Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho 30, 2017

Amanhã tem "Domingo Divertido" no Grand Shopping

Foto: Divulgação A partir deste mês de agosto até outubro, o Grand Shopping realizará a cada quinze dias, aos domingos, o “Domingo Divertido”, dia com atividades infantis com a Banda Aquarela. Trata-se de um projeto musical, onde o grupo desenvolverá brincadeiras com as crianças sempre com um tema voltado para a conscientização de um assunto importante. A ação será realizada no Piso Térreo, sempre às 17 horas. Neste domingo, dia 06, o tema será "Preservação da Água e Meio Ambiente", quando será explicado como ajudar a preservar o meio ambiente através de atitudes do dia a dia. As informações serão reforçadas ao longo da apresentação através de brincadeiras/dinâmicas com as crianças e os pais. Cada brincadeira será acompanhada de um fundo musical divertido executado ao vivo pela banda.

Aposentadoria por idade será reconhecida automaticamente pelo INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) determinou, por meio de portaria, o reconhecimento automático da aposentadoria por idade a partir da verificação das informações constantes nos sistemas da autarquia e nas bases de dados do governo federal. A medida, em vigor desde o fim de julho, estabelece que o segurado não precisa mais comparecer a um posto de atendimento para solicitar esse tipo de aposentadoria. O INSS vai fazer uma pesquisa mensal para identificar os segurados que já têm o direito disponível e enviará comunicado sobre a concessão do benefício. O segurado também poderá requerer a concessão do benefício por meio do canal 135. Para a realização do pedido será solicitada a confirmação dos dados pessoais, como ocorre no sistema tradicional.

27º Cine Ceará traz cinco filmes inéditos no Brasil

"Uma Mulher Fantástica" abre oficialmente  hoje o 27º Cine Ceará Foto: Divulgação O  Cine   Ceará  -   Festival Ibero-americano de Cinema   chega a sua 27ª edição, com abertura oficial hoje (sábado, 5), às 20 horas, no Cineteatro São Luiz, onde prossegue até o dia 11. Vale lembrar: as exibições já começaram na terça-feira (01/08) com a Mostra de Cinema Chileno, que termina amanhã na CAIXA Cultural Fortaleza. O  premiado “Uma Mulher Fantástica” (Chile) , de Sebástian Lelio, será o filme da abertura de logo mais. Ao longo de toda esta edição, serão mais de 90 filmes entre curtas e longas, projetados também no Cinema do Dragão e na Praça do Ferreira. Toda a programação é gratuita. E os ingressos para a abertura oficial foram distribuídos ontem. 

TV Brasil homenageia Luiz Melodia neste sábado

Foto: Ana Paula Migriali Luiz Melodia e Diogo Nogueira, no programa Samba na Gamboa (2009) Em tributo ao cantor e compositor Luiz Melodia, a TV Brasil reexibe a participação do músico nos programas Segue o Som, às 15h, e Samba na Gamboa, às 18h45. Autor de hits como "Congênito'", "Pérola Negra", "Juventude Transviada" e "Magrelinha", o artista morreu ontem (sexta-feira,4), aos 66 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer de medula. A homenagem no Segue o Som recupera uma edição especial gravada em 2012 para a programação de final de ano da emissora. Na ocasião, Luiz Melodia dividiu com a cantora Fernanda Abreu o palco da atração apresentada por Maurício Pacheco e Mariano Marovatto.

Saiba mitos e verdades sobre a cerveja

Toda primeira sexta-feira de agosto comemora-se o Dia Internacional da Cerveja. Neste ano, a data é celebrada nesta sexta, dia 04. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), o setor cervejeiro no país movimenta cerca de 50 fábricas, que contribui em 1,6% do PIB nacional e tem faturamento de R$70 bilhões por ano. Ainda segundo a CervBrasil, a ingestão da bebida é de 66,9 litros por pessoa durante um ano, ocupando a 27ª posição mundial em 2014. Não é para menos que, segundo dados do Ibope, a cerveja foi eleita como ‘a cara do brasileiro’.

Petrobras reajusta preço do gás de cozinha

A Petrobras reajustou em 6,9%, em média, os preços do gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado pelas distribuidoras em botijões de até 13 quilos (GLP P-13). O reajuste do gás de cozinha entra em vigor à 0h deste sábado (5) e, de acordo com a estatal, acompanha a política de preços divulgada no dia 7 de junho deste ano. O ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos.

