Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 9, 2019

Futricas Cearenses

A Redação do Sistema Verdes Mares (SVM) tem a seguinte cúpula diretiva:



Superintendente Geral: Edson Queiroz Neto (foto)
Superintendente: Pádua Lopes
Diretores: Gustavo Bortoli (TV Verdes Mares),Ildefonso Rodrigues (Diário do Nordeste), Ívila Bessa (Digital), Roberto Moreira (TV Diário e Radiojornalismo) e G. André Melo (Audiovisual)
Editores Executivos: Elda Veras, Kélvia Ribeiro, Marcelino Leal e Rodrigo Santiago
Gerente Geral de Comercialização: Rafael Rodrigues
Gerente de Marketing: Adamir Macedo
Capistas: Alan Barros, Aline Conde, André Teixeira, Áquila Leite, Jéssica Colaço, Levi Freitas, Valdir Almeida e Vanessa Madeira
Metro, Região e Segurança 
Editora de núcleo: Karine Zaranza e Márcio Dorneles.
Reportagem
Editor de núcleo: Valciney Freire.
Política, Opinião, Nacional e Internacional 
Editor de núcleo: Inácio Aguiar.
Editor: Sérgio Ripardo.
Verso 
Editora de núcleo: Germana Cabral.
Jogada 
Editores de núcleo: Gustavo de Negreiros e Roberto Leite.
Negócios 
Editor assistente: Armando Oliveira.
Ed…

Caucaia recebe ações sobre importância do aleitamento materno

A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atua com cronograma de ações em prol de melhorias das atividades das Unidades Básicas de Saúde (UBS).


Nesta sexta-feira (14), os técnicos da UBS Unidade Básica de Saúde Francisco Ferreira da Silva, localizada no Itambé, participam de capacitação do Programa Amamenta e Alimenta Brasil. O objetivo é fortalecer o aleitamento materno exclusivo de recém-nascidos até seis meses e a alimentação complementar saudável em tempo oportuno.

Segundo a coordenadora do posto, Samara Gadelha, a UBS possui um grupo bastante ativo de gestantes que promove atividades relacionadas ao Programa desde maio deste ano. O cronograma acontece até agosto.

Nessa quinta-feira (13), os profissionais da UBS realizaram atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) juntamente com equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).

Voltado para os usuários da unidade, o momento contou …

16ª Operação Fronteiras é discutida

Em continuidade às atividades de planejamento da 16ª edição da Operação Fronteiras, que visa combater as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti nas regiões limítrofes de Caucaia e Fortaleza, representantes das secretarias municipais de Saúde dos dois municípios reuniram-se nesta sexta-feira (14) no Paço Municipal da capital cearense.

Os gestores assistiram a uma apresentação com a avaliação epidemiológica de áreas comuns às duas cidades. “Essa é uma parceria que nós sempre desejamos. Os municípios estão com uma conectividade muito grande”, disse o secretário de Saúde de Caucaia Moacir Soares.

O gestor lembrou do cenário das arboviroses logo que assumiu a SMS, em janeiro de 2017. Á época, Caucaia apresentava registro elevados de dengue, zika e chikungunya. “Para invertemos os números, nos reunimos com o prefeito Naumi Amorim e instituímos um comitê intersetorial composto por seis secretarias”, informou Moacir.

As ações explanadas pelo gestor foram elogiadas pelos representa…

Prefeito apresenta demandas de abastecimento de água e esgoto de Caucaia

O prefeito Naumi Amorim reuniu-se nesta sexta-feira (14) com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para tratar de demandas de Caucaia no que tange à universalização e a melhorias dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A audiência aconteceu no Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, em Fortaleza.


Caucaia conta hoje com 97,28% de cobertura da rede de água (o que equivale a 100.617 de ligações totais) e 46,73% de cobertura da rede de esgoto (47.036 ligações totais). “É de grande interesse nosso unir mais forças com a Cagece para a população ter cada vez mais acesso principalmente ao esgotamento sanitário. É o tipo de serviço que tem impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, pontuou Naumi. 
Diretor de Negócios do Interior da Cagece, Hélder Cortez comenta que “a proposta é garantir 100% de esgoto”. “A gente observa, analisando os dados de Caucaia, o interesse dos munícipes pela interligação do esgoto e queremos aumentar ainda m…

Notas econômicas

O Shopping Iguatemi está sem banco há meses depois que fechou a agência da Caixa Econômica Federal (CEF).



