Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 29, 2018

Chuva de Meteoritos atingirá a Terra nesta madrugada

Da Agência Brasil
Admiradores de fenômenos naturais têm um motivo a mais para ficar acordados na madrugada deste domingo (6), entre as 2h e as 5h – horário de Brasília. Uma chuva de meteororitos poderá ser vista a olho nu. O espetáculo na atmosfera é causado por um rastro de detritos deixado pelo Cometa Halley em sua última aparição há 32 anos. Em outubro, ocorrerá outro fenômeno semelhante.

A próxima aparição do Cometa Halley na Terra será em 2061. Halley, o cometa, passa no sistema solar da Terra a cada 76 anos. Para observar o céu neste domingo, não será necessário utilizar aparelhos, bastar olhar para onde nasce o sol. O ideal é escolher locais sem interferência de luzes artificiais. O fenômeno denominado “chuva de meteoritos” ocorre porque o calor do sol faz com que o cometa solte aderência gelada.

Na prática, a cada passagem do Halley perto do sol, o cometa lança um novo rastro de detritos em seu fluxo orbital, perdendo massa. Esses fragmentos são mínimos (os meteoritos) e podem se…

Reforma trabalhista só deve valer para ação posterior, decidem juízes

Da Agência Brasil
A Lei nº 13.467/2017, texto da reforma trabalhista, só deve valer para processos e contratos iniciados após o dia 11 de novembro de 2017, data em que as novas regras entraram em vigor. Esse é o entendimento da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), aprovado neste sábado (5), no Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat).

Foi o primeiro congresso promovido pela associação após a aprovação da reforma. Cerca de 700 juízes se reuniram para debater, sobretudo, as polêmicas da mudança nas leis trabalhistas. Após o debate de um número recorde de teses apresentadas ao fórum, concluíram que a reforma trabalhista deve ser aplicada de acordo com a Constituição Federal e as convenções e tratados internacionais e os juízes do Trabalho. As teses aprovadas devem guiar a atuação da associação, mas não necessariamente os posicionamentos de todos os juízes, pois há independência.

Essa vinculação deve ser expressa, por exemplo, na …

Sábado de grande procura pela vacina contra influenza (H1N1) em Fortaleza

Em Fortaleza, muitas pessoas amanheceram o sábado na fila da vacina contra a gripe influenza (H1N1). No Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro da cidade, a procura pela vacina foi grande. Com grupos prioritários formando duas filas: uma só para crianças e outro para idosos e grupos vulneráveis como professores das redes pública e particular.

Durante este fim de semana está havendo vacinação em 19 postos de saúde para os grupos prioritários. Neste sábado, 5, o atendimento começou  às 10 horas, com vacinação oferecida no Centro de Saúde Meireles, da Secretaria da Saúde do Ceará, e em 18 unidades de saúde do município: Carlos Ribeiro, Floresta e Casemiro Filho (Regional I); Mirian Porto Mota, Rigoberto Romero, Paulo Marcelo, Irmã Hercília Aragão e Centro de Saúde Meirelles (Regional II); Licínio Nunes, Waldemar de Alcântara e Anastácio Magalhães (Regional III); Oliveira Pombo, Valdevino de Carvalho e Luis Costa (Regional IV); Argeu Herbster, Maciel de Brito e José Paracampos (Regional V)…

Inscrições no Enem começam segunda-feira

Da Agência Brasil
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante.

O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.
Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

Na hora da inscrição, o candidato deverá informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo ou …

Prazo para regularizar título de eleitor termina dia 9

Da Agência Brasil
Brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar a ausência têm até a próxima quarta-feira (9) para regularizar a situação. Para efeito dessa contagem, cada turno de um pleito representa uma eleição. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quase 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular no país em maio de 2017.
O cidadão deve ir ao cartório eleitoral de posse do título de eleitor caso o possua, além de um comprovante de residência e um documento oficial de identificação pessoal que tenha, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade. No caso dos homens, também é necessário levar o comprovante de quitação militar.