Fortaleza tem 17 praias próprias para banho

Foto: Divulgação / Semace Dezessete praias de Fortaleza estão próprias para banho, segundo o boletim semanal de balneabilidade, divulgado hoje (sexta-feira, 4), pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na zona leste, que vai do Caça e Pesca ao Farol, sete dos 11 trechos monitorados estão próprios. Na zona centro, que vai da praia dos Botes e ao estaleiro Inace, seis dos dez trechos estão apropriados. E na zona oeste, que vai da rua padre Mororó à Barra do Ceará, quatro do dez trechos estão aprovados. O exame da Semace é feito tendo como amostra a água do mar coletada, nas manhãs de segunda-feira, em 31 trechos da orla. A praia é considerada impróprias em três situações: quando a média das últimas cinco amostras analisadas for superior a 1 mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros de amosta; quando o valor verificado na mais recente amostra for superior a 2,5 mil coliformes termotolerantes por 100 mililitros de amostra; e quando são encontrados animais

Batalha judicial: Uber versus Prefeitura de Fortaleza

O juiz Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, titular da 10ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, determinou que seja feita a redistribuição do mandado de segurança impetrado pela Uber Brasil contra a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC). Na ação, a empresa pede que esses entes públicos sejam impedidos de praticar atos que dificultem o exercício de transporte individual remunerado de passageiros por meio do aplicativo. O processo havia sido distribuído para a 10ª Vara por prevenção, pois a empresa alegava haver conexão com ação civil pública ajuizada pelo Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica, Ensino e de Defesa do Consumidor (IPEDC), também relativa ao funcionamento do Uber, e que tramita naquela unidade.

Capitão Wagner se encontra com Alckmin em SP

Foto: assessoria Capitão Wagner O deputado estadual Capitão Wagner (PR) esteve hoje (04/08) de manhã com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A agenda, segundo o próprio deputado, foi marcada de última hora e tratou sobre segurança pública e seca. "O governador me mostrou dados que comprovam que o estado de São Paulo conseguiu reduzir seus índices de homicídios, quando, há dez anos, esses índices eram de 32 para cada 100 mil habitantes e hoje são de 8,6 para cada 100 mil. Isso comprova que há sim como resolver essa questão da segurança ou, pelo menos, minimizar", afirmou Capitão Wagner. O parlamentar cearense, que tenta viabilizar sua candidatura ao governo do Estado em 2018, também fez elogios a Alckmin, um dos nomes cotados dentro do PSDB para disputar a Presidência da República. "O governador (Alckmin) conhece muito bem o estado do Ceará. Relatou visitas que fez à região do Acaraú, Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza e sertão central",

“Uma mulher fantástica” abre a mostra competitiva do 27º Cine Ceará

Foto: Divulgação ​ “Uma mulher fantástica” abre a competitiva de longa-metragem. “Uma mulher fantástica” (Una mujer fantástica), de Sebastián Lelio, é o filme que abre amanhã (sábado, 5), no Cineteatro São Luiz, a Mostra Competitiva do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. Será a  première Brasil  deste filme, que conquistou o Urso de Prata de roteiro e o Prêmio Teddy no Festival de Berlim. Sete longas disputam o troféu Mucuripe nas categorias Melhor Filme, Direção, Fotografia, Edição, Roteiro, Som, Trilha Sonora Original, Direção de Arte, Ator e Atriz. O júri desta mostra é composto por Ernesto Garratt Viñes (Chile), Isabel Martínez (Costa Rica), Luis Peirano (Peru), Maria Dora Mourão (Brasil) e Victor Luckert Barela (Venezuela).

Mês dos pais no Iguatemi Fortaleza

Para celebrar o mês dos Pais, o Shopping Iguatemi Fortaleza promoverá, de 04 a 27 de agosto, o Mundo dos Pais, um espaço exclusivo com atrações para os pais e toda a família. Uma extensa programação foi preparada para divertir públicos de todas as idades. Em um espaço localizado na Expansão do shopping, vizinho ao Outback, vários stands estão montados como o da Cavalieri Confraria, que oferecerá serviços de barbearia e charutaria, o de revistas em quadrinhos, o da Harley Davidson com exposição e venda de motos, o de cervejas artesanais com a 5 Elementos, dentre outros. No local, serão realizados workshops sobre bebidas e gastronomia, além de shows às sextas-feiras. O Mundo dos Pais contará também com um sports bar com mesas de sinuca, totó, futebol de botão e ping pong gratuitos. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. 

Fim de semana no Shopping Parangaba

Foto: Divulgação O Shopping Parangaba preparou um fim de semana repleto de atividades para pais e filhos, como: Oficina de artes, espetáculo teatral e aula de ritmos.  No sábado (05), em parceria com a GreenLifes Academias, será oferecido Aula de Ritmos. A atividade faz parte do projeto “Parangaba e Saúde”, é gratuita e acontece a partir das 10h30, na Loja do “Parangaba é Show”, piso L2, em frente à Ban Ban Calçados. A partir das 16h, o público infantil poderá se divertir com brincadeiras diversas, pintura de rosto e dança. Além disso, terá apresentação do teatro de bonecos com a peça: “O Pequeno Príncipe”;  e oficina de artes, para confecção de  Coroas de Príncipes e Princesas. Todas as atividades acontecem no piso L1 e são gratuitas. No domingo (06), acontecerá a peça “Encontro de príncipes e princesas com a Cinderela e o seu Príncipe encantado”. A atração também é gratuita e acontece a partir das 17h, no piso L1.