O que tem são caixas eletrônicos do Itaú, Banco do Brasil e 24 horas. Tem também lojas de câmbio.

Nesta semana fechou a loja do BNB.

O Iguatemi sente a crise e tem pelo menos uma dezena de espaço fechado, principalmente nas praças de alimentação.

Abriu recente uma supermercado pet.

E vem ai o Madero Iguatemi.

O UCI Iguatemi é campeão de bilheteria no Nordeste.




Futricas Cearenses

A TV Fortaleza conquistou o Prêmio Expo Recicla de Jornalismo Ambiental. Representando a equipe ganhadora receberam o prêmio na noite de hoje, no Centro de Eventos do Ceará, Rita Brito e Amanda Nogueira. A reportagem premiada foi 'A Melhor Forma de Ver o Lixo'.



"Prêmio Sindiverde foi para a Rádio Verdes Mares. Voltei para a Rádio depois de três anos apenas em TV. Hoje tenho olhos e ouvidos para Rádio e TV. Mas não é segredo que amo rádio. Contei com a preciosa parceria da @brendaalbuquerq e do Luciano Augusto nessa jornada! Final de semana especial com a família! Vitória do ferrão e prêmio na mão", comemora a jornalista Lyana Ribeiro. Reportagem premiada 'É na Escola que Tudo Começa'.


Na categoria Internet ganhou a Tribuna do Ceará (Ceará  Recicla - empresas lança iniciativas inovadoras na reciclagem'.

Na categoria Impresso venceu O Povo com a reportagem 'No Rastro das Onças'.

Cada reportagem recebeu prêmio de R$ 2 mil.

-------

Ibope de março-abril-maio…

Morre Franco Zeffirelli

Morreu neste sábado, aos 96 anos, em Roma, o cineasta Franco Zeffirelli. Ele morreu em casa e segundo parentes estava doente há muito tempo. Para o mundo ele será sempre o diretor do filme Romeu e Julieta, de 1968, que entrou para a história, e foi indicado ao Oscar.


"Eu nunca quis esse dia chegar. Franco Zeffirelli deixou esta manhã. Um dos maiores homens do mundo da cultura. Nós nos unimos a dor de seus entes queridos. Adeus, querido mestre, Florença nunca se esqueça", afirmou no Twitter Dario Nardella, prefeito de Florença, onde o cineasta nasceu.
Zeffirelli nasceu em 1923 e era considerado o último cineasta de uma geração consagrada, que surgiu na Itália após a Segunda Guerra Mundial e incluía Federico Fellini, Luchino Visconti e Vittorio De Sica. Ele dirigiu mais de 20 filmes e 30 óperas e peças de teatro.

Em 1967, esteve à frente de A Megera Domada, estrelado por Elizabeth Taylor e Richard Burton. Mas foi no ano seguinte, em 1968, que tornou-se conhecido internacionalmen…

Levy está com 'cabeça a prêmio', diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (15) que o presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, “está com a cabeça a prêmio há algum tempo”.




Bolsonaro falou com jornalistas quando deixava o Palácio da Alvorada para a Base Aérea de Brasília, de onde embarca para agenda no Rio Grande do Sul: “Estou por aqui com o Levy”, afirmou o presidente.

Joaquim Levy (primeiro à esquerda) tomou posse em janeiro, junto com os presidentes de bancos públicos - Marcelo Camargo/Agência Brasil
O motivo do descontentamento, disse Bolsonaro, foi a nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do BNDES. Para Bolsonaro, o nome não é de confiança, e “gente suspeita” não pode ocupar cargo em seu governo.