Outras solicitações
Também termina na próxima quarta-feira o prazo para que o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, requerer o título. O mesmo dia também é o prazo final para que pessoas com deficiência que necessitam de atendimento especial informem sua s…

Pesquisadora da FGV Energia analisa o sistema de bandeiras tarifárias

A pesquisadora da FGV Energia Mariana Weiss explica que a criação da Conta Bandeiras, bem como a introdução das bandeiras tarifárias nas contas de luz dos consumidores em 2015, surgiu em resposta principalmente à dívida bilionária assumida pelas distribuidoras em decorrência do regime de cotas de garantia física, implementado em 2013, e da posterior crise hídrica em 2014. A especialista lembra que o regime de cotas foi uma tentativa governamental de reduzir o preço da energia no Brasil através do abatimento da remuneração de hidrelétricas já amortizadas.

"O novo sistema de bandeiras tarifárias aparentemente não trouxe grandes avanços. O sistema continua a fazer alterações bruscas entre bandeiras e a apresentar descasamento com a evolução do nível dos reservatórios, podendo citar como exemplo a transição de bandeira vermelha patamar 1 para verde entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018, mesmo com o nível dos reservatórios em apenas 31%", aponta a pesquisadora da FGV Energia.

Ma…

Camilo Santana vai receber título de cidadão caucaiense

O governador do Ceará, Camilo Santana (foto), recebe, nesta terça-feira (oito de maio) às nove da manhã, o título de cidadão caucaiense. 
A homenagem será feita na praça da Câmara Municipal de Caucaia, no Centro, na Rua Coronel Edson da Mota Correia.

Prefeito de Caucaia autoriza a reforma de mais uma quadra poliesportiva

Ontem à tarde (sexta-feira, 4), o prefeito Naumi Amorim autorizou a reforma de mais uma quadra poliesportiva em Caucaia. Desta vez, foram os alunos e os professores da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Augusto César Silva Sales, no bairro Itambé, que comemoraram. Estão sendo investidos cerca de R$ 300 mil na reforma do equipamento. Os serviços devem ser concluídos em 90 dias.

Durante a solenidade, Naumi Amorim destacou a importância de reformar os equipamentos públicos para dar mais conforto e qualidade de vida aos caucaienses “Encontramos diversas escolas municipais deterioradas. A gente não consegue reconstruir todas da noite para o dia, mas aos poucos vamos requalificando os espaços para dar mais conforto aos alunos”, falou.

Já a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, ressaltou as mudanças que estão ocorrendo na pasta. “Em pouco tempo conseguimos otimizar os recursos da Educação. Ampliamos a frota do transporte escolar, melhoramos a qualid…

Naumi Amorim se reúne com consultores

Na tarde desta sexta-feira (4/5) o prefeito Naumi Amorim recebeu a visita do diretor da empresa Berkeley Research Group, Claudio Graeff, e da VM Engenharia, Marcelo Marinho. O objetivo foi viabilizar empreendimentos e assegurar projetos viáveis com segurança para o município de Caucaia. A reunião ocorreu no Gabinete do gestor, localizado no Itambé.

De acordo Naumi, receber novos investidores é “abrir as portas para o desenvolvimento do município”. Para o gestor, basear ações de governo com diagnósticos disponibilizados através de consultoria estratégica é importante para a obtenção de dados precisos. “Dessa forma, podemos atrair investimentos com segurança”, frisou.

Para o diretor da BRG, Claudio Graeff, o encontro foi bom pois possibilitou o conhecimento de como a Prefeitura vem trabalhando para assegurar seu futuro. “O perfil que administrador que o Brasil precisa, é o que vimos aqui: seriedade e uma busca concreta de fazer investimentos que a população e a cidade precisam”, ressalto…

UCI abre hoje a pré-venda de ‘Han Solo: Uma História Star Wars’

Exatamente na data que o mundo todo celebra o May the 4th – trocadilho com May The Force Be With You (Que a Força Esteja Com Você), que deu ao 4 de maio o status de dia mundial de Star Wars –, a rede UCI abre a pré-venda para a primeira semana de exibição de ‘Han Solo: Uma História Star Wars’, sobre as aventuras do emblemático mercenário vivido por Alden Ehrenreich e seu fiel escudeiro Chewbacca, do ator Joonas Suotamo.