CNPq tem recursos para pagar bolsas apenas até este mês

Com o contingenciamento de verbas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) passa por dificuldades para cumprir os compromissos até o final do ano. A autarquia, que financia estudos e pesquisas de milhares bolsistas brasileiros, tem recursos suficientes para pagar as bolsas apenas até este mês - pagamento feito no início de setembro. "O nosso orçamento para 2017 aprovado pelo Congresso e mais o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico previstos para este ano estavam suficientes para que tocássemos 2017 com tranquilidade", diz o presidente do CNPq, Mario Neto Borges. No total, o Orçamento previa R$ 1,3 bilhão e o fundo, R$ 400 milhões à autarquia - 44% desses valores foram contingenciados. Do fundo, o CNPq recebeu menos do que 56%: até o momento o valor pago foi R$ 62 milhões.

Mulher que engravidou após laqueadura deve ser indenizada em R$ 10 mil

A juíza Joriza Magalhães Pinheiro, titular da 9ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, condenou o Município de Fortaleza a pagar indenização por danos morais de R$ 10 mil para paciente que engravidou mesmo após passar por cirurgia de laqueadura. Consta nos autos (nº 0121856-71.2009.8.06.0001), que no dia 17 de novembro de 2006, a mulher internou-se no Hospital Distrital Gonzaga Mota, onde passou por uma cirurgia de ligação de trompas (laqueadura). Em agosto de 2009, a dona de casa descobriu que estava grávida. Por isso, ajuizou ação na Justiça contra o município requerendo indenização por danos morais e materiais. Alegou que a notícia causou vários transtornos, tendo em vista as dificuldades passadas pela família, além de não possuir renda para sustentar quatro filhos.

Supremo aprova lista tríplice para substituto em vaga de juristas no TSE

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, hoje (quinta-feira, 3), a lista tríplice de candidatos para ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) numa das vagas reservadas à categoria dos advogados. A lista será encaminhada ao presidente da República, Michel Temer, que escolherá um dos nomes. O candidato escolhido substituirá o ministro Admar Gonzaga Neto, então membro substituto do Tribunal, empossado como ministro efetivo no dia 27 de abril. A lista aprovada é composta pelos advogados Sérgio Silveira Banhos, Carlos Bastide Horbach e Marilda de Paula Silveira. Todos receberam 10 votos. De acordo com a Constituição Federal, o TSE é composto por no mínimo sete ministros, sendo três oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas, nomeados pelo presidente da República dentre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF. ______________ Fonte: STF

Pesquisa revela que mais de 70% dos alunos do ensino médio usam celular nas atividades escolares

Pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º e do 9º anos do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio, localizadas em áreas urbanas, usaram telefones celulares em atividades escolares no ano passado. Entre os estudantes do ensino médio, o percentual atingiu 74%. Segundo a pesquisa TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) Educação 20016, 95% das escolas públicas têm ao menos um tipo de computador conectado à Internet. Entretanto, 45% dessas unidades ainda não ultrapassaram 4Mbps de velocidade de conexão à Internet e 33% têm velocidade de até 2Mbps. A pesquisa, feita por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) mostrou também que os laboratórios de informática estão presentes em 81% das escolas públicas, mas, em apenas 59%, esse espaço encontrava-se em uso em 2016, segundo os diretore

Medo do desemprego sobe para 66,1 pontos em julho, diz CNI

Os brasileiros continuam com muito medo de serem afetados pelo desemprego e com baixa satisfação com a vida, informou hoje (3) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice do medo do desemprego subiu para 66,1 pontos em julho deste ano.  O valor é 1,8 ponto superior ao registrado em março e está 17,3 pontos acima da média histórica que é de 48,8 pontos. Em comparação com junho de 2016, o índice caiu 1,8 ponto.  Os dados são da pesquisa Índices de Medo do Desemprego e Satisfação com a Vida. Segundo a CNI, com o agravamento da crise política entre março e julho, pioraram as expectativas da população sobre o desempenho da economia; e a percepção é que a recuperação vai demorar ainda mais. "Os brasileiros continuam com muito medo de serem afetados pelo desemprego", informou a entidade.