“Eu já tô por aqui com o Levy, falei para ele: ‘demita esse cara na segunda-feira ou eu demito você sem passar pelo Paulo Guedes‘”, disse Bolsonaro.

O presidente acrescentou que, em sua visão, Levy não está sendo leal. “[Ele] J…

Ferroviário é campeão antecipado do primeiro turno do Brasileirão C

O Ferroviário (fotos Pedro Chaves e FAC) é campeão antecipado do primeiro turno do Brasileirão 2019 Série C Grupo A. Neste sábado (15) conquistou a sexta vitória em oito jogos. Fez dois a um no Imperatriz (MA), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Os gols foram de Edson Cariús, aos 25 minutos do primeiro tempo e de Juninho Arcanjo, aos 47 do segundo tempo. Mateus Lima, de pênalti, aos 43 minutos da etapa final descontou para o time maranhense.




O Ferroviário ganhou com Nicolas; Lucas Mendes, Da Silva, Afonso e Michael; Mazinho, Leanderson (Jonathas), Jean Henrique (Osvaldir) e Janeudo; Jeferson Caxito (Juninho Arcanjo) e Edson Cariús - Treinador: Marcelo Vilar. Cartão amarelo: Afonso, Osvaldir, Jean Henrique e Jeferson Caxito.

O Imperatriz perdeu com Juan; Jonas, Gustavo, Renan Dutra e Renan Luís; Xaves, Morango, Gabriel Caju e Xavier; Mateus Lima e Lucas - Treinador: Paulinho Kobayashi. Cartão amarelo: Renan Luís.

Renda de R$ 43.474,00 para 2.352 pagantes e 361 não pagantes.

OITAVA…

Previsão de chuvas no final de semana

As condições meteorológicas observadas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta sexta-feira (14) indicam continuidade das chuvas até, pelo menos, o próximo domingo (16).

Quem confirma a previsão é o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

O Ceará registra seu terceiro dia consecutivo de precipitações expressivas. Tais acumulados têm sido concentrado, principalmente, nas áreas vizinhas ao litoral. O cenário é associado à atuação de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), também conhecido por Ondas de Leste.

No intervalo entre as 7 horas de quinta-feira (13) e as 7 horas desta sexta-feira (14), há informação de registros de chuva em, pelo menos, 99 municípios. Na ocasião, postos pluviométricos de Fortaleza e Aquiraz tiveram os maiores acumulados.

Na Capital, o acumulado foi de 92 milímetros no posto pluviométrico de Messejana. Já no posto Fundação Maria Nilva/Água Fria, o observado foi de 82 mm. Aquiraz teve 79 mm e, em Pacoti, foram 58,2 mm. No ba…

Futricas Cearenses-III

Quero aqui nestas Futricas Cearenses deixar registrado o agradecimento as mais de 100 mensagens que recebi pelos meus 54 anos de vida chegados nesta sexta-feira (14).




Nomeio e agradeço a:
Carmen Pompeu.Lauriberto Brasil.Clara Carneiro.Pedro Pompeu.Pedro Humberto.Laurilene Braga.Luzirene Braga.Luziberto Braga.Lúcia Braga.Luciene Rodrigues.Luciana Maia.Thais Braga.Julio Xuxa.Ciro Gomes (foto)Ronaldo Oliveira.Wilson Kinjo.André Capiberibe.Renata Sampaio.Hélio Malveira.Alexandre Rangel.Gilson Lima.Rufino Sales.Marcos André Borges.Mauro Costa.Renato Abreu.Kilmer de Campos.Leonardo Pedreira.Lúcio Filho.Chagas Vieira.Ilo Santiago.Naumi Amorim.Benigno Júnior.Adail Júnior.Antônio Henrique.José Sarto.Daniel Aderaldo.Elenice Braga.Dona Fátima.Luzanira Braga.Luziberto Filho.Marta Carneiro.Eduardo Miranda.Carlos Cintra.Paulo Rogério.Sérgio Almeida.Pepo Melo.Eliézer Rodrigues.Cássio Borges.Ana Lúcia Machado.Samuel Martins.Madson Oliveira.Robério Lessa.Sarah Guilia.Vanessa Soledade.Joaquim Lucena.Davi…

Futricas Cearenses-II

Juliana Diógenes, filha do casal de jornalistas miguel Macedo e Ana Márcia Diógenes, deixa O Estadão e volta para Fortaleza.