A história se passa antes dos eventos retratados em ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’, inclusive com Lando Calrissian, interpretado por Donald Glover.

Para quem quiser experiências de imersão incomparáveis, a dica é assistir ao filme nas salas UCI IMAX, UCI XPLUS ou UCI 4DX. Haverá sessões especiais para fãs na véspera do lançamento, na madrugada de quarta-feira, 23/05, para quinta-feira, 24/05, com sorteio de brindes e ingressos para os cosplayers da saga.

‘Han Solo: Uma História Star Wars’ também será o destaque da semana do programa de relacionamento da rede na semana da…

TRF4 nega pedido de anulação da condenação de Lula

Da Agência Brasil
A vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora Maria de Fátima Freitas Labarrère, negou hoje (4) recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender a decisão da 8ª Turma do tribunal, que condenou o réu a 12 anos e 1 mês, com execução provisória da pena de prisão.

O pedido havia sido protocolado no dia 27 de abril pela defesa do ex-presidente. Os advogados apontaram supostas violações cometidas pelo juíz federal Sérgio Moro, entre elas a falta de comprovada relação entre contratos com a Petrobras e o favorecimento ilícito considerado na sentença. A defesa alega que a 13ª Vara de Curitiba não teria competência para julgar a ação.

Segundo a desembargadora, embora presente o periculum in mora (perigo na demora) decorrente da prisão do réu, não estariam preenchidos os demais requisitos necessários ao deferimento da medida, que são a possibilidade de admissibilidade dos recursos junto aos tribunais superiores e a p…

H1N1 mata 21 no Ceará

Vinte e uma pessoas morreram de H1N1 no Ceará nos quatro primeiros meses de 2018.
Foram mortes em:

Fortaleza (nove)

Eusébio (três)

Com uma morte: Aracati, Caucaia, Crateús, Iracema, Maracanaú, Milhã, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Solonópole.

Nenhum dos casos de óbito tinha histórico de vacina e 54,5% apresentavam fatores de risco. Quanto ao uso do Tamiflu®, apenas cinco (23,8%) iniciaram o tratamento em tempo oportuno, porém, quatro (80,0%) apresentavam um ou mais fatores de risco relacionados com SRAG.

Dentre os óbitos por influenza, 57,1% ocorreram em pacientes do sexo feminino e 42,9% no sexo masculino, sendo as faixas etárias mais acometidas a de 1 a 4 e 60 anos e mais (mediana 26 anos), com 28,6% e 23,8% dos óbitos, respectivamente.

Foram registrados 51 óbitos por SRAG. Destes, 41,8% (21/51) foram causados por influenza (A H1N1), 3,9% (2/51) por outros agentes etiológicos, 15,7% (8/51) não tiveram a etiologia especificada e 39,2% (20/51) em investigação. O Ceará deve receber at…

Gol compra 100 novos aviões

O presidente da Gol, Paulo Kakinoff (foto de Carlos Gibaja) com executivos da Air France-KLM, governador Camilo Santana e prefeito Roberto Cláudio, anunciou hoje, em Fortaleza, a aquisição de mais 100 aeronaves para os próximos seis anos. 
"Isso dá uma media de uma nova aeronave a cada trinta e cinco dias. Começamos em julho desde ano e vamos até 2016 com aeronaves novas e encomendadas", destacou, revelando que a maior parte das novas aeronaves vai substituir a frota atual. 
"Vamos manter a idade média num patamar mais jovem dentre todas as empresas mundiais com sete anos de idade. "Hoje a Gol tem capacidade de 7% de crescimento ao ano ao longo dos próximos dez anos", informou Kakinoff.
Mesmo não revelando o montante investido, Kakinoff disse que o custo médio do aluguel de um avião mensal é de 350 a 380 mil dólares "e nós já temos seis aeronaves dedicadas para o hub de Fortaleza, avaliando um investimento mensal de dois milhões de dólares aqui".

