Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 4, 2013

Ceará das Rabecas

O som agudo e marcante da rabeca volta a ecoar na cidade de Fortaleza. A terceira edição do Ceará das Rabecas acontece de 13 a 18 de agosto no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ressaltando a tradição do instrumento e a manifestação cultural que o envolve. Ao todo, entre os dias 16 e 18 de agosto, treze rabequeiros apresentam-se no palco que também será plataforma de expressão para orquestras, violas, sanfonas, pífanos e banjos. O público vai poder conferir apresentações de artistas oriundos de dezessete municípios cearenses, entre eles: Juazeiro do Norte, Quiterianópolis, Baixio, Tauá, Varjota e Quixeramobim. Mantendo o intuito de ser um espaço de fomento e difusão da tradição rabequeira, o Ceará das Rabecas continua com as atividades de formação. Neste ano, o Seminário Cultura e Tradição traz uma abordagem acerca do cenário cultural que se desdobra em dois aspectos. No primeiro dia de atividades (17), a diversidade de expressões culturais encontradas na região do Cariri será tema …

Mappfor

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB) durante dois dias, no auditório do Paço Municipal, secretários e coordenadores do Município para realizar um panorama das políticas públicas da gestão, por intermédio da plataforma de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários de Fortaleza (Mappfor). Foi feito um balanço dos projetos acompanhados pelo Mappfor, dentre eles das Secretarias Regionais I, II, III, IV, V, VI e Centro e da Secretaria de Infraestrutura (Seinf). Durante a interlocução com os secretários, o Prefeito aprovou investimentos e estabeleceu prazos. Conforme Roberto Cláudio, estão aprovados recursos que somam R$ 830 milhões, apenas para o ano de 2013, sendo que cerca de 10% provêm do Tesouro Municipal e o restante de outras fontes de financiamento estaduais, federais e internacionais. “Nós temos compromissos de governo que têm todas as condições para serem cumpridos e ainda ter lastro para fazer mais do que nos comprometemos a fazer. Essa é a hora de sonhar grande, mas…

Estácio

A Estácio encerrou o primeiro semestre de 2013 com um total de 313,4 mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, 20% acima do mesmo período do ano anterior, dos quais 254,6 mil matriculados em cursos presenciais e 58,8 mil em cursos a distância. Desconsiderando as aquisições realizadas nos últimos doze meses, a base de alunos cresceu 16% organicamente. O segmento pós-graduação também apresentou resultados importantes. A base total de pós-graduação cresceu 26%, totalizando 15,8 mil alunos na modalidade presencial e 4,8 mil alunos na modalidade EAD. “Já no 2º semestre de 2013 teremos um novo modelo de pós-graduação, seguindo a linha de inovação desenvolvida com sucesso para a nossa graduação. Nesse último trimestre também demos início às atividades da área de Soluções Corporativas, que foi criada com o intuito de atender diretamente os grandes empregadores do nosso país”, afirma o presidente da Estácio, Rogério Melzi. Ao final do período de contratação do Fundo de Fina…

WMA

O Instituto WMA, do Grupo Aço Cearense, anunciou nesta sexta (9) o vencedor do concurso cultural do projeto “Faça Sua Parte”, que acontece em parceria com o Grupo Edson Queiroz. Desta vez, a contemplada será a Maria Eridan dos Anjos Costa, que mora no bairro Dionísio Torres. Ela teve a sua história escolhida entre mais de 200 cartas inscritas e agora terá a casa reformada com o valor de R$ 25 mil.
O projeto “Faça sua Parte” é fruto da iniciativa do Instituto WMA, instituição privada sem fins lucrativos do Grupo Aço Cearense, que desde 2010 vem contribuindo para o desenvolvimento social, educacional, esportivo, cultural e ambiental do país. A parceria com o Grupo Edson Queiroz acontece por meio do programa Paulo Oliveira na TV, da TV Diário, que abre espaço para os moradores de Fortaleza e região metropolitana enviarem suas histórias de vida através de cartas.  A partir daí, o instituto realiza a pré-seleção das três melhores histórias para que o público possa votar e eleger a melhor de…