"Muito obrigada a todos que cruzaram meu caminho em 5 anos como repórter do estadão: nas pautas ou na redação, na rua com os fotógrafos e motoristas ou nas viagens por aí afora. deixo esta casa que me ensinou muito, mas levo comigo tantos amigos incríveis, histórias para contar e aprendizados incalculáveis para a vida. carrego as histórias de muitas gentes: do miserável de espírito ao miserável de dinheiro, do rico de espírito ao rico de grana, do hippie com quem sentei na calçada da paulista para entrevistar aos políticos importantes do cenário nacional, das coberturas arrasadoras como a queda do prédio no Largo do Paissandu ao massacre na escola de Suzano, das meninas que se casam crianças no interior do maranhão ao cara que se veste de batman para salvar algumas pessoas por aí, dos assessores amorzinho aos assessores que testam a nossa paciência, de quase…

Futricas Cearenses

Caminhada na Beira-Mar hoje foi proveitosa para saúde.Calcadão que passa por por completa reforma.Na caminhada até o Mercado dos Peixes revejo Régis Dias, Ribamar Bezerra, Evandro Colares e um par de gente se exercitando.Vejo que o calcadão no que pese a reforma está perigoso para se caminhar.Vejo lixo.Vejo sujeira, mas que será resolvida com o final da obra prevista para 2020.Vejo um verdes mares.Vejo muitos ambulantes na Praça dos Estressados.Vejo uma caminhada pelos idosos promovida pela OAB-Ceará.Vejo jogadoras do Ceará treinando.Vejo pessoal do batalhão da PM correndo.Vejo um Náutico sendo pintado em sua cor original verde claro.Vejo muitos apartamentos a venda ou a aluguel.Vejo a igrejinha dos pescadores.Vejo a estátua de Guarani quebrada.Vejo coco verde a R$ 2,50.Vejo água adicional de sais a R$ 0,99.Vejo uma Beira-Mar bela que é retratada por Marcos Moura abaixo: 

Toyota pretende investir no Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) está em São Paulo, onde na tarde de hoje (14) assinou tratativas de investimentos da Toyota no Estado:

"Estive nesta tarde, em São Paulo, reunido com o presidente da Toyota Brasil, Rafael Chang, e diretores da empresa. Na ocasião, assinamos um protocolo de entendimento criando um grupo de trabalho para discutir a possibilidade de parcerias em nosso estado. Os secretários Maia Júnior (Desenvolvimento Econômico) e Fernanda Pacobahyba (Fazenda) também participaram do encontro", informa Camilo Santana.

Hapvida promove evento esportivo na Beira Mar

Doar sangue é um ato que vai muito além de salvar vidas, é uma prática de solidariedade que faz bem para quem doe e recebe. Em comemoração à data, neste sábado (15), às 6 horas, os corredores que integram a assessoria esportiva gratuita de corrida e caminhada do Hapvida, o Hapvida +1K, terão um treino especial na Beira Mar de Fortaleza, onde participarão de uma corrida em prol da causa. As atividades incluem Revezamento, Treino de Corrida, Circuito Funcional, Zumba e Atividades kids.


Durante o dia, também estarão presentes profissionais do Hemoce para falar sobre a importância da doação de sangue, para incentivar as pessoas a se tornarem doadoras. Face à importância do tema, a OMS criou o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, com o objetivo de estimular e homenagear os doadores de sangue e conscientizar os que ainda não são sobre a importância desse ato, que é responsável por salvar milhares de vidas.

Segundo a diretora de Comunicação e Marketing do Hapvida, Simone …

Juiz absolve Adélio Bispo, que continuará em presídio de Campo Grande

O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara da Justiça Federal em Juiz de Fora (MG), absolveu nesta quarta-feira (14) Adélio Bispo de Oliveira (foto), autor do ataque a faca contra o então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado. A decisão foi proferida após o processo criminal que considerou Adélio inimputável por transtorno mental. 