O Gol …

Naumi assina Ordem de Serviço para reforma da Escola Francisca Alves do Amaral

Na manhã desta sexta-feira (4/5) os 1.490 alunos da Escola Francisca Alves do Amaral, localizada no bairro Nova Metrópole, em Caucaia, tiveram mais um motivo para valorizar o aprendizado. O prefeito Naumi Amorim assinou Ordem de Serviço para reforma da unidade. Com o prazo para execução de 90 dias a obra terá um investimento de R$ 190.948,53.    A reforma contempla revisão do telhamento para retirada de goteiras, construção de rampas e calçadas para acessibilidade, instalação de corrimão, restauração do piso, nova pintura, manutenção na estrutura elétrica e hidráulica, entre outras melhorias.    Conforme o prefeito Naumi Amorim o processo licitatório às vezes demora, mas o aguardado dia para início da obra na escola chegou. “O tempo de mudanças chegou para a Escola Francisca Alves do Amaral. A unidade educacional pertence aos alunos e toda a comunidade. Além da reforma, em breve, entregaremos o fardamento para oferecer outra realidade para os alunos de nossa cidade”, disse.    Para a sec…

Praias de Fortaleza: Zona Leste tem situação mais favorável

O trecho de praia compreendido entre a Rua José Vilar e o espigão da Avenida Desembargador Moreira, na Zona Centro da Orla de Fortaleza, voltou à lista das praias impróprias para banho.

A informação é do boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (4), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), que monitorou 30 trechos da capital. Agora são 14 as praias indicadas pela autarquia para as atividades de esporte e lazer.

Na zona centro, seis das dez praias analisadas estão próprias. A zona leste apresenta a situação mais favorável, com sete das onze praias aprovadas. A exceção são as praias do Caça e Pesca e os trechos compreendidos entre o posto dos Bombeiros 1 e o Farol.
Na zona oeste a situação exige mais cautela do banhista. A única praia própria é a que fica entre a avenida Philomeno Gomes e a rua Padre Mororó. Nestas duas zonas, a situação está inalterada, em relação á semana passada.

Escolha a sua praia

Fortaleza

Leste

I 01L – Caça e Pesca

I 02L – …

MRV realiza ação promocional em Messejana

A MRV Engenharia realiza amnahã ação promocional para os clientes. Na ocasião, será disponibilizada uma “roda roleta” interativa com diversos descontos em imóveis prontos, semiprontos e lançamentos.
O evento também conta com ITBI e registro grátis. A campanha começa às nove da manhã e segue até uma da tarde, no estande de vendas localizado na Rua Padre Pedro de Alencar, 1793, Messejana.

“Estamos inovando com as ações para que mais pessoas possam conhecer as negociações da MRV, além de ser um diferencial para quem deseja sair do aluguel e realizar o sonho da casa própria”, conta Carlos Davidson, gestor executivo de vendas da MRV.

AMC interdita Torres Câmara

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) realiza uma interdição da Rua Torres Câmara (entre a Avenida Desembargador Moreira e Rua Visconde de Mauá) das 12 horas de amanhã (5) às 18 horas de domingo (6).
A ação faz parte do planejamento de desmontagem e retirada da grua alocada na Torre 1 do Edifício BS Design Corporate Towers, da BSPAR Incorporações. Agentes de trânsito darão suporte operacional à intervenção.

Caucaia: Projeto para fortalecer Atenção Primária ganha reforço

Na manhã desta sexta-feira (4/5) a Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu reunião para discutir um importante reforço no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do município. Em pauta, a estruturação de uma frente de apoio às unidades-modelo.

Seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) vêm servindo, desde outubro de 2017, de embriões para um projeto de planificação que deverá ser estendido a todos os postos do município. Na prática, as UBSs estão sendo informatizadas e preparadas para simplificar a marcação de consultas e exames.

