 7.140 presentes.

Polícia Federal confirma caso de fraude no Enem em Salvador

Da Agência BrasilA Superintendência da Polícia Federal (PF) na Bahia cumpriu nesta sexta-feira (19), em Salvador, mandado de busca e apreensão na casa de um estudante para apurar denúncia de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato cometeu um plágio, copiando um trecho de um livro relacionado ao tema escolhido neste ano para a redação. O rapaz confessou o crime.

O candidato reproduziu a sinopse do livro Redação de Surdos: uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita, de Maria do Carmo Ribeiro, lançado pela editora Prismas em 2015. O tema da redação do Enem deste ano foi Desafios para a Formação Educacional de Surdos.

A PF começou a apurar o caso após receber informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, sobre a ocorrência de um plágio em uma prova aplicada em Salvador.

De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, Suzana Jacobina, o candidato confessou que usou um telefone celul…

Choveu em 70 municípios cearenses; previsão é de mais chuva no final de semana

Pelo menos 70 municípios do Ceará receberam chuvas no intervalo das 7h desta quinta-feira (18) e esta sexta-feira (19). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados foram registrados em Morada Nova (69 mm), Coreaú (61 mm) e Quixadá (37,8 mm).

As precipitações foram provocadas por áreas de instabilidade no oceano Atlântico que se deslocaram em direção ao continente. Todas as macrorregiões receberam chuvas.

Em Fortaleza, que entre quarta-feira (17) e esta quinta registrou o maior acumulado da Pré-Estação no município (57,6 mm), voltou a receber precipitações, sendo o maior volume no posto Pici, com 30 mm.

A previsão é que, durante o fim de semana, mais chuvas caiam sobre o Ceará. Para este sábado (20), ao longo do dia, está prevista nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. Já para o domingo (21), chuvas na região Jaguaribana, na faixa litorânea e no sul do Estado. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva.

Nesta ép…

Visto eletrônico começa a valer para canadenses

O visto eletrônico para turistas canadenses que desejam conhecer o Brasil começou a valer ontem (quinta-feira, 18). A expectativa é de que o número de canadenses visitando o País chegue a 87.629 por ano. O Canadá é o terceiro país beneficiado com a facilitação prevista no programa Brasil + Turismo. Para solicitar o documento, o viajante deve acessar o sitehttp://www.vfsglobal.com/brazil-evisa/. Por meio do sistema, todo o procedimento, que inclui pagamento de taxas, análise, concessão e emissão de visto, tem duração de até 72 horas. A permissão vale por dois anos e não impede que o interessado peça o visto tradicional, no consulado brasileiro. Antes do Canadá, o visto eletrônico já foi implementando na Austrália (novembro) e no Japão. Os Estados Unidos serão o último país dessa etapa a contar com a Facilitação, que começa a valer na próxima semana. Fonte: Ministério do Turismo

Uso do nome social está em processo de expansão

Na quarta-feira (17), o ministro da Educação, Mendonça Filho, homologou resolução que autoriza o uso do nome social nos registros escolares da educação básica. A medida promove o reconhecimento da identidade de gênero, com o objetivo de reduzir as expressões de violência contra travestis e transexuais dentro das escolas. É também um direito que vem se expandindo aos poucos e já contempla diversas áreas. Confira. CPF A inclusão ocorre de forma imediata à solicitação em uma unidade de atendimento da Receita Federal do Brasil. O nome social estará no CPF, acompanhado do nome civil, além dos documentos “Comprovante de Inscrição” e “Comprovante de Situação Cadastral” no CPF. Exames nacionais Participantes travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Na página do participante, existe um formulário par…

“O pequeno casaco solitário” é destaque na programação do CCBNB

Neste sábado, 20 de janeiro, o grupo Bagaceira de Teatro apresenta o espetáculo “O pequeno casaco solitário” no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro). A peça tem como ponto de partida um casaco pendurado em um varal no meio do tempo à espera de seu dono ou de alguém que o queira vestir.

A partir disso, o desenrolar da história se dá com a manipulação de objetos no palco que são usados para construir e desconstruir cenários. Desses objetos são extraídos várias experimentações, inclusive, de possibilidades sonoras.

Logo após a apresentação haverá o bate-papo “Diálogos Cultura Infância”, com a participação do Grupo Bagaceira de Teatro, que falará sobre as experiências nas criações de seus espetáculos infantis.