Transplantes

O Ceará iniciou o mês de agosto igualando o recorde de transplantes de medula óssea registrado em 2012. Até a sexta-feira, 2 de agosto, foram realizados este ano 26 transplantes, mesmo número que todo o ano passado. E o novo recorde já tem data para ser registrado – dia 16 de agosto, para quando está agendada a realização de mais um transplante, um dos três ainda previstos para este mês. Desde que o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) iniciou com o Hospital Universitário Walter Cantídio a realizar transplantes de medula óssea em setembro de 2008, o Ceará realizou um total de 91 procedimentos.

O chefe da equipe médica de transplante do Hemoce, Fernando Barroso, atribui o sucesso dos transplantes de medula no Ceará à parceria com o hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC). É lá que funciona o serviço de hematologia clínica que atende a população de todo o Estado, com uma equipe de 19 médicos do Hemoce e do Hospital Universitário. No ano passado, entre triagens e …

World Press Photo

As fotografias que estiveram no concurso World Press Photo de 2012, instituição mais respeitada do mundo na área de fotojornalismo, vão estar expostas para o público de Fortaleza entre 14 de agosto e 08 de setembro, na Caixa Cultural. A56ª edição da mostra World Press Photo traz 154 registros de 54 fotógrafos de 32 nacionalidades, que exploram temas como política, economia, esportes, cultura e natureza. A instituição, que não tem fins lucrativos, premia anualmente as melhores fotografias da imprensa mundial e as transforma na exposição que circula por 45 países, atraindo mais de dois milhões de visitantes. 
A mostra é o resultado de um concurso internacionalque, em 2013, atraiu fotógrafos de imprensa profissional e documentais do mundo todo. Para essa edição, foram apresentadas 103.481 imagens feitas por 5.666 fotógrafos de 124 países. A foto vencedora de 2013 foi a do sueco Paul Hansen, que retrata a imagem de duas crianças palestinas mortas, vítimas de um míssil israelita. 
Na categor…

Mutirão do Bem

A família do pedreiro Antônio Silva tem motivos para comemorar. Amanhã (10), ela receberá sua casa reformada através do Mutirão do Bem, promovido pela C. Rolim Engenharia. O projeto, inicialmente desenvolvido como parte das comemorações dos 35 anos da construtora, tem a meta de beneficiar seis famílias de colaboradores por ano com a reforma da casa em que moram. Os colaboradores são selecionados de acordo com critérios como necessidade, bom desempenho nas funções e tempo de serviço na empresa. A partir daí, eles formam um verdadeiro mutirão para transformar a casa um do outro em um lar mais aconchegante.  Toda a reforma acontece sob a supervisão da C. Rolim Engenharia, que também é responsável por fornecer todo o material de construção, o aparato logístico e a alimentação para a equipe envolvida no projeto. Neste mês, a construtora já entregou a casa reformada do carpinteiro Gerardo Sousa. O Mutirão do Bem terá continuidade em 2014, com a seleção de seis novos colaboradores.

Vai dar praia

O boletim de balneabilidade das praias de Fortaleza, emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), nesta sexta-feira (9), aponta 18 pontos próprios para banho na capital cearense. Semanalmente a autarquia monitora 31 locais da orla fortalezense.
Para estar dentro do padrão de qualidade exigido, é preciso que o resultado da análise constate a presença de, no máximo, 1.000 coliformes termotolerantes para cada 100 mL de água nas últimas cinco medições.
Vários fatores podem influenciar na qualidade das águas, tais como: ligações clandestinas de esgotos, ocorrência de chuvas (que levam sujeira para o mar através das galerias pluviais), condições de maré, presença de animais, disposição inadequada de resíduos sólidos e adensamento urbano próximo.
Confira, abaixo, o resultado das análise em Fortaleza:
Pontos próprios: Barraca Itapariká Barraca Hawaí Praça 31 de Março Barraca América do Sol Barraca Crocobeach Clube de Engenharia Barraca Beleza Início da Rua Ismael Pordeus …