”Ao fomentar esse ousado movimento de modernização das unidades, nosso objetivo é fortalecer a Atenção Primária de Caucaia. Após validado nas seis unidades, o projeto será replicado em todas as demais”, afirma o secretário de Saúde Moacir Soares.

Com a reunião, além do grupo formado pelas coordenadoras distritais, as unidades-modelo ganham um reforço com turnos semanais de um apoiador. “Eles vão monitorar os planos de …

Bombeiros retiram primeiro corpo de escombros de prédio em SP

Da Agência Brasil

O Corpo de Bombeiros retirou no início da tarde de hoje (4) o corpo de uma das vítimas do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, na última terça-feira (1º), na capital paulista. O corpo foi encontrado no local identificado como quadrante 1, o mesmo onde o morador conhecido como Ricardo Pinheiro caiu no momento em que era resgatado. Pelo Twitter, a corporação informou que a vítima foi levada ao Instituto de Criminalística, sendo um homem com diversas tatuagens no corpo e encontrado com o cinto de segurança utilizado durante a tentativa de salvamento.

“Ontem os cães detectaram a provável presença de uma vítima. A equipe dos bombeiros retiraram grande quantidade de entulho e hoje, depois de 22 horas de buscas, o corpo foi localizado. Foi retirado, periciado, com muitas tatuagens, foi encontrado o cinto que foi utilizado na tentativa de salvamento em cima da edificação e também parte do para-raio, levando a crer que poderia ser o Ricardo”, disse o capitão dos bomb…

TRF 4 nega visita de Ciro a Lula

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS) negou pedido feito pelo presidenciável Ciro Gomes (PDT) para visitar o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na carceragem da Polícia Federal em Curitiba. A negativa incluiu o presidente do PDT, Carlos Lupi; e o deputado federal André Figueiredo (CE)

Os políticos do PDT entraram com mandado de segurança no TRF4 após terem o requerimento negado pela 12ª Vara Federal de Curitiba.

Eles alegaram que não apresentavam risco ao funcionamento da sede da PF. E que a visitação seria uma forma de ressocialização da pena e que a decisão afrontaria o direito de amigos do custodiado.

O desembargador João Pedro Gebran Neto afirmou que não é direito de amigos a visitação a um preso, não cabendo o mandado de segurança.

Disse ainda que tal requerimento poderia ser feito apenas por familiares e em situações excepcionais, sendo correta a decisão do juízo de execução.

MPF-CE alerta que desigualdade de gênero torna mulheres mais vulneráveis ao tráfico de pessoas

As desigualdades de gênero têm repercussões econômicas e sociais que tornam as mulheres mais vulneráveis ao tráfico de pessoas. O alerta foi feito pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Nilce Cunha Rodrigues, durante o Workshop em Migração e Tráfico de Pessoas, realizado nesta sexta-feira, 4 de maio, em Fortaleza, pela Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP).

Como resultado das desigualdades de gênero, as mulheres, lembrou Nilce, são mais afetadas pela pobreza e, consequentemente, pela falta de acesso a trabalho, moradia e alimentação. “O tráfico de pessoas só existe onde há desigualdades sociais e a situação de vulnerabilidade torna mais fácil que uma pessoa seja aliciada”, concluiu a procuradora.

Ao lado das mulheres, os refugiados formam outro grupo representativo entre as vítimas do tráfico de pessoas no mundo. Obrigados a deixarem o país de origem por questões políticas, econômicas e guerras, os refugiados ficam suscetíveis ao aliciamento para trabalhos fo…

Caucaia: Programa busca ampliar acesso de alunos ao ensino técnico

Os alunos da rede municipal de ensino de Caucaia contam com um forte aliado para ingressarem no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Pró-técnico 2018.1. Atualmente os alunos que participam do programa da Secretaria Municipal de Educação (SME) ocupam 85% das vagas do Instituto. A meta deste ano é que a ocupação alcance 95% das vagas.

O programa é voltado para alunos do nono ano. Coordenadora do Pró-técnico desde sua fundação, a professora Hanele Medeiros estimula os 300 alunos do programa a estudarem para ingressarem no Instituto. “A gente percebe o sucesso do programa pelo aumento de alunos inscritos na lista de espera”, comemora.

