Pular para o conteúdo principal



Morre jornalista Camillo Veras



Morreu neste sábado (25), em Fortaleza, aos 47 anos, o jornalista Camillo Veras (foto ALCE).

Ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em dezembro do ano passado com complicações fatais agora em janeiro.



O corpo de Camillo Veras é velado no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio, onde será cremado neste domingo (26), às quatro da tarde.

Camilo Veras trabalhava na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) integrando a equipe da Revista Plenário.

A última reportagem de Camillo para a Plenário foi 'Sobreviventes ao tempo e ao fogo', destacando os fósseis descobertos no Ceará que não foram destruídos no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Camilo Veras teve intensa atuação na ALCE, ocupando espaços distintos no Complexo de Comunicação Social da Casa. Inicialmente, atuou como repórter na Agência de Notícias. Ultimamente, Camilo integrava a equipe de jornalistas da Revista Plenário, publicação oficial da Assembleia que traz reportagens factuais e conteúdo histórico a cada trimestre. 


O presidente da ALCE, deputado José Sarto (PDT), solidariza-se com familiares, amigos e colegas de Camillo Veras. “Convivi muitos anos com Camilo no dia a dia do Parlamento Cearense. Um profissional que se dedicou intensamente a servir à população cearense com zelo e dedicação”, destaca José Sarto.

“Camilo Veras era um jornalista dedicado e cuidadoso. Gostava de história e de viajar para desbravar novas pautas no Interior do nosso Ceará. Apaixonado pelo que fazia, dedicou-se a essa paixão até o limite da saúde. Profissional exemplar e ser humano generoso que nos fará grande falta”, afirma o coordenador de Comunicação Social da ALCE, 
jornalista Daniel Aderaldo.

O editor da Revista Plenário, jornalista Abílio Gurgel, destaca que a convivência profissional com Camillo Veras o permitiu perceber, por diversas vezes, estar diante de uma pessoa que amava demais a vida e tinha compromisso com o jornalismo. "Camillo era um ser humano fantástico, uma pessoa ética e correta. Ele respeitava demais sua profissão, algo que é muito necessário para os dias de hoje", destaca Abílio - para quem, além da relação profissional, havia amizade entre os dois.

A jornalista Clara Guimarães, editora da Agência de Notícias da ALCE, destaca o profissionalismo como característica marcante de Camilo. “Trabalhei com Camilo durante muito tempo quando ele fazia a cobertura para o site das atividades do período da tarde da Assembleia Legislativa. Sempre muito dinâmico, sozinho cobria várias reuniões de comissões técnicas e dava conta do serviço”.

Clara demonstra ter acompanhado a carreira de Camillo mesmo depois que ele deixou a Agência de Notícias e ingressou na Revista Plenário. “Nos últimos anos, já na equipe da Revista, contribuiu com seu excelente texto e senso jornalístico apurado para o aprimoramento da publicação. É um grande colega que parte, mas nos deixa um belo exemplo de profissional e ser humano. Sempre foi uma pessoa muito trabalhadora, um ser humano sensível, justo e solidário”.

Para o jornalista Júlio Sonsol, que trabalhou com Camillo na Agência de Notícias e hoje faz parte do Núcleo de Comunicação Interna, as características profissionais e pessoais tornavam Camillo Veras um grande colega de trabalho. “Uma pessoa íntegra, correta, de fácil trato. Bastante cordial e amigo, ele somava essas características com o fato de, como profissional, cumprir bem as missões que recebia”, diz Júlio, recordando que Camillo chegou ainda a atuar profissionalmente na Assessoria de Imprensa de campanhas eleitorais.

Assalce divulga nota de pesar - A Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce) emitiu nota homenageando Camillo Veras:

“Em nome da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o presidente Luis Edson Corrêa Sales se solidariza com a família e amigos pelo falecimento do jornalista Camillo Veras, repórter da revista Plenário (publicação do Poder Legislativo). Neste momento de dor, ratificamos nosso voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho prestados à Assembleia Legislativa e à comunicação cearense”.

O jornalista e professor da UniInta, Adilson Nóbrega lamenta a partida de Camillo:

"Início de sábado triste com notícia da partida do colega Camillo Veras, com quem trabalhei por anos. Além de uma convivência sempre muito fraterna e cordial com colegas, ele me deixou lições valiosas de como seguir a vida em paz, mesmo que as adversidades fossem grandes. Vá em paz, meu caro, saudades. Meus sentimentos aos familiares e aos colegas da Comunicação da Assembleia Legislativa".

A jornalista Sílvia Goes também destaca o jornalista Camillo Veras:

"Tristeza mesmo. Que Deus o receba generosamente no outro plano. Solidariedade à família".



Irmão - O irmão de Camillo, o jornalista Dauro Veras escreveu:

"Em família de jornalistas, quando um irmão dobra a esquina, o que fica precisa enxugar as lágrimas e dar a notícia. O repórter caçula foi embora, sobrou pra mim. Nosso querido Camillo Veras morreu hoje, pouco antes das 8 horas da manhã, no Hospital São Carlos em Fortaleza, por complicações resultantes de um AVC que teve no início de dezembro. Ele tinha 47 anos e lidava há tempo com as sequelas da Radioterapia em um tumor na base da Hipófise, que foi lhe prejudicando aos poucos a audição, visão e equilíbrio. Mas nunca perdeu o humor, a inteligência rápida, a generosidade e a coragem com que encarava as limitações.

Se ele pudesse me dar agora umas aspas pra colocar neste texto, diria que a morte é parte natural da vida, "é dobrar uma esquina". E ia tentar nos alegrar com seu enorme repertório de piadas e causos. Camillo foi uma das pessoas mais incríveis, bondosas, engraçadas e tolerantes que já conheci. Para a nossa irmã Lubelia Freire, ele disse recentemente: "Eu não tenho inimigos e se vier a ter vai ser só de uma mão, de lá pra cá, porque daqui pra lá nunca..."

Deixa a companheira Aline Paiva, a quem abraço com carinho e admiração; os irmãos Lubélia, Leonardo Camillo, Dauro, André, janara e Cristiane; a rede preferida, Estefânia; e uma legião de amigos e admiradores. Sua ex-companheira e amiga eterna Regina Luna - mãe da filha deles Bruninha, que partiu antes - nos lembra que o Camillo pediu aos amigos pra gritarem: "Companheiro, Camillo! Presente, agora e sempre!" A despedida (velório é um nome horrível, né? Outra coisa que ele diria) vai ser no Jardim Metropolitano a partir das 16 horas de hoje, e a cremação às 16 horas de amanhã.

Camillo amava viajar. O AVC o pegou no dia 12 de dezembro, em São Paulo, dois dias depois de nos encontrarmos. Ele estava a caminho de Montevidéu e Buenos Aires e na volta passaria aqui por Floripa. Há poucos dias ele mandou um recado pra mim e pro Leo: nos intimava a fazer juntos uma viagem de carro. Vamos ter que mudar os planos, maninho, mas você vai sempre nos acompanhar".


  • Com informações e fotos do Portal do Servidor da ALCE.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...