A peça faz parte da programação do programa Criança e Arte, que ocorre aos sábados no CCBNB Fortaleza. Voltadas para o público infantil, as atividades vão desde oficinas a espetáculos interativos, que promovem debates acerca da temática apresentada…

Caixa tem novo estatuto aprovado

A Assembleia Geral da Caixa aprovou nesta sexta-feira (19) o novo estatuto do banco, adequado à Lei das Estatais (Lei nº 13.303/ 2016), à Lei 6.404/1976 e ao Programa de Destaque em Governança das Estatais da B3. O novo estatuto é um importante marco na gestão e governança da CAIXA, trazendo mudanças como a criação da Assembleia Geral, novas regras para escolha e atuação dos dirigentes do banco, maior transparência nos processos decisórios e criação de novos comitês estatutários.

A elaboração do novo estatuto teve início em 2016, após a vigência da Lei, e contou com a participação de várias áreas da empresa, de sua direção e dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento. Aprovado na Assembleia Geral, o novo estatuto será remetido ao Banco Central.

Veja as principais mudanças aprovadas:

Reunião do MAPP: Governo do Ceará define prioridades para 2018

O Governo do Ceará realizou nesta sexta-feira (19), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial, o primeiro encontro com o secretariado estadual de 2018 para avaliar as ações do ano passado e projetar os investimentos do Estado por meio do sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP). Em reunião presidida pelo governador Camilo Santana, cada secretaria apresentou balanço de seus principais dados em 2017 e projetou as ações para este ano. O evento prosseguirá neste sábado (20).

O equilíbrio econômico do Ceará foi destaque no Mapp, sendo o ponto de partida que regeu as diversas pautas discutidas no evento. O balanço de 2017 apontou o Ceará mais uma vez como o Estado mais equilibrado financeiramente e o que mais investe. No ano passado, foram investidos cerca de R$ 2,48 bilhões em ações estaduais, superando 2016, quando o valor chegou aos R$ 2,1 bilhões.

O governador Camilo Santana afirmou que este momento no início do ano é crucial para intensificar o plano de ações d…

Fortaleza apresenta programas municipais para estudantes de Harvard

O programa Cresça com seu Filho / Criança Feliz, desenvolvido pelo gabinete da Primeira-Dama Carol Bezerra, foi apresentado pela secretária municipal da Saúde, Joana Maciel​. Dois programas da Prefeitura de Fortaleza foram apresentados nesta sexta-feira (19/01) para estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Harvard no auditório do Iprede​, durante o encerramento do curso colaborativo Harvard-Brasil em saúde pública, realizado em parceria pelas duas Universidades, entre o dias 3 e 19 de janeiro.

O programa Cresça com seu Filho / Criança Feliz, desenvolvido pelo gabinete da Primeira-Dama Carol Bezerra, foi apresentado pela secretária municipal da Saúde, Joana Maciel. ​A iniciativa foi i​mplantad​a​ em 2013 com o objetivo de apoi​ar​ ​as famílias em situação de vulnerabilidade social para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças no período da gestação e da primeira infância (0 a 3 anos).
A estratégia é fortalecer o vínculo e o desenvolvimento de…

Praia do Futuro segue própria para banho

Dez das onze praias do litoral leste de Fortaleza estão próprias para banho. A zona, que vai do Caça e Pesca ao Farol incluiu toda a Praia do Futuro, reúne as barracas de maior frequência de cearenses e turistas, durante o fim de semana. Nesta zona, a única exceção é a praia do Farol. As informações fazem parte do boletim semanal de balneabilidade das praiasdivulgado, nesta sexta-feira (19), pela Superintendência Estadual do MeioAmbiente (Semace).

Na zona centro, que se estende da praia dos Botes ao estaleiro Inace, quatro das dez praias monitoradas estão com condição favorável para atividades de esporte e lazer. Estas praias estão localizadas entre a rua José Vilar e o estaleiro. Entre os trechos impróprios, está o da foz do riacho Maceió, onde técnicos da Semace avistaram, na manhã de quinta-feira (18), uma mancha escura no mar. A mancha teria sido causada por efluentes líquidos carregados pelo riacho.

Na zona oeste, que vai da avenida Alberto Nepomuceno à Barra do Ceará, apenas o tre…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…