Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 6, 2014

Futricas Cearenses

Nilton Júnior deixou a bancada do Jornal Jangadeiro da TV Jangadeiro (afiliada da Rede Bandeirantes) e segue para o Canadá, onde vai ensinar Jornalismo.Quem deixou a TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo) foi o repórter Luiz Costa. Trocou o Jornalismo pelo ramo gastronômico.Ricardo Mota foi efetivado como narrador esportivo da TV Diário.Jornalistas Roberto César e André Capiberibe criaram o blog Fala Ceará (www.falaceara.com.br).No Diário do Nordeste, Emerson Rodrigues assumiu a editoria de Polícia. Já Capibaribe Neto deixou o jornal, onde estava desde a sua fundação em 1981.A final da Copa do Nordeste, na Arena Castelão, foi a estreia de um grupo de dez estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará em cobertura jornalística.Outro grupo de futuros jornalistas vai entrevistar no Centro Universitário Estácio do Ceará o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) e o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes (Pros).

288 anos de Fortaleza IV

Parabéns, Fortaleza!
Neste domingo, 13 de abril, Fortaleza completa 288 anos. Para o PT Fortaleza, este é um momento de alegria, claro, pois temos orgulho de nossa cidade. Apesar de todas as dificuldades, Fortaleza tem um povo que a ama e que luta cotidianamente para torná-la melhor e mais humana. No entanto, o aniversário é também uma oportunidade de refletirmos sobre o momento atual de Fortaleza. Tendo em vista o que já conquistamos e os desafios que estão pela frente desta cidade cheia de contrastes, violenta e com um gigantesco abismo entre ricos e pobres.
No período de 2005 a 2012, tempo em que a capital cearense foi administrada pela ex-prefeita Luizianne Lins, do PT, vivenciamos uma série de conquistas que elevaram o bem estar e a autoestima do fortalezense. Sempre em busca da justiça social, favorecendo prioritariamente as pessoas que mais precisavam.
Para citar apenas alguns avanços, podemos lembrar que, na saúde, reduzimos a mortalidade materna em 50% e a mortalidade infantil e…

As últimas da Política 2014

O vice-prefeito de Fortaleza, Gaudêncio Lucena (PMDB), não assumiu a Prefeitura com a licença do prefeito Roberto Cláudio (Pros) para não se tornar inelegível para as eleições já desde ano.Gaudêncio Lucena é cotado para uma suplência de senador.O presidente da Câmara, vereador Walter Cavalcante (PMDB) pode assumir a Prefeitura caso haja necessidade, mesmo sendo candidato a deputado federal.O secretário cearense de Saúde, Ciro Gomes, está na Rússia numa viagem de 10 dias de turismo com a filha Lívia Saboya.Com isso a entrevista, que ele concederá aos estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Estácio do Ceará, antes prevista para 24 de abril, foi adiada para oito de maio, no auditório do campus Via Corpvs.Não é a primeira vez que Ciro Gomes concede entrevista a alunos do Centro Universitário Estácio do Ceará.No ano passado, quando ainda não era secretário, falou por mais de uma hora com os estudantes.A entrevista acabou repercutindo na mídia nacional e local.Quem também tem entre…

Céu de Luiz

Será lançado na terça-feira, dia 15, no Teatro Dragão do Mar, o livro Céu de Luiz, uma publicação de belas fotografias de Tiago Santana, que retratam o universo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense, que é culturalmente uma das mais representativas da cultura popular do Nordeste.  Com texto de Audálio Dantas, o Céu de Luiz é uma homenagem ao centenário de Gonzaga. Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu, foi o ponto de partida para sua carreira artística e também o ponto de partida do livro, que reflete o que podemos chamar de Céu de Gonzaga.  O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra. O livro conta com o ensaio fotográfico realizado pelo fotógrafo Tiago Santana e os textos do jornalista e escritor Audálio Dantas, repetindo assim a dupla de sucesso no livro O Chão de Graciliano (Ed. Tempo d’Imagem, 2006), publicação que rec…

Russas lança Eunício

Via Sacra hoje

Revivendo uma tradição milenar da Igreja Católica, a Comunidade Católica Shalom realiza neste sábado, dia 12 de abril, às 19h, uma Via Sacra em preparação à Semana Santa que se aproxima. A concentração será no Shalom da Paz (rua Maria Tomásia,72, Aldeota).
Em seguida, os peregrinos percorrerão o caminho das 14 estações que narram a condenação, paixão e morte de Cristo nas ruas Tibúrcio Cavalcante, Av. Dom Luis, Av. Desembargador Moreira, finalizando ao lado do Náutico Atlético Cearense. Um palco móvel,montado sobre um caminhão, acompanhará o percurso que contará com a presença de 38 atores que através da arte, reviverão a via dolorosa de Cristo. Padre atendem confissões durante a Via Sacra. 
Durante a Via Sacra, membros da Comunidade Shalom conduzirão momentos de oração e reflexão baseados em textos da escritora cearense e Cofundadora do Shalom, Emmir Nogueira. “A Via Sacra nos recorda o imenso amor de Cristo por nós. Somos deste modo, impulsionados a segui-Lo e tornar público nosso amo…