As aulas do Pró-técnico são ministradas nas dependências do IFCE Campus Caucaia por meio de um convênio. “Essa proximidade estimula os alunos e facilita a escolha das áreas do concurso”, acrescenta a coordenadora. Os alunos assistem aulas de português, redação, história, geografia, matemática, física, química e biologia, sempre…

Exposição mostra fragmentos da história da imprensa cearense

A exposição “Casa do jornalista: fragmentos de uma imprensa citadina” entra em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Fortaleza), nesta quarta-feira, 9 de maio, a partir das 18h30. As visitações são gratuitas e prosseguem até 30 de junho.

Com curadoria do jornalista e historiador Nilton Melo Almeida e da crítica de arte Jacqueline Medeiros, a exposição mostra extratos do acervo da Associação Cearense de Imprensa (ACI), fazendo conexões com fases da história da imprensa cearense e brasileira e com outros acervos e arquivos particulares. A exposição também visa dar relevância à trajetória de noventa e dois anos de uma das mais antigas e respeitadas instituições do Ceará.

A mostra será composta, por exemplo, por objetos, fotografias e fichas de filiação à Instituição como elementos iconográficos que apresentam redatores, repórteres, editores, locutores, colaboradores, linotipistas, revisores, impressores, gazeteiros, locutores e fotógrafos, que trabalharam ou ainda exercem ati…

Professor da FGV dá dicas de como comprar o presente do Dia das Mães

Para quem quer economizar na compra do presente para as mães, o coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, orienta os consumidores a não deixar a compra para a última hora. Outra dica importante: não sair de casa sem saber quanto pretende gastar.

"Coloque uma margem de valor mínimo e máximo, que não comprometa o orçamento, e ainda assim permita dar um presente interessante. Para chegar ao valor ideal, revise as suas contas e assim vai ter mais claro quais são as suas possibilidades financeiras", afirma Ricardo Teixeira.

O professor da FGV ressalta ainda que pesquisar com antecedência é a melhor maneira de comparar preços e benefícios, além de evitar aquele sentimento de que uma data especial significa o fim do seu dinheiro. Ricardo Teixeira assegura que pedir um desconto nas compras à vista também é uma boa opção para economizar.

"Em tempos de crise, sempre vale negociar um desconto. Caso você não tenha como pagar o valor to…

Inflação para famílias com renda entre 1 e 2,5 salários mínimos registra variação 0,31%

O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) do mês de abril apresentou variação de 0,31%, taxa 0,23 ponto percentual (p.p.) acima da apurada em março, quando o índice registrou variação de 0,08%. Com este resultado, o indicador acumula alta de 0,88%, no ano e, 1,65%, nos últimos 12 meses.

Em abril, o IPC-BR registrou variação de 0,34%. A taxa do indicador nos últimos 12 meses ficou em 2,98%, nível acima do registrado pelo IPC-C1.
Cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram acréscimo em suas taxas de variação: Alimentação (-0,27% para 0,25%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,30% para 1,32%), Educação, Leitura e Recreação (0,00% para 0,15%), Despesas Diversas (0,03% para 0,29%) e Comunicação (-0,25% para -0,18%). Nestes grupos, os destaques partiram dos itens: hortaliças e legumes (-0,88% para 4,28%), medicamentos em geral (0,04% para 2,28%), salas de espetáculo (0,49% para 1,59%), clínica veterinária (0,85% para 3,66%) e mensalidade para TV por assinatura (0…

Hub Aéreo: passageiros poderão ficar até três dias em Fortaleza e na Europa sem alteração de tarifa

A operação do hub em Fortaleza trará grande vantagem aos passageiros: o stopover. As companhias aéreas Air France-KLM e GOL Linhas Aéreas Inteligentes ofertarão o serviço, que consiste em possibilitar que os clientes passem três dias na capital cearense, durante conexão, sem alteração de tarifa na passagem. O mesmo valerá para quem partir de Fortaleza com destino a Paris e Amsterdã.
O anúncio da novidade foi realizado em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4), no Hotel Gran Marquise, pelo governador Camilo Santana. O chefe do Executivo esteve acompanhado do prefeito Roberto Cláudio e de diretores das empresas aéreas.