Tasso permanece na presidência nacional do PSDB

O senador Tasso Jereissati (CE) continuará como presidente interino do PSDB até a escolha de um novo nome para comandar a legenda. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (2) pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), que permanecerá licenciado do cargo. “Fiz um apelo em nome da unidade do partido para que o senador Tasso Jereissati continue como presidente do partido e conduza aquilo que é essencial: uma grande discussão do programa partidário junto com vários setores da sociedade civil para que o PSDB volte a representar o que sempre representou e foi essencial ao país”, afirmou Aécio.

Estudantes cearenses ganham medalhas em Olimpíadas Internacionais

Foto: Divulgação Celso Renan e Vinícius Gabriel Durante cinco anos o Ceará foi o estado com mais aprovações para o ITA, considerado o vestibular mais difícil do país. Além de sempre ser destaque nacional em olimpíadas e vestibulares, os estudantes cearenses são sucesso também fora do Brasil. Em julho deste ano ocorreram na Ásia duas das mais importantes olimpíadas do mundo: a Olimpíada Internacional de Física (IPhO)  e a Olimpíada Internacional de Química (IChO). Nas duas competições, a presença cearense foi garantida e a medalha também graças aos estudantes Vinícius Gabriel Felix Barbosa e Celso Renan Barbosa Soares.

Médicos cearenses lançam hoje #MovimentoForaBarros

Logo mais, às 16h, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremec), os médicos cearenses promovem ato contra o atual ministro da Saúde, Ricardo Barros, e em defesa da valorização do trabalho médico, da Medicina e da Saúde Pública de qualidade. Será o lançamento oficial do #MovimentoForaBarros. Na programação do evento, organizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, com o apoio do CREMEC e da Associação Médica Cearense (AMC), consta a entrega de relatórios de visitas a equipamentos de Saúde – realizadas em 2016 e no primeiro semestre deste ano – à Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Nilce Cunha Rodrigues, no Ministério Público Federal no Ceará. Programação 16h  - Concentração no CREMEC (Av. Antônio Sales, nº 485, Fortaleza-CE); 16h30  - Manifesto dos presidentes das entidades médicas em defesa da valorização do trabalho médico, da medicina e da saúde pública de qualidade; 17h  - Marcha ao Ministério Público Federal no Ceará (Rua João Brígido, nº 1260),

Vestuário lidera preferências para presentes no Dia dos Pais

Pesquisa sobre o Potencial de Consumo de Fortaleza para o Dia dos Pais, realizada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), mostra que os consumidores de Fortaleza irão movimentar R$ 120 milhões, no comércio local, com a compra de presentes. Esse resultado representa um aumento de 7% sobre o valor estimado, para a mesma data, no ano passado (R$ 112 milhões), confirmando o Dia dos Pais como a quinta melhor data comemorativa para o varejo de Fortaleza. Dando preferência por vestuário, calçados e bolsas, itens de perfumaria e relógios, 45,5% dos entrevistados afirmaram intenção de ir às compras para o Dia dos Pais, percentual superior ao da mesma pesquisa no ano passado, de 39,8%. O perfil predominante do potencial comprador é do sexo feminino (46,3%), com idade até 20 anos (61,4%) e renda familiar entre três e seis salários mínimos (53,5%).

Torneio de golfe sênior começa hoje no Aquiraz Riviera

Foto: Divulgação Os melhores jogadores de golfe sênior do Brasil disputam o Torneio Estadual ABGS, que começou hoje (03/08) e vai até sábado (05/08), no Aquiraz Riviera. A competição envolve 50 jogadores de todo o Brasil. A realização é do Complexo Aquiraz Riviera juntamente com a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS).   O torneio será disputado em Stroke-play, para o jogadores de handicap até 24, modalidade em que vence o jogador que cumprir os 36 buracos com menor número de tacadas no final dois dois dias de competição e stableford para os jogadores de handicap acima de 24, em que o jogador que efetuar o numero maior de pontos no final dos 36 buracos referentes aos dois dias de competição vence a prova. O campeonato será disputado em três categorias, Pré- Sênior, Sênior Masculino e Feminino.

Shoppings de Fortaleza oferecem aulas gratuitas preparatórias para o Enem

A partir deste final de semana o projeto Liga Enem entra em sua segunda fase e oferece aulas preparatórias gratuitas, às 14h, no North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping. A iniciativa é da rede Ancar Ivanhoe, administradora dos shoppings. Os quatro empreendimentos recebem alternadamente, dois a dois, aulas com professores locais, separadas por assunto. A ação se realiza aos domingos até o dia da prova, com direito a revisão. Os estudantes tiram dúvidas e aprendem mais sobre os conteúdos obrigatórios e atualidades com diversas atrações, como djs, humoristas e bandas. Neste domingo, dia 06, o North Shopping Jóquei e o North Shopping Maracanaú recebem aulas de matemática, redação e outras disciplinas, no Piso 3 dos dois shoppings. Serviço: Aulões preparatórios do Liga Enem. No North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, aos domingos de agosto a outubro, às 14h, no Piso 3