Meus 49 anos 288 anos de Fortaleza

Fortaleza completa amanhã 288 anos de fundação oficial. Estou nesta cidade há 49 anos. Nasci e estou me criando aqui. Desde o nascimento quase inaugurando a Maternidade Escola Assis Chateaubriand nos idos de 1965 até a passagem muito boa pelo velho Barro Vermelho (Antônio Bezerra), há 15 anos moro na maior avenida de Fortaleza, a Visconde do Rio Branco. Tenho orgulho de ser fortalezense.
Tenho orgulho de escrever sobre essa cidade há mais de 30 anos. Tenho orgulho de ter eleito a primeira mulher prefeita de capital brasileira, Maria Luiza Fontenelle. Tenho orgulho de ter votado por duas vezes numa prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Tenho orgulho dessa cidade de Inácio Arruda, Roberto Cláudio, Tasso Jereissati e tantos outros políticos. Tenho amor pela Beira-Mar, Mucuripe, onde passei toda minha infância ao lado dos barcos Boa Esperança e São Luiz. Orgulho do Mercado São Sebastião, onde também passei boa parte de minha infância, madrugando para abrir o ponto de merenda que ali minha…

Fala Demétrio Andrade

Fortaleza com 288 anos é menina impúbere e inquieta, que protesta chorando seus quereres e se cala à menor menção de um novo doce. Descobrir seus becos e prazeres é tarefa de amantes abnegados. Como amadurecer este amor? Como preservar o afeto que nunca se encerra em lugar algum? Como fazer de Fortaleza a urbe que nos oferece um sentimento de pertença casado com pessoas, lugares, passeios, parques, tradições? Fortaleza não nos lembra de amá-la. Talvez por ser tão linda, ache que não precise. A nós, porém, não nos é dado este luxo. O patrimônio material e imaterial de Fortaleza é um fluxo ininterrupto que precisa ser sedimentado por cada um, em palavras, sentimentos, orgulhos, canções, causos, personagens. Eu lhe abraço em mim, Fortaleza, pra não deixar o mar apagar seu nome na praia do tempo.

Verdade

O líder do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, vereador Evaldo Lima informa como está a saúde do prefeito após a cirurgia bariátrica:
EVALDO
Evaldo Lima destaca agora o título de cidadania fortalezense para dona Maria de Lourdes
EVALDOLOURDES
O vereador Acrísio Sena lembra a luta da mais nova cidadã fortalezense, dona Maria de Lourdes
ACRISIO
O filho de dona Maria Lourdes, Pedro Albuquerque, agradeceu a homenagem:
PEDRO
O vereador Acrísio Sena defende uma Comissão da Verdade em Fortaleza
ACRISIOVERDADE

Maria do Caritó

Amanhã, acontece a primeira apresentação da peça Maria do Caritó em Fortaleza. Mesmo em meio às gravações da próxima novela das 21 horas - Falso Brilhante -, na qual será protagonista, Lilia Cabral encontrou tempo para fazer turnê, pelas principais capitais do País, com o espetáculo que tem emocionado o público. Só no eixo Rio/ São Paulo foram mais de 100 mil espectadores. A atriz, também, estará nas telonas com o filme "Julio sumiu", ao lado de Fiuk e Carolina Dieckmann. A comédia está prevista para entrar em cartaz no próximo dia 17 de abril. Na Capital cearense, a atriz estará nos dias 12 e 13 de abril, no Teatro do Shopping Via Sul. O espetáculo - trazido para a cidade à convite da Procult -, é aclamado pela crítica e público por onde passa. Os ingressos continuam sendo vendidos com os valores de R$ 90,00 plateia inferior e R$ 60,00 plateia superior (valores de inteira). Podem ser adquiridos na bilheteria do shopping ou pelo site: www.teatroviasul.com.br. Sábado, a aprese…

15 anos do Dragão

No próximo dia 28 de abril, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) completa 15 anos. A data será celebrada com ações culturais ao longo de todo o ano de 2014, mas a largada de celebrações se inicia com a Maloca Dragão– O encontro de todas as tribos, de 30 de abril a 4 de maio. Neste período, todo o Dragão do Mar terá seus espaços ocupados por artistas cearenses e nacionais de várias linguagens artísticas, numa grande festa. Parte da programação é composta pela Mostra Especial do Porto Iracema das Artes,quando serão apresentados ao público 19 projetos desenvolvidos no âmbito dos Laboratórios de Criação. O presidente do Instituto Dragão do Mar e idealizador do CDMAC, Paulo Linhares, explica que Maloca é uma palavra tupi que vem de maroka, a casa coletiva dos índios, uma cabana comunitária. “O Dragão tem se constituído no imaginário popular como este lugar público e democrático que proporciona a articulação social e cultural da nossa produção simbólica, lugar comum onde se encon…

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre Auxiliar de Reportagem Claudinho

O Assistente de Estúdio e Auxiliar de Reportagem da TV Fortaleza, José Cláudio Ferreira da Costa (Claudinho) morreu neste domingo (7), de Covid 19, aos 61 anos.


Repercussão da morte de Claudinho:

Ivelise Maia - "Descanse em paz Claudinho! Sentindo-se triste".

Assis Pereira - "Anos 1970 éramos da mesma classe de Colégio, e agora na CMFor revivemos história da época, futebol, namoradas de colégio, às cachaças, os amigos, professores e tantas lembranças da época agente comentava. Triste notícia. Deus o tenha eternamente e a família enlutada o meu sentimento de muita tristeza".
Edson Cunha - "Triste demais, saudades vai ficar pra sempre amigo Claudinho".

Demóstenes Batalha - "Trabalhamos juntos na TV Fortaleza por anos, assistente de estúdio e auxiliar da reportagem, sempre prestativo, calado, mas observador. Brincávamos muito, pois era assistente quando era repórter do plenário da câmara. E tínhamos uma piada interna, “cadê o Kid”. Infelizmente vítima de Cov…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…