Camilo Santana afirmou que a conquista é mais um marco da nova etapa de Fortaleza como um grande centro de conexões internacionais, e que o stopover vem para atender a uma reivindicação antiga do trade turístico.

“A partir de agora, o passageiro que quiser vir de Paris para São Paulo, por exemplo, e for fazer uma conexão em Fortaleza através do hub, ele vai poder passar …

Rentabilidade dos imóveis comerciais fica estável em meio à lentidão da retomada econômica

No primeiro trimestre de 2018, as taxas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 1,47%, 0,23% e 1,70%, sobre o trimestre anterior. A taxa de retorno do capital apresentou sua segunda variação positiva, após seis trimestres consecutivos em contração. Por sua vez, a taxa de retorno da renda desacelerou com relação ao trimestre anterior, fazendo com que a taxa de retorno total também desacelerasse com relação à observada no último trimestre de 2017 (1,90%).
Com este resultado no primeiro trimestre de 2018, a taxa de retorno total anualizada manteve-se praticamente estável com relação à do último trimestre de 2017. O gráfico abaixo mostra o desempenho da taxa anualizada durante os últimos trimestres.

No primeiro trimestre de 2018, as taxas anualizadas de retorno da renda, capital e total foram de, respectivamente, 6,79%, -0,10% e 6,68%. A redução no ritmo de queda da taxa de retorno do capital anualizada no primeiro trimestre de 2018 mais uma vez compensou a desaceler…

Cagece oferta 140 vagas para cursos gratuitos em junho

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) oferece 140 vagas para cursos profissionalizantes em Fortaleza, no mês de junho. No total, são quatro modalidades de capacitação: atendimento ao cliente (35 vagas), bombeiro hidráulico (30 vagas), auxiliar administrativo (40 vagas) e pintura industrial (35 vagas).

Os interessados em se candidatar devem retirar uma carta de encaminhamento em uma das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), a partir de hoje (04) até o dia 25 de maio.

Os cursos são gratuitos e as matrículas acontecem no dia 26 de maio, de 8h às 11h, na sede da companhia (Avenida Dr. Lauro Vieira Chaves, 1030 – Vila União). O atendimento será por ordem de chegada.

Para se matricular é necessário estar com a carta de encaminhamento em mãos, ter idade mínima de 16 anos e apresentar os seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino fundamental, identidade, CPF e comprovante de residência.

Para alunos que já realizaram curso na companhia e buscam nova oportunidade de…

Dragão Fashion: empresa de tecidos apoia novos estilistas

A 19ª edição do Dragão Fashion, um dos maiores eventos de moda do Brasil, que acontece entre os dias 9 a 12 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza, contará com a participação da Focus Têxtil, que apoiará os desfiles de dois estilistas, revelados nas edições anteriores do “Design Vision”, projeto do Instituto Focus Têxtil com curadoria de Walter Rodrigues que capacita talentos para a área de estilo e criação de moda com a utilização de retalhos.

A primeira parceria traz o estilista pós-graduado em Design de Moda pelo SENAI, Jonhson Cavalcante, no projeto “50/50”. Este tem como objetivo realizar projetos em parceria com marcas e estilistas. A Focus Têxtil entra com sua grande variedade de tecidos e o estilista com a sua criatividade e seu toque autoral. A empresa acredita que a ponta da cadeia têxtil faz um laço com os novos estilistas, proporcionando renovação das matérias-primas e trazendo novidades para o mercado da moda.