Na decisão, o magistrado decidiu também que Adélio Bispo deveria ficar internado em um manicômio judiciário por tempo indeterminado. No entanto, diante da periculosidade do acusado, ele permanecerá no presídio federal de Campo Grande, onde está preso desde o atentado.

Bolsonaro foi esfaqueado por Adélio enquanto fazia campanha na cidade mineira, no dia 6 de setembro do ano passado.
No mês passado, após a realização de laudos periciais oficiais, o juiz concluiu que Adélio é inimputável, ou seja, de acordo com as leis penais, não pode ser responsabilizado criminalmente por seus atos. De acordo com a perícia, o acusa…

Comissão da AL-CE visita obras da transposição do Rio São Francisco

A Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco da Assembleia Legislativa do Ceará, presidida pelo deputado Guilherme Landim (PDT), visita, nesta sexta-feira (14), as obras em Penaforte e do Cinturão das Águas, em Missão Velha. A comitiva de parlamentares se reúne com órgãos e empresas responsáveis para coletar informações sobre o real andamento das intervenções.


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), ressalta que o trabalho criterioso da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras de Transposição do São Francisco é imprescindível. "A entrega do eixo norte já foi adiada 6 vezes, e a obra já está com 97% da execução física pronta. O nosso estado precisa dessa obra para garantir o abastecimento, não só de cidades do interior, mas também de Fortaleza e Região Metropolitana. É essa água que vai garantir o aporte do açude Castanhão, por meio do Cinturão das Águas do Ceará (CAC)”, avalia o presidente.
O deputado Guilherm…

Moro diz que pode ter cometido um "descuido formal"

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse hoje (14) que pode ter cometido um "descuido formal" ao trocar mensagens com membros da Força-Tarefa Lava Jato por meio de um aplicativo de mensagens.
"Eu não cometi nenhum ilícito. Estou absolutamente tranquilo em relação a todos os atos que cometi enquanto juiz da Lava Jato" , disse o ministro durante apresentação do esquema de segurança da Copa América, evento que começa na noite de hoje, em São Paulo.
"Eventualmente, pode ter havido algum descuido formal, mas, enfim, isso não é nenhum ilícito", disse o ministro. "Temos que entender o contexto do trabalho que havia na 13ª Vara naquela época. Atendíamos a várias questões urgentes, operações que envolviam o enfrentamento a pessoas muito poderosas envolvidas em corrupção. Então, tinha uma dinâmica de trabalho que era muito intensa", acrescentou Moro, dizendo que não considera que receber uma notícia-crime e repassá-la ao Ministério Públ…

Bolsonaro diz que única forma de se comunicar com segurança é pessoalmente

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (14) que só é possível se comunicar com "total segurança" em conversas presenciais. A declaração foi dada durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, no momento em que ele analisava os vazamentos de supostos diálogos entre o ministro Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato, publicados pelo site de notícias The intercept Brasil.
Segundo o site, as mensagens trocadas por meio de um aplicativo de conversas por celular foram entregues por uma fonte que pediu sigilo e apontam para uma “colaboração proibida” entre o então juiz federal responsável por julgar a Lava Jato em Curitiba e os procuradores, a quem cabe acusar os suspeitos de integrar o esquema de corrupção.
"Se existe um telefone grampeado no Brasil é o meu", brincou o presidente, que acrescentou: "Não tenho nada a esconder, continuo da mesma maneira. A única forma de se comunicar com segurança total é [conversar] pessoalmente".

Sobre os d…

Prefeitura de Caucaia paga primeira parcela do 13º a aposentados e pensionistas

A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto de Previdência do Município (IPMC), começou a pagar a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas municipais.