Ceará Global discute internacionalização da economia do Estado

No dia 10 de agosto, ocorre o Ceará Global, evento sobre a internacionalização da economia do Estado. Na pauta, a expansão das exportações e a atração de investimento externo direto. O evento é uma iniciativa conjunta da Câmara Temática Estadual de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Câmara Brasil Portugal no Ceará e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).  Durante o evento, será apresentado um panorama do investimento estrangeiro no Ceará, com base nas partições societárias detidas por pessoas físicas e jurídicas estrangeiras em empresas cearenses. Os dados foram disponibilizados pela Junta Comercial do Estado do Ceará e organizados pela Câmara Brasil Portugal no Ceará. Segundo dados de 2013, fornecidos pela Câmara Brasil Portugal, existem mais de 4 mil empresas no estado do Ceará com sócios estrangeiros, concentradas sobretudo em setores ligados ao turismo e imobiliário.     Serviço: CEARA GLOBAL Dia 10/08  Horário: 9h às 12h   Local: FIEC

Câmara rejeita denúncia contra Michel Temer

A Câmara dos Deputados rejeitou, esta noite (quarta, 02), a denúncia contra o presidente Michel Temer. O voto de número 172 foi da deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ). Mas antes do voto da parlamentar, o governo já tinha conseguido matematicamente barrar a denúncia, considerando a soma dos votos a favor do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contrário à admissibilidade da denúncia, ausências (13) e abstenções (1). Isso porque eram necessários o mínimo de 342 votos contra o parecer do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e, com isso, autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a investigar o presidente. A vitória do governo foi conquistada durante a votação da bancada do Rio de Janeiro. Com o resultado, a Câmara não aprova a admissibilidade para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue Temer. Com essa decisão, a denúncia é suspensa e só pode ser retomada depois que Temer deixar a Presidência da República. No dia 26 de junho, o procurador-geral da República, Rod

TRF-5 suspende liminar que impedia aumento de combustíveis na Paraíba

O presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Cid Marconi, suspendeu hoje (2) a decisão liminar que impedia o aumento das alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis na Paraíba. Na decisão, o desembargador ressaltou que a liminar poderia gerar um efeito multiplicador, provocando riscos à ordem e economia públicas e afetando o cumprimento da Lei Orçamentária. O pedido de suspensão de liminar foi interposto pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Veja como votaram os deputados cearenses

A votação da bancada federal do Ceará foi de 11 deputados pela abertura do processo contra o presidente Michel Temer, nove contra o processo e duas ausências. Votaram pelo processo: André Figueiredo Ariosto Holanda Cabo Sabino Chico Lopes José Airton José Guimarães Leonidas Cristino Luizianne Lins Odorico Monteiro Ronaldo Martins Vitor Valim Votaram contra o processo: Danilo Forte Genesias Noronha Gorete Pereira Moses Rodrigues Paulo Henrique Lustosa Vaidson Oliveira Anibal Gomes Domingos Neto Macedão Ausente: Raimundo Gomes de Matos Adail Carneiro (licença médica)

Rosa Weber nega pedido para STF interferir em votação sobre denúncia contra Temer

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu a petição inicial do Mandado de Segurança (MS) 35059, impetrado por um grupo de deputados federais que pretendia ver incluída manifestação oral do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na sessão que aprecia a admissibilidade da denúncia apresentada contra o presidente da República, Michel Temer. Os parlamentares também pediam que fosse votada a denúncia apresentada pelo procurador, e não o parecer aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), contrário à admissibilidade da denúncia. Os parlamentares argumentam no mandado de segurança que questões de ordem foram apresentadas para que o autor da peça acusatória fosse ouvido na sessão. No entanto, o presidente da Câmara ressaltou que o regimento interno da Casa estabelece que o Plenário vote o parecer da CCJ e que, como o encaminhamento da comissão é contra a denúncia, não caberia ouvir o autor da acusação.

Aliados de Michel Temer confiam em vitória por mais de 270 votos; oposição admite derrota

Mesmo antes de iniciada a votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, contrário à admissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer, aliados do governo estão confiantes na vitória, com  placar de mais de 270 votos favoráveis ao parecer. Para rejeitar o parecer da CCJ, a oposição precisa dos votos de pelo menos 342 deputados. O líder do PMDB, Baleia Rossi (SP), disse que deverão votar a favor do parecer da CCJ no mínimo 270 deputados. Para garantir a vitória e impedir que se inicie a investigação, são necessários os votos favoráveis ao parecer de 172 deputados. Para que seja autorizada a investigação, são necessários 342 votos. Mesmo o PMDB tendo fechado questão a favor do parecer, Rossi informou, no entanto, que seis deputados da legenda deverão votar pela admissibilidade da denúncia. A oposição, que até ontem (1º) vinha alimentando esperança de vitória, já admite que perderá a disputa, por não ter conseguido os votos necessários para reje