O alagoano retorna à sua terra natal…

FGV abre inscrição para feira virtual com mais de mil vagas de estágio e emprego

A Fundação Getulio Vargas (FGV) realiza, em parceria com a Vero Solutions, até o dia 11 de maio, a terceira edição da feira virtual de Estágio e Emprego – a FGV Talentos 2018. Devido ao sucesso da iniciativa nos anos anteriores, este ano a instituição ampliou parcerias com empresas de diferentes segmentos e conta com o patrocínio da Amil, Enel, Mattos Filho Advogados, Vivo e White Martins. O evento é gratuito e direcionado a estudantes de todo o Brasil que estejam cursando ensino superior ou pós-graduação e aos que concluíram o curso universitário nos últimos anos.

Dentro de um ambiente virtual (plataforma online em 3D), as empresas participantes devem divulgar mais de mil oportunidades de estágios, programas de trainee e vagas efetivas, além de selecionar virtualmente candidatos e divulgar conteúdo sobre carreiras e mercado de trabalho. Os participantes podem acessar informações e oportunidades de vagas em aberto nos estandes virtuais, assistir palestras, interagir com representantes …

Prefeitos têm até o dia 16 de maio para enviar questionário sobre gestão municipal ao TCE

Os 184 prefeitos do Ceará devem encaminhar ao Tribunal de Contas do Estado do Ceará, até dia 16 de maio, questionário devidamente preenchido sobre as áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança de tecnologia da informação.

Os resultados serão consolidados pelo TCE Ceará e servirão para apurar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) relativo ao ano de 2017. O levantamento pontua de zero a um cada uma das sete áreas. Nos anos de 2015 e 2016 a média cearense manteve-se em 0,54.

Os questionários foram enviados aos e-mails cadastrados pelos prefeitos no sistema SimWeb. Este ano, a validação das respostas será feita in loco ou por meio de documentação por analistas do Tribunal.
O trabalho, que está em sua terceira edição anual consecutiva, é realizado nacionalmente por meio de acordo de cooperação firmado entre o Instituto Rui Barbosa (IRB) e tribunais de contas do País. As informações servem de embasamento para ações que pro…

Sexteto do DF dirige Corinthians x Ceará

Sexteto do Distrito Federal apita Corinthians (SP) x Ceará, às onze da manhã, do próximo domingo, na Arena Itaqueirão, pela quarta rodada do Brasileirão 2018.

Árbitro Sávio Pereira Sampaio (foto CBF)
Árbitro Assistente 1 Daniel Henrique da Silva Andrade.
Árbitro Assistente 2 Ciro Chaban Junqueira - DF (CBF)

Quarto Árbitro Luciano Benevides de Sousa - DF (CBF)
Árbitro Assistente Adicional 1 Rafael Martins Diniz - DF (CBF)
Árbitro Assistente Adicional 2 Christiano Gayo Nascimento - DF (CBF).

O Ceará é o vice-lanterna com um ponto e o Corinthians é o vice-líder com seis pontos.

O Sindicato dos Atletas do Ceará entrou com uma representação conta o horário do jogo:


Vacina contra H1N1 amanhã em 18 postos

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza informa que durante este final de semana os postos de saúde estarão vacinando contra a H1N1 em regime especial.
Estará disponibilizada vacina contra a gripe em 18 unidades de Saúde municipais e no Centro de Saúde Meireles, do Estado, amanhã. Já no domingo a vacinação acontece em sete postos municipais. 
O Ministério da Saúde liberou o quarto lote de vacina para Fortaleza, que deverá ser distribuído neste sábado.

Amanhã, a vacinação começa às 10 horas, nas seguintes unidades: 
Carlos Ribeiro Floresta Casemiro Filho (Regional I)
Mirian Porto Mota Rigoberto Romero Paulo Marcelo Irmã Hercília Aragão Centro de Saúde Meirelles (Regional II)
Licínio Nunes Waldemar de Alcântara Anastácio Magalhães (Regional III)
Oliveira Pombo Valdevino de Carvalho Luis Costa (Regional IV)
Argeu Herbster Maciel de Brito José Paracampos (Regional V)
Messejana Melo Jaborandi (Regional VI).
No domingo estarão abertas as salas de vacinação dos postos de Saúde Carlos Ribeiro (Regional I); Pau…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…