Isso representará uma injeção de R$ 1,8 milhão na economia caucaiense. Ao todo, o IPMC depositou o benefício de 1.137 aposentados e 188 pensionistas. “Essa é uma medida que afeta diretamente aos comerciantes e a toda a rede econômica do município”, ressalta o prefeito Naumi Amorim.
Para o presidente do IPMC, Carlos Augusto Medeiros, a medida gera benefícios ao colocar recursos na economia local. “Conversamos com o prefeito Naumi Amorim e ele imediatamente autorizou o pagamento. A iniciativa fortalece toda cadeia econômica de Caucaia”, sintetiza.

Já o depósito do 13º salário dos servidores públicos municipais em atividade está definido para os próximos dias 4 e 5 de julho.

Caucaia celebra o Dia Mundial de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), realiza neste sábado (15/6) programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa. As atividades acontecerão na praça Fausto Sales, em frente à Câmara Municipal, no Centro da Sede.

Conforme a titular da SDS, Danielle Alexandre, o objetivo da ação é sensibilizar a sociedade. “É preciso criar uma consciência social e política da existência da violência contra os idosos e disseminar a ideia de não aceitá-la como normal”, defende a gestora.

A programação consta de um abraço simbólico na praça e vários serviços que serão oferecidos à população idosa, como: verificação de pressão arterial, vacinação, atendimento bucal, exposição sobre o mosquito Aedes aegypti, espaço beleza com corte de cabelo, designer de sobrancelhas e esmaltação.

Também terá atendimento do balcão da cidadania com informações sobre o Estatuto do idoso, distribuição de panfletos e cartaz…

Pro-Técnico de Caucaia terá 1.700 novas vagas para o segundo semestre

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai aumentar as vagas do Pró-Técnico no segundo semestre deste ano de 300 para 2.000. Gratuito, o curso preparatório é destinado aos alunos da rede municipal de ensino que desejam ingressar no Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
As 1.700 vagas a mais representam aumento de 566% nas oportunidades, exclusivas de alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Para acomodar melhor os estudantes, em especial os oriundos de localidades próximas às BRs 020 e 222 e da Jurema, a SME viabilizará três novos espaços.
Atualmente, as atividades do Pró-Técnico acontecem na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Flávio Marcílio, localizada no bairro Itambé. “É do nosso interesse ampliar o curso para otimizar a inserção no IFCE dos jovens que saem das escolas municipais no Ensino Fundamental, abrindo um leque de oportunidades a esses estudantes”, afirma a diretor…

Campanha contra gripe H1N1 encerra nesta sexta (14); saiba onde há vacina

Encerra nesta sexta-feira (14/6) a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1. Após prorrogação de duas semanas, os trabalhos serão finalizados hoje em todas as 46 salas de vacina de Caucaia imunizando exclusivamente crianças que necessitam da segunda dose para ficarem protegidas.
Caucaia alcançou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde há 15 dias. Desde então, vem apenas ampliando a quantidade de indivíduos integrantes dez grupos prioritários que receberam a vacina. Em alguns momentos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) chegou a abrir a vacinação para toda a população.
Com isso, Caucaia apresenta agora 92% de cobertura vacinal. Isso representa quase 90 mil doses aplicadas e nenhum registro de morte em decorrência da gripe H1N1 este ano.

A vacina é trivalente. Ou seja: protege contra o vírus H1N1, H3N2 e contra o vírus do tipo B. Todas as 46 salas de vacina de Caucaia estão preparadas dispõem de doses para fazerem o reforço em crianças com idade entre seis meses completos e…

Tabata Amaral defende extinção do Enem

A deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) disse, nesta sexta-feira (14), em Fortaleza, para estudantes do Centro Universitário Estácio do Ceará,  que é contra o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que vai defender, na Câmara Federal, o que a Universidade de Campinas (Unicamp) já faz para seleção de novos universitários.


"O Enem não mede conhecimento e tem que muda a forma de ingresso no ensino superior. Sou a favor do que a Unicamp começou a adotar de um vestibular mais inclusivo como por exemplo pelas olimpíadas de ciências ou pelas quotas. Sou a favor do modelo das universidades dos Estados Unidos de entrevistas para ingresso", citou a deputada que está em Fortaleza desde quinta-feira (13).

Tabata Amaral cumpre agenda de palestras em Fortaleza e Sobral. Em Fortaleza já falou na Edisca (Escola de Dança Integração Social para Criança e Adolescente) e na Estácio. Na tarde desta sexta-feira vai a uma escola na periferia de Fortaleza e ao Centro Urbano de Cultura e Arte (Cuc…

Praia dos Crush liberada ao banho em Fortaleza

A Praia dos Crush é um dos pontos próprios para banho na orla de Fortaleza. É o que informa o boletim semanal de balneabilidade divulgado, nesta sexta-feira (14), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).



A praia que é uma das preferidas por banhistas jovens corresponde ao ponto de amostra C20, localizado entre o espigão da Rua João Cordeiro e o estaleiro Inace.
Aptas ao banho a Praia de Iracema e a Praia da Marinha. As demais praias de Fortaleza estão impróprias.

Morre jornalista Clóvis Rossi

Morreu na madrugada desta sexta-feira (14), aos 76 anos de idade, em São Paulo, o jornalista Clóvis Rossi. O colunista da Folha de São Paulo, Rossi estava em casa, onde se recuperava de um infarto sofrido na semana passada.

Clóvis Rossi deixa a mulher, três filhos e três netos. O jornalista começou na profissão em 1963 e estava na Folha desde 1980.


"É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do nosso amado esposo, pai e avô nesta madrugada, daremos mais informações sobre enterro e velório assim que soubermos algo", escreveu a família.

O jornalista e professor Anderson Sandes destaca que "o repórter, uma vida e muitas lutas. Siga em paz jornalista. Jornalismo de luto".

A jornalista Marcia Glogowski diz que "o dia começa muito triste. Uma perda enorme para o jornalismo e para os amigos. Trabalhei com Rossi no Estadão e segui sua carreira desde então, tendo como modelo de jornalista e pessoa. Tristeza".

O jormalista Macário Batista lamenta a morte de Rossi:…

Meus 54 anos

Hoje completo 54 anos. Nasci em 14 de junho de 1965. Ao longo desses 54 anos de idade tenho muitas lembranças do antigo Barro Vermelho (Antônio Bezerra) e de nosso Estado do Ceará.





Começo agradecendo as felicidades desejadas cedinho por Rachel Barros: "Parabéns e muitas felicidades"; Ubiracy Bira: "Parabéns ,que DEUS abençoe sua vida ricamente!!!"; Zeudir Queiroz: "Feliz aniversário!"; e Larissa Moreira: "Valorize aquele professor que entende o conceito de respeito, que te mostra como ele funciona com exemplo. Que respeita para ser respeitado, compreende os limites de cada um e sabe como tirar o melhor deles. Esse é o professor Lauriberto, Parabéns que Deus te proteja sempre.👏👏👏".
Agradeço a homenagem feita pelos companheiros da Rádio Fortaleza FM 90.7, pelos meus irmãos e irmãs, pelos meus filhos e pela minha companheira Carmen Pompeu.
E o meu melhor presente hoje é tocar este Blog com notícias diárias.




HOMENAGENS - Recebi via Facebook e agradeç…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

M. Dias Branco destina R$ 5 milhões em ações sociais

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, doou um total de R$ 5 milhões em recursos financeiros e alimentos em ações sociais durante a Pandemia da Covid-19. Por meio da campanha #vocedoaagentedoa, de incentivo à doação de sangue a hemocentros, foram destinados R$ 1,2 milhão em recursos financeiros a hemocentros de cinco estados e mais R$ 1,2 milhão em alimentos a instituições carentes do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Desde março, a companhia doou ainda outros R$ 2,6 milhões em massas e biscoitos para dezenas de entidades carentes em todo o País.




A campanha #vocedoaagentedoa foi realizada em parceria com cinco hemocentros: Instituto Pró-Hemoce (CE), Hemorio (RJ), Colsan/ Escola Paulista de Medicina (SP), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e Hemope (PE). Além dos recursos financeiros destinados à manutenção dos hemocentros, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), instalação de postos de coleta ao ar livre…