Pular para o conteúdo principal



H1N1 mata 21 no Ceará



Vinte e uma pessoas morreram de H1N1 no Ceará nos quatro primeiros meses de 2018.
Foram mortes em:

Fortaleza (nove)

Eusébio (três)

Com uma morte: Aracati, Caucaia, Crateús, Iracema, Maracanaú, Milhã, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante e Solonópole.

Nenhum dos casos de óbito tinha histórico de vacina e 54,5% apresentavam fatores de risco. Quanto ao uso do Tamiflu®, apenas cinco (23,8%) iniciaram o tratamento em tempo oportuno, porém, quatro (80,0%) apresentavam um ou mais fatores de risco relacionados com SRAG.

Dentre os óbitos por influenza, 57,1% ocorreram em pacientes do sexo feminino e 42,9% no sexo masculino, sendo as faixas etárias mais acometidas a de 1 a 4 e 60 anos e mais (mediana 26 anos), com 28,6% e 23,8% dos óbitos, respectivamente.

Foram registrados 51 óbitos por SRAG. Destes, 41,8% (21/51) foram causados por influenza (A H1N1), 3,9% (2/51) por outros agentes etiológicos, 15,7% (8/51) não tiveram a etiologia especificada e 39,2% (20/51) em investigação.
O Ceará deve receber até amanhã mais 720 mil doses da vacina contra Influenza (H1N1).

As doses fazem parte do quarto lote de vacina destinado para o Estado.
Outras 176 mil unidades já haviam chegado no dia 27 de abril.

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Ana Vilma Leite Braga, destaca a distribuição das doses para os municípios cearenses.

Segundo Ana Vilma Leite Braga, com o envio de um novo lote de doses da vacina o Ceará deve atingir a meta de vacinação dentro do prazo previsto.

Ana Vilma Leite Braga revela que o Ceará é o Estado que registrou o maior número de vacinas conta a gripe até agora no Nordeste e o quarto no Brasil.

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que durante o final de semana, 5 e 6 de maio, os postos de saúde estarão vacinando em regime especial. A SMS estará disponibilizando a vacina contra a gripe em 18 Unidades de Saúde Municipais e no Centro de Saúde Meireles, do Estado, no sábado. Já no domingo a vacinação acontece em sete postos municipais. O Ministério da Saúde liberou o 4º lote de vacina para Fortaleza, que deverá ser distribuído neste sábado.

No sábado, a vacinação começa às 10h, nas seguintes unidades: Carlos Ribeiro, Floresta e Casemiro Filho (Regional I); Mirian Porto Mota, Rigoberto Romero, Paulo Marcelo, Irmã Hercília Aragão e Centro de Saúde Meirelles (Regional II); Licínio Nunes, Waldemar de Alcântara e Anastácio Magalhães (Regional III); Oliveira Pombo, Valdevino de Carvalho e Luis Costa (Regional IV); Argeu Herbster, Maciel de Brito e José Paracampos (Regional V); além de Messejana e Melo Jaborandi (Regional VI).

No domingo estarão abertas as salas de vacinação dos Postos de Saúde Carlos Ribeiro (Regional I); Paulo Marcelo e Irmã Hercília (Regional II); Anastácio Magalhães (Regional III); Luis Costa (Regional IV); José Paracampos (Regional V) e Messejana (Regional VI). As unidades funcionarão de 8h às 17 horas.

A Campanha de Vacinação segue imunizando os grupos prioritários: Pessoas com 60 anos ou mais; Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da Área de Saúde que atuam no enfrentamento às influenzas; Professores das escolas públicas e privadas (mediante comprovação profissional); Grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (estes deverão apresentar uma receita, recente, de medicação que comprove a situação clínica, ou declaração médica).

A SMS informa que a população poderá encontrar atendimento para os casos de gripe nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde.

Confira o endereço dos postos que abrem neste fim de semana:

Sábado

Posto de Saúde Carlos Ribeiro: Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga

Posto de Saúde Floresta: Rua Tenente José Barreira, 251 – Álvaro Weyne

Postos de Saúde Casemiro Filho: Avenida Francisco Sá, 6449 – Barra do Ceará

Posto de Saúde Paulo Marcelo: Rua 25 de Março, 607 – Centro

Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão: Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape

Posto de Saúde Miriam Porto Mota: Rua Cel Jucá, 1636 – Aldeota

Posto de Saúde Rigoberto Romero: Rua Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000

Posto de Saúde Anastácio Magalhães: Rua Delmiro de Farias, 1679 – Rodolfo Teófilo

Posto de Saúde Licínio Nunes: Rua 06, s/n – Quintino Cunha

Posto de Saúde Waldemar de Alcantara: Rua Silveira Filho, 903 – Jockey Clube

Posto de Saúde Luís Costa: Rua Marechal Deodoro, 1501 – Benfica

Posto de Saúde Valdevino de Carvalho: Rua Guará, s/n – Itaoca

Posto de Saúde Oliveira Pombo: Rua Rio Grande do Sul, s/n – Panamericano

Posto de Saúde José Paracampos: Rua Alfredo Mamede, 250 – Mondubim

Posto de Saúde Maciel de Brito: Avenida A, s/n 1ª Etapa - Conjunto Ceará

Posto de Saúde Argeu Hebster: Rua Cel. João Correia, 728 - Bom Jardim

Posto de Saúde de Messejana: Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana

Posto de Saúde Melo Jaborandi: Rua 315, 80 – São Cristóvão.

Centro de Saúde Meireles: Av. Antônio Justa, 3113 - Meireles

Domingo

Posto de Saúde Carlos Ribeiro: Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga

Posto de Saúde Paulo Marcelo: Rua 25 de Março, 607 – Centro

Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão: Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape

Posto de Saúde Anastácio Magalhães: Rua Delmiro de Farias, 1679 – Rodolfo Teófilo

Posto de Saúde Luís Costa: Rua Marechal Deodoro, 1501 – Benfica

Posto de Saúde José Paracampos: Rua Alfredo Mamede, 250 – Mondubim

Posto de Saúde de Messejana: Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana

Atualmente a vigilância da influenza no Ceará é composta por: 1) vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG); 2) vigilância sentinela da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em UTI e 3) vigilância universal dos casos de SRAG hospitalizados.

O objetivo da vigilância é a identificação do vírus da influenza e/ou outros vírus respiratórios. A influenza é uma doença infecciosa aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, de elevada transmissibilidade, distribuição global e comportamento sazonal.

Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave que é denominada de SRAG.
O vírus influenza é capaz de provocar epidemias recorrentes e pode evoluir com pandemias quando um novo vírus se dissemina em uma população que não apresenta imunidade. No Ceará, o período de maior sazonalidade dá-se no primeiro semestre do ano.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...