Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 19, 2020

Funceme prevê domingo ameno no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê um domingo (26) ameno no Ceará. Tudo para compensar o sábado (25) de calor no Estado.


"Eita! Mais um dia de sol iluminando do nosso Ceará. Aquela quenturinha básica para lavar roupa e pegar aquele bronze. Hoje ninguém acha ruim o calor pra se jogar no Pré-Carnaval, né?", brinca o Twitter da Funceme.
Para este domingo (26) a Funceme prevê chuvas isoladas em todo o Estado:
"Porém, a redenção deve chegar no domingo. Condições simuladas neste sábado indicam que chuvas isoladas deverão chegarão a todas regiões, incluindo a Faixa Litorânea. Até lá, cuidem-se!", alerta a Funceme.
"Boa noite, amadxs! Dá um alô pra quem sobreviveu a mais um de calor em maior parte do Ceará. Lamento dizer, mas sábado tem mais. Litoral segue sem condições para chuvas expressivas. Há possibilidade na Jaguaribana, Maciço, Ibiapaba e Sertão Central", destacou neste sábado (25), a Funceme e até ironizou com os fortaleze…

Chuvas matam 30 pessoas em Minas Gerais

Depois de um ano da tragédia de Brumadinho, que matou 259 pessoas e 11 ainda estão desaparecidas, Minas Gerais vive um novo drama. O número de mortes em razão das chuvas em Minas soma 30. 


O número foi atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no início da noite deste sábado (25). Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas, 620 desalojados e 911 desabrigados 911, além de sete feridos.
De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte: 
Brumadinho.Sabará.Rio Acima.Contagem.Nova Lima.Betim.Ribeirão das Neves.Ibirité.Belo Horizonte.Só na sexta (24) foram registradas 72 ocorrências em Belo Horizonte.
Entre a quinta (23) e a sexta-feira (24), o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910.

A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se a partir deste domingo (26).

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrênci…

Futricas Cearenses

A TV Jangadeiro estreou neste sábado (25) no empate de 0x0 entre Vitória (BA) x Fortaleza (CE), pela Copa do Nordeste 2020, a comentarista Karine Nascimento.





O fato histórico para a TV Aberta do Ceará foi comemorado pela própria Jangadeiro.
"Hoje foi um dia histórico para nós! Pela primeira vez, uma mulher comentou uma partida de futebol em TV aberta no Ceará. A Karine Nascimento participou da transmissão do jogo Vitória x Fortaleza da Copa do Nordeste. E aproveitamos este momento para fazer uma homenagem":

Hoje foi um dia histórico para nós! Pela primeira vez, uma mulher comentou uma partida de futebol em TV aberta no Ceará. A @__karinenascimento participou da transmissão do jogo Vitória x Fortaleza da Copa do Nordeste. E aproveitamos este momento para fazer uma homenagem. pic.twitter.com/2PbwCKOT1v — Futebolês (@soufuteboles) January 25, 2020A jornalista Caroline Ribeiro comentou:

"TV Jangadeiro, afiliada do SBT no Ceará, teve hoje a primeira mulher comentarista de uma par…

Notas Políticas

A ex-vereadora e presidente da Rede Sustentabilidade-Fortaleza, Toinha Rocha comenta a filiação do presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará, Francisco Moura à Rede Sustentabilidade.
O ato teve a presença da presidenciável Marina Silva, neste sábado (25), durante Convenção Municipal da Rede Sustentabilidade, no auditório do Sinditaxi-Ceará. Presente ainda a ex-secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e ex-presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Vivian Nicolle Barbosa de Alcântara, que também filiou-se à Rede.
"Hoje realizamos a nossa Convenção Municipal da Rede Sustentabilidade. Muito gratificante está ao lado dessa #Mulher#guerreira e #corajosa Marina Silva e acompanhada de grandes amigos! Compartilhamos dos mesmos princípios e idéias, onde Fortaleza, o Ceará e o Brasil só pode crescer de maneira #sustentável e com #respeito máximo ao Meio Ambiente e aos animais! Seguimos juntas, firmes e forte nessa grande luta!".

Lula Pereira se recupera de AVC

O treinador Lula Pereira se recupera bem de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido há cinco meses.

A notícia é dada pelo radialista Jota Lacerda, das rádios Assunção e Assembleia, que visitou Lula Pereira neste sábado (25) ao lado do radialista Wilton Bezerra:
"Cinco meses depois, a luta continua!

Acabamos de fazer uma breve visita ao Negrão Lula Pereira, amigo/irmão, que aprendemos a gostar pelo caráter firme, sentimento fraterno, relação respeitosa com as pessoas na vida diária.

Eu, Wilton Bezerra e o filho dele, Márcio Bezerra, saímos de lá felizes. E não queiramos discutir o conceito de felicidade. A reflexão talvez seja a melhor maneira de entender as nuances da vida.

Segue a luta pela recuperação e superação das sequelas deixadas pelo AVCI - Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, sofrido no dia seis de agosto de 2019, portanto, há cinco meses e 19 dias.

Falamos de tudo um pouco. A resenha foi boa. Apesar das limitações do Negrão na fala, interagimos bastante sobre os assuntos…

Semace debate Zoneamento Costeiro

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) participou de mais uma rodada de discussão sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira (ZEEC), promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).

A quarta sessão do terceiro ciclo de debates foi realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), com a participação de representantes da sociedade e do mercado, que atuam na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


O Estado quer ouvir quem vive, quem trabalha e quem investe no litoral, antes de regulamentar em lei as atividades que podem ser desenvolvidas em cada trecho da Costa de 23 municípios.

O disciplinamento do ZEEC vai orientar as políticas públicas, os investimentos privados e a utilização da zona costeira pelas comunidades locais. As regras terão de respeitar a legislação federal que regulamenta o licenciamento ambiental e a fiscalização das atividades.

Os relatórios do Mapeamento do Zoneamento Ecológico e Econômico da Zona Costeira e Unidades de Conser…

Fortaleza empata com Vitória no Barradão

Fortaleza (CE) e Vitória (BA) não saíram do zero a zero, neste sábado (25), no Barradão (foto EC Vitória), pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2020.



O Fortaleza empatou com:
Felipe Alves.Gabriel Dias.Juan Quintero-amarelo.Paulão.Bruno Melo.Felipe.Juninho Baiano.Romarinho (Mariano Vasquez).Marlon.Wellington Paulista (Edson Cariús).Osvaldo (Ederson).Treinador: Rogério Ceni.

O Vitória empatou com:
Martin Rodriguez (Ronaldo).Vam.João Victor.Marcelo Ramos-amarelo.Tiago Carleto.Felipe Neto (Romisson).Guilherme Rend-amarelo.Gerson Magrão.Alisson Farias.Léo Ceará.Júnior Viçosa (Levine).Treinador: Geninho.

Renda de R$ 67.866,00 para 5.643 pessoas, sendo 5.207 pagantes e 436 não pagantes.

PRIMEIRA RODADA - Confira a Primeira Rodada da Copa do Nordeste 2020:
Vitória (BA) 0x0 Fortaleza (CE).Santa Cruz (PE) 0x0 Bahia (BA).Imperatriz (MA) 2x1 CRB (AL).Náutico (PE) 1x1 Ríver (PI).América (RN) 0x0 Botafogo (PB).CSA (AL) 0x1 Sport (PE).Confiança (SE) 1x0 ABC (RN).Ceará (RN) x Frei Paulistano (SE).

Floresta tem que ganhar do Guarany neste domingo para não cair

O Floresta para evitar o rebaixamento para Série B do Cearensão 2021 tem que ganhar do Guarany de Sobral, no estádio Raimundão, em Caucaia, neste domingo (25), às quatro da tarde.



Tudo porque o Atlético Cearense pela última rodada da Fase Classificatória do Cearensão Ypióca 2020, neste sábado (25) ganhou de 2 a 1 do Caucaia, no estádio Presidente Vargas. 

Os gols do Atlético Cearense foram de Emerson Catarina e Bolota. Descontou para o Caucaia, Paulinho. O Atlético Cearense soma oito pontos, saldo de um gol negativo e classificado. O Caucaia também com oito pontos e saldo de um ponto está classificado para Segunda Fase.

NO RONALDÃO - O Pacajus e Horizonte empataram em 1 a 1, no Ronaldão, neste sábado (25). O Pacajus ficou com sete pontos e vai depender o resultado de Floresta x Guarany de Sobral para seguir no Cearensão 2020 e evitar o rebaixamento. Torce para o Floresta não ganhe a partida.

O Horizonte encerra sua participação no Cearensão 2020 sem vitórias. Em sete jogos perdeu cinco e …

Secretaria prorroga prazo para seleção de mediadores comunitários

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) prorrogou, para até três de fevereiro, o prazo para seleção de mediadores comunitários do Farol e Santa Terezinha. 

O curso é gratuito e as aulas teóricas ocorrem em quatro, 11 e 12 de fevereiro, no Centro Comunitário do Farol. A capacitação tem carga horária de 40 horas teóricas e 60 horas práticas.
“Quando falamos em mediação comunitária estamos também falando de empoderamento para as comunidades, da força que surge da coletividade e da solidariedade. Além de fomentar uma cultura de paz estamos construindo dentro deste processo laços mais fortes de pertença e cuidado com o bairro e a vizinhança”, explica a secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS, Lia Gomes (foto).

Os mediadores são voluntários capacitados, que atuam na comunidade como sujeitos de transformação social, sob um modelo participativo, horizontal e democrático. Para solicitar o serviço, basta uma das partes pro…

Peixamento leva 100 mil alevinos para Aracoiaba e Chorozinho

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) por meio Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar distribuiu 100 mil alevinos do Projeto de Peixamento de açudes públicos de Aracoiaba e Chorozinho.



Até março 30 mil pescadores artesanais serão beneficiados diretamente com o repovoamento dos açudes totalizando 60 mil beneficiários desde o lançamento desta edição em outubro do último ano.

Detran entrega capacetes do CNH Popular em quatro cidades

Mais 599 motociclistas habilitados através do Programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Popular receberam gratuitamente capacetes que atendem às exigências legais vigentes.
A entrega foi feita pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) em Quixeramobim e acata a uma medida estabelecida na Lei 15.931, de dezembro de 2015.

Na próxima semana serão entregues os capacetes de beneficiados do Programa em: Viçosa do Ceará (terça-28).São Benedito (quarta-29).Croatá (quinta-30).O Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, conhecido como CNH Popular, tem como finalidade possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira CNH e já beneficiou mais de 200 mil pessoas em todo o Ceará.

Aqueles que participam do Programa e se habilitam na Categoria A (moto), recebem o capacete, garantindo mais segurança e proteção. 

Domingo tem Carnaval no Viva o Parque

As férias escolares estão terminando e uma boa opção para este domingo (26) é o Viva o Parque. 


O Projeto acontece na Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho, no Parque Estadual do Cocó e na Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) do Sítio Curió, as três, em Fortaleza e no Parque Estadual Botânico, em Caucaia.
O Projeto oferece aos visitantes, diversão e muitas atividades esportivas e educacionais: massoterapia, tai chi chuan, yoga, biodança, zumba, aeróbica, dança de salão, slackline, cama elástica, trilhas, pintura facial, contação de histórias e oficinas de Educação Ambiental.

Na APA do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho o visitante vai pular Carnaval. Pois além da programação prevista para acontecer nas tendas do Viva o Parque, vai ter oficina para confecção de máscaras e serviços de aferição de pressão e teste glicêmico.
“O show fica por conta da dupla Weider e Erasmo”, disse Sérgio Mota, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da Secreta…

Justiça Federal determina suspensão dos resultados do SISU 2020

A Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU) até que o governo federal demonstre a correção das provas apontadas com problemas por estudantes de todo o país. O tribunal deu prazo de cinco dias para o cumprimento da decisão, sob multa diária de R$ 10 mil.




A decisão foi motivada por pedido da Defensoria Pública da União (DPU). Na petição, o órgão cobra que o Ministério da Educação comprove com documentos a realização da revisão dos testes prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, reivindica a explicação sobre os parâmetros utilizados nesse procedimento.

O erro, argumentou a DPU, teria impactado não apenas esses estudantes, mas o desempenho de todos os participantes, uma vez que notas de corte e a classificação são atribuídas a partir das notas de todos os alunos que realizaram a prova. “Tendo em vista que as notas das provas que foram revisadas podem ter sofrido substancial alte…

Morre jornalista Camillo Veras

Morreu neste sábado (25), em Fortaleza, aos 47 anos, o jornalista Camillo Veras (foto ALCE).

Ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro do ano passado com complicações fatais agora em janeiro.


O corpo de Camillo Veras é velado no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio, onde será cremado neste domingo (26), às quatro da tarde.

Camilo Veras trabalhava na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) integrando a equipe da Revista Plenário.
A última reportagem de Camillo para a Plenário foi 'Sobreviventes ao tempo e ao fogo', destacando os fósseis descobertos no Ceará que não foram destruídos no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Camilo Veras teve intensa atuação na ALCE, ocupando espaços distintos no Complexo de Comunicação Social da Casa. Inicialmente, atuou como repórter na Agência de Notícias. Ultimamente, Camilo integrava a equipe de jornalistas da Revista Plenário, publicação oficial da Assembleia que traz reportagens factuais e conteúdo histórico a cada tr…

Aracoiaba ganha Brinquedopraça e Academia ao Ar Livre

O Governo do Ceará entrega nesta segunda-feira (27) uma Brinquedopraça, espaço voltado para crianças de dois a 12 anos, e uma Academia ao Ar Livre, para prática de atividade física, em Aracoiaba, no Maciço de Baturité. 

A ação, que chega ao equipamento de número 106 no Estado, faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana. A secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e o assessor de Relações Institucionais do Estado, Nelson Martins, participam da inauguração do equipamento.

A Brinquedopraça integra o pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas através do ato de brincar. Já as academias ao ar livre se destinam ao esporte e ao lazer de jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. A contrapartida da prefeitura é garantir a praça em bom estado de conservação para o …

Inter é penta campeão da Copa São Paulo

O Internacional (RS) é penta campeão (1974, 1978, 1980, 1998 e 2020) da Copa São Paulo Júnior. 

Na manhã deste sábado (25), o Inter derrotou o Grêmio (RS), no Morumbi, por três a um nos pênaltis, depois de empate de um a um no tempo normal, na final da 51 Copinha.




Os gols do Inter nos pênaltis foram de: Cesinha.Tiago Barbosa.Carlos Eduardo.O Grêmio perdeu três pênaltis cobrando na trave. O único pênalti convertido pelo Grêmio foi de Gazão.
No tempo normal Pato (foto) fez o gol de empate do Internacional, no segundo tempo. No final do primeiro tempo, Alison fez o gol do Grêmio e acabou sendo expulso por ter tirado a camisa na comemoração. Já tinha um cartão amarelo, levou o segundo e foi expulso.


Futricas Cearenses

A Rede de Rádios Band News muda o slogan.

Sai 'em vinte minutos tudo pode mudar'.

Entra 'em um segundo tudo pode mudar'.

A programação na Band News é reproduzida no Ceará pela Rádio Tribuna Band News.

Futricas Cearenses

Miguel Anderson Costa anuncia desligamento da TV União:

"Neste 24 de janeiro comemoro oito anos de TV União. Musa Guedes e Ana Villa Real foram pessoas fundamentais nesta minha vontade de aprender, gratidão sempre! E é em um dia 24 do mesmo mês e no ano de 2020 que meu CICLO POR AQUI SE FECHA! Obrigado aos telespectadores e aos entrevistados: sem vocês nada faria sentido! Gratidão aos amigos que já passaram pela casa e aos que continuam também (desde a direção, a técnica, o RH, estagiários... todos!). Foram quase 6.000 reportagens produzidas ou gravadas, além de cerca 300 jornais apresentados. Com chuva ou sol, não medi esforços, sempre ao lado de profissionais competentes, na busca do melhor texto e da melhor imagem para levar até você de casa: informação, além da notícia! A gente se encontra por aí! Abraços! #obrigado#tvunião".

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…