Túnel

A Prefeitura de Fortaleza vai divulgar, durante coletiva de imprensa na próxima segunda-feira (12/08), às 14h, no auditório do Paço Municipal, detalhes sobre o início de mais uma obra de mobilidade urbana para a cidade. Trata-se da do túnel na avenida Padre Antônio Tomás, no cruzamento com a Via Expressa. Durante a coletiva serão explicados os desvios necessários para dar início às obras, assim como os detalhes sobre prazos e os percentuais de execução das demais obras de mobilidade que já estão em andamento.
Serviço: Coletiva de Imprensa para divulgar detalhes da obra do túnel da Avenida Padre Antônio Tomás Local: auditório do Paço Municipal
Hora: 14h

Nanda

Atriz Nanda Costa tira tudo em ensaio feito em Cuba Lucas Sposito17h3307/08/2013 Nanda Costa é capa da PLAYBOY de agosto. A atriz de Salve Jorge foi clicada pelas ruas de Cuba e causou alvoroço por onde passou. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Bob Wolfenson. VEJA OS BASTIDORES DO ENSAIO DE NANDA COSTA NA PLAYBOY DE AGOSTO  A edição de aniversário de 38 anos de PLAYBOY traz também uma entrevista com Ronaldinho Gaúcho, recém campeão da America com o Galo. A seção 20P chega quente com Fernanda Machado, atriz de Amor à Vida. Contamos também a história de Guy Fawkes, personagem que inspirou “V de Vingança” e as manifestações atuais.  Além disso, a revista chega com um especial de nossas entrevistas históricas. A PLAYBOY de agosto, com Nanda Costa na capa, chega às bancas na próxima sexta-feira, dia 9.

Corrida contra o Fumo

Às 7 horas da manhã do dia 18 de agosto, na Praça do Ferreira, será dada a largada da Corrida Cearense Contra o Fumo 2013, em sua quinta edição. Com apoio da Secretaria da Saúde do Estado, a corrida será realizada pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica. A atividade que mobiliza centenas de pessoas que praticam hábitos saudáveis na promoção da saúde  antecipa o Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto, e faz homenagem aos 80 anos do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade de atenção terciária da rede da Sesa. O HM é referência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares.

A corrida terá percursos de 10 e 5 quilômetros e caminhada de um quilômetro. Com o tema “Corrida Cearense Contra o Fumo 2013 e os 80 anos do Hospital de Messejana: Cuidando da sua saúde cardiorespiratória”, a atividade vai alertar a população sobre os danos físicos, sociais, políticos e ambientais causados pelo tabagismo. As inscrições on line es…

Parque do Cocó

Com relação à operação de desocupação do acampamento ilegal no Parque do Cocó, a Prefeitura Municipal de Fortaleza vem a público esclarecer: - Durante os 28 dias de ocupação ilegal, a Prefeitura fez questão de dialogar por diversas vezes com os manifestantes, inclusive durante a reabertura dos trabalhos na Câmara Municipal, e fez apelos públicos para que o local fosse desocupado, permitindo a retomada das obras que vão desafogar o trânsito naquela área da cidade, beneficiando todos os fortalezenses, principalmente os usuários de transporte coletivo, visto que a obra permite a interligação, com corredores exclusivos de ônibus, entre os terminais de Antônio Bezerra e Papicu. - Em razão da insistência dos manifestantes, permanecendo no local de forma flagrantemente ilegal, decidiu-se por uma operação pacifica, comandada pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Fortaleza, que entrou no acampamento, promovendo a saída imediata dos manifestantes, sem a utilização de a…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…