Avenida Paulista terá wifi gratuito a partir de domingo

A partir do próximo domingo, o Banco do Brasil vai oferecer conexão de graça para quem estiver circulando pela Avenida Paulista, maior centro financeiro do País, localizado em São Paulo.  Durante um ano, quem estiver por lá poderá acessar a internet gratuitamente pelo mobile.  O projeto é uma parceria do BB com a empresa JCDecaux.    Dos 17 relógios espalhados pela Paulista partirão a rede de fibra ótica que  permitirá aos usuários realizar conexão com velocidade mínima garantida de 1 Mbps, independente do número de usuários conectados.  O  acesso será realizado através de um portal, que solicitará a identificação dos usuários por meio do login de rede sociais, como Instagram e Facebook.

Curso de Composição Fotográfica

O Museu da Fotografia está com inscrições abertas para o curso de "Composição Fotográfica", que será realizado no próximo sábado (05) e domingo (06). A capacitação, ministrada por Igor Grazianno -  especialista em Audiovisual em Meios Digitais pela Universidade Federal do Ceará - apresentará os princípios para uma boa composição de uma imagem. Podem participar  os interessados em conhecer mais profundamente sobre o universo da  fotografia .  O valor do investimento é de R$ 100,00.

Confiança do pequeno empresário sobe, mas 60% avaliam semestre como ruim

Foto: Divulgação Honório Pinheiro, presidente da CNDL Cerca de seis em cada 10 micro e pequenos empresários (59%) acreditam que a economia piorou nos últimos seis meses, aponta pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O dado faz parte do indicador que mede a confiança do empresariado de comércio e serviços. Ele é composto por percepções relacionadas ao último semestre – Indicador de Condições Gerais – e também de projeções dos próximos seis meses – Indicador de Expectativas.  Na composição geral, que considera os dois indicadores, houve melhora no índice. O Indicador de Confiança da Micro e Pequena Empresa chegou a 49 pontos, um acréscimo de 2,1 pontos percentuais na comparação com junho. Apesar da alta, no entanto, a pontuação segue em patamar de desconfiança com os negócios. O indicador varia de zero a 100, sendo que acima de 50 pontos reflete confiança. Em relação a julho do ano passado, a alta é de 4,

Iguatemi Fortaleza agora é pet friendly

A partir de agora, seu amigo animal não vai mais precisar ficar esperando você no carro ou na calçada do Iguatemi Fortaleza. O shopping passou a ser pet friendly, ou seja, permite a entrada de animais de estimação. Com isso, o Iguatemi passa a ser o primeiro shopping da cidade a permitir que os bichos andem no chão com coleira. Para que os clientes – acompanhados de pets ou não – fiquem por dentro da novidade, os acessos, corredores, escadas e elevadores estão plenamente sinalizados com as regras que já começaram a valer.

AL-CE aprova composição do novo Conselho de Ética

Foto: Máximo Moura (AL-CE) O plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou, na manhã de hoje (02/08), por unanimidade, a composição do Conselho de Ética Parlamentar para o biênio 2017/2018.  Os membros titulares são os deputados José Sarto (PDT), Leonardo Pinheiro (PP), Evandro Leitão (PDT), Antônio Granja (PDT), Joaquim Noronha (PRP), Carlos Felipe (PCdoB), Elmano Freitas (PT), Ely Aguiar (PSDC) e Dra. Silvana (PMDB). Já os membros substitutos são os deputados Walter Cavalcante (PP), Robério Monteiro (PDT), Ferreira Aragão (PDT), Mirian Sobreira (PDT), Tomaz Holanda (PPS), Jeová Mota (PDT), Moisés Braz (PT), Fernanda Pessoa (PR) e Agenor Neto (PMDB). Na mesma sessão, foi eleita a direção do colegiado. Para presidente foi escolhido o deputado José Sarto, tendo como vice-presidente o deputado Antônio Granja, e como ouvidor o deputado Elmano Freitas.

Deputados pedem ao STF que Câmara vote denúncia contra Temer e não parecer da CCJR

Um grupo de deputados federais, entre eles líderes de bancada, impetrou Mandado de Segurança (MS 35059) no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a concessão de medida liminar para determinar que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), inclua a manifestação oral do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na sessão que aprecia a admissibilidade da acusação apresentada pelo Ministério Público Federal contra o presidente da República, Michel Temer, por crime de corrupção passiva. Pede também que seja votada a denúncia apresentada pela PGR e não o parecer aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJR).  Rodrigo Janot é autor da peça acusatória contra o presidente da República que deu origem ao Inquérito 4517, encaminhado pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, à Câmara dos Deputados, no dia 29 de junho último, a pedido do relator do caso no Tribunal, ministro Edson Fachin. O mandado de segurança, impetrado no STF já com a sessão deliberativa em an

Trump impõe novas sanções à Rússia

A Casa Branca informou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje (2) novas sanções contra a Rússia. Projeto de lei nesse sentido foi aprovado pelo Congresso norte-americano na semana passada, como punição ao governo de Moscou pela suposta interferência do Kremlin nas eleições presidenciais americanas de 2016, pela anexação da Crimeia pela Rússia (antes território ucraniano) e também pelo apoio do governo de Vladimir Putin ao presidente sírio Bashar al-Assad. O texto é um dos mais importantes já enviados até agora pelo Congresso à Trump e foi aprovado por maioria, tanto na Câmara dos Deputados (U.S. House of Representatives) quanto no Senado dos Estados Unidos. Foram aprovadas sanções de ordem econômica, que impõem restrições a empresas russas, e punições a cidadãos russos que tenham cometido violações aos direitos humanos, crimes cibernéticos (ataques hackers) e fornecimento de armas ao governo da Síria.

Indenizações por morte no Trânsito aumentam 27%

As indenizações envolvendo Acidentes Fatais no Trânsito registraram aumento de 27% no primeiro semestre deste ano, em relação aos primeiros seis meses de 2016. No total, foram 19.367 indenizações pagas para herdeiros de vítimas fatais. Já o número total de indenizações por acidentes de Trânsito caiu. Foram pagos 192.187 indenizações de janeiro a junho de 2017, incluindo casos de morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares. O número é 9% menor que no primeiro semestre do ano passado, quando foram registradas 210.334 indenizações. A informação é da Seguradora Líder-DPVAT, responsável pela operação do Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).  Segundo o diretor-presidente da empresa, Ismar Tôrres, a análise das estatísticas do Seguro DPVAT pode contribuir para o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes mais efetivas. - Seguindo as tendências dos anos anteriores, a motocicleta representou a maior parte das indenizações

Condomínios e a nova legislação trabalhista

Amanhã (quinta-feira, 03), às 18h30, a Associação das Administradoras e Condomínios do Ceará (Aadconce) realiza seminário para associados com o tema:  “A nova legislação trabalhista: O que muda para empresas e condomínios”. A ação acontece no auditório 01 do Duets Office Towers Fortaleza. A palestra tem como objetivo instruir o setor com a nova legislação, uma vez que, 1.500 condomínios em Fortaleza e Região Metropolitana são geridos por mão de obra terceirizada, oriunda de administradoras. Segundo o presidente da entidade, Rodrigo Guilhon, a tendência é que cada dia esse número cresça, visto que, praticamente 100% dos novos condomínios entregues dispõe de mão de obra terceirizada.

Últimos dias para se inscrever na III Corrida BNB Clube

Corredores amadores e profissionais têm até o próximo domingo (06) para se inscrever na III Corrida BNB Clube. As inscrições podem ser feitas no  site , e  os valores variam de R$35 a R$70. A corrida acontece no dia 20 de agosto, com largada na própria sede do clube (Av. Santos Dumont, 3646), às 6h. A prova terá percursos de 2km (caminhada), 5km e 10km, contemplando desde pessoas que já têm experiência nesse tipo de competição, quanto aquelas que estão começando a praticar a atividade. As premiações incluem troféus para os primeiros colocados e prêmio em dinheiro para os percursos de 5km e 10km. Além disso, todos os competidores que completarem a prova receberão medalhas de participação. 

Fagner é atração do Dia dos Pais no Shopping Parangaba

Divulgação No dia 25 de agosto, o cantor Fagner será atração especial da programação do Dia dos Pais realizada pelo Shopping Parangaba. O artista fará show às 20h, em palco montado no Estacionamento do Shopping. Para participar, o cliente deve juntar cupons fiscais, somando R$ 100,00 em compras nas lojas e quiosques. Com mais R$ 15,00, ganha um ingresso. O balcão de troca fica localizado no Piso L2, ao lado das Lojas Americanas. Ao longo do mês de agosto, outras atrações culturais estão previstas, como tributos musicais a Tim Maia (amanhã, 03); Pink Floyd (10/08); The Beatles Kids (13/08) e Elvis Presley (17/08). As apresentações acontecem no piso L1, a partir das 19h. Apenas o do dia 13, o show começa às 18h.

Banco do Nordeste dispõe de R$ 2,5 bi para Plano Safra

O Banco do Nordeste investirá R$ 2,5 bilhões na agricultura familiar no âmbito do Plano Safra 2017/2018, que compreende o período de julho deste ano até junho de 2018. O valor representa acréscimo de 8% em comparação ao Plano Safra 2016/2017. Os recursos atenderão a produtores de todo o Nordeste e norte dos estados de Espírito Santo e de Minas Gerais, área de atuação do Banco.

CRC-CE seleciona estagiário de Comunicação

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE) abriu  uma vaga de estágio para estudantes de Comunicação Social interessados em atuar na área de assessoria de imprensa. A seleção é aberta para alunos que estejam cursando a partir do 5º semestre de jornalismo e que tenham disponibilidade de estagiar no turno da tarde. Os interessados devem cadastrar o currículo (com telefones de contato) no site do CRCCE, acessando o link , até as 17h59 do dia 7 de agosto (segunda-feira). Os aprovados na fase de análise de currículo passarão por uma entrevista (eliminatória). Os aprovados nesta segunda fase, farão prova escrita de redação jornalística (classificatória). O contrato do selecionado será imediato e seguirá todas as normas legais de estágio.

Inscrições para o Curta Cocó terminam amanhã

Terminam amanhã (02/08), as inscrições para a mostra “Curta Cocó”, um concurso promovido pelo 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a Oi. Os participantes terão que produzir um filme com imagens captadas por meio de um aparelho celular.  O melhor deles será exibido na Cerimônia de Encerramento do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema e receberá um prêmio no valor de R$ 3.000,00.

Apaixonados por fusquinhas

Foto: Divulgação / RioMar Os amantes dos fusquinhas têm encontro marcado  no próximo sábado (05/08), no RioMar Fortaleza. Os colecionadores e admiradores do famoso carro da Volkswagen irão se reunir, a partir das 16h, no Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu, para momentos de lazer descontração e apreciar os modelos de carros da marca. O espaço tem entrada gratuita. Cerca de 50 carros são esperados como fusquinhas, kombis e outros modelos. SERVIÇO Data: 4 de agosto, sexta-feira Horário: a partir das 16h Local: Estacionamento Aberto da Lagoa do Papicu - (Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500 – Papicu) Entrada Gratuita Telefone: 3066-2000

Domingo é dia de futebol americano no PV

Foto: Divulgação No próximo domingo (06/08), a casa do futebol americano em Fortaleza, o estádio Presidente Vargas, recebe mais uma partida do Brasil Futebol Americano (BFA), o campeonato nacional da modalidade. Desta vez, o Ceará Caçadores recebe o Bulls Potiguares de Natal (RN), às 16 horas, em jogo válido pelo grupo 1 da Conferência Nordeste. São dois jogos este ano e duas vitórias. São 10 partidas no estádio e um aproveitamento de 80% em partidas oficiais. O presidente do Ceará Caçadores destaca a boa relação entre time e torcida para manter a boa fase. “Existe uma energia muito boa quando jogamos no PV. Temos uma torcida que nos apoia do começo ao fim e que só cresce a cada jogo. Temos apoiadores que conhecem futebol americano e sempre vão ao PV e, também temos um público que está chegando junto e conhecendo o esporte, e isso reflete na nossa média de público. São 1.500 pagantes, em média, que é um número muito bom.” Para encarar o Bulls Potiguares, o técnico Mike Li

IJF é condenado a pagar R$ 80 mil por negligência no atendimento a idosa

O juiz Fernando Teles de Paula Lima, respondendo pela 8ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, condenou o Instituto Doutor José Frota (IJF) a pagar indenização de R$ 80 mil por danos morais para filho de uma idosa que faleceu após negligência no atendimento. Segundo os autos (nº 0129969-48.2008.8.06.0001), no dia 25 de junho de 2007, por volta das 10h, a mulher foi atropelada e levada ao IJF. No hospital, foi realizado um registro de atendimento emergencial, onde se constatou que a paciente havia sofrido politraumatismo craniano e um ferimento na mão direita. O filho da vítima alegou que, embora no próprio registro de atendimento conste que a paciente sofreu politraumatismo, o hospital tratou o caso de forma simples. Ela foi operada da mão direita e recebeu alta em menos de 24h, sendo informada pelo médico que podia se recuperar em casa. Além disso, o hospital não realizou exames para verificar a extensão do politraumatismo sofrido.

Moroni ganha afagos de Roberto Cláudio

Foto: Arquivo (campanha 2016) O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), destacou nesta terça-feira (1), a importância da atuação do vice-prefeito Moroni Torgan (DEM).  "Ele foi (eleito) deputado federal mais votado da atual legislatura. É um dos homens públicos de maior respeito e relevância eleitoral e política desse Estado. E, certamente, veio para deixar um grande legado. E é com isso que ele está preocupado, que é construir um Plano de Segurança Municipal Público", afirmou o prefeito.  A declaração aconteceu, hoje de manhã, durante coletiva de imprensa realizada na abertura dos trabalhos do segundo semestre da Câmara Municipal de Fortaleza